• Vinhos e gastronomia

    Evino anuncia aquisição da Grand Cru

    Alexandre Bratt (CEO da Grand Cru), Ari Gorenstein (co-fundador da Evino) e Marcos Leal (co-fundador da Evino) brindam novo negócio
    Alexandre Bratt (CEO da Grand Cru), Ari Gorenstein (co-fundador da Evino) e Marcos Leal (co-fundador da Evino) brindam novo negócio (Foto: divulgação)
    Em um ano repleto de novidades, a Evino dá mais um passo alinhado ao seu objetivo de democratizar e ampliar o consumo de vinhos no Brasil e anuncia a aquisição da Grand Cru, maior importadora, distribuidora e varejista de vinhos premium na América Latina. Juntas, as duas empresas formarão o maior grupo varejista de vinhos importados de todo o País, com amplo portfólio e alta rentabilidade: as empresas combinadas devem faturar aproximadamente R$700M em 2021.

    Isso significa que além de expandir a atuação nacional, a aquisição da Grand Cru pela Evino ampliará a capilaridade de atendimento aos clientes B2C e B2B, on e off-line. "Identificamos uma complementaridade enorme entre os negócios da Evino e da Grand Cru. Percebemos que a combinação das empresas poderá trazer aos consumidores uma proposta de valor e experiência omnichannel única", diz Ari Gorenstein, co-CEO da Evino.

    Mesmo com a aquisição de 100% da Grand Cru por parte da Evino, a intenção é manter ambas as marcas, pois constituem modelos de negócios complementares, tanto em termos de portfólio, como em canais de expertise e segmentação de clientes. A expectativa é que dessa forma seja possível gerar sinergias operacionais, logísticas, assim como novas oportunidades de negócios, alinhados ao plano estratégico de crescimento das marcas, que seguem olhando para o mercado. Além disso, poderão oferecer produtos e serviços cada vez mais amplos e direcionados ao consumidor de vinhos no Brasil, seja ele expert ou iniciante.

    A combinação dos empreendimentos trará mais oportunidades de negócios e fará acelerar ainda mais o desenvolvimento B2C e B2B. Atualmente, a Grand Cru conta com 110 lojas no país e, até o fim do ano, serão mais 17 novos pontos. A união das marcas irá fortalecer ainda mais todos os canais, reforçando o crescimento e ampliação no mercado. "A complementaridade não está apenas na ótica de mercado e de produtos, mas também de forma interna. Hoje ambas as empresas têm times robustos e extremamente necessários para explorar na integralidade esse potencial que estamos gerando. Não é com redução de equipe que a tese de aproximação se sustenta, muito pelo contrário", afirma Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru.

    Com a transação, a Grand Cru também deixa de fazer parte do portfólio do Aqua Capital, empresa de ações com investimentos nas áreas de alimentação e agronegócio. Desde 2015, em que esteve sob o controle da investidora, a Grand Cru aumentou a oferta de vinhos de excelente qualidade em cada faixa de preço que atua, fortalecendo sua presença nos diversos canais de vendas. Expandiu sua abrangência geográfica com as lojas físicas (tanto próprias, como franquias), e-commerce e a plataforma de live streaming, transformando digitalmente a companhia para oferecer uma excelente experiência de compra para o consumidor de vinho, por meio de um omnichannel bem equilibrado. "A união da Grand Cru com a Evino é tão forte que está se formando um dos maiores players de vinho do mundo, com uma presença multicanal. O grupo Aqua fica muito satisfeito com a integração entre as empresas, que reflete todo aprimoramento, governança e profissionalização que realizamos com a Grand Cru ao longo dos 7 anos juntos, sempre visando um crescimento robusto e acelerado", avalia Agustin Blanco, managing director no Aqua Capital.

    Somado ao lançamento em abril deste ano da Evino Empresas, braço B2B da marca liderado pelo co-fundador da Evino Marcos Leal, a integração com a Grand Cru reforça ainda mais os canais off-line para empresas de todos os portes e praças e ainda torna o grupo líder na importação de vinhos Italianos, Franceses e de espumantes de todas as origens. A intenção de aquisição deverá passar por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deve concluir o processo entre 30 e 45 dias e todos serão informados dos avanços conforme eles ocorram.

    Sobre a Evino

    Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1,3 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho. Site da Evino.

    Sobre a Grand Cru

    A Grand Cru é a maior importadora e distribuidora de vinhos premium do Brasil. Fundada em 1998, hoje possui um portfólio com mais de 1300 rótulos de todo o mundo entregue para qualquer região do país. É a única empresa do segmento com forte atuação multicanal, incluindo franquias, lojas de operação própria, live commerce, app, e-commerce, clube de assinaturas e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e bares, além de empórios e supermercados. São décadas de tradição sendo reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos, dos experts aos iniciantes. Site da Grand Cru.

  • Vinhos e gastronomia

    2º Festival Vinhos de Portugal reúne mais de 3.000 participantes

    Chegou a melhor época do ano para quem aprecia vinhos portugueses (eu adoro!). Entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro, acontece o Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021, realizado em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, trazendo rótulos portugueses em destaque nas prateleiras de supermercadoslojasempórios e e-commerces de todo o País. Este ano, são 3.027 lojas participantes47,30% a mais do que em 2020.

    Estabelecimentos do ParáAmazonasAmapáAlagoasPernambucoRio Grande do NorteCearáMato Grosso e Tocantins estão confirmados, além de endereços de estados mais tradicionais no consumo de vinhos, como São PauloRio de JaneiroEspírito SantoMinas GeraisRio Grande do SulParaná e Santa Catarina, e o Distrito Federal. Em Curitiba, destaque para a participação das redes Festval e Carrefour. 

    Juntamente com as principais redes de supermercados do país, participam grandes e-commerces – caso da Wine.com –, importadoras e enotecas com atuação expressiva no Brasil, entre elas DecanterWorld Wine e Brindisi Vinhos.

