• Gastronomia em Curitiba

    Vem aí o primeiro Festival do Pê Éfe de Curitiba!

    Prato do Barão Box
    Prato do Barão Box (Foto: Gean Cavalheiro/Tempero Comunicação)

    O tradicional Prato Feito é tema de um festival exclusivo em Curitiba.  De 9 a 29 de março, será realizado o 1º Festival do Pê Éfe – Viva a Comida Afetiva, uma promoção da Curitiba Honesta, empresa conhecida pela organização de eventos gastronômicos de sucesso.  Serão 22 participantes, servindo os pratos nos restaurantes e por delivery.

    “Teremos muitos pratos que fazem parte da história desses restaurantes e das famílias proprietárias, inclusive vegetarianos e veganos. Com certeza vamos surpreender nesse que é o primeiro festival de Pê Éfe do Brasil”, diz Sergio Medeiros, organizador do evento.   Em breve serão divulgados os participantes. O festival tem patrocínio das empresas 99Food, Gold Food Service e Coca-Cola, com apoio da Abrasel-PR. 

    Prato do Merano Gastronomia (foto Gean Cavalheiro)

  • Cerveja artesanal

    Way Beer e Porks lançam cervejas colaborativas

    Referência nacional na produção de cervejas artesanais, a cervejaria paranaense Way Beer acaba de lançar dois rótulos exclusivos em parceria com o Porks – Porco & Chope, maior rede de carne suína do país. Disponíveis em garrafas de 355ml, a Porks American Lager e a Porks Session IPA são puro malte e foram desenvolvidas para harmonizar perfeitamente com os sanduíches e petiscos preparados com porco, “carro chefe” do empreendimento que teve origem em Curitiba (PR) e hoje está presente em mais treze cidades: São José dos Pinhais (PR), Colombo (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP), Santos (SP), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Samambaia (DF), Recife (PE) e João Pessoa (PB). 

    “O Porks tem como objetivo principal surpreender o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais. E, logicamente, nada melhor do que uma cerveja artesanal para uma harmonização completa. Foi aí que surgiu a ideia de uma cerveja própria da casa. Há anos conhecemos o trabalho de excelência da Way Beer, nossos conterrâneos, e foi um grande prazer desenