• Churrasco

    Alegra marca presença na 2ª Queima do Alho de Curitiba

    Alegra marca presença na 2ª Queima do Alho de Curitiba
    Evento ofereceu gastronomia tropeira (Foto: Ale Carnieri)

    Em homenagem à cultura e à gastronomia dos boiadeiros, foi realizada no último sábado a segunda edição curitibana da “Queima do Alho”. Promovido pelo bar CanaBenta, o evento faz menção ao costume boiadeiro, quando o alho era jogado dentro da panela quente na hora de cozinhar, para que o aroma fosse espalhado e os peões se orientassem. A cerimônia é tradicional no interior de São Paulo, onde é realizada há mais de 200 anos. 

    Costela fogo de chão, carneiro assado, leitão a pururuca e farofa de carne seca foram algumas das opções tipicamente tropeiras oferecidas durante o evento. Para o gerente de marketing da Alegra, Amauri Castro, a escolha da marca em patrocinar o evento é uma forma de valorização da gastronomia brasileira. “Os boiadeiros foram responsáveis por marcas que carregamos até hoje, e a gastronomia é uma maneira saborosa de homenageá-los”, afirma. 

    Sobre a Alegra

    A fabricante de alimentos Alegra é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Uma empresa que combina condições de trabalho ideais aliando tecnologia, equipamentos de última geração, preocupação com o bem-estar dos animais e sustentabilidade em seu parque industrial, sempre primando pela excelência em seu produto final, que utiliza as melhores carnes suínas.

    (fonte: Assessoria)

  • Gastronomia em Curitiba

    Jantar harmonizado do L'Épicerie trará vinhos da França, Portugal e Argentina

    Jantar harmonizado do L'Épicerie trará vinhos da França, Portugal e Argentina
    Vol au vent de cogumelos: essa entrada é deliciosa! (Foto: Divulgação)

    Notícia para quem curte bons vinhos e gastronomia de qualidade. O bistrô L’Épicerie promove sua próxima La Nuit du Vin em parceria com a importadora Porto a Porto. Com uma seleção eclética de vinhos que passa pela Argentina, França e Portugal, o já tradicional jantar harmonizado vai contar com clássicos da culinária francesa e pratos inéditos no menu. O jantar será na terça-feira, dia 24 de setembro, às 20h, ao custo de R$ 152,00 por pessoa, mais serviço. 

    A entrada será um Tartare de salmão com torradas e folhas, acompanhado do rosé francês Jas des Vignes Rosé de Provence. Este rosé fresco, com bom corpo e final prolongado, elaborado com as uvas Grenache (60%), Syrah (20%), Cinsaut (10%) e Muscat Petits Grains (10%), foi incorporado recentemente ao portfólio da importadora. 

    O primeiro prato será clássico da culinária francesa, um Vol au vent de mix de cogumelos gratinado com queijo Emmental. O argentino Alfredo Roca Fincas Pinot Noir, de San Rafael, vai acompanhar. 

    Para acompanhar o segundo prato, uma novidade no menu, o Tournedos de filé mignon ao molho de vinho tinto e cebola, acompanhado de batatas gratinadas, será servido com o francês Château Reynon – Denis Dubourdieu, da região de Cadillac Côtes de Bordeaux. 

    Como sobremesa, a novidade, Tortinha de ganache de chocolate meio amargo, numa harmonização clássica com o português fortificado, Madeira Justino’s 3 anos.

    O menu harmonizado tem o custo de R$ 152,00 por pessoa + serviço. Sugere-se a reserva prévia, pelo número limitado de lugares ofertados.  Reservas podem ser realizadas pelo telefone 41 3044 4474 e 41 9 9698 6390, após as 16h. Valet no local a um custo de R$20. 

    O restaurante L’Épicerie fica na Rua Fernando Simas, 340, no Bigorrilho.

    SERVIÇO:

    L’Épicerie

    Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho

    Fone: 41 3044 4474 / 41 9 9698-6390 (reservas após às 16h)

    www.lepicerie.com.br

    Valor: R$ 152,00 por pessoa + serviço

    Facebook: facebook.com/lepiceriecuritiba/

    Instagram: @lepiceriecuritiba

    Valet no local: R$ 20,00

    (fonte: Assessoria)

  • Sustentabilidade

    Restaurante Igor muda cardápio para evitar desperdício

    Restaurante Igor  muda cardápio para evitar desperdício
    Pratos do chef Igor Marquesini (Foto: Divulgação)

    Diariamente, restaurantes do mundo todo jogam fora toneladas de alimentos. Segundo uma pesquisa do World Resourses Institute (WRI) Brasil, a porcentagem de desperdício global em restaurantes que oferecem serviço completo, é 11,3% de toda a comida preparada. No Brasil, algo em torno de 6 mil toneladas por ano. Um número muito preocupante. Com opções à lá carte e menu degustação, o cardápio do Restaurante Igor somava uma quantidade de aproximadamente 40 pratos. O que começou a desagradar o chef, ao perceber que nem sempre os materiais eram usados em sua totalidade.

    Por isso, Igor Marquesini resolveu mudar e assumir ainda mais a ideia do conceito slow food de seu restaurante, tornando sua cozinha ainda mais orgânica, fresca e validando a qualidade de seus produtos.  O primeiro passo foi retirar as opções à la carte e manter apenas os pratos mais clássicos, os que sempre estavam na escolha de seus já fiéis clientes. O segundo mudá-lo regularmente, priorizando produtos da estação. Assim foi criado o Menu Curto (5 passos), uma ótima opção para quem não quer se arriscar no Menu Degustação surpresa (10 passos), mas ainda deseja conhecer as maravilhas criadas pelo chef.

    Igor espera que mais estabelecimentos adotem a prática “É preciso que todos os restaurantes criem essa visão de economia, visando diminuir o desperdício de alimentos. Além disso, é uma ótima forma de economizar nos insumos. ” afirma.

    Não é apenas sobre a quantidade

    Além da “enxugada” no número de pratos, o novo cardápio também mudou sua forma escrita, agora muito mais narrada, para que o cliente sinta ainda mais o estilo intimista do ambiente. Outra novidade é a adição do recado para que clientes com restrições alimentares se sintam à vontade para pedir alterações. Seja ele vegetariano, diabético ou intolerante à algum alimento. Igor acrescenta que é um prazer realizar adaptações para que todos possam aproveitar de maneira completa seu estabelecimento.

    Sobre o Restaurante Igor

    Um espaço extremamente intimista, aproximadamente 36 lugares e o cardápio, autoral, moderno, criativo e sazonal. Simpatizante do movimento slow food, o restaurante apoia, incentiva e utiliza-se de produtores locais. A equipe trabalha com a Horta Santa Rita que fica no Tatuquara, com o Sítio Tubuna que fica em Morretes, no meio da Mata Atlântica, onde adquirem palmito, banana, açaí de juçara, maná cubiu, araçá, goiaba, cajá, manga, limão rosa, entre outros produtos e possuem também alguns fornecedores de Porco Moura, uma espécie de suíno surgida na região sul do Brasil, principalmente no Paraná.

    SERVIÇO

    Restaurante Igor

    Endereço: R. Gutemberg, 151 - Batel, Curitiba - PR, 80420-030

    Horário: De quarta a domingo, dás 20h às 23h30

    Reservas: (41) 3014-0906

    (fonte: Assessoria)

  • Cerveja artesanal

    Maniacs promove degustação da linha Saison

    Maniacs promove degustação da linha Saison
    Cervejas da linha Saison, a mais inventiva da marca (Foto: Divulgação)

    A Maniacs Brewing Co. – uma das maiores e mais respeitadas cervejarias artesanais do Paraná – realiza nesta terça (17) uma degustação dirigida especial: a linha Saison, a mais inventiva e diferente da marca, estará disponível para degustação em quatro dos seus cinco rótulos. O evento, aberto ao público mas limitado a 30 pessoas, terá um roteiro guiado pelo cervejeiro Gabriel Mussiat.

    “As quatro cervejas que usaremos no evento são a Saison Rosé, com adição de hibisco; Saison Botanique, com manjericão e lima Kaffir; Saison Fruitée, com adição de pêssego; e Saison Vieille, uma Saison clássica, só que com uma maior graduação alcoólica: 9%”, detalha Mussiat. “O bacana desta iniciativa é que, raramente, as pessoas têm a oportunidade de provar as nossas cinco Saisons. Aliás, a quinta – a Classique – estará na taplist do bar para quem também quiser provar”.

    Pelo valor fixo de R$ 25, os convidados têm direito a uma régua de chopes. “São quatro copos de 200 ml”, informa. “Nisso, eu orientarei – por ordem de graduação dos rótulos – as características sensoriais de cada uma das quatro cervejas. Eles também ganharão uma ficha com a descrição de cada cerveja e um espaço para escreverem suas próprias impressões”.

    Serviço
    Degustação dirigida dos rótulos Saisons no Bar da Maniacs

    Terça-feira, 17 de setembro, às 19h

    Endereço: Av. Munhoz da Rocha, 1049 – Cabral

    Preço: R$ 25 – limitado a 30 pessoas

    (fonte: Assessoria)

  • Bar e futebol

    8 lugares onde assistir a final da Copa do Brasil

    8 lugares onde assistir a final da Copa do Brasil
    O Fresh Live Market também vai transmitir o jogo (Foto: Divulgação)

    O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), vai receber nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, a partir das 21h30, o segundo jogo da final da Copa do Brasil 2019: Internacional X Athletico. O país vai parar para acompanhar a decisão entre paranaenses e gaúchos, e diversos empreendimentos gastronômicos de Curitiba terão uma programação especial para o jogaço, que vai mobilizar a torcida rubro-negra. 

    Quem não poderá viajar à capital gaúcha para assistir ao grande jogo, poderá aproveitar promoções e ações especiais para todos os gostos e bolsos. Confira a lista com 8 empreendimentos que irão transmitir a final da Copa do Brasil 2019. 

    FRESH Live Market: o complexo gastronômico localizado na Alameda Doutor Carlos de Carvalho (nº 1502), no bairro Batel, vai transmitir o jogo em um telão instalado no palco central do empreendimento. Com diversas opções gastronômicas, o local possui, ainda, um espaço kids para as crianças se divertirem enquanto os pais acompanham a final. 

    Hauer Shopping: point jovem de Curitiba, o Hauer, que fica na esquina da Coronel Dulcídio com a Avenida do Batel, reúne diversas operações que servem muito chope artesanal e comidas com as mais variadas inspirações gastronômicas. Durante a noite, várias TVs serão disponibilizadas no local para quem quiser assistir o duelo entre paranaenses e gaúchos. 

    Vila Urbana: o complexo gastronômico localizado no Centro de Curitiba (Rua Marechal Deodoro, nº 686) será um dos endereços que vai transmitir o jogão. No local, o público poderá acompanhar gratuitamente a partida em um telão exclusivo, além de curtir várias promoções gastronômicas durante a noite. 

    Sirène Fish & Chips: a maior rede de fish n’ chips da América Latina tem uma programação toda especial para os jogos de futebol. Na final entre Athletico e Internacional, a festa ficará ainda mais animada. A transmissão acontece nas unidades do Sirène na Rua Vicente Machado (nº 632) e na Trajano Reis (nº 150). 

    Bávaro – Rua 24 Horas: a transmissão da partida entre o Furacão paranaense e o Colorado gaúcho vai acontecer em seis pontos da Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar - sem número). Além de um cardápio delicioso com diversos preparos clássicos de happy hour, durante a partida o empreendimento vai oferecer uma promoção de chopp pilsen.

    Bar Quermesse: mega tradicional na capital paranaense, o Bar Quermesse (Rua Carlos Pioli, nº 479) terá uma programação especial para transmissão de Athletico x Internacional. Com um cardápio autoral com cervejas, bebidas especiais, comidinhas de boteco e as melhores releituras de receitas caseiras, servidas em quantidade para ser compartilhado por duas ou mais pessoas, o bar é uma das opções mais completas para curtir a final do campeonato.

    Clube Inbox: para quem quiser assistir o jogão em um espaço bem diferente, o Clube Inbox (Rua Delfina Braga Visioni, nº 3661), instalado na antiga fábrica do tradicional Café Damasco, preparou um telão especial. A noite contará, também, com uma programação completa embalada por música eletrônica. 

    Espaço Havilá: localizado na Região Sul de Curitiba, o complexo gastronômico Espaço Havilá, que fica entre os bairros Novo Mundo e Xaxim, com entradas pela BR-116 (nº 15739) e pela Rua Francisco Derosso (nº 161), será uma ótima opção para quem quiser acompanhar a partida cercado de receitas e bebidas para todos os gostos e bolsos. 

    (fonte: Assessoria)

     

  • Cerveja artesanal

    Morada lança a Hop Arabica em latas e barris one way

    Morada lança a Hop Arabica em latas e barris one way
    A premiada Hop Arabica leva café na composição (Foto: Munir Buclair Filho/divulgação)

    A Hop Arabica já tem seu lugar cativo no mundo cervejeiro brasileiro, mas a partir deste mês o premiado rótulo da Morada Cia. Etílica ganha ainda mais poder para atender os fãs de café e cerveja pelo país. Em parceria com a Maniacs Brewing Co., a Hop Arabica ganhou versões em latão 473ml e em barris de chope one way de 30L.
     
    "Uma das grandes novidades nessa parceria é a ampliação na distribuição de Hop Arabica no Brasil. Agora os barris de chope não ficarão restritos apenas a Curitiba e ainda terão a companhia do latão, que já em setembro estará nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas", explicou o diretor da Maniacs, Iron Mendes. Desde 2014, ano da sua criação, a Hop Arabica só foi disponibilizada em chope fora de Curitiba em raras ocasiões envolvendo eventos especiais de cerveja e café. Agora o abastecimento dela em tap houses e em bares de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina será garantido. 
     
    A opção pela produção da Hop Arabica em latas se deve a diversos fatores. O mais importante é o compromisso da Morada em entregar a cerveja mais fresca possível aos fãs. A lata protege contra a luz e preserva as características da cerveja. Outro fator de destaque é o melhor custo benefício em comparação com a embalagem de 355ml em long neck.
     
    "Estamos muito orgulhosos em trazer para o público uma cerveja consagrada em um formato que alia qualidade e economia", comemorou André Junqueira, co-fundador da Morada. “Não é fácil ficar pagando R$40 em um latão de um rótulo artesanal de alto nível, nos esforçamos para tentar chegar com a Hop Arabica a um preço muito mais acessível”, complementa.
     
    Outros fatores levados em consideração para a produção da Hop Arabica em lata são a facilidade de transporte e logística que a lata proporciona, o fato de ser um produto mais ecologicamente correto, devido ao alto índice de reciclagem do material, e claro, o fato de gelar muito mais rápido do que o vidro. 

    (fonte: Assessoria)

  • Gastronomia em Curitiba

    Oka Culinária Oriental tem nova gestão e pratos exclusivos

    Oka Culinária Oriental tem nova gestão e pratos exclusivos
    Buffet do Oka (Foto: Daniel Fiedler)

    Oferecer um passeio pela culinária oriental através de pratos frios e quentes, com opções variadas para agradar a todos os paladares. O Oka Culinária Oriental renovou todo seu sistema de atendimento desde que a nova gestão assumiu a casa.

    Com atendimento de segunda a sábado nos períodos de almoço e jantar, o Oka vem ganhando a preferência de quem vai ao local em busca de boa comida e atendimento dinâmico. No almoço, o restaurante atende em sistema de buffet sendo que às sextas e sábados o cardápio ganha pratos especiais como niguiri de lula, salmão e camarão. Quem chega para o jantar no sistema de rodízio é recebido com uma entrada exclusiva. Trata-se do Dinamite, um preparo feito com patê de peixe, cream cheese e maionese que chega à mesa no prato em chamas. À noite, além do rodízio a casa também atende com menu à la carte.

    A nova gestão chega com a proposta de oferecer dos sabores tradicionais aos mais diferenciados e inovadores. Com base em uma experiência gastronômica de São Paulo, o Oka Culinária Oriental trouxe novidades como a Taça de Camarão, o Oka Burger (feito com pão a base de Gohan), os niguiris com pipetas saborizadoras e os pratos de gelo, além de um cardápio especial de sushis doces.

    Outro diferencial do Oka é a carta de bebidas que conta com cervejas, caipiras, vinhos, drinks e destilados. O chef também oferece preparos exclusivos, com base no paladar dos clientes. Tudo é pensado para oferecer uma experiência gastronômica completa.

    O Oka Culinária Oriental está localizado na Rua Nilo Peçanha, 3625 (Entrada pela Rua José Brenny, 33). O restaurante funciona para o almoço de segunda à sexta das 11h30 às 14h e aos sábados das 11h às 15h. Para o jantar, os horários de funcionamento são de segunda à quinta, das 18h30 às 23h, sextas e sábados das 18h30 às 23h45. Acompanhe nas redes sociais: @oka.sushi (Instagram).

    (fonte: Assessoria)

  • The Wineyard Experience

    ParkShoppingBarigui promove evento interativo sobre vinhos

    ParkShoppingBarigui promove evento interativo sobre vinhos
    São bem intrigantes os equipamentos do Wineyard Experience (Foto: Divulgação)

    O ParkShoppingBarigüi está promovendo diversas experiências incríveis sobre o universo do vinho em um evento inteiramente dedicado à bebida. O The Wineyard Experience vai desmistificar, revelar todo o interessante conceito dos vinhos e transformar a Praça de Eventos do PkB em uma imersão interativa com entrada e programação gratuitas. A mostra e todas as atividades ficam no shopping até 28 de setembro.

    Serão mais de 200 rótulos do Velho e Novo Mundo em um evento que vai muito além de degustações; promete aguçar o paladar e os outros sentidos dos visitantes. Rompendo com o conceito de que para compreender e degustar vinhos é preciso muita erudição e buscando simplificar as peculiaridades da bebida, o evento quer democratizar o tema. Para isso, todas as oficinas serão ministradas por respeitados enólogos e sommeliers.

    Entre as atividades, painéis, mesas interativas, estações e workshops que vão informar sobre todas as curiosidades relacionadas à bebida, da produção, característica das uvas, técnicas de harmonização, análises sensoriais e noções básicas de como escolher o vinho ideal, até dicas para servir a bebida adequadamente, além de, claro, muitas provas gratuitas. As pré-inscrições para todos os workshops devem ser realizadas pela internet e os interessados precisam efetivar sua inscrição no evento com até 15 minutos de antecedência do horário da atividade. Consulte a programação, as vagas disponíveis e agenda no site: http://www.thewineyardexperience.com.br/cidades/curitiba/.

    A exposição ainda promove experiências com realidade virtual para os participantes conhecerem de perto todo o processo de produção de um vinho, da colheita ao envase. “Procuramos desmistificar o vinho ao mesmo tempo em que aguçamos os nossos sentidos por meio de uma exposição sensorial, lúdica e interativa”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador da mostra e diretor executivo da Rompecabezas. O The Wineyard Experience conta ainda com a parceria da Wine, Oxford, Vinícola Salton, Elettromec, Smartwater e Casa das Plantas.

    O projeto, que já passou por capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, desembarca em Curitiba pela primeira vez com uma programação intensa e muito especial. 