    “Um dos principais objetivos do Festival é promover o vinho em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A segunda edição do evento vem ainda mais robusta; aumentamos em quase 50% o número de lojas participantes, com estados participando pela primeira vez, como Amazonas e Tocantins”, resume o consultor Carlos Cabral, que conta com mais de 40 anos de trabalho no mundo do vinho e duas décadas atuando em uma grande rede de varejo.

    A primeira edição do evento impactou positivamente nas vendas e exportações de vinhos portugueses no Brasil. Em 2020, o envio de rótulos de Portugal para nosso mercado aumentou 23,5% em valor. No primeiro semestre de 2021, o crescimento foi de 42,3%. Os dados são da ViniPortugal.

    Carlos Cabral explica que este ano o evento vai refletir o posicionamento de qualidade superior dos vinhos de Portugal, apostando nos vinhos premium nas peças de decoração criadas para os estabelecimentos. “Esse direcionamento está em consonância com demandas que o mercado aponta: os vinhos portugueses foram os únicos a registrar aumento em valor e preço médio ao longo de 2020”, resume.

    Durante o período do evento, estabelecimentos físicos e virtuais participantes vão criar campanhaspromoções e outras atividades em torno dos vinhos de Portugal. O objetivo é destacar os rótulos portugueses no varejo, canal de compras que representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil, de acordo com dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).

    “O momento segue sendo promissor para o setor supermercadista e o aumento no número de participantes deste ano comprova que as expectativas são otimistas e que nosso objetivo está sendo cumprido, que é levar os vinhos portugueses a cada vez mais cidades no Brasil”, resume Frederico Falcãopresidente da ViniPortugal.

    As lojas participantes vão receber gratuitamente materiais para decoração do ponto de venda e sinalização de seus espaços dedicados aos vinhos portugueses no período do evento, e as equipes das lojas, empórios e supermercados terão um treinamento em vinhos de Portugal ministrado por Carlos Cabral.

    Promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, o Festival Vinhos de Portugal tem participação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

  • Halloween em Curitiba

    Confira a programação especial do SOUQ para o Halloween

    Programação terá atividades especiais para crianças
    Programação terá atividades especiais para crianças (Foto: divulgação)

    O SOUQ Curitiba está preparando uma programação especial para comemorar o Halloween em Curitiba, no domingo, dia 31 de outubro. Além de decoração temática e um corner instagramável para fotografias, haverá um série de atrações para adultos e crianças.

    Durante o evento, todas as crianças (de 3 a 12 anos) que chegarem ao SOUQ vão receber um passaporte para o kit “Doces ou Travessuras”. Para ganhar o presente, é só carimbar o impresso nas lojas e depois buscar o prêmio.  Mas atenção: a quantidade de kits é limitada.  Para a garotada vai acontecer ainda um espetáculo com vários personagens, das 16 às 18 horas, com mágicas, brincadeiras e fotos.  No espaço Soukids (espaço kids que tem monitoria constante) será montado um camarim de pintura das 13 às 17h e também terá uma oficina de cookies temáticos ás 13h e às 18h.

    E, para  a alegria de todos os clientes, a partir das 13h o palco do SOUQ recebe o músico Titcho Looper para uma apresentação de música brasileira. Tudo para fazer a tarde no espaço ainda mais agradável, para a família inteira.

    Toda a decoração permanece exposta durante o feriado, para quem quiser fazer fotos e aproveitar o clima do Dia das Bruxas.

    Sobre o SOUQ

    Com mais de 20 lojas voltadas à gastronomia internacional e entretenimento, o SOUQ é pet friendly, tem área kids e amplo estacionamento. No espaço, que é super amplo e arejado (com uma área coberta muito grande) há álcool em gel disponível, respeito às orientações e distanciamento social, além de uso obrigatório de máscara. A casa segue rigorosamente todas as medidas de segurança.

    Serviço:

    SOUQ

    Av. Iguaçu, 4399 – Curitiba

    Instagram: @souqcuritiba

    Fone: (41) 99542-4307

    Funcionamento no feriado:

    Sábado (30) e domingo (31) das 11h às 23h.

    Segunda-feira (dia 1º/11) das 17h às 23h

    Terça-feira (dia 02/11 - feriado) das 11h às 23h

    Quarta-feira (dia 3/11): Fechado

  • Vinhos e gastronomia

    Evino promove 3ª edição do Festival Sabores da Itália

    Após o sucesso das edições anteriores do Festival Sabores da Itália, a Evino, em parceria com a ITA - Italian Trade Agency, agência do Governo Italiano ligada ao Ministério das Relações Exteriores, apresenta a 3ª edição do evento, que tem como objetivo incentivar o consumo de vinhos italianos no país.

    Em 2020, a venda de vinhos italianos aumentou 260% durante a semana do festival, por isso este ano a parceria foi ainda maior, com uma edição no primeiro semestre e outra agora, de 24 a 30 de outubro. Para que todos possam aproveitar, mais de 100 rótulos estarão disponíveis com descontos de até 70%, e será possível conseguir mais 20% de desconto utilizando o cupom ITALIA20 na tela de pagamento do site ou do app da Evino.

    Além da Evino, outras cinco lojas, incluindo os Supermercados Mambo e Oba Hortifruti, participam do festival com uma seleção de 300 produtos como massas, azeites e queijos disponíveis para vendas físicas e virtuais.

    Veja mais em www.saboresdaitalia.com.br 

    Confira alguns dos vinhos em destaque durante a semana:

    O premiado vinho é o resultado de um blend de oito uvas cultivadas na região de Piemonte, amadurecido durante seis meses em barricas. Apresenta um sabor frutado, com taninos elevados e aroma de frutas vermelhas com notas de especiarias picantes.

    O tradicional vinho cultivado em Puglia é produzido de forma sustentável, com métodos que não agridem o meio ambiente. Com acidez média e taninos macios, o rótulo tem aroma de framboesa e groselha e combina com aves escuras e condimentadas.
  • Halloween em Curitiba

    YouRock promove Halloween com cardápio e decoração de arrepiar

    Pelo segundo ano, o YouRock Bar, em Curitiba, promove a noite do Halloween. A festa acontece a partir das 17 horas, no dia 30, sábado. A entrada custa R$ 30, mas quem for caracterizado não paga nada.

    A programação é completa, inclusive na decoração. Além da carta tradicional, dois drinks serão criados especialmente para o evento. A discotecagem do terror será animada pelo músico Lelo Penha (com o tema 'rock'), a partir das 18 horas, e, ao longo da noite, haverá também apresentação do vencedor da Batalha do Rock: Square Grid, com lançamento de novo single. Ainda, a festa terá atrações surpresas.

    Cuidados

    A expectativa é que a casa receba 150 pessoas. O público poderá acompanhar as apresentações em pé e com máscara na pista de dança. O YouRock segue todas as recomendações do Decreto Municipal e, além de cuidar do distanciamento do mobiliário, oferece álcool gel em vários pontos da casa e individual para cada mesa, bem como cardápios higienizados.

    YouRock

    A atmosfera do bar é rock’n’roll, ideal para quem gosta de cerveja gelada, motos, esporte e boa música. Descolado, abraçando as diferenças, o YouRock é aconchegante e pet friendly. O bar fica na rua Piquiri, 390, no Rebouças. Para saber mais, acesse: https://yourockbar.com.br/

  • Vinhos e gastronomia

    Chega ao Brasil o melhor vinho branco da portuguesa Encostas de Estremoz

    Altamente recomendado pela publicação portuguesa Revista de Vinhos, o Grande Reserva Edição da Família 2019, da Encostas de Estremoz, chega ao Brasil e em breve poderá ser encomendado pela Wine. O vinho é produzido pela operadora do alentejo que em 2016 foi absorvida pela empresa Ségur Estates, reorganizando assim o universo de vinícolas portuguesas e dando novo fôlego às já apreciadas produtoras. Com pouco mais de 50 hectares de vinhas, a Encostas de Estremoz tem grande reputação, tendo sido pioneira na região ao instalar e adaptar práticas culturais e fitotécnicas. 

    O branco Grande Reserva Edição da Família, no entanto, destacou-se ao ser apreciado pela crítica portuguesa por seu trabalho com madeira, pêssego, madressilva e ainda avelã e mel. "Inesperada energia e vivacidade na boca, estrutura elevada, acidez acutilante, salivante, bem acomodada pela textura polposa", escreveu a Revista de Vinhos. Quem não puder ir até a Quinta da Esperança, no Alentejo, para apreciá-lo, pode já encomendá-lo pela wine.com.br

    Sobre a Ségur Estates 

    Fundada em 2015 e com sede em Portugal, a Ségur Estates é um grupo de empresas que tem o objetivo de partilhar a nível mundial a qualidade e singularidade dos vinhos portugueses. São mais de 100 hectares de vinhedos entre o Douro e o Alentejo, com mais de 100 rótulos, reunindo três adegas familiares de Portugal. No Alentejo, o grupo está representado pela Encostas de Estremoz e a Roquevale, duas casas de sólida reputação. Já na região do Douro, a Ségur Estates é proprietária da histórica Quinta do Sagrado, famosa por seus vinhos premium Porto e Douro DOC. Em solo brasileiro, a Ségur conta com a Wine  - maior clube de assinatura de vinhos do mundo -, como uma importante parceira comercial, e pretende expandir sua atuação no país nos próximos meses.

  • Gastronomia em Curitiba

    O impacto nos empreendedores da chegada da vacina

    Após quase dois anos em isolamento social,a sociedade em geral, haja vista que foram aplicadas mais de 200 milhões de doses, volta, enfim, a viver em uma normalidade há tempos desconhecida. Os planejamentos de viagens, festas e outros eventos retornam e quem sente o impacto são os empreendedores.

    É verdade, que, independente do coronavírus, diversos setores são essenciais para a sobrevivência, como é o caso do ramo alimentício. No entanto, é errôneo pensar que esses setores não sofreram influência da crise econômica gerada pela pandemia.

    Por quase dois anos, "a procura teve uma queda e, por isso, precisamos nos reinventar", afirma Janaína Pontes, confeiteira em Curitiba. De acordo com ela, "foi preciso sair do modus operandi habitual e encontrar novas formas de ganho”.

    Agora, porém, após criar um curso de doces que ensinava do zero a ter a sua própria rede de confeitaria e que teve mais de 500 alunos, Janaína conta que com a chegada da vacina, os negócios começaram a guinar novamente. Isso porque, “com a permissão da volta dos eventos, as grandes encomendas para aniversários e casamentos tornam-se frequentes no Ateliê”, explica a empreendedora.

    Janaina afirma que a volta dos eventos no pós-pandemia significa uma melhora não só para ela, mas também para centenas de outros comércios em geral. De acordo com Patrícia Scaranto, sócia-proprietária da cafeteria The American Way Café, “com a imunização ao alcance da maioria dos curitibanos, é visível o aumento dos clientes no estabelecimento”. Mais tranquilos quanto a sua segurança, agora é possível “curtir com um pouquinho mais de liberdade”, comenta.

    Apesar da normalidade estar aos poucos voltando ao que era antes, ambas profissionais concordam que os negócios devem continuar com muita cautela. Sempre com máscara, distanciamento e o uso do álcool gel, manter os protocolos de segurança é indispensável para a continuidade dos negócios nesse momento.

  • Vinhos e gastronomia

    Viña Morandé é eleita a Vinícola do Ano de 2022

    À eleição de House of Morandé 2019 como Melhor Vinho Tinto do Chile, soma-se o reconhecimento da Viña Morandé como Vinícola do Ano de 2022, prêmio que pela primeira vez o Guia Descorchados em sua história concede a uma vinícola chilena, consolidando uma participação espetacular no mais prestigiado guia de vinhos chileno. 

    Viña Morandé foi amplamente reconhecida pelo prestigiado guia Descorchados. O respeitado jornalista Patricio Tapia nomeou Viña Morandé como Vinícola do Ano 2022, destacando o espírito dinâmico, aventureiro e disruptivo da vinícola ao longo de sua história de 25 anos, distinguindo sua visão de futuro e dinamismo, observando que Viña Morandé é "um determinante vinícola na história recente do vinho chileno". 

    Este importante reconhecimento se soma à eleição de House of Morandé 2019 como o Melhor Tinto do Chile, Melhor Tinto Blend e Melhor Vinho de Maipo Andes e consolida o compromisso que a vinícola assumiu em mostrar a grande diversidade de terroirs do Chile e a riqueza de variedades presentes no país. 

    Patricio Tapia é um proeminente jornalista chileno com vasta experiência na cobertura de vinhos chilenos e sul-americanos para a mídia de imprensa internacional de maior prestígio, como a revista norte-americana Wine & Spirits e a inglesa Decanter.

     

  • Pizza em Curitiba

    Pizza Hut apresenta novo sabor, o Country

    A Pizza Hut está cheia de novidades!!! A maior rede de pizzaria do mundo que recentemente lançou uma nova categoria de bordas recheadas, nos quatro sabores mais desejados de suas pizzas, vem agora com uma nova receita que promete entrar no hall das TOP 10, a pizza Country.

    Para transportar o consumidor ao universo country já na primeira mordida, o recheio da pizza foi pensado com muito carinho, utilizando ingredientes selecionados de uma das marcas de alimentos mais consagradas do Brasil, a Sadia. Para tanto, serão utilizados o Peito de Frango em Cubos Sadia, da linha Na Receita; e o Bacon Sadia. A famosa massa PAN, de origem americana e tradicional da Pizza Hut, ganha ainda uma generosa porção de muçarela pura (e não uma mistura de queijos) e muitas tiras de cream cheese.

    Todos esses ingredientes premium resultam num sabor marcante e aroma delicioso, que entram na categoria de Pizzas Exclusivas do cardápio da Pizza Hut, a partir do dia 19 de outubro, em todos os canais de venda da rede, como o site da marca, app, e plataformas de entrega como iFood, Rappi e Uber Eats.

  • Halloween em Curitiba

    Mustang Sally traz gostosuras e travessuras exclusivas para Halloween

    Combo Halloween do Mustang
    Combo Halloween do Mustang (Foto: divulgação)

    Um dos eventos mais marcantes da cultura norte-americana, o Halloween chega mais cedo ao bar e restaurante tex-mex Mustang Sally, em Curitiba. A casa traz esse mês para o cardápio especial de Halloween três criações assustadoramente gostosas: o novo drink Halloween Potion Gin, o Halloween Burger e a sobremesa nº 1 de bruxas e duendes, o Brownie Crazy Eyes.

    Como de praxe, todas as unidades Mustang Sally já estão decoradas especialmente para que os espíritos se sintam em casa. Confira os detalhes de cada uma das criações do Halloween Mustang Sally:

    •          Halloween Potion Gin: um delicioso veneno para a mesmice feito com ingredientes estranhos e uma mistura mágica de Gin Juniper Blue, xarope de violeta, suco de limão, cravo e canela em pau. (R$28).
    •          Halloween Burger: criado para devoradores de burgers, vem com pão feito com carvão ativado e gergelim preto, hambúrguer de 150g regado com Jack Daniel’s, uma generosa fatia de bacon empanado, cheddar cremoso e cebola caramelizada. Acompanha fritas. (R$37).
    •          Brownie Crazy Eyes: um delicioso brownie com calda de chocolate e um olho comestível. Uma delícia! É ver para crer! (R$27).

    Vale destacar a programação especial no Mustang Sally Batel, com a Semana do Halloween. De 25 a 31 de outubro, a unidade Mustang Sally Batel estará superdecorada e com música ao vivo durante todos os dias. E na sexta e no sábado que precedem o Halloween (dias 29 e 30), o público também poderá se divertir junto com a equipe inteiramente caracterizada para os horrores do Halloween.

    Todas essas gostosuras e travessuras podem ser encontradas no Mustang Sally Batel, Mustang Sally Shopping Mueller Mustang Sally Shopping PalladiumE mais: quem estiver passado pelo Shopping Pátio Batel também pode aproveitar e saborear o Halloween Burger na unidade express do Mustang Sally.

  • Turismo e gastronomia

    Gramado Parks inaugura restaurante inspirado na gastronomia da Toscana

    A Gramado Parks, empresa de hospitalidade e entretenimento da Serra Gaúcha, acaba de inaugurar o Don Milo Cucina, seu mais novo restaurante inspirado na culinária Toscana. Localizado no recém-inaugurado resort Buona Vitta, que honra o conceito da região italiana e faz uma verdadeira homenagem à sua cultura, o restaurante já está aberto para receber hóspedes e visitantes e levar altíssima gastronomia para a cidade de Gramado, um dos principais destinos turísticos brasileiros.

    Enogastronomia

    O menu do Don Milo reflete os sabores dessa região muito conhecida por sua gastronomia deliciosa e confortável. Segundo Rodolfo Nascimento, diretor de gastronomia da divisão de Hospitalidade da Gramado Parks, o grande destaque da casa é a enogastronomia. "Com uma carta de vinhos com 450 rótulos, sendo as estrelas da casa o Chianti, o Montepulciano e Brunello, clássicos da região Toscana. Além deles, exemplares de vinícolas da Serra Gaúcha, como a Salton fazem parte de nossa adega. Como não poderia deixar de ser, o menu traz opções de harmonização perfeitas para cada prato e uma equipe de sommelier dedicada, que não só foi responsável pela curadoria, como está à disposição para atender e indicar o rótulo ideal", afirma ele.
    Menu

    No cardápio se destacam as massas frescas e os pães preparados na própria cozinha do resort, além de ingredientes como trufas e Proscciuto. Dentre os pratos principais, Rodolfo chama a atenção para o espaguete com frutos do mar, a bisteca fiorentina, símbolo da gastronomia de Florença, e o Cacciucco, ensopado de peixe e frutos do mar típico da cidade de Livorno, todos pratos marcados pela sua simplicidade cheia de sabores pronunciados e aromas inconfundíveis.

    Já o menu de sobremesas é uma atração à parte. Nele destacam-se o Zuccoto, sobremesa gelada com origem em Florença, que leva em seus ingredientes licor, bolo e sorvete, além da tradicional Panacota, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, e o delicioso Tiramisù, que consiste em camadas de biscoitos de champagne embebidas em café e entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e creme de leite, tornando o menu e a experiência dos hóspedes mais completa e requintada.

    O café da manhã no Don Milo também será aberto para não hóspedes, que poderão se deliciar com os famosos biscoitos Cantuccini feitos com amêndoas ou com pães, queijos e frutas cobertas com favo de mel servidos à la carte. O restaurante também contará com produção própria de gelato, o sorvete feito no estilo italiano, além da possibilidade de levar para casa um pacote de massas frescas feitas na cozinha do resort e que poderão ser adquiridas diretamente na Bottega, outro belíssimo espaço do resort para que o público possa apreciar a gastronomia toscana.

    E, diante de tanta riqueza de sabores e aromas, vale destacar que o Don Milo está disponível para realizar eventos de diferentes tipos como casamentos e aniversários, levando um pouco da deliciosa gastronomia italiana para outros públicos e em diferentes ocasiões.

    Don Milo Cucina

    Endereço: Estrada Professora Elvira Apolo Benetti, 150 - Gramado/RS

    Horário de funcionamento:

    Café da Manhã: 7 às 10h30 (seg. a sexta) e 7 às 11h (finais de semana) | Almoço: das 12h às 15h | Jantar: das 19h às 22h30 |

    Telefone: (54) 3050-1750

  • Chocolate

    Nhá Benta Dragê é novidade no cardápio fixo da Kopenhagen

    A Nhá Benta há 71 anos é um dos chocolates mais consumidos no país e um dos clássicos mais icônicos da Kopenhagen, além de ser uma das grandes plataformas de inovação da marca que sempre a reinventa como forma de surpreender o consumidor.

    E seguindo essa esteira, a Nhá Benta está de cara e sabor novos, ela ganhou a crocância, a diversão e a cor do Dragê Kopenhagen.

    Nessa nova versão a textura aveludada do marshmallow ganha a explosão de crocância do dragê, assim como a cobertura de chocolate ao leite que também ficou mais colorida e crocante, graças a essas bolinhas que explodem e se transformam em uma experiência sensorial totalmente diferente.

    A Nhá Benta Dragê já está disponível nas mais de 400 lojas Kopenhagen espalhadas pelo Brasil, no ecommerce da marca (www.Kopenhagen.com.br) e também nas principais plataformas e aplicativos de delivery.

  • Veganos

    Linha de espumantes Henkell recebe certificação vegana

    Espumantes Henkell
    Espumantes Henkell (Foto: divulgação)

    A União Vegetariana Europeia (EVU) concedeu à alemã Henkell a certificação V-Label. O título confirma que os espumantes da marca são veganos, ou seja, produzidos sem nenhum componente de origem animal. 

    A certificação oferece para Henkell o direito de usar em suas garrafas o selo V-Label, um símbolo registrado usado internacionalmente para identificar os produtos veganos e vegetarianos. 

    A marca solicitou a certificação para atender os consumidores que estão preocupados com a origem dos itens consumidos e se posicionar como uma opção para eles. No Brasil, Henkell está presente com o Henkell Brut, Blanc des Blanc, Trocken e o Zero Álcool. 

    “Nossos espumantes já eram veganos, e agora passam a ser certificados. Estamos crescendo no mercado nacional e investindo na comunicação da marca. Nosso Instagram já está no ar e até o final do ano também investiremos na ampliação de portfólio. Em 2021, a nossa meta é fechar o ano com 44.000 garrafas vendidas”, declarou Fabiano Ruiz, Diretor Executivo da Henkell Freixenet Brasil.

  • Café

    Uma nova loja a cada 15 dias: o audacioso projeto de expansão da rede Café Cultura

    Curitiba, 25/10/2021 - O crescimento da rede Café Cultura vem alcançando novos horizontes. Além de cidades que recebem novas unidades, outras ganham suas primeiras lojas. Curitiba (PR) estreou seu quarto espaço da rede catarinense no fim de agosto, e Blumenau (SC) e Londrina (PR) inauguraram seus primeiros estabelecimentos Café Cultura nas últimas semanas. Até o fim do ano, mais quatro lojas já estão programadas para inauguração, numa média de uma loja a cada 15 dias, praticamente. 

    O crescimento da rede mesmo durante a pandemia é devido a alguns fatores. Ao invés da rede catarinense cancelar os planos de expansão devido às dificuldades causadas pelo coronavírus, eles foram adaptados à nova realidade. A aposta no delivery e novas maneiras de vendas foram essenciais, mas também a busca por formas de gerenciar custos. A estratégia resultou em 11 novas unidades comercializadas, nas cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), Canoas (RS), Caxias (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São José (SC), e garantiu a saúde financeira das lojas que já estavam em funcionamento no país. Durante a pandemia, a rede não fechou nenhum endereço no Brasil. 

    “Orientamos os franqueados em relação à gestão de custos, algo fundamental para o período em que estamos vivendo”, comenta a CEO da rede, Luciana Melo. O fortalecimento da marca também se mostrou uma decisão acertada. “Nenhuma de nossas franquias fechou e estamos trabalhando forte para deixarmos as lojas preparadas para uma retomada inteligente e segura para todos”, complementa Luciana. 

    Das próximas inaugurações, uma é no formato Quiosque (no Neumarkt Shopping, em Blumenau), e três são Mini Bistrô. Em outubro, abre ainda o Mini Bistrô de Itajaí (SC) e, em novembro, um Quiosque no Shopping Tijuca do Rio de Janeiro (RJ) e as lojas do Iguatemi Porto Alegre (RS) e Maringá (PR). “Conseguimos moldar um modelo de franquias que oferece diferentes tamanhos das operações, favorecendo o crescimento da rede, pois os variados estilos aumentam as possibilidades de o franqueado encontrar um empreendimento dentro de suas expectativas”, detalha Luciana Melo. 

    O investimento inicial de R$ 250 mil para o modelo quiosque indicado para uma unidade do Café Cultura tem retorno estimado de 20 a 30 meses com faturamento médio de R$ 75 mil. O pagamento de royalties é de 5% sobre o faturamento bruto, além de 1,5% para fundo destinado à propaganda. “O Café Cultura oferece suporte ao franqueado em aspectos como análise econômica e de viabilidade, assessoria no projeto arquitetônico e programa de treinamento, entre outros”, explica a CEO da rede. 

    A Marca 

    Um destaque do Café Cultura é o formato Farm to Cup, ou seja, o cuidado com os grãos de café desde o plantio até a xícara. Toda a cadeia de produção é analisada pelo casal Joshua Steven e Luciana Melo, que fundou a rede catarinense em 2004. Produtores parceiros no Espírito Santo e São Paulo com grãos 100% arábica de origem controlada, em altitudes acima dos 1000m, fornecem o café. Após inspeção, os frutos são levados ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede para torrefação e elaboração dos blends, que chegam às lojas e, também, podem ser comprados online para degustar em casa. São cinco blends tradicionais, além de edições especiais temporárias, como a de Páscoa. 

    As lojas contam com opções gastronômicas para o dia todo. Durante a manhã, o café é acompanhado de pedidas como misto-quente, croissant de queijo ou waffles cm acompanhamentos variados, entre outros. Pode-se optar também pelos brunches, combinando elementos como o Café Brasileiro: uma porção de pão de queijo, um misto-quente, bolinho, salada de frutas, café e suco de laranja. Há diversas escolhas de lanches, dos Paninis (sanduíches abertos feitos com pão de fermentação natural) e os omeletes. Saladas e bowls são boas pedidas para o almoço, e as sopas são ótimas para jantares em noites frias. As sobremesas passeiam por sabores como Torta de maçã com amêndoas, Brownie e Torta de chocolate cremoso sem glúten, entre outros. Além dos cafés, o Café Cultura tem uma variedade de bebidas que vão de sucos e smoothies a drinks e cervejas. 

    O Café Cultura conta com 23 unidades espalhadas pelo Brasil, alcançando 13 cidades: Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), São José (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC), Jaraguá do Sul (SC), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Blumenau (SC) e Londrina (PR). Até o final de 2021, a rede abrirá ainda 4 novas praças: Itajaí (SC), Iguatemi – Porto Alegre (RS), Shopping Tijuca – Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR). Para mais informações sobre o processo de franquias da cafeteria, acesse o site www.cafeculturabrasil.com ou o Instagram oficial da rede (@cafecultura).

     

    (fonte: Assessoria)

  • Cerveja artesanal

    Blondine lança rótulo para Oktoberfest

    Em celebração à festa alemã Oktoberfest, a Blondine - companhia de bebidas artesanais - criou, com exclusividade para a rede de supermercados Extra, o rótulo Baviera, em homenagem à região onde acontece a Oktoberfest desde 1872 no país germânico. Hoje, diversos países comemoram a festa da cerveja, incluindo o Brasil. 

    A Baviera é uma Dortmunder Export, um estilo clássico alemão possui uma coloração dourada e espuma bem cremosa, aroma ressaltado de malte, além de possuir um sabor mais intenso que uma lager tradicional. A garrafa de 600 ML tem 5,50% ABV e custa R$ 19,90. Esta novidade poderá ser encontrada em qualquer mercado Extra por tempo limitado.

    Sobre a Blondine

    Fundada em 2010, a cervejaria artesanal Blondine foi premiada diversas vezes por seus rótulos que priorizam o sabor e a originalidade.  Dez anos após a sua abertura, a Blondine conquistou, além dos prêmios, sua própria fábrica, o início das exportações para os Estados Unidos e China, o lançamento do refrigerante natural Be Pop, a linha de cervejas democráticas Martina, a Hard Seltzer Verano e a linha premium de cervejas maturadas em barricas de madeira brasileiras Blondine Reserva. Hoje é protagonista no cenário gastronômico, sendo marca presente nas principais casas de São Paulo como A Casa do Porco, Cuia Café, Picchi, ICI Brasserie, Bráz Elettrica, Dona Onça, Jacarandá, Hot Pork, Pirajá, Banzeiro, Fitó, Bio, entre outros.

  • Shopping em Curitiba

    Halloween com apresentações de teatro e caça aos doces

    O Halloween já virou uma data tradicional para o Shopping Estação, que inova todos os anos para garantir a diversão da família. A programação já está definida e vai ter espaço instagramável, apresentações de teatro, personagens aterrorizantes pelo shopping, caça aos doces e pintura facial.

    A partir do dia 29 de outubro, os clientes já encontrarão um espaço temático com bruxas, teias, vassouras, caveiras em um cenário perfeito para fazer muitas fotos para as redes sociais.

    No Dia das Bruxas, 31 de outubro, a partir das 14h, visitantes horripilantes vão invadir o shopping: uma turma de bruxas e zumbis vão circular pelos corredores, elevadores e estacionamento, interagindo com os clientes e divertindo a todas as idades.

    A “Caça aos Doces”, o momento mais esperado pelas crianças, também será realizada no dia 31, das 14h às 18h. As lojas participantes da ação estarão adesivadas e vão entregar balas para os pequenos. As famílias que quiserem participar terão acesso a um mapa das guloseimas que estará disponível no site www.shoppingestacao.com.br e também em pontos estratégicos do shopping, em um QRCode.

    No Espaço Faz de Conta, os personagens Dr. Botica e Fragâncio vão fazer a hora do conto de terror. As apresentações serão gratuitas e ocorrerão às 14h e às 16h. Além disso, das 14h às 18h, haverá uma equipe especializada fazendo pintura facial. 

