Nesta segunda-feira (12), Stan Lee, o consagrado autor de histórias em quadrinhos, foi para algum lugar do Universo que ele mesmo ajudou a criar. O quadrinista que agora é parte do Cosmos tinha 95 anos e ficou marcado não apenas pelas dezenas de personagens que criou para a Marvel, mas também pelas rápidas aparições em filmes. Foram 35 ao todo – confira todas AQUI. Dizem os produtores de ‘Vingadores: Guerra Infinita 2’, que estreia em maio de 2019, que a participação de Stan Lee neste filme já foi gravada. Talvez a de ‘Capitã Marvel’, que estreia em março, também. Essas são as 10 aparições mais marcantes.

X-Men: O Filme (2000)
Era para ser apenas uma cena pequena: Stan Lee interpreta um vendedor de cachorro-quente na praia entre a multidão espantada quando o senador Kelly sai do mar (ao alto). Era para ser uma cena pequena, mas virou uma tradição grande: nunca mais os filmes de personagens da Marvel ficaram sem uma aparição do quadrinista.

Hulk (2003)
O filme foi um fiasco, mas uma cena valeu por todas: Stan Lee tem sua primeira fala em filmes da Marvel. E em alto estilo. Ele conversa com seu parceiro de trabalho, interpretado por ninguém menos que Lou Ferrigno, o Hulk do antigo seriado.

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Depois de já ter interpretado o carteiro Willie Lumpkin no primeiro filme do Quarteto Fantástico, Stan Lee interpreta a si mesmo ao ser barrado na fila do casamento de Susan Storm e Reed Richards. O segurança não acredita que Stan Lee seja… Stan Lee.

O Incrível Hulk (2008)
A primeira aparição de Stan Lee que tem impacto direto no desenrolar da história. Ele toma um refrigerante contaminado com o sangue radioativo de Bruce Banner, que havia se cortado na fábrica de bebidas no Rio de Janeiro, onde trabalhava. Graças a isso, os militares chefiados pelo general Ross descobriram o paradeiro de Banner no Brasil.

Vingadores (2012)
Criador de centenas de heróis, Stan Lee tira um sarro de si mesmo. No fim do filme, depois do desastre em Nova York, ele aparece no noticiário jogando dominó quando é perguntado sobre os acontecimentos. E diz: “Super heróis em Nova York? Dá um tempo.”

O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Provavelmente a mais hilária aparição de Stan Lee. Ele está em uma biblioteca, trabalhando e usando fones de ouvido, ouvindo música clássica. Ao som dessa música, o Homem-Aranha e o Lagarto quebram tudo ao fundo. O Aranha inclusive evita que um objeto atirado pelo Lagarto atinja o incauto quadrinista.

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
O Capitão América fica sem uniforme para a reta final do filme, mas já um jeito. A solução encontrada pelo Capitão é percebida primeiro por Stan Lee, no papel de um vigia do Instituto Smithsonian. É ele quem nota que o sumiço do uniforme original, que vestia um manequim: “Ah cara, eu vou ser demitido!”

Operação Big Hero (2014)
Durante o filme, o personagem Fred identifica um quadro de Stan Lee como sendo o seu pai. Nas cenas pós-créditos, Stan Lee aparece como o pai do personagem Fred, quando este descobre uma sala secreta cheia de equipamentos de super herói.

X-Men: Apocalipse (2016)
Talvez a cena mais emocionante com Stan Lee. Ele é umas das muitas pessoas que vislumbram o decolar de várias ogivas nucleares. Mas isso é irrelevante: o importante é que é a única vez que ele aparece ao lado de sua esposa, Joan Lee.

.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Stan Lee faz duas aparições. Uma, em trajes espaciais, em que fala a um grupo de alienígenas – os Vigias. Na outra cena, ele é deixado para trás pelos alienígenas. A cena ganha importância porque, a partir dela, fãs começaram a especular que Lee seria um dos vigias, atento ao que acontece na Terra, mas sem interferir.