    SERVIÇO:

    The Wineyard Experience – 14 a 28 de setembro

    ParkShoppingBarigüi - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê

    Horário: seg. a sáb., das 13h às 21h; e dom. e feriados, das 14h às 20h

    Para mais informações, acesse www.thewineyardexperience.com.br http://www.thewineyardexperience.com.br/cidades/curitiba/

    Entrada gratuita

    (fonte: Assessoria)

  • Festival gastronômico

    Quermesse inova em festival com canudinho de carne de onça

    Quermesse inova em festival com canudinho de carne de onça
    Canudinho do Quermesse (Foto: Gean Cavalheiro/Tempero Comunicação em Gastronomia)

    Até o próximo dia 28 de setembro, acontece a 4ª edição do Festival de Carne de Onça de Curitiba, um dos principais evento da gastronomia curitibana. Um dos destaques do festival que ganhou o coração dos curitibanos é a participação do tradicional Bar Quermesse, referência da culinária da capital paranaense há mais de uma década. 

    Para surpreender o público, o empreendimento desenvolveu uma receita bem especial e diferente: o Canudinho de Carne de Onça. O preparo une o tradicional canudinho de maionese, servido em festas de aniversário, com a deliciosa carne de onça, patrimônio cultural de Curitiba. Assim como todas as receitas do festival, o preparo custa R$ 14. 

    Servida em mais de 100 bares da capital paranaense, a carne de onça tradicional é preparada com carne bovina magra (sem nervo ou gordura), sem tempero, servida com broa preta, pimenta do reino, sal, azeite de oliva extravirgem, cebola branca, cebolinha e pimenta do reino. Na releitura do Quermesse, ela ganha ainda mais sabor com o delicioso e crocante canudinho. 

    O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro. O Festival de Carne de Onça de Curitiba acontece até o dia 28 de setembro. A casa funciona de terça a quinta, das 17h à 01h, nas sextas, das 17h às 02h, aos sábados, das 12h às 02h, e aos domingos, das 12h à 00h. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

    RECEITA

    Canudinho de Carne de Onça

    Receita de José Araújo Neto – Bar Quermesse

    Ingredientes (para 15 canudinhos)

    - 500g de patinho moído

    - Sal

    - Pimenta do reino

    - Azeite de oliva

    - Um maço de cebolinha picada

    - 1/2 cebola branca picada

    - 15 canudinhos “de maionese”

     

    Modo de preparo: misture com as mãos a carne com o sal (duas colheres de chá), a pimenta (uma colher de chá), a cebola branca picada e o azeite de oliva (uma colher de chá). Misture bem até ficar homogêneo e incorporar os ingredientes. Pegue os canudinhos e recheie com a carne temperada (ficando como um sorvete de casquinha). Para completar, salpique a cebolinha picada e regue com um fio de azeite.

     

  • Bares em Curitiba

    Karaokê e robatas esquentam noite do Z. Sushi Bar na Mercadoteca

    Karaokê e robatas esquentam noite do Z. Sushi Bar na Mercadoteca
    Robatas do Z.Sushi (Foto: Divulgação)

    Três paixões japonesas – o Karaokê, as robatas e a cerveja – – são reunidas num só evento pelo Z. Japanese Bar nas terças-feiras, a partir das 19h30. O restaurante de cozinha nipônica da Mercadoteca traz esta mistura para esquentar o começo da semana. Diferentes tipos de robatas (os espetinhos assados japoneses) serão preparados na brasa pelo sushiman Douglas Piccoli, ao preço de R$ 15 cada. Ao pedir cada um, o cliente ganha o direito de cantar uma música no Karaokê. 

    Para harmonizar, haverá promoção de double drink cerveja Sakeja, da Way Beer, que leva toques de saquê. A garrafa (500 ml) sai a R$ 24 e o chope (290 ml) a R$ 18 – em ambos os formatos, o cliente paga um e leva dois. O chope estará disponível no Glasso Beer & Drinks. 

    As robatas vão ser preparadas com diferentes ingredientes, como camarão, salmão, carne bovina, cogumelos e legumes. 

    A história da robata remonta há séculos, quando pescadores japoneses grelhavam o peixe ainda em alto mar, espetados em palitos de madeira. O preparo é feito em uma grelha especial ou chapa e geralmente leva uma cobertura de molhos orientais tradicionais, como teriyaki e sumissô. 

    O karaokê complementa as atrações da terça-feira. Inventado em terras nipônicas, na década de 1970, é muito popular naquele país, especialmente em bares e restaurantes. Foi só nos anos 90, com o aperfeiçoamento das máquinas, que essa atração conquistou público em outros países, chegando até o Brasil. 

    Aberto em maio deste ano, o Z. Japanese Bar tem seu cardápio voltado para a gastronomia japonesa, destacando clássicos como sushis, sashimis, combinados, temakis e pratos quentes. Peixes como salmão e atum se aliam a ingredientes como vieiras e massago (ovas de capelim) em sabores originais e criativos. Além do espaço da Mercadoteca, o cliente pode se sentar em frente ao balcão, em uma decoração ao estilo dos tradicionais bares e restaurantes do Japão. 

    Karaokê e Robatas no Z. Japanese Bar 

    Data: terça-feira, 10 de setembro

    Horário: a partir das 19h30

    Robatas: a R$ 15 cada

    Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mercadoteca - Mossunguê, Curitiba – PR

    Siga: www.instagram.com/zjapanesebar

    (fonte: Assessoria)

  • Hambúrguer

    Cooldown lança novos sanduíches inspirados em games

    Cooldown lança novos sanduíches inspirados em games
    Hambúrgueres do Cooldown (Foto: Divulgação)

    Sempre inovando o cardápio, a Cooldown E-Sports n’ Burgers lança três novos sanduíches inspirados nos games. E o melhor, no Happy Hour de segunda a quinta-feira, das 17h às 20h, eles terão o valor reduzido de R$ 15,90 por apenas R$ 10,90. 

    Confira as novidades: Goblin Burger: Hambúrguer de Angus de 90g, Queijo Cheddar, Alface e Maionese verde de salsinha; Cheeseburger do Mc Cree: Hambúrguer de Angus de 90g, Queijo Cheddar, Cebola, Picles, Ketchup e Mostarda; e Capa 1 Burger: Hambúrguer de Angus de 90g, Queijo Cheddar, Picles e Maionese de bacon. Uma boa pedida para reunir os amigos e ainda jogar nos computadores da Arena Ebanx por R$12,00 a hora. 

    Sobre a casa - A Cooldown E-Sports n’ Burgers abriu ao público no dia 29 de junho de 2017. “O mercado de E-Sports ainda é muito embrionário e carente. Foi pensando em criar um ponto de encontro para praticantes de E-Sports que a Cooldown surgiu. Com o conceito de entregar uma experiência completa, o projeto se desenvolveu unindo tudo que os entusiastas querem com um ambiente temático inspirado nos principais jogos da atualidade e nas melhores cadeias de restaurantes temáticos do mundo”, afirma Thiago Penteado, CEO da Cooldown. 

