• Gastronomia em Curitiba

    Receitas de inverno: dicas de sopas outros pratos para esquentar no clima frio

    Os últimos dias foram de frio intenso em grande parte do Brasil, chegando até mesmo a nevar na Serra Gaúcha, onde a sensação térmica alcançou -3ºC em Gramado. Ainda, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Bom Jardim da Serra, na região serrana da Santa Catarina, uma das cidades mais frias do Brasil, teve previsão de chegar a -5ºC, Curitiba, a capital mais fria, a -3ºC, e até mesmo a 9ºC em Goiânia, no Centro-Oeste, que costuma ter temperaturas mais amenas.

    Para passar por essa onda de frio, que deve diminuir nos próximos dias, mas ainda sem previsão de esquentar totalmente, a Vapza, empresa que produz alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, tem dicas de receitas de pratos quentes que prometem aquecer o corpo. A marca tem uma grande gama de itens orgânicos e saudáveis que podem ser adicionados a diversas receitas quentes, como seleta de legumes, mandioquinha, batata e frango.

    Confira as sugestões:

    Sopa creme multi raízes com frango

    INGREDIENTES:

    - 250g Mandioquinha VAPZA

    - 250g Batata em cubos VAPZA

    - 250g Batata doce em cubos VAPZA

    - 250g Mandioca Vapza

    - 500g de Peito de Frango desfiado VAPZA

    - 1 cebola média em cubos

    - 2 dentes de alho em cubos

    - ½ xícara de chá de manteiga

    - 1 L de água

    - Sal, pimenta do reino e cúrcuma a gosto

    MODO DE PREPARO:

    Coloque em um liquidificador a mandioquinha, as batatas e a mandioca, e bata com a água. Leve a manteiga em uma panela para derreter, acrescente a cebola, o alho, a cúrcuma e refogue. Acrescente o peito de frango para também refogar, junto ao sal e à pimenta do reino. Acrescente o conteúdo do liquidificador na panela do frango refogado e misture. Adicione mais água se achar necessário, corrija o sal e deixe ferver. Sirva com cebolinha.

     

    Sopa detox batata doce e lentilha

    INGREDIENTES:

    - 500g Batata doce em cubos VAPZA

    - 250g Lentilha VAPZA

    - 100g de abobrinha picada em cubos

    - 1 maço de agrião

    - 1L de água

    - 2 dentes de alho em cubos

    - Sal, pimenta do reino e cúrcuma a gosto

    - Castanha do Pará picada e cheiro verde a gosto

    MODO DE PREPARO:

    Em uma panela com azeite de oliva, refogue a cebola, o alho, a batata doce Vapza e a abobrinha. Adicione o sal, a pimenta, a lentilha e a cúrcuma e cozinhe até encorpar. Adicione a castanha do Pará e o agrião e, depois, misture com o conteúdo do liquidificador. Finalize com cheiro verde e sirva.

     

    Sopa de legumes com carne

    INGREDIENTES:

    - 500g Seleta de legumes VAPZA

    - 250g Mandioca aipim VAPZA

    - 250g carne de músculo em cubos

    - ½ xícara de folhas de espinafre picado

    - 1L de água

    - 2 dentes de alho em cubos

    - 1 cebola média picada

    - Sal e pimenta do reino a gosto

    MODO DE PREPARO:

    Em uma panela de pressão doure a carne com a cebola e o alho. Acrescente a água quente e deixe cozinhar até a carne ficar macia (aproximadamente 30 minutos). Bata no liquidificador a Mandioca Vapza com um pouco de água. Junte seleta de legumes e mandioca e feche a panela. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão e abra a panela. Em seguida adicione o espinafre e mais água (se necessário). Deixe ferver e engrossar. Acerte o sal e desligue o fogo. Salpique salsinha picada a gosto e sirva em seguida. 

    Pão de aipim

    INGREDIENTES:

    - 2 xícaras de leite

    - 3 ovos

    - 5 colheres (sopa) de açúcar

    - 1/2 colher (sopa) de sal

    - 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco

    - 1 colher (sopa) de manteiga

    - 500g de Mandioca Aipim VAPZA

    - 1kg de farinha de trigo

    MODO DE PREPARO:

    No liquidificador, coloque o leite, os ovos, o açúcar, o sal, o fermento, a manteiga e o aipim. Bata até formar um creme. Junte o creme à farinha de trigo. A massa é meio mole e pode ser batida na batedeira com gancho. Cubra e deixa crescer por 30min. Coloque sobre uma superfície enfarinhada e modele os pães. Coloque em formas de bolo inglês ou do formato desejado, untadas com manteiga. Deixe crescer até dobrar de volume. Pincele com gema misturada com um pouquinho de água. Se quiser, polvilhe com gergelim. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 35min.

     

  • Receitas para Comer e Curtir

    Dia da Lasanha: aprenda a receita da deliciosa Lasanha All’Amatriciana

    (Foto: divulgação)
    Dia 29 de julho foi celebrado o Dia da Lasanha, prato perfeito para toda ocasião em família! Para comemorar a data em grande estilo, a Barilla, líder mundial na produção de massas, uniu duas grandes paixões italianas e ensina o passo a passo de sua Lasanha All’Amatriciana!
    O prato fica pronto em pouco mais de 1 hora e traz todo sabor e excelência da lasanha da linha La Collezione Barilla, junto ao clássico molho Matriciana, que entrega a deliciosa combinação de molho pomodoro Barilla com bacon e queijo parmesão.

    Lasanha All’Amatriciana

    Rendimento: 4 porções | Tempo de preparo: 1h05 min | Dificuldade: Avançado

    Ingredientes:

    250g de Lasanha La Collezione Barilla
    400g de tomate pelado ou Molho Pomodoro Barilla
    1 cebola média em meia luas finas
    100ml de vinho branco seco
    250g de bacon em tirinhas
    30ml de azeite de oliva
    Pimenta calabresa seca a gosto
    1L de leite integral
    60g de farinha de trigo
    60g de manteiga sem sal
    Noz moscada a gosto
    150g de parmesão ralado
    100g de muçarela de búfala
    Sal e pimenta do reino preta a gosto
    Modo de Preparo:
    • Em uma frigideira funda, comece dourando as tiras de bacon com um fio de azeite.
    • Com o bacon dourado, adicione as fatias cebola e tempere com sal, pimenta do reino.
    • Após tudo bem refogado, junte o vinho branco e espere reduzir à metade.
    • Adicione o tomate pelado picado rusticamente e tempere com pimenta calabresa a gosto. Cozinhar por 15 minutos em fogo médio/baixo.
    • Enquanto isso, prepare o molho bechamel: Fazer o roux: em uma caçarola, derreter a manteiga e acrescentar a farinha. Cozinhar até que ela comece a fazer uma espuma esbranquiçada e suba um aroma amendoado. Em seguida, desligar o fogo e acrescentar o leite quente aos poucos, mexendo sempre. Quando a mistura estiver homogênea, voltar ao fogo novamente e deixar cozinhar por 8 minutos, mexendo sempre. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
    • Montagem: Unte o fundo da assadeira com um fio de azeite, adicione uma concha do molho bechamel e espalhe bem. Adicione a massa de Lasanha, um pouco do molho Matriciana e um pouco dos queijos. Coloque mais uma camada de massa, e cubra com molho bechamel e mais um pouco dos queijos, vá seguindo essa sequência por mais 3 ou 4 vezes.
    • Finalize com os queijos e leve ao forno pré-aquecido a 200ªC por 20 minutos. Aumente o fogo e deixe por mais 5 minutos ou até o queijo gratinar bem.
    • Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos. Sirva em seguida. Buon Appetito.
    Dica do Chef
    O molho Amatriciana é um clássico Italiano, por isso criamos uma receita de lasanha inspirada nesse delicioso molho. Substituímos o guanciale pelo bacon e o queijo pecorino pelo parmesão. O resultado fica incrível e delicioso!
  • Dia dos Pais 2021

    Concha y Toro oferece sugestões de presentes para o Dia dos Pais

    Pack Don Melchor
    Pack Don Melchor (Foto: divulgação)

    Presentear com um vinho em datas comemorativas, como o Dia dos Pais é uma sugestão certeira, já que a bebida ganha cada vez mais adeptos e consumidores. E há rótulos para diferentes gostos e orçamentos. Existem pais que gostam de vinhos encorpados, outros preferem os mais leves, tem aqueles que curtem os tintos ou os que sempre optam pelos brancos. Opções que contemplem todas as preferências para ocasião é o que não falta. 

    Dia dos Pais é um momento para expressar o sentimento de amor entre filhos e suas figuras paternas. Seja pai, padrasto, tio, avô, ou aquela figura que te apoiou como um pai ao longo da vida. Para retribuir com um gesto de cuidado e carinho, vinhos da Viña Don Melchor e da vinícola Concha y Toro são sugestões de presentes elegantes e perfeitos para a data. 

    Não se decidiu ainda sobre o que irá comprar para ele? Confira excelentes opções para alegrar pais, avôs e outras figuras paternas.

    Don Melchor

    Don Melchor é um vinho capaz de oferecer uma emoção única. Presença marcante de frutas vermelhas, com expressão clara de um Cabernet Sauvignon de Puente Alto. Apresenta taninos suaves e elegantes que resultam em um rótulo de excelência e densidade, com diferentes camadas de aromas e sabores, além de um nariz prolongado e persistente.
    Para o Dia dos Pais, uma caixa exclusiva de Don Melchor está disponível no e-commerce e premium trade em todos país, com duas garrafas das safras 2017, 2018 e um decanter Riedel.
    Valor sugerido: R$ 2.400 

    Marques de Casa Concha

    Marques de Casa Concha, vinho de alta gama da vinícola Concha y Toro, se posiciona como uma das marcas vitivinícolas mais respeitadas do Chile. O portfólio de vinhos de Marques é de qualidade extraordinária e engloba a diversidade do terroir chileno. São atualmente 9 rótulos na linha: Rosé, Chardonnay, Pinot noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Carmenere, Malbec e Etiqueta Negra

    Como sugestão de presente para ocasião, um pack especial com seis garrafas de diferentes cepas (Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carmenere, Merlot, Malbec e Rosé) de Marques de Casa Concha acompanhados de duas taças, está disponível em plataformas online e premium trade de todo o Brasil.
    Valor sugerido: R$ 1.000

  • Gastronomia em Curitiba

    Lellis Trattoria celebra novos horários com música ao vivo

    Spaghetti com frutos do mar
    Spaghetti com frutos do mar (Foto: Isabella Mayer)

    O empresário João Lellis celebra os novos horários de atendimento de sua tradicional Lellis Trattoria. A casa de gastronomia italiana agora abre de segunda a quarta-feira das 11h30 às 16h para o almoço - com seu festejado horário estendido – e das 19h às 00h para o jantar. De quinta a sábado, o jantar ganha uma hora de atendimento e os clientes podem usufruir das memoráveis harmonizações até 1 hora da manhã. De segunda a sábado, a novidade é o retorno da música ao vivo, uma das principais atrações do estabelecimento, depois de seu extenso cardápio de sugestões de massas, pizzas, carnes, peixes e frutos do mar. A casa ainda destaca o retorno do buffet de antepastos, já comemorado pelos comensais. 

    Para realizar o pedido em casa, o Lellis sugere o aplicativo próprio da marca, que tem ambiente digital amigável e concentra as promoções do estabelecimento. O app oficial da Lellis Trattoria pode ser baixado gratuitamente nas versões Android e iOS, pela Google Play e APP Store. 

    Serviço:

    Lellis Trattoria Curitiba

    Rua Gonçalves Dias, 51 – Batel

    Faça sua reserva pelos telefones: 41. 3242-9320 e 3244-7943;

    Estacionamento próprio com manobrista.

    Site: www.lellis.com.br

    Instagram: @lellistrattoria_curitiba

  • Dia dos Pais 2021

    Oito dicas de presentes para pais que amam gastronomia

    O Dia dos Pais está chegando e quem procura um presente especial não precisa nem sair de casa. O e-commerce Manufakt (www.manufakt.com.br) , especializado em produtos para casa e cozinha, traz várias opções para presentear de acordo com as preferências dos pais ligados em gastronomia. Confira algumas sugestões: 

    PARA PAIS QUE AMAM CHURRASCO: 

    Faca Carnis Picanheira da Imperial Cutelaria

    A faca foi projetada para o corte de carnes suína, bovina, de cordeiro, de vitela, aves. É também utilizada na cozinha para cortes específicos de legumes. Um produto muito confortável pelo design de cabo. R$ 119,90. 

    Tábua De Corte Legnoart Butcher Block

     Importada da Itália, é uma tábua de corte profissional em carvalho natural, com acabamento antimicrobiano, sulco anti-gotejamento talhado à mão e pés antiderrapantes. Dimensões 50x50x4 cm. R$ 494,00

    PARA PAIS QUE AMAM CAFÉ: 

    Caneca De Cerâmica Ceraflame Coffee To Go Foco

     Uma linha dedicada aos #coffeelovers de plantão. Com frases divertidas e acabamento diferenciado, vai ser difícil escolher uma só! R$ 26,90.

    Kit De Café Hario V60 Craft Coffee Maker

    O Kit V60 foi projetado para oferecer o melhor sabor dos grãos de café escolhidos. O coador usa o design em forma de "redemoinho" com espirais na parte interna que criam um espaço entre o filtro de papel e o porta filtro, fazendo com que o café possa “se expandir melhor”. Uma grande abertura na base do coador permite controlar a velocidade e a absorção do café durante o tempo de filtragem. Angulação do formato cônico do 60 graus direciona a água precisamente para o centro. Todas estas características fazem com que a infusão do pó com a água passe de maneira constante. Ela permite que o fluxo interfira no resultado final da extração, de acordo com a velocidade com a qual a água é despejada. R$ 198,90 

    PARA PAIS QUE AMAM VINHO: 

    Conjunto De 7 Acessórios Sommelier Legnoart Memorabile

    O kit contém:1 saca rolhas grand cru sommelier Mini Ghemme;  1 anel corta gotas, 1 tampa para garrafa de espumante;  1 bico dosador de aço inoxidável;  1 kit de bomba à vácuo para vinho (bomba e 2 tampas de silicone).. Acompanha caixa de madeira nas dimensões: 21,5 x 23,5 x 5 cm.Designer Enrico Albertini. R$ 299,90.

    Conjunto com 06 Taças De Cristal Para Vinho 485 ml Linha Vulcano Stölzle Lausitz

    Conjunto de peças versáteis que podem ser usadas para a degustação de vinhos brancos ou água. R$ 449,90. 

    PARA PAIS QUE AMAM CERVEJA: 

    Growler Ceraflame Voguel 2 Litros – Preto

    Especial para os amantes da cerveja, os garrafões são feitos em cerâmica, que mantém a temperatura da cerveja por mais tempo. Possui uma tampa flip top, que veda o garrafão conservando a bebida. R$ 129,90.

     

    Conjunto C/06 Taças De Cristal P/ Cerveja Pilsner Classic - Oxford Alumina Crystal

    Recomendada para a degustação das cervejas, a taça possui capacidade para 380 ml, com boca mais aberta que direcionam os aromas para o nariz, favorecendo a sustentação do colarinho. A Oxford Alumina Crystal traz alta tecnologia para o mundo dos cristais. O processo inovador de produção confere aos produtos características únicas de alta performance para uso no dia a dia. As taças e copos possuem maior resistência a pequenas quedas, pois recebem a adição de alumina em sua composição. E as bordas são tratadas com laser, o que garante um aumento de resistência de mais de 50% se comparada aos produtos convencionais. R$ 119,90.

    Onde comprar: www.manufakt.com.br

    Envia para todo o Brasil. 

    E mais: 

    Links diretos para os produtos:

     

    https://www.manufakt.com.br/facas/faca-carnis-picanheira-170-imperial-cutelaria

     

    https://www.manufakt.com.br/ceramica/tabua-de-corte-legnoart-butcher-block-grande


    https://www.manufakt.com.br/facas/caneca-de-ceramica-mondoceram-coffee-to-go-foco-150ml-pardo-fosco

     

    https://www.manufakt.com.br/cafe/kit-de-cafe-hario-v60-craft-coffee-maker

     

     

     

    https://www.manufakt.com.br/ceramica/conjunto-de-7-acessorios-sommelier-legnoart-memorabile

     

    https://www.manufakt.com.br/servir/conjunto-com-06-tacas-de-cristal-para-vinho-485-ml-linha-vulcano-stoelzle-lausitz

     

     https://www.manufakt.com.br/facas/growler-voguel-2-litros-preto

     

    https://www.manufakt.com.br/cristais/conjunto-c03-tacas-de-cristal-p-cerveja-380ml-pilsner-classic-oxford-alumina-crystal

     

     

     

  • Dia dos Pais 2021

    Growler é o presente dos clientes na campanha do Dia dos Pais do Shopping Estação

    O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, que neste ano cai no dia 08. O momento é de celebrar e agradecer a existência dessas figuras tão importantes e reforçar os laços familiares. Para a data não passar em branco, o Shopping Estação criou uma campanha especial para deixar as comemorações ainda mais animadas.

    A cada R$200 em compras, os clientes ganharão um growler de um litro de chopp artesanal Bier Hoff, a cervejaria mais antiga do Paraná. Com 17 anos de tradição, a marca tem em seu portfólio 14 rótulos de linha e mais 11 sazonais e figura na lista das cervejarias mais premiadas do Brasil.

    A promoção começou quinta-feira (29) e vai até o dia 8 de agosto ou enquanto durarem os estoques, sendo permitida a retirada de um growler por CPF. Os clientes podem fazer a troca das notas fiscais e conferir o regulamento completo no balcão localizado no piso 1, perto da Praça de Eventos.

    Compras pelo WhatsApp

    A consultora de compras, Cléo, auxilia por Whatsapp, a pesquisar produtos e encontrar os melhores preços. É um serviço gratuito e que proporciona o máximo de conforto e segurança. É muito simples, basta enviar uma mensagem para o (41) 9 98896-3105 ou acessar http://bit.ly/cleo_shopping_estacao

  • Festival gastronômico

    Restaurante Gianttura oferece menu caprichado no Festival Bom Gourmet

    Risoto alla Bella com mignon em cubos é um dos pratos da casa
    Risoto alla Bella com mignon em cubos é um dos pratos da casa (Foto: Fotos Fernando Zequinão/Bom Gourmet)

    Já começou o Festival Bom Gourmet, com participação de mais de 60 restaurantes. Um dos destaques é o Gianttura, restaurante aberto em abril deste ano pelo respeitado chef Hermes Custódio (ex- Castelo do Batel).   A proposta da casa é a mistura de clássico e contemporâneo, mar e terra, e os clientes poderão ter uma boa amostra disso no cardápio do festival. Com entrada, prato principal e sobremesa, o Gianttura vai servir almoço a R$ 49,90 e jantar a R$ 69,90.

    Entre apostas do Gianttura para o evento estão o clássico Boeuf Bourguignon (cubos de carne bovina marinados em vinho tinto e cozidos lentamente em sous vide, servidos com legumes salteados e arroz branco), o ousado e saboroso Gianttura (Tornedor de pancetta com matambre bovino, tartar de camarão e purê de berinjela defumada) e o tradicional Risoto Alla Bella (Risoto mantecato com nacos de mignon e verniz de rôti).

    Confira detalhes do menu:

    Cardápio de almoço (R$ 49,90)

    Entrada: Mix de Folhas com aceto de romã

    Principal: Boeuf Bourguignon (cubos de carne bovina marinados em vinho tinto e cozidos lentamente em sous vide, servidos com legumes salteados e arroz branco) OU Frango à Fiorentina (peito de frango recheado com creme de espinafre e queijo caipira ao molho rosé, servido com tagliatelle na manteiga de ervas)

    Brownie com calda de chocolate e sorvete artesanal de frutas vermelhas OU Pudim de leite com doce de leite e rum.

    foto: Pottage de pinhão (crédito Fernando Zequinão)

    Cardápio do jantar (R$ 69,90)

    Entrada – Steak tartar de mignon com ostra fresca no sous vide e Martini OU Pottage de pinhão e crispy de alho poró

    Principal: Gianttura (Tornedor de pancetta com matambre bovino, tartar de camarão e purê de berinjela defumada) OU Risoto Alla Bella (Risoto mantecato com nacos de mignon e verniz de rôti) OU Ravióli de muçarela de búfala, com passata de tomates e manjericão).

    Sobremesa :  Brownie com calda de chocolate e sorvete artesanal de frutas vermelhas OU Pudim Romeu e Julieta (pudim de queijo com calda de goiabada cascão).

    O Gianttura fica no Largo Pedro Deconto, 295, Bigorrilho.   Funciona para almoço terça a domingo  (das 12 às 15h) e jantar de terça a sábado (19h às 22h30). Tem estacionamento próprio e gratuito. 

    Foto: Pudim de leite com doce de leite e rum

    SERVIÇO

    Restaurante Gianttura

    Largo Pedro Deconto, 295, Bigorrilho.

    Reservas e informações:  41 98744-7557

    Estacionamento próprio e gratuito

    Delivery - iFood

     

  • Hambúrguer em Curitiba

    Começam as vendas antecipadas para o McDia Feliz 2021

    McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis, dá início às vendas de vouchers antecipados para sua edição deste ano, confirmada para 23 de outubro. Toda a renda será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que promove a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, e para o Instituto Ayrton Senna, que contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens do país por meio de uma educação pública de qualidade.

    Pensando na conveniência e segurança de todos, o McDia Feliz oferece mais uma vez a opção do vale Big Mac digital, que já pode ser adquirido pelo site: www.mcdonalds.com.br/mcdia-feliz. O valor do ticket individual permanecerá o mesmo que a última edição, de R$ 17,00. Estão disponíveis, ainda, opções de kits com até oito tíckets. Na hora da compra, é possível selecionar para qual das duas causas beneficiadas pela campanha a doação deve ser direcionada.

    Para compras acima de oito tíckets, os interessados devem entrar em contato  pelos e-mails mcdiafeliz@instituto-ronald.org.br ou mcdiafeliz@ias.org.br. Os vouchers tradicionais impressos também já estão disponíveis para aquisição, diretamente com os institutos.

    Os vouchers antecipados poderão ser trocados por sanduíches Big Mac no dia oficial da campanha, 23 de outubro, em todos os restaurantes McDonald’s do Brasil participantes.  

    A última edição do McDia Feliz arrecadou R$ 19.8 milhões, que beneficiaram 68 projetos de 59 instituições que atuam com oncologia pediátrica lideradas pelo Instituto Ronald McDonald em 21 estados brasileiros, impactando mais de 154 mil crianças e jovens em todo o país, além de 5 projetos educacionais conduzidos pelo Instituto Ayrton Senna, que formaram mais de 115 mil professores, responsáveis por impactar positivamente mais de 2,7 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em 6 estados. Desde 1988, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados no McDia Feliz.

  • Gastronomia em Curitiba

    Frio intenso aquece vendas de cafés especiais no Sul do Brasil

    A massa de ar frio mais intensa de 2021 chegou a vários estados do Brasil. Segundo o Climatempo, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, os dias gelados vão predominar no Centro-Sul, haverá temperaturas negativas em alguns estados e o clima de inverno pode avançar até o sul da Bahia e em parte do interior do Nordeste. 

    Enquanto a maioria das pessoas deseja permanecer mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados, outros se alegram em pular da cama ainda de madrugada. É o caso do diretor comercial da CCG Representações, Carlo Costa Gallinea, responsável pela expansão da marca catarinense Bonblend Cafés Especiais

    “Esse é o período do ano em que nossas vendas aumentam até 40%. É um prazer ‘madrugar’ para atender os pedidos, agendar as entregas e ver os consumidores apreciando nossos cafés em padarias, lanchonetes, mercados, nos escritórios comerciais ou mesmo dentro de casa”, festeja. 

    Mais frio, mais vendas

    Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo da bebida registra aumento médio de 30% na temporada mais fria do ano e a maior razão é para suprir a falta de calor no corpo. 

    De olho nesta janela de oportunidades e à gradativa abertura dos estabelecimentos comerciais durante a pandemia, a Bonblend – fundada em 2010 na cidade de Joinville, pelo casal Valéria e Claudimar Zomer – reforçou as negociações com produtores de cafés de todo Brasil, intensificou o trabalho de vendas e conseguiu mostrar aos lojistas e consumidores as diferenças de um café de mais qualidade, com preço justo. 

    “Essas ações agradaram nossos clientes que preferem degustar um café com aroma e sabor diferenciados e que cabe no orçamento”, explica Gallinea. Segundo o executivo, a empresa já obtém crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2020. 

    A estratégia da marca catarinense veio justamente num período em que a estimativa da safra de cafés no Brasil em 2021 sofre uma redução de 22,6% em comparação a 2020. 

    De acordo com o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), a menor produção acontece em decorrência da bienalidade negativa; fenômeno que alterna uma safra maior com outra menor, no ano seguinte, além da episódios de estiagem e do frio nas principais regiões produtoras do país. 

    Grãos especiais caem no gosto e cabem no bolso

    Segundo a ABIC, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e perde somente para a água. Estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras são servidas diariamente nos seis continentes. Por aqui, 9 entre 10 brasileiros acima de 15 anos apreciam o cafezinho todos os dias. 

    “Quem degusta um café premium ou gourmet - de melhor qualidade, feito com grãos puros, 100% arábica, sem nenhuma impureza - fica apaixonado pela experiência e cria um novo hábito. É isso que desejamos: inserir na cultura diária do consumidor um café de mais qualidade e preço justo ao maior número de pessoas”, complementa o executivo Carlo Costa Gallinea

    Objetivos

    A Bonblend fornece cafés das principais regiões brasileiras, preserva a verdadeira essência de cada terroir e está presente em dezenas de cafeterias, empresas e escritórios de Santa Catarina e do Paraná. 

    A empresa está ampliando a presença nacional e busca novos mercados dentro e fora do Brasil. Além do site www.bonblend.com.br é possível adquirir a linha de produtos nos principais marketplaces do Brasil. 

  • Gastronomia

    99Food lança projeto de apoio a cozinheiras empreendedoras

    Tutu de feijão da Marmitaria (BH), prato típico muito pedido
    Tutu de feijão da Marmitaria (BH), prato típico muito pedido (Foto: divulgação)

    Desde seu lançamento em dezembro de 2019, o aplicativo de delivery de comida 99Food tem promovido e apoiado os pequenos negócios gastronômicos. São empreendedores reconhecidos pelo preparo de pratos considerados do dia a dia, muitos destes típicos de suas respectivas regiões. Para entender melhor qual é a relação do brasileiro com a comida, especialmente, com pratos que têm valor sentimental e cultural, a plataforma encomendou pesquisas aos Institutos Datafolha (quantitativa) e Ipsos (qualitativa). O estudo revela dados importantes que demonstram a ligação dos brasileiros com a comida regional como forma de valorização das tradições familiares e o aumento do consumo deste tipo de refeição também nos aplicativos de delivery. 

    Segundo os estudos, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. Entre as cinco regiões brasileiras, o Nordeste se destaca como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica (93%), seguida da região Sul (87%). Entre os participantes, 41% consideram que consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região, enquanto 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares. Muitas famílias possuem uma receita que é passada de geração para geração, a comida típica une as pessoas, a história da família e é uma forma de valorização de suas raízes, 28% afirmam que consumir a comida local é uma forma de manter as tradições. 

    Pratos típicos mais consumidos

    Um comportamento interessante do consumidor identificado na pesquisa é o uso das plataformas para o consumo dessa comida no dia a dia. 64% passaram a pedir mais delivery na pandemia, sendo que 65% pedem ao menos uma vez por semana. 

    “Há dois dados bem importantes e que acabam direcionando o negócio para um caminho que, a meu ver, ainda ia demorar um pouco para acontecer: a transição da indulgência para o uso cotidiano dos apps. Já que metade (50%) das pessoas afirmam que já estão em busca/pedem opções de pratos que fazem parte da alimentação diária. É importante destacar que o saudável não significa saladas ou pratos com baixas calorias, mas sim, comida caseira. Já 50% afirmam que entre os últimos 10 pedidos realizados está a escolha por comida típica brasileira. Enxergamos uma tendência e um novo comportamento do consumidor a partir desses dados”, comenta Danilo Mansano, diretor-executivo da 99Food.  

    Entre as preferências, muitos pratos foram citados na pesquisa, mas três se destacam. O churrasco é consumido por 30% dos entrevistados do Sul, região que é reconhecida pelo preparo de carnes, especialmente, no Rio Grande do Sul. Essa marca é quatro vezes maior que a média nacional (7%). Nacionalmente, a feijoada foi a mais lembrada pelos entrevistados de todo Brasil (13%). No Sudeste, essa iguaria feita com feijão preto e carne de porco teve um índice um pouco maior (17%). Partindo para o Nordeste, destaca-se o famoso cuscuz (22%), consumido tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar (aqui pode entrar um acrescido de carne ou outra proteína). Essa marca é muito maior que a média nacional (6%). 

    As cozinheiras levam a comida caseira até a mesa dos brasileiros

    A demanda por consumo de comida típica caseira aumentou nos apps de delivery de comida. Considerada uma forma de valorização da cultura gastronômica e de conexão com as memórias afetivas familiares, a comida regional é valorizada por 83% dos brasileiros, segundo dados do Datafolha. Seu consumo cresce nas plataformas de entrega de comida. 

    Cozinheira & Brasileira - o projeto

    Com o objetivo de valorizar as raízes brasileiras e a comida local, a 99Food lança o projeto Cozinheira & Brasileira; uma seleção de receitas de pratos típicos de diferentes regiões, todas ligadas à histórias de famílias e tradição, executados por mulheres que são também as responsáveis pelo preparo de pratos caseiros sucesso na plataforma. As receitas serão disponibilizadas no portal (www.cozinheirabrasileira.com.br). 