    “Sabemos que a data é muito apreciada pelos moradores de Curitiba, por isso fazemos questão de proporcionar uma experiência que reúna ação, diversão e claro, cultura. Preparamos tudo com muita atenção, cuidado e seguindo todos os protocolos de segurança”, explica Patrícia Rodrigues, gerente de marketing do Shopping Estação.

    Serviço

    Halloween do Shopping Estação

    29 a 31/10 – espaço instagramável temático próximo ao Expresso Estação;

    31/10 – hora do conto de terror (14h e 16h), caça aos doces (14h às 18h), personagens aterrorizantes pelo shopping (a partir das 14h), pintura facial (14h às 18h);

    Quanto: gratuito

    Shopping Estação

    Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

    Curitiba (PR)

    (41) 3094-5300

    https://www.instagram.com/shopping_estacao/

  • Turismo em Curitiba

    Final de semana marca a reabertura das piscinas na Estância Hidromineral Ouro Fino

    A Estância Hidromineral Ouro Fino conta com 7 trilhas diferentes, fontanários de água mineral natural, bosque, um mantenedor de animais silvestres, lagos, mirantes e churrasqueiras. Além das piscinas de água mineral natural e a Cascata dos Amores, que estavam com acesso bloqueado desde o início da pandemia por medida de precaução. Estes dois atrativos reabrirão a partir deste final de semana (23 e 24) para uso dos visitantes, com capacidade reduzida a 50%. O final de semana ainda conta deliciosas opções de comidinhas oferecidas pelos food trucks. A programação detalhada está disponível no perfil do Instagram da Ouro Fino instagram.com/aguasourofino.

    As churrasqueiras também podem ser reservadas e custam R$30. Para fazer a sua reserva, é necessário acessar o site e garantir os ingressos e churrasqueira com antecedência aguasourofino.com.br/estancia-ouro-fino ou adquirir diretamente na portaria no dia da visita.

    O acesso à Estância é liberado das 9h às 17h e o funcionamento dos food trucks acontece das 11h às 16h. O ingresso custa R$ 25 adultos (entre 13 e 59 anos) e R$ 12 infantil e idoso (entre 4 e 12 anos e para maiores de 60 anos).

    O espaço segue todos os protocolos de segurança e permite que as famílias tenham momentos especiais de conexão com a natureza. São diversas atrações para aproveitar e desconectar da cidade grande.

    Para oferecer segurança aos visitantes, todos que acessarem a Estância devem passar por medição de temperatura e permanecer de máscara durante toda a vista. Além disso, o parque segue operando com número reduzido de pessoas, sendo assim, para garantir a entrada e a churrasqueira, a recomendação é comprar os ingressos antecipadamente pelo site aguasourofino.com.br/estancia-ouro-fino.

    Serviço:

    Estância Hidromineral Ouro Fino

    Horário de funcionamento da Estância: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

    Horário de funcionamento serviço de food trucks: das 11h às 16h

    Endereço: Estrada Ouro Fino, s/n, Campo Largo – PR (acesso por ônibus a partir do Terminal de Campo Largo, com a linha 107 Bateais)

  • Cerveja artesanal

    Way Beer promove Oktoberfest neste sábado (23)

    A Ocktoberfest pode ser tipicamente alemã, mas há muito tempo o evento tem um espaço significativo entre os brasileiros e ganhou o seu lugar no calendário entre as principais festas do país. Festejando a cultura e costumes germânicos, a Ocktoberfest é também sinônimo de boa cerveja, tendo a bebida como símbolo da celebração. Pensando nisso, a Way Beer, cervejaria artesanal do Paraná, vai promover neste sábado, dia 23 de outubro, a primeira Ocktoberfest da Way. O evento, que terá entrada gratuita, contará com muita música, comida alemã  e o melhor dos chopes e cervejas artesanais. 

    Durante o evento, que vai acontecer na fábrica da cervejaria, na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o público terá a oportunidade saborear chopes Way Beer de estilos típicos da Alemanha, entre eles Marzen, Hopweiss, Doppelbock com cumaru e Weiss, disponibilizados em dezenas de torneiras de chope. Ao longo do dia serão realizadas apresentações de música ao vivo com o Trio Aves de Rapina e o Duo Ricardo Maranhão & André Silva, além do grupo de dança folclórica alemã German Seele Trachtenverein. 

    Para completar a atmosfera bem típica da Ocktoberferst, o evento vai contar ainda com opções de comidas alemãs preparadas pelo Cantinho do Eisben, com destaque para os clássicos eisben com chucrute, salsicha alemã, cachorro-quente alemão e salsicha com batata e chucrute, além de brincadeiras inspiradas em gincanas germânicas como o levantamento de mass, o chop em metro e o prego no tronco. O evento terá também espaço Kids monitorado e é petfriendly. 

    A Ocktoberfest da Way Beer será realizada na fábrica da cervejaria (Rua Pérola, 331 – Pinhais), na região metropolitana de Curitiba, das 11h às 20h. O evento vai seguir todas as recomendações dos órgãos responsáveis com relação aos cuidados com a COVID-19, oferecendo entretenimento com conforto, responsabilidade e segurança. A entrada é gratuita, mas a capacidade de público será limitada. Mais informação pelo telefone (41) 3653-8853 ou no site www.waybeer.com.br.

     

  • Vinhos e gastronomia

    Importadora MMV traz ao Brasil uma série de rótulos uruguaios

    Argentina e Chile são os primeiros países latinos que vêm à mente quando se pensa em vinhos requintados e de qualidade. Porém, existe outro país platino vizinho do Brasil que tem tradição, qualidade e vinhos exclusivos que muitas vezes passam despercebidos pelos consumidores brasileiros: o Uruguai.

    A história dos vinhos no país “Hermano” data de muito tempo. A produção começou em 1600, com muita influência dos espanhóis, que representavam 90% da população da época. Porém, foi em 1870 que o Uruguai passou a ganhar uma identidade própria. Pascual Harriague plantou na região de Salto, Costa Oeste do país, as primeiras vinícolas de Tannat, uva oriunda do sul da França que é conhecida pelo alto teor de taninos que permite a produção de vinhos poderosos e com grande poder de guarda.