    LoL, CS:GO, Hearthstone, Dota2, Overwatch e PUBG são alguns dos jogos usados como inspiração para o negócio. E eles passam pela decoração e até pelo cardápio, trazendo elementos importantes para a composição dos pratos e drinks. 

    A casa tem capacidade para 130 pessoas, e além de ser uma ótima opção para alimentação, na Cooldown vocês pode jogar em altíssimo nível nos computadores da Arena Ebanx, ou participar de um dos torneios organizados semanalmente das mais diversas modalidades eletrônicas.           

    Cooldown E-Sports n’ Burgers

    Av. Silva Jardim, 1145 A, Rebouças, Curitiba (PR)

    Telefone: (41) 3209-2079

    www.cooldown.com.br

    www.facebook.com/cooldownesports

    www.twitch.tv/cooldownesports

    www.instagram.com/cooldownesports

    https://twitter.com/cooldownesports 

    Horário de Funcionamento:

    Terça a Quinta, das 17h às 23h

    Sexta, das 17h à 24h

    Sábado: 13h às 24h

    Domingo: 13h às 23h

    (fonte: Assessoria)

     

  • Cerveja artesanal

    Viva Cerveja Local é a nova coleção do Mestre Cervejeiro.com

    Viva Cerveja Local é a nova coleção do Mestre Cervejeiro.com
    Produtos do Mestre Cervejeiro.com (Foto: Divulgação)

    A rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com sempre levantou e defendeu a bandeira da cultura da cerveja artesanal, a marca nasceu assim em 2004. Agora, a rede - que é a maior do país em lojas de cervejas artesanais, lança uma linha de produtos e acessórios exclusiva chamada “Viva Cerveja Local”, que valoriza os produtos regionais. A coleção é composta por diversos artigos como camisetas (masculina e feminina), boné, ecobag com divisão para seis garrafas, copo e growlers de um litro.

    O conceito da nova linha de produtos é incentivar as pessoas a valorizarem a cerveja da sua região, já que atualmente o Brasil conta com mais de 600 cervejarias, consumindo com mais responsabilidade, consciência e valorizando os produtos locais, gerando mais oportunidades na economia local. “O Brasil é hoje um mercado referência nas cervejas artesanais. A cada semana temos novas microcervejarias sendo abertas por todo o país e elas geram mais empregos proporcionalmente do que as grandes marcas, e isso é muito legal. Porém, essas cervejarias precisam do apoio dos consumidores locais para serem prósperas. Com isso, o consumidor tem a oportunidade de beber cervejas frescas, muitas vezes que utilizam também insumos regionais, e ainda ajudam a promover a economia da região”, explica Daniel Wolff, fundador e CEO da rede Mestre-Cervejeiro.com.

    Os produtos já estão à venda nas lojas da Mestre-Cervejeiro.com de todo o Brasil, a partir de R$ 25, junto com ações de incentivo de consumo de cervejas de produtores locais. Atualmente, a rede comercializa mais de 3.500 rótulos de cervejas artesanais e cinco cervejas próprias, em mais de 60 unidades, em diversas regiões do país. Mais informações, acesse www.mestre-cervejeiro.com.

    (fonte: Assessoria)

  • Gastronomia em Curitiba

    SINA aposta na variedade de ingredientes nos hambúrgueres

    SINA aposta na variedade de ingredientes nos hambúrgueres
    Hambúrgueres do SINA (Foto: Divulgação)

    Independente da área, é sempre atrativo ter opções. Existem aqueles que preferem os clássicos, as inovações e até mesmo os que e apaixonam pelas edições limitadas. “Na área de gastronomia, e principalmente nos hambúrgueres, você tem algumas diretrizes, mas é possível tentar as mais diferente combinações”, conta Gustavo Romero, proprietário do SINA Fast  Casual Burgers. As diretrizes básicas são: pão, hambúrguer e queijo, ele explica. Tendo a base em mente, é possível ousar nos ingredientes, que podem ser tendência ou mesmo criação do Chef.

    No SINA, o cardápio é composto por 10 burgers e o burger do mês, um lanche original da hamburgueria que se renova a cada mês. Entre as opções clássicas, estão o “crispy”, que leva requeijão, cebola crisy e rúcula; o “mstrd&mel”, composto de cebola roxa, mostarda, mel e hortelã, e mais duas alternativas.

    Existe também o “P.C.Q” e o “SININHA”, que são feitos apenas das diretrizes básicas – pão, carne e queijo -, mas o segundo é menor, uma opção kids.

    Já entre as criações mais distintas, há o “cogumelo”, com rúcula, shitake e cogumelos paris; o “gorgonzola”, que vem com molho do queijo citado e nozes, e mais dois burgers.

    “O ‘mexicano’ foi uma das criações mais diferentes do padrão, e acabou fazendo mais sucesso do que eu esperava. Me passou uma grande segurança saber que as novas criações têm espaço na gastronomia”, conta.

    Este burger, o “mexicano”, leva sour cream, jalapeño e tortilhas crocantes, além dos ingredientes básicos que formam o hambúrguer.

    Romero conta como se sente livre para fazer suas criações no SINA, por isso, além do cardápio, há também o burger que sempre muda, o especial burger do mês.

    “A exclusividade é um fator que vale a pena, pois quando o burger do mês chega, os que gostam voltam durante todo o período em que ele vai ficar no cardápio, já que depois não estará mais disponível”.

    Serviço:

    SINA Hamburgueria Fast Casual Burgers

    @sinafcb

    www.sinafcb.com.br

    Rua Brigadeiro Franco, 3444, no bairro de Água Verde.

    (fonte; Assessoria)

  • Shopping

    Pátio Batel comemora aniversário com atividades gratuitas para crianças

    Pátio Batel comemora aniversário com atividades gratuitas para crianças
    Instalação Planos-Pipa (Foto: Nilton Russo)

    Para dar continuidade as comemorações de aniversário de 6 anos do Pátio Batel, nos dias 14 e 15, sábado e domingo, o shopping proporcionará momentos de muita diversão para toda a família. Os clientes serão recepcionados por personagens lúdicos, com muitas cores e formas em suas fantasias, remetendo ao mundo encantado das pipas que compõem a obra Planos-Pipa instalada no shopping. Para completar a comemoração, distribuição de balões, oficina de cauda de pipa, pipoca e algodão-doce. As crianças ainda terão uma atração especial: camarim encantado, onde poderão fazer pintura facial, para que todos possam entrar no clima festivo. Tudo isso embalado ao som de música ao vivo.