    Veja o vídeo do projeto:  https://www.youtube.com/watch?v=1lSb5-1hBKs&ab_channel=99food

    A iniciativa conta com a parceria do Instituto Brasil a Gosto, responsável pela curadoria dos conteúdos. O Instituto tem como missão pesquisar, divulgar e valorizar a cozinha brasileira, seus ingredientes, receitas, modos de fazer e histórias. 

    Também está em processo de desenvolvimento uma emocionante websérie em que as cozinheiras vão dividir um pouco de suas histórias, sobre o preparo de pratos que as tornaram pequenas empreendedoras e o por que a cozinha foi o caminho encontrado para a geração de renda da família. 

    Por meio desses conteúdos, a 99Food contará, ao longo desse segundo semestre de 2021, histórias de cozinheiras populares, valorizando seu papel na sociedade. Promovendo essas trabalhadoras que preparam comida do dia-a-dia, a partir dos vínculos afetivos que a comida traz. Além de destacar a cadeia de pessoas envolvidas em levar comida cotidiana para a mesa dos brasileiros.

  • Gastronomia em Curitiba

    Choripan lança o ChoriUai, prato que mistura as culinárias mineira e argentina

    ChoriUai
    ChoriUai (Foto: divulgação)

    Já pensou comer um delicioso baguete de pão de queijo junto com os sabores da culinária argentina? Pois o gastrobar Choripan não só pensou, como lança nesta quinta-feira (29) o ChoriUai, mais novo prato do cardápio que une os sabores mineiro e argentino. A novidade vem em duas versões: uma com linguiça da charcutaria própria e outra com queijo coalho e doce de leite. 

    “Com esse lançamento, buscamos uma unanimidade nacional, que é o sabor do pão de queijo de Minas Gerais, para deixar o choripan com mais brasilidade”, explica João Scalzo, sócio-proprietário e idealizador do Choripan. 

    Opções de ChoriUai 

    Na versão salgada, o prato é feito com a baguete de pão de queijo aquecida em grill, recheada com linguiça, além do tempero vinagrete com toque de maracujá e chimichurri. São três sabores de ChoriUai conforme as linguiças oferecidas pela casa: frango, no valor de R$ 16; pernil, também por R$ 16; ou carneiro, que sai por R$ 18. 

    Para completar a novidade, o gastrobar também traz a versão com queijo coalho e doce de leite. Os itens vêm dentro de uma baguete de pão de queijo também aquecida em grill. O prato é vendido por R$ 16 e é uma opção de sobremesa para quem quer ter uma refeição completa no Choripan. 

    As opções do prato são servidas exclusivamente nas unidades do gastrobar e não estão disponíveis por delivery. 

    Como o novo prato foi pensado 

    Para compor cada prato com o melhor sabor, tempero e combinação de itens, vários testes foram feitos. A partir do pão de queijo tradicional, por exemplo, foi feito um pão de queijo em formato de baguete, buscando deixar a receita da massa mais leve e melhor para aquecer no grill. “Também optamos por linguiças finas, pois os ingredientes do pão de queijo já deixam o lanche mais denso”, afirma Scalzo. 

    A casa ainda analisou com cuidado os temperos da opção salgada que iriam compor o prato. “O repolho, ingrediente que acompanha o nosso choripan tradicional, foi retirado pois não harmonizava com o novo pão do Chori Uai. No caso da opção de queijo coalho, foi escolhido o doce de leite, uma combinação clássica e que remete à culinária mineira”, explica o chef. 

    Novas opções para aquecer no inverno 

    Frio é sinônimo de comida e bebida quentes. Pensando nisso, a casa também aproveita a época mais fria do ano para oferecer uma dupla deliciosa: quentão e caldinho de mandioca com as deliciosas linguiças da charcutaria própria. 

    O quentão tem 240ml e é vendido por R$ 10. Já o caldinho de mandioca com linguiça é servido na embalagem com 480ml e os valores variam conforme o sabor da linguiça escolhido pelo cliente: pernil fina, frango fina e queijo coalho (opção vegetariana) saem por R$ 15 e a opção carneiro fina sai por R$ 18. 

    As opções que vão proteger contra o frio estão disponíveis para consumo local e retirada. Clientes podem consultar nos aplicativos de delivery o que está disponível em cada uma das unidades.

    Expandindo suas franquias para fora do estado, em outubro do ano passado, foi inaugurada a quinta unidade do Choripan em Franca, interior de São Paulo. E, para 2021, há previsão de uma nova unidade com uma fábrica na rua Itupava, em Curitiba. 

     

    Site: http://choripan.com.br  

    Facebook: https://www.facebook.com/Choripan.cwb/

    Instagram: @choripan.brasil

  • Gastronomia em Curitiba

    Mezmiz cria promoção FRIOMENOS10

     Chich Barak, uma boa pedida para o jantar.
    Chich Barak, uma boa pedida para o jantar. (Foto: divulgação)

    Uma massa de ar frio está derrubando as temperaturas em Curitiba. E, segundo o Simepar, a mínima deve chegar a 0 ˚C. Para colaborar com os clientes que vão estar bem quentinhos em casa e incentivar pedidos pelo delivery, o Mezmiz lança uma promoção entre os dias 28 de julho e 04 de agosto. Usando o cupom FRIOMENOS10, todos os pedidos feitos pelo aplicativo do restaurante ganham 10% de desconto. 

                “Quisemos fazer uma brincadeira com a temperatura quase negativa e incentivar nossos clientes a ficarem no conforto de suas casas, recebendo o melhor da gastronomia árabe nos diversos horários do dia”, conta Vaneska Berçani, sócia proprietária da casa. 

                Para esquentar, as sugestões são variadas. Entre elas, o Chich Barak (R$ 32,50): 15 capelettis de carne assados no molho quente de coalhada servido com pesto de coentro. 

    Outra boa pedida é o Combinado Quente (serve duas pessoas - R$ 105,50): 150g de arroz com lentilhas, 150g arroz com aletria, 4 charutos de repolho, 1 abobrinha recheada, 2 quibes médios, 2 esfihas de carne, 1 espeto de kafta, 1 espeto de alcatra. 

                Há ainda Arroz Sírio, Tripa de Cordeiro, Charutos de Repolho ou Folha de Uva, Quibes Assado ou Frito, Esfihas de Carne e Queijo e os Kebabs - tradicionais sanduíches árabes - que podem variar nas opções Kafta, Alcatra, Mignon, Frango, Mediterrâneo e Falafel.

    Mezmiz

    Endereço: Rua Brasílio Itiberê 4412 - Água Verde

    Horário de funcionamento:

    Horário de funcionamento:

    Segunda a quinta: 11h às 22h

    Sexta a sábado: 11h às 23h

    Domingo: 11h às 16h

    Estacionamento Conveniado

    www.mezmiz.com.br

    Facebook @mezmiz_br e Instagram @mezmiz_br

     

     

  • Ação Beneficente

    Shopping Crystal promove barreado beneficente em prol do Provopar

    Neste domingo (1º de agosto), o shopping Crystal, em parceria com o Empório São José, promove o Barreado Beneficente em prol do Provopar. A chef Bete Leardini e sua equipe comandam a cozinha do evento que acontece das 11h30 às 16h no Empório São José, piso L1 do shopping.

    O convite custa R$48 por pessoa e 20% da renda será revertida em alimentos não perecíveis para as famílias em vulnerabilidade social que foram impactadas pela pandemia. Os ingressos podem ser adquiridos nas três lojas do Empório São José (Shopping Crystal, no Fazendinha e no São Braz). Crianças de até cinco anos não pagam e de cinco a 12 anos pagam meia.

    Para a coordenadora de marketing do Shopping Crystal, Rafaela da Rocha, a parceria promove o entretenimento e a solidariedade. “Sair de casa com segurança está entre os principais desejos dos curitibanos. Por isso aliamos opção gastronômica de qualidade e ao mesmo tempo incentivamos a população a ajudar tantas pessoas que precisam”, destaca a profissional.

    “Em nome das famílias assistidas, agradecemos a todos pela generosidade e parceria. É muito bom termos parceiros tão preocupados em auxiliar os que mais necessitam”, Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar.

    Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos pelo shopping. Assim como o distanciamento entre as mesas e o uso de máscara é obrigatório.

    Serviço:

    Barreado Beneficente no Shopping Crystal

    Data: 1º de agosto (domingo)

    Horário: 11h30 às 16h

    Local: Empório São José, no piso L1 do Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo, 731 – Batel – Curitiba / PR)

    Horário de funcionamento do shopping (bandeira amarela):

    Lojas: segunda-feira a sábado das 10h às 22h; domingo das 14h às 20h

    Praça de alimentação: segunda-feira a sábado das 10h às 22h; domingo das 12h às 20h

    Restaurantes: segunda-feira à domingo das 12h às 22h

     

  • Gastronomia em Curitiba

    Leão Alimentos lança os Chás Leãozinho

    A Leão Alimentos e Bebidas investe na nova linha de Chás Leãozinho, ampliando o público do seu portfólio com uma nova proposta cheia de sabor, funcionalidades e bem-estar. Desenvolvido a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio, os chás são opções de bebidas saudáveis para as crianças durante a rotina diária e atendem os gostos de toda a família.

    A linha é lançada com três opções, nos sabores Morango & Maracujá, Amora & Framboesa, e Laranja Cor de Rosa. Em formato de sachê, com rendimento de 300 ml, e de fácil manuseio, podem ser preparados com água em temperatura natural, gelada e quente. Após cinco minutos de infusão, a bebida está pronta para beber.

    As embalagens elaboradas especialmente para esta linha propõem interatividade entre os pais e filhos. Ao apontar uma câmera do celular para o QR Code da caixa, é possível ver imagens em realidade virtual com informações sobre os chás.

    A nova linha estará disponível, a partir de final de julho, para o cliente varejista, em pontos de venda cadastrados de todo o Brasil e também pode ser adquirida pelo site oficial https://www.chaleao.com.br.

     

  • Concurso gastronômico

    Conheça os 21 bares e petiscos participantes do Comida di Buteco 2021

    Petisco do bar Gordo e Magro
    Petisco do bar Gordo e Magro (Foto: Todas as fotos: André Reinaldim)

    Conheça os 21 bares e petiscos participantes da edição 2021 do Comida di Buteco (fotos: André Reinaldim):

    Alchemia 

    – Sonho surpresa de charque: Esferas de cebola crocante recheadas com carne seca desfiada e cream cheese. 
    Av. Jaime Reis, 40 - São Francisco 
    Contato: (41) 3152-0040 

     

    Anita Restaurante e Petiscaria

    Junto e separado: Alcatra em tiras, marinada na manteiga e no limão, servida em um cesto comestível de massa crocante. Acompanha uma farofa especial de cenoura com bacon, chips de mandioca, ovo de codorna e azeitona recheada com presunto Parma.

    Av. Anita Garibaldi 4596 – Barreirinha 
    Contato: (41) 3354-0069 
     

    Armazém do Alemão

    Raíz alemã: Mini Schinitzel empanado e recheado de queijo. Mini salsichas Viena, chucrute com cebola caramelizada, acompanhado de molho de raiz forte com caviar de chouriço.

    Rua Maestro Carlos Frank, 1634 - Boqueirão
    Contato: (41) 3045-5059

     

    Armazém do Espetinho

    De lamber os dedos: Tulipas de frango assadas na brasa, refogadas na mostarda e mel com gengibre, salpicadas com coentro. Acompanha chips de batatas.

    Rua Barão de Santo Angelo, 1507 - Xaxim 
    Contato: (41) 3779-1950 

     

    Baba Salim

    Primavera árabe: Releitura dos tradicionais pratos árabes: Quibe cru, hommos, tabule, carne moída temperada e cebola crispy. Acompanha sobremesa coalhada doce. 

    Rua Amintas de Barros, 45 - Centro 
    Contato: (41) 3222-7672 

     

    Bar do Edmundo

    Garantido e caprichoso: Espetinho empanado de pirarucu com provolone acompanhado de caldo de tambaqui com batata baroa . 

    Avenida Erasto Gaertner, 1764 – Bacacheri 
    Contato: (41) 3257-2407 

     

    Bar do Tatu

    Pinga Pinga do Tatu: Maminha acompanhada de mandioca e batata gratinada.

    Rua Parintins, 601 – Vila Izabel 
    Contato: (41) 3119-6271 

     

    Bar do Giraldi

    Músculo do Giraldi: Músculo cozido acompanhado de purê de batata baroa.

    Rua Schiller, 200 - Cristo Rei 
    Contato: (41) 3503-7339 
     

    Boteco de Sampa

    Mignon do Sampa: Mignon ao molho da casa acompanhando de raízes refogadas na manteiga.  

    Rua Alferes Poli, 1850 – Rebouças. 
    Contato: (41) 3332-6441 

    Casa Velha

    Croquete de carne de panela: Croquete de carne de panela com chips de inhame acompanhado de molho de pimenta com raiz forte.

    Rua Mateus Leme, 5981 – Abranches 
    Contato: (41) 3354-4050 

     

    Dom Rodrigo

    Marchand do Dom: Pernil de porco na cerveja preta com creme de mandioca, rúcula e vina especial. Acompanha torradas e molho da casa.

    Avenida Toaldo Túlio, 2275 – Santa Felicidade 
    Contato: (41) 99138-6566. 

     

    Gordo e Magro 

    Raízes mineiras: Mil folhas de raízes na manteiga servido com barriga suína. Acompanha maionese de wasabi e goiabada de pimenta. 

    Rua Theodoro Makiolka, 2009 – Santa Cândida 
    Contato: (41) 3356-9353

     

    Jambu Bar Jardim

    Beiju Caiçara: Beiju de cará com carne de barreado acompanhado de tartar de banana com jambu. 

    Rua Petit Carneiro, 790 – Água Verde 

    Contato: (41) 3029-2396 

     

    O Portão

    Bem Brasil: Asinhas de frango empanadas, acompanhadas de mandioca enrolada em bacon, creme de banana e maionese verde. 

    Rua Augusto Demari, 4069 – Portão. 
    Contato: (41) 3329-5541 

     

    Paraguassu

    Brandade de bacalhau e batata doce: Brandade de bacalhau e batata doce com torradinha defumada, couve frita e alho confitado. 

    Rua Machado de Assis, 525 – Juvevê. 
    Contato: (41) 3029-1020 

     

    Petiscaria Germânia 

    Porquinho amanhecido e enterrado!Carne de porco na lata, frito na própria gordura e servida com inhame rústico. Acompanha molho do leste europeu a base de raiz forte.

    Rua Lodovico Geronazzo, 1793 – Boa Vista 
    Contato: (41) 3528-2675 

     

    PickNick Bar

     Anel de Hambúrger de Costela: Carne de costela moída com bacon, recheada de cheddar, envolto com um anel de cebola empanada e frita. Acompanha uma espuma de raízes.  