    Assim como a uva Malbec é associada à Argentina e a Carménère ao Chile, a Tannat se tornou a “uva do Uruguai”, sendo, inclusive, por muitos anos, conhecida como “Harriague”, tamanha a importância do vinicultor na história de produção de vinhos do Uruguai.

    “O casamento entre o uruguaio e o vinho Tannat tinha tudo para dar certo mesmo. Como esses vinhos são bem encorpados, eles são ideais para acompanhar carnes vermelhas, e o povo uruguaio é a nação que percentualmente mais consome carne no mundo”, diz Jonas Martins, sommelier e gerente comercial da MMV Importadora. Ele conta que um levantamento recente aponta que, em média, cada uruguaio consome 56 quilos de carne por ano.

    A MMV, inclusive, recentemente, adicionou ao seu portfólio de vinhos uma série de rótulos uruguaios da vinícola Varela Zarranz, que tem mais de 130 anos de história. A vinícola preserva elementos patrimoniais da vitivinicultura uruguaia, em uma perfeita harmonia entre tradição e novas técnicas de produção. São mais de 100 hectares de plantio com uma série de uvas, como a já citada emblemática Tannat, assim como a Cabernet Sauvignon, cultivada desde o final do século XIX, a Cabernet Franc e a Merlot, além das uvas brancas, como a Chardonnay, a Sauvignon Blanc, a Viognier e, com exclusividade, a Muscat Petit Grain.

    Entre os rótulos trazidos pela MMV, é claro, não poderia faltar o famoso Tannat. O Varela Zarranz Roble Tannat é, nas palavras do sommelier Jonas Martins, um “puro sangue” dos Tannats, remetendo à outra paixão dos uruguaios, os cavalos. De cor vermelha granada intensa, o vinho lembra aromas de frutas escuras e compota que se misturam à tosta e baunilha. Com taninos elevados, é um vinho com muita presença.

    “Um dos nossos objetivos em trazer o Roble Tannat é aproveitar também o fato de que o churrasco uruguaio está em voga no Brasil. Eles têm todo um jeito diferente de assar a carne, com o uso de parrillas, cortes especiais e técnicas. E claro, para uma experiência completa, nada como um belo Tannat”, explica Martins.

    Outro rótulo interessante é o Varela Zarranz Roble Marselan. Também originária do sul da França, essa uva teve uma adaptação fantástica no Uruguai. Apesar de permitir a produção de vinhos muito requintados, a Marselan é uma uva pouco conhecida em relação às outras uvas mais famosas. De cor vermelho-púrpura, o Roble Marselan é complexo ao nariz, em especial por conta das especiarias, como cravo, canela e pimenta, sendo marcante em boca e com taninos redondos. A garrafa será comercializada em torno de R$130,00 reais, o que é um ótimo custo-benefício.

    Para contrastar um pouco com a pungência dos vinhos acima, o OMM Marselan Rosé é um achado da MMV. O rótulo da garrafa, inclusive, é uma alusão a uma mulher praticando Yoga, em referência ao equilíbrio e à leveza desse rótulo. Com aromas que lembram groselha, cranberry, morango, cerejas e um leve toque de caramelo, esse Rosé é muito vivo, com um frescor marcante. Mesmo com a alta do dólar, esse vinho chega ao cliente da MMV em torno de R$50,00 a garrafa, um preço muito atrativo.

  • Drinks e bebidas

    Pela primeira vez, Johnnie Walker terá uma master blender mulher

    Emma Walker
    Emma Walker (Foto: divulgação)

    Nós, mulheres, cada vez mais alcançamos postos antes restritos a homens. E olhe só: Johnnie Walker, uísque escocês mais vendido do mundo e pertencente ao portfólio da DIAGEO, acaba de anunciar que, a partir de janeiro de 2022, Emma Walker assumirá como a nova master blender da marca. Ela irá substituir Jim Beveridge, que após 40 anos na Diageo e vinte como master blender, vai se aposentar. 

    “É com prazer e confiança que transmito esse privilégio a Emma. Sei que ela fará um trabalho maravilhoso, pois possui o conhecimento, a experiência e a dedicação para ser uma incrível master blender”, comenta Beveridge, um dos nomes mais respeitados da indústria e que, em 2019, foi nomeado Oficial da Ordem Mais Excelente do Império Britânico (OBE) por seus serviços à indústria de uísque escocês. 

    Emma Walker será a primeira mulher a assumir o papel de master blender para Johnnie Walker. Há 13 anos na Diageo, Emma passou vários anos atuando com Jim Beveridge para desenvolver conhecimento e compreensão do whisky. Nos últimos seis anos trabalhou com Johnnie Walker e entre os projetos de inovação que participou estão a série Johnnie Walker Blue Label Ghost e Rare e o engarrafamento de Jane Walker. 

    “Estou muito honrada em receber o título de master blender de Johnnie Walker, e em um momento emocionante para a marca, pois embarcamos na próxima etapa de nossa jornada olhando para os próximos 200 anos. Seguiremos trabalhando duro não só para oferecer a qualidade pela qual somos conhecidos, mas também para introduzir misturas e atrair uma nova geração de fãs de uísque escocês.”, diz ela. 

    Julie Bramham, diretora de marca global de Johnnie Walker, também comentou sobre as mudanças: “Graças ao trabalho incansável de Jim, sua incrível experiência e dedicação à qualidade, que os sabores icônicos do portfólio de Johnnie Walker são tão populares hoje e nós o agradecemos por sua excelente contribuição nas últimas quatro décadas. Emma assume em um grande momento, que o scotch está sendo apreciado de muitas maneiras diferentes por pessoas de todo o mundo, e eu sei que Emma e sua equipe continuarão a desenvolver os sabores, texturas e sabores excepcionais pelos quais somos conhecidos”.