    Mariane Kucinski Caponi, gerente de marketing e relacionamento do Pátio Batel, comenta que a intenção é proporcionar um momento divertido e com muito encantamento aos clientes: “A arte desperta e estimula os nossos sentidos. Pensando nisso, trouxemos uma instalação e uma programação com diversas atividades lúdicas, transformando a visita ao shopping em um momento único”.

    Planos-pipa

    Faz parte da comemoração dos 6 anos do Pátio Batel, a obra de arte Planos-Pipa do artista carioca, Marcelo Jácome exposta no átrio do shopping. A instalação é composta por 1.500 unidades de pipas fabricadas em papel de seda tingido, bambu, fibra de vidro, linha de poliéster e adesivo PVA. A criação faz parte de um dos seus trabalhos mais aclamados, denominado ‘Planos-Pipa’ já exposto internacionalmente em icônicos espaços de arte como, Saatchi Gallery em Londres, Jardin d’Acclimatation Paris, ArtBasel na Basileia, entre outras galerias.

    Serviço:

    Instalação Planos-pipa

    Data: 05/09 a 28/09

    Local: Átrio do Pátio Batel 

    Comemoração de 6 anos do Pátio Batel

    Data: 14 e 15/09 das 11h às 20h

    Endereço: Av. do Batel, 1868 – Batel – Curitiba (PR)

    Entrada gratuita

    (fonte: Assessoria)

     

  • Festival gastronômico

    Últimos dias para aproveitar a Curitiba Restaurant Week

    Últimos dias para aproveitar a Curitiba Restaurant Week
    O saboroso prato do L'Entrecote de Paris: provei e aprovei! (Foto: Rodrigo Pierrot)

    Sucesso de público em Curitiba, a 20ª edição do principal festival gastronômico da capital paranaense, a Curitiba Restaurant Week, está chegando ao fim. O evento, que começou no último dia 23 de agosto, em 45 estabelecimentos, termina no próximo domingo (15). Para esta edição foram criados menus especiais com o tema “Cozinha Mediterrânea”, com o desafio de abordar ingredientes frescos, leves e naturais, com os preparos característicos do litoral mediterrâneo. 

    Os menus oferecidos durante o festival são compostos por entrada + prato principal + sobremesa, com os valores fixos. O almoço custa R$ 46,90 e o jantar, R$ 58,90 + R$ 1 de doação para o Hospital Pequeno Príncipe. 

    “A proposta é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia. Conhecer os restaurantes que você sempre sonhou, por um preço que você nunca imaginou”, comenta o CEO da Restaurant Week no Brasil, Fernando Reis. 

    Ao todo, 20 tipos diferentes de cozinha que estão presentes no festival. Para saber quais restaurantes estão participando e conhecer todos os cardápios preparados exclusivamente para a Curitiba Restaurant Week, basta acessar o site do evento (http://restaurantweek.com.br/).

    Serviço:

    20ª edição da Curitiba Restaurant Week

    De Até o dia 15 de setembro

    Menu RW: R$ 46,90 no almoço e R$ 58,90 no jantar

    Acompanhe nas redes sociais: @restaurantweekbrasil

    (fonte: Assessoria)

  • Gastronomia em Curitiba

    Grupo Victor comemora Dia do Cliente

    Grupo Victor comemora Dia do Cliente

    Bacalhau e camarões a preços especiais para homenagear o cliente Victor! É assim que o Grupo Victor vai comemorar neste ano o Dia do Cliente (15 de setembro). Mas não será apenas um dia, mas sim uma semana. De 16 a 21 de setembro, os pratos eleitos os preferidos por quatro clientes ilustres que fazem parte dos 50 anos de história da marca terão descontos especiais no jantar para todos os clientes dos quatro restaurantes Victor.

    Segundo o restaurateur Francisco Urban, a marca Victor só é o sucesso de hoje graças à fidelidade dos clientes dos seus restaurantes. “Por isso, convidamos quatro clientes, um por embarcação, para nos dizer qual o seu prato preferido do cardápio. O prato indicado terá desconto especial para todos os clientes na Semana do Cliente Victor. Quem gostar, deve agradecer aos clientes que fizeram as indicações”, explica.

    Conheçam as indicações.

    Mariah Luz, fundadora do blog O Que Fazer Curitiba

    A influenciadora digital escolheu o imbatível Camarões à Parmegiana do Bistrô do Victor. O prato apresenta camarões à milanesa acompanhados de massa fresca, molho ao sugo com manjericão, salsinha e alho, cobertos com queijo parmesão gratinado. “Sempre peço esse prato com meu namorado em dias ensolarados para alegrar ainda mais o dia!”, compartilha Mariah. O queridinho da jornalista passa de R$ 114 para R$ 95 (para duas pessoas), apenas no Bistrô do Victor, entre os dias 16 e 21 de setembro.

    Rafael Greca e Margarita Sansone, atual prefeito de Curitiba

    O prefeito de Curitiba e sua esposa escolheram um dos diferenciais do cardápio da Petiscaria do Victor: os pastéis de camarão. “Descobrimos a Petiscaria do Vitor por meio de um amigo nosso, o artista plástico Nini Policapelli. A Margarita foi conhecer o restaurante primeiro e experimentou as Ostras ao Natural. Ficou encantada e me convidou para degustar na semana seguinte. Desde então, passamos a frequentar regularmente para saborear as Ostras ao Natural, e os pastéis de camarão. Ambos são saborosos e muito bem preparados. Recomendo aos curitibanos as iguarias da Petiscaria”, destaca Greca. A porção com seis pastéis de camarão passa de R$ 35 para R$ 25, apenas na Petiscaria do Victor, entre os dias 16 e 21 de setembro.

    Hélio Pimentel, produtor cultural e sócio fundador do Parque das Pedreiras e Ópera de Arame

    Um dos responsáveis pela revitalização da cena cultural de Curitiba, Helinho é cliente frequente da Praça do Victor. O produtor e empresário elegeu o Bacalhau da Casa como seu preferido, servido em lascas com cebola, alho, pimenta da casa, batata, tomate, azeitona preta e ovos. “Gosto muito pela qualidade da posta do bacalhau. A apresentação não deixa a desejar e o prato vem em uma panela de cerâmica incrível. O tempero é leve e o sabor muito marcante”, conta Helinho. O prato passa de R$ 119 para R$ 95, apenas na Praça do Victor, entre os dias 16 e 21 de setembro.

    Luiz Carlos Zanoni, jornalista enogastronômico

    O jornalista Luiz Carlos Zanoni é presença garantida no Bar do Victor, no São Lourenço. Homenageado pela chef Eva dos Santos com um prato que leva seu nome (o Bacalhau à Zanoni), Luiz Carlos escolheu para a Semana do Cliente um clássico: a Moqueca Capixaba de Camarão. Com uma seleção cuidadosa de camarões combinada com molho refogado de tomates e temperos, o prato, como toda boa moqueca, ainda acompanha arroz branco, farofa de dendê e pirão de peixe. Imperdível! O preferido de Zanoni passa de R$ 122 para R$ 99, apenas no Bar do Victor, entre os dias 16 e 21 de setembro.

    (fonte: Assessoria)

  • Churrasco no fogo de chão

    2º Queima do Alho agita Curitiba neste sábado

    2º Queima do Alho agita Curitiba neste sábado
    Churrasco é atração do evento (Foto: Divulgação)

    Neste sábado, dia 14, o bar CanaBenta promove a 2ª Queima do Alho de Curitiba, um evento de churrasco fogo de chão, cheio de tradições! Será das 11h30 às 17 horas, no estacionamento do bar, numa área de 400m². Inspirado na cultura e gastronomia dos peões boiadeiros, o evento é realizado no Sudeste e Centro Oeste há mais de 200 anos. Por isso, é considerado o mais antigo evento gastronômico do Brasil, segundo Délio Canabrava, proprietário do CanaBenta.

    Quem for à Queima do Alho de Curitiba vai poder se deliciar com pratos típicos da culinária tropeira.  Vai ter Costela no Fogo de Chão, Carneiro Assado, Varal de Carnes, Leitão Assado e Filé assado. Para acompanhar, Arroz Carreteiro, Feijão Tropeiro e Farofa de Carne Seca. Os pratos, incluindo uma carne e os acompanhamentos, vão custar R$ 35. Não poderiam faltar, conforme a tradição, café e cachaça da boa. E, claro, cerveja e chope. De sobremesa, doces e sorvetes da esposa de Délio, Renata Canabrava, dona da confeitaria Banoffi.

    Délio Canabrava na Queima do Alho de Curitiba 2018 (foto divulgação)

    Chefs convidados

    Vários chefs de cozinha estarão participando, cada qual responsável por um preparo diferente. Além do próprio Délio Canabrava, estarão presentes o mestre assador Leandro Hess, preparando a costela; Rodger Weiss, da Casa Weiss, no arroz a carreteiro;  Alê Gonçalves, do restaurante Pistache, no feijão tropeiro; Fernando Matsuchita, do Peruano, com a farofa de carne seca; Rafael Kula e José Adônis,  do Quittuto, no varal de carnes e cordeiro.

    Leitão assado é um dos pratos do evento

    A música ao vivo está garantida com o músico Zumzera, atração bem conhecida nas festas de peão, inclusive em Barretos.  O evento é pet friendly e haverá espaço para os ciclistas acomodarem as bikes. A expectativa é receber cerca de mil pessoas.

    Músico Zumzeira vai animar a festa (foto divulgação)

    Tradição da Queima do Alho

    Mas por que “Queima do Alho”? É que quando os boiadeiros começavam a fazer as refeições, eles jogavam o alho dentro da panela quente e o cheiro subia e se espalhava. Os peões se orientavam pelo aroma e assim todos falavam que havia começado a queima do alho: “comida à vista”! A festa mais conhecida de Queima do Alho acontece todos os anos em Barretos (SP), durante a badalada Festa do Peão de Boiadeiro. Ali o formato é de concurso, no qual os juízes escolhem a melhor comitiva na apresentação de prato típico. Neste ano, Délio Canabrava esteve lá conferindo todos os detalhes da festa e garante que a de Curitiba vai seguir as principais tradições. “Nossa ideia é fazer um evento de churrasco caipira tipicamente brasileiro, com o nosso jeito”, diz ele. A família mineira e o avô do Délio, cozinheiro de comitiva, foram algumas das inspirações para a decoração e o cardápio do Bar CanaBenta e nada mais natural que promover essa cultura em Curitiba num evento único.

    Feijão pronto para ser servido na Queima do Alho 2018

    Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook:  https://www.facebook.com/queimadoalhocuritiba/

    Serviço

    2ª Queima de Alho Curitiba

    14 de setembro - sábado, das 11h30 às 17h

    Local : estacionamento do Bar CanaBenta

    Rua Itupava, 1431

    Entrada gratuita

    Mais informações: https://www.facebook.com/queimadoalhocuritiba

  • Vinhos

    Vinho premiado está em promoção na Vino! Batel

    Vinho premiado está em promoção na Vino! Batel
    Vinho Laberinto (Foto: Divulgação)

    Eleito melhor vinho branco do Chile pelo Guia Descorchados, o Laberinto Sauvignon Blanc ganha uma promoção saborosa na Vino! Batel. A garrafa fica com preço especial no wine bar, de R$ 189 por R$ 179, e o cliente ainda ganha um prato para harmonizar: o Carpaccio de Polvo. Ele é preparado com polvo cozido, vinagrete de avocado e broto de hortaliças. A promoção é válida apenas na Vino! Batel. 

    Produzido na região do Vale do Maule, o Laberinto leva a assinatura do enólogo Rafael Tirado, da Viña Ribera Del Lago. Tirado é um dos mais reconhecidos produtores de vinho sul-americanos. Os vinhedos recebem tanto a brisa marítima quanto intensa luz solar, dando complexidade e destacando acidez elevada e aromas marcantes aos seus vinhos. 

    Vino! Batel 

    Funcionamento: aberta de segunda a quinta-feira, das 17h às 0h, sexta e sábado, das 17h a 1h.

    Endereço: Rua Comendador Araújo, 891 – Shopping Hauer, loja 5 – Batel, Curitiba - PR

    Informações: (41) 3359-1077

    Siga: www.instagram.com/vino.oficial

    (fonte: Assessoria)

  • Bares em Curitiba

    Bar distribui 100 doses gratuitas no Dia Nacional da Cachaça

    Bar distribui 100 doses gratuitas no Dia Nacional da Cachaça
    Vai uma cachacinha aí? (Foto: Divulgação)
    Nesta sexta-feira (13/09) marca o Dia Nacional da Cachaça e a Cervejaria & Cachaçaria Curitiba distribui de graça 100 doses envelhecidas em barril de Amburana entre as 18h e às 22h. Além das doses gratuitas, o bar também traz promoção de chope pilsen de 500 ml, mais uma dose de cachaça de 50 ml com amendoim por apenas R$ 19.
     