    Av. Manoel Ribas, 5966 - Santa Felicidade 
    Contato: (41) 3273-4279 

     

    Puinas Bar

    Root Gourmet: Petisco à base de chips de batata doce, patê de salmão, crispy de raíz de alho poró e gengibre. Finalizado com geléia de pimenta e molho tare. 

    Av. Ver. Toaldo Túlio, 1136 - Santa Felicidade 
    Contato: (41) 3022-1968 

     

    Schnaps

    Quarteto arregado, Piáaa: Crispy de batata doce com iscas de mignon ao molho de queijo; trouxinhas de bolinho de carne com queijo e ovo de codorna; trouxinhas de posta ao molho e pasteizinhos de banana com doce de leite e cream cheese. Tudo acompanhado de molhos especiais.
    Rua André Zaneti, 129 – Vista Alegre 
    Contato: (41) 3408-2027 

     

    Seu Prudente

    Codorna à milanesa: Codorna empanada acompanhada de molho pesto com gengibre. 
    Al. Prudente de Moraes, 1168 - Centro 
    Contato: (41) 3222-0921

     

    Zezito’s

    Croquete de batata doce – Croquete de batata doce com recheio de carne. 

    Rua Dom Pedro I, 345 - Água Verde 
    Contato: (41) 3014-0828 

    Todas as fotos: André Reinaldim

  • Concurso gastronômico

    Comida di Buteco 2021 começa nesta sexta-feira, 30.

    Petisco do bar Casa Velha
    Petisco do bar Casa Velha (Foto: André Reinaldim)

    O Comida diButeco tem uma edição mais do que especial em 2021Após quatro adiamentos em função da pandemia de Covid-19, o concurso acontece com foco no movimento “Salve o Buteco”. Ou seja, o grande objetivo nesta 6ª edição do evento em Curitiba será dar apoio para os bares que foram afetados com as restrições impostas devido ao coronavírus, mas claro, sem deixar a segurança de lado. Sendo assim, o foco da experiência desta vez será o delivery. Ainda que seja possível degustar o petisco participante no local (conforme orientações dos órgãos reguladores), desta vez a organização do concurso abriu a possibilidade de pedir o prato participante e fazer o buteco na sua própria casa.  

    E quem deseja entrar nesse movimento vai ter um delicioso desafio: são 21 bares, que de 30 de julho a 22 de agosto, estarão servindo o petisco criado especialmente para o concurso. Nesta edição, o tema é “raízes”. Ou seja, esse é um ingrediente obrigatório no prato, seja no preparo do petisco, no molho e até como elemento decorativo. Todos os tira-gostos têm preço fixo: R$ 27.  

    Como os bares são escolhidos para participar?  

    O processo de seleção para participar do Comida di Buteco começa com a indicação do público. Após visita técnica saem os escolhidos. Para fazer parte do concurso é importante que o bar se encaixe em um perfil: os estabelecimentos devem ser familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.    

    O principal objetivo do Comida diButeco é Transformar Vidas através da Cozinha de Raiz – Buteco como extensão da casa. Ou seja, ser uma plataforma de transformação social para esses botecos, que não pagam nada para participar do concurso. Sendo assim, o movimento deste ano torna-se mais do que oportuno, mas acima de tudo, necessário.  

    Clique aqui e veja todos os participantes!

    Como vai funcionar o Comida di Buteco este ano? 

     Nesta edição de 2021, durante os 24 dias de concurso os clientes poderão participar de três formas: pedindo o prato delivery, levando o petisco para casa (take Away) ou, caso sinta-se seguro, degustando no próprio local. A principal diferença é que apenas quem pedir o petisco e degustar no buteco poderá votar para eleger o melhor de Curitiba. Isso porque, na votação, além do sabor do prato, é avaliado de 0 a 10 também o atendimento, higiene e temperatura da bebida.   

    O peso da nota do petisco é o maior, com 70%, e as demais categorias tem o peso de 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e um grupo de jurados especialistas, críticos e butequeiros de plantão tem os outros 50%.      

    Após o término do concurso será eleito, assim como todo ano, o melhor buteco da cidade. O coroado ainda participará da segunda etapa: saber qual buteco é o melhor do Brasil. Nessa fase vale apenas a votação de uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, que vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um da sua cidade e dois de outras cidades) e por fim elege-se o Melhor Buteco do Brasil.    

    Sobre o Comida di Buteco  

    Criado há 20 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, hoje o concurso já está em todas as regiões do País. Atualmente são 21 circuitos em mais de 40 cidades.  O Comida diButeco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.  

    Empresas patrocinadoras em Curitiba      

    Apresentadores: Isabela |Piraquê 
    Patrocínio: Coca-Cola | Santander/GetNet 

    Promoção: RPCTV 

    Apoio: MC Cain | Heinz | Reserva 51 | Chandon | Abrasel | Convention | SEHA | IMT | Paraná Turismo | Germer | Gazeta do Povo | Dickies/Santanense | Coletiva Mídia | TagMe | 99 Food | Zero Cal  

    Saiba mais sobre o Movimento Salve os Butecos    

    E para quem deseja ajudar os butecos de outras maneiras foi ainda criado o movimento Salve os Butecos, cujo objetivo é gerar fluxo de caixa de forma que esses bares possam se reerguer. Todos podem participar através de doações: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. Elas podem ser em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os butecos) e espaços na mídia para divulgar a campanha.   

    A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso em todo o Brasil. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.  A conta para doações é:   

    Banco Santander 033   

    Agência: 1595   

    Conta número: 130023050   

    Comida diButeco Produções Gastronômicas LTDA   

    CNPJ: 06.204.569/0001-55   

    SERVIÇO: 

    Comida diButeco em Curitiba 

    De 30/07 a 22/08 

    Facebook: /comidadibuteco 

    Instagram: _comidadibuteco 

    Twitter: @_comidadibuteco 

    Baixe o app ComidadiButeco 

     

  • Vinhos e gastronomia

    Vinícola Thera lança novo Merlot

    Merlot Thera
    Merlot Thera (Foto: divulgação)

    O portfólio de tintos da Vinícola Thera acaba de crescer. O mais novo vinho produzido pela Fazenda Bom Retiro é uma verdadeira preciosidade. Trata-se de um corte de 90% Merlot com 10% de Cabernet Franc, assinado pelo enólogo Átila Zavarize, à frente da produção desde o nascimento da vinícola, em 2013.

         O primeiro lote desta nova joia é fruto da safra 2018. A colheita das variedades que compõem o vinho ocorreu na primeira quinzena de março. Foram 12 meses em barrica de carvalho francês de primeiro e segundo usos e mais 18 meses em garrafa antes de disponibilizá-lo ao mercado.

         Como característica visual, apresenta coloração rubi profunda. No olfato, destacam-se frutos vermelhos maduros, chocolate e pimenta preta. Em boca é denso, macio, com taninos finos e bem integrados. Tem final longo e persistente, perfeito para um elegante happy hour e também para escoltar diferentes pratos em um jantar íntimo ou em um evento formal.

         Graças a sua complexidade, ele harmoniza muito bem com carnes de caça, como cervo ou javali, pratos mais robustos à base de carne, como carré de cordeiro, e outros preparos apimentados e condimentados.

         Como grande diferencial, este vinho apresenta excelente potencial de guarda e já é o vinho mais longevo que elaboramos.     “Ele apresenta uma estrutura muito boa, grande tipicidade de Merlot e uma longevidade absurda de até 20 anos”, explica Zavarise.

         Todas as garrafas são numeradas e seguem o mesmo padrão de rótulo dos demais tintos da Vinícola Thera. Já é possível encontrá-lo na loja online da Vinícola Thera (www.vinicolathera.com.br).

         “Este já é um dos nossos vinhos mais interessantes e em breve chegará também aos melhores restaurantes e adegas de Norte a Sul do Brasil”, observa a gerente de Marketing e Comercial, Joana Barros.

         Com esta novidade, são 10 rótulos no portfólio da Thera: quatro tintos, três espumantes, dois brancos e um rosé.

      

  • Confeitaria em Curitiba

    O Famoso Brigadeiro lança décimo doce inédito

    Bomba de brigadeiro
    Bomba de brigadeiro (Foto: Marcelo Krelling)

    Desde o mês de maio, O Famoso Brigadeiro tem lançado um doce inédito por semana. Os produtos trouxeram receitas variadas, sempre com o mesmo destaque para o brigadeiro. Teve bombom de morango, cupcake, rocambole, brigadeiros em tamanho grande... sempre com duração de uma semana, as receitas do chef Leandro Blazkowski conquistaram o público.

    O último lançamento comemorativo dos 10 anos da marca traz um doce francês com recheio bem brasileiro: Bomba de brigadeiro.
    Também conhecida como éclair, é um doce francês cheio de sabor.  A massa choux é recheada com creme de brigadeiro de chocolate ao leite e coberta com chocolate e confeitos de chocolate belga Callebaut. Literalmente, uma explosão de sabor.

    A bomba de chocolate será vendida de 28/07 a 03/08, por R$ 15, nas três lojas da marca.


    Serviço:
    O Famoso Brigadeiro
    Endereços: Rua Augusto Stresser, 1345 – Hugo Lange    |    Alameda Presidente Taunay, 1467 – Champagnat    |   R. Visc. do Rio Branco, 1380 - Centro
    Telefone: (41) 3362-6653  |   (41) 3323-2883
    Instagram: @ofamosobrigadeiro

  • Vinhos e gastronomia

    Rootstock e Nooma Hotel promovem degustação de vinhos raros

    No próximo dia 11 de agosto as empresas curitibanas Rootstock Vinhos e Nooma Hotel promovem uma degustação guiada com jantar harmonizado, serão 5 vinhos exclusivos apresentados pelos especialistas Paul Tudgay e Juliana Tudgay,  o menu ficará sob o comando do Chef Luan Honorato. 

    Entre os vinhos estará um dos mais famosos no mundo: Château Lafite Rothschild da safra 1999, importado pela Movin, “escolhemos vinhos especiais e raros, envelhecidos até sua perfeição para proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes", destaca Paul Tudgay, diretor comercial da Rootstock Vinhos. 

    O Château Lafite Rothschild 1999, Pauillac, Bordeaux, apresenta  um paladar incrivelmente complexo, revelando notas de compota de frutas levemente picantes, obteve 95 pontos por Robert Parker ( Wine Advocate). A garrafa ostenta ""1999"" gravado juntamente com um eclipse para marcar esse importante e histórico evento de agosto de 1999, é a quintessência de Lafite Rothschild. Este prodigioso vinho é igualmente elegante, intensamente saboroso e quase diáfano em suas camadas que se desdobram sem peso. Sua cor rubi/púrpura opaca é acompanhada por um complexo buquê de grafite, cedro, creme de cassis, torrada e baunilha. Possui corpo médio, com camadas extravagantes de riqueza, mas pouco peso e um acabamento harmônico. Este extraordinário Lafite parece ser um clone moderno do majestoso 1953. 

    O jantar também contará com os seguintes rótulos:

    -       Champagne Barons de Rothschild Brut

    -       Domaines Baron de Rothschild (Lafite) Légende AOP Bordeaux Blanc 2018

    -       Blason de l’Évangile 2014, Château L'Évangile, Pomerol

    -       Château Lafite Rothschild Premier Grand Cru Classé 1999

    -       Château Rieussec, Sauternes Premier Grand Cru Classé 2007 

    Os pratos elaborados pelo Chef Luan Honorato:

    -       Chips de arroz negro, peixe cru, picles de maçã verde;

    -       Pupunha na brasa, Sálvia e botarga;

    -       Tartelete de vegetais e mel de saiqui;

    -       Tempurá de ostras com maionese de nori;

    -       Vieiras grelhadas, espuma de mexilhão e vinagrete de morango;

    -       Brioche com creme de cogumelos, foie gras e trufas;

    -       Costela de porco moura, caldo de porco e couve kale no limão.

    -       Entremet de avelã e damasco. 

    O serviço de vinhos será realizado pelo sommelier Welington Gonçalves.

    Serviço 

    Local: Nomaa Hotel, R. Gutemberg, 168 - Batel, Curitiba. 

    Data e horários: 11 de agosto - 20h. 

    Apenas 10 vagas.

    Preço: R$ 1999,00 

    Compras podem ser efetuadas pelo site da Rootstock:

    https://rootstockvinhos.com.br/

    (fonte: Assessoria)

  • Vinhos e gastronomia

    Vinhos gregos são estrelas de eventos em Curitiba

    Os vinhos da Grécia foram estrelas de dois eventos em Curitiba. Um no restaurante La Varenne e outro no Nômade. Estive no primeiro deles e conheci rótulos produzidos na região do Peloponeso e mais especificamente, de Nemea. O evento foi organizado pela KOS Vinhos Especiais, GRK Products e Zacharias Winery, com patrocínio da Comunidade Européia. A apresentação dos rótulos foi do sommelier Guilherme Balbino.

    Os rótulos degustados no La Varenne foram: Zacharias Assyrtiko (branco) e os tintos Omikron Agiorgitiko e Zacharias Nemea (tintos). Todos possuem Denominação de Origem Protegida e Indicação Geográfica Protegida.

    Sobre a vinícola

    A Zacharias Winery é uma das maiores vinícolas privadas gregas,  localizada em Nemea, Peloponeso.  A vinícola cultiva em 40 hectares treze variedades de uvas finas, entre elas as autóctones Agiorgitiko e Assyrtiko.

    Sobre os vinhos

    Zacharias Assyrtiko Branco 2019 

     Esse vinho tem cor palha brilhante, delicados aromas cítricos, com acidez picante e caráter minetal. Harmoniza com frutos do mar, ostras, peixs gordurosos e queijos amadurecidos. No jantar harmonizamos com Tentáculo de polvo grelhado e ficou ótimo.

    Omikron Agiorgitiko Tinto: 2019. 

    Vinho de corpo médio com coloração rubi, um aspecto que lembra o Pinot Noir. Aromas de cereja e frutas vermelha, acidez equilibrada e taninos macios. Feito com 100% da uva Agiorgitiko.  Harmoniza com carnes vermelhas suculentas, carne de porco e cordeiro. No jantar harmonizamos com Pappardelle fresco com ragout de cordeiro. Ficou perfeito!



    Nemea Zacharias
    Tinto produzido também com Agiorgitiko
    , porém com passagem por barricas de carvalho. . De cor vermelho cereja profundo,  aromas de frutas vermelhas e um toque de especiarias. Taninos maduros e elegantes. Harmoniza com carne vermelha, embutidos e massas com molho à base de tomate. Harmonizou bem com Carret de cordeiro com risoto milanês.

    Uma excelente oportunidade de conhecer esses ótimos vinhos gregos.

    Em Curitiba, eles podem ser encontrados na Casa Scopel, Armazém 71 e Adega Curitiba Cellar.

    #vinhos #wine #winelovers