    A cachaça é genuinamente brasileira e definida como produto cultural nacional. Aproximadamente 1,2 bilhão de litros foram produzidos somente ano passado. O dia 13 de setembro foi escolhido por ser a data oficial da liberação da fabricação da bebida no Brasil, em 1661, após a famosa Revolta da Cachaça, quando o povo se rebelou contra as imposições da Coroa Portuguesa que impediam a produção.
     
    “Vamos comemorar esse dia histórico em grande estilo com as 100 doses gratuitas para quem vier até o bar. A promoção do combo de chope, cachaça e amendoim também estará ativa e esperamos ampla adesão do público”, contam Rafael Boso e Murilo Seguro, sócios da Cervejaria & Cachaçaria Curitiba.
     
    A Cervejaria & Cachaçaria Curitiba fica na Avenida Manoel Ribas, 5.824, loja 11. Mais informações pelo telefone (41) 3076-3123 ou pelas redes sociais facebook.com/cervejariaecachacariacuritiba ou @cachacariacuritiba no Instagram.
    (fonte: Assessoria)
  • Gastronomia em Curitiba

    Moageira Irati lança farinha para pães de fermentação natural

    Moageira Irati lança farinha para pães de fermentação natural
    Pães de fermentação natural do Lucca Café (Foto: Divulgação)

    O Brasil irá assistir ao desenvolvimento de um caminho inédito na história nacional da panificação. Assim como vem ocorrendo com a produção de cafés especiais, das cervejas artesanais e mesmo do vinho, em que há toda uma seleção de sementes, produção, colheita até a formatação da embalagem do produto final ao consumidor, a panificação com fermentação natural começa a desenhar uma trajetória muito semelhante. 

    Esta história está sendo escrita no Paraná, com a assinatura da Moageira Irati, que no próximo dia 16 de setembro lança oficialmente a Farinha do Projeto Trigo de Origem - um trigo especial para a panificação artesanal de fermentação natural. O evento está marcado para às 18h no Lucca Café, em Curitiba. 

    O diretor da Moageira Irati, Marcelo Vosnika, afirma que a empresa já trabalha com a segregação de trigos especiais há mais de 20 anos, para atender grandes indústrias de massas e pães. Agora, a Moageira inicia esse mesmo processo para dar sustentação ao modelo de padarias voltadas a produtos alta hidratação e de lenta fermentação natural. “Foram muitos meses investigando cultivares, lotes de trigo e protocolos de moagem, resultando em diferentes farinhas, avaliadas quanto à absorção de água, maquinabilidade, tolerância à fermentação e qualidade dos pães, até se estabelecer o padrão ideal, o que foi constatado no início deste ano, com lotes originados e segregados da safra 2018/2019”, assinala. 

    Para colocar no mercado a “Farinha do Projeto Trigo de Origem” a Moageira Irati reuniu pesquisadores, produtores e padeiros do Paraná, para que juntos, trouxessem para o mercado um trigo especial para a panificação de fermentação lenta e natural. O processo iniciou com a escolha das sementes do portfólio da Biotrigo, uma das principais empresas de pesquisa e melhoramento de sementes do país. Depois foram escolhidos produtores específicos que também se comprometeram em produzir o trigo dentro das especificidades de padrões de qualidade para o projeto. Três produtores rurais – Orlando Osten, da Fazenda Pilar, de Cornélio Procópio; Dionísio Bertolini, Fazenda Tronco, de Carambeí; e Reynaldo Garmatter, Fazenda São José, de Palmeira – aceitaram a proposta de se dedicarem ao cultivo desse trigo. “Trata-se de uma cadeia fundamentada no protagonismo de cada um dos participantes deste movimento, plenamente sustentável, segura e saudável, com criteriosa rastreabilidade de produtos selecionados por qualidade, da semente ao pão”, enfatiza Divanildo Jr, da Trilhas do Trigo, que gerencia o projeto. 

    A própria embalagem da farinha permite as pessoas saberem a origem do trigo. Um QR Code trará toda descrição da farinha, da origem dos grãos ao laudo de qualidade. “Todo o trigo será produzido no Paraná, maior produtor nacional do cereal”, salienta Divanildo Jr. 

    Além dos produtores, pesquisadores e técnicos da Moageira Irati, o trigo de origem teve a curadoria do padeiro Eduardo Freire, do Lucca Café, que atestou a qualidade da farinha para obter um pão leve, com alta absorção de água e com excelente textura de casca. “Com o trigo de origem, conseguimos uma qualidade constante na panificação artesanal”, destaca Freire. 

    O mercado do pão - Os pães artesanais com fermentação lenta e natural, sem aditivos ou conservantes, vem ganhando espaço no Brasil nos últimos três anos. O que começou como uma onda, tem se firmado cada vez mais no mercado e no gosto da população. A elevada qualidade, melhor digestão, perfil nutritivo, e, principalmente, o prazer sensorial dos sabores, aromas e texturas únicas, têm conquistado cada vez mais o paladar do brasileiro. A maioria destes pães são produzidos por estabelecimentos de pequeno e médio porte, que dominam as melhores técnicas de hidratação, fermentação e cozimento, como nos pães de antigamente. 

    Atualmente, grande parte dos pães e outros derivados produzidos por fermentação natural utiliza farinha de trigo importada, com um preço alto e qualidade sacrificada pela longa cadeia logística no processo de importação. A Farinha de Trigo de Origem chega ao mercado com um preço justo e com padrão de qualidade internacional, sendo ainda percebida com o diferencial do frescor das farinhas recém moídas localmente, que vão do moinho direto para as panificadoras. 

    Berço do trigo - O pioneirismo desta ideia em solo nacional faz todo sentido ter início no Paraná. Com uma safra deste ano estimada em 3,2 milhões de toneladas, se fosse um país, o Paraná seria o segundo da América do Sul em exportação do grão – perdendo apenas para a Argentina. 

    Com seu alto potencial produtivo na triticultura, o estado surge como local ideal para a realização do ‘Projeto Trigo de Origem’, que além de anunciar a vocação paranaense na produção de trigo dá um passo em direção às demandas dos consumidores do futuro e do mercado gastronômico.             

    Os pães artesanais - Engana-se que a onda dos pães artesanais com fermentação natural limita-se ao século 21. Essa história remonta a 4 mil anos a.C., produzido e consumido por egípcios e hebreus. Na Roma antiga, 100 A.C., por volta de 250 padarias produziam o próprio fermento natural, o que convencionamos chamar de Levain. Farinha, água, sal, fermento natural, saber-fazer, paciência e tempo: esses são os ingredientes, ou a forma original de fazer pão com fermento, que resulta em uma casca mais crocante, um miolo leve e aerado, sabor mais marcante, e digestão mais fácil.

    (fonte: Assessoria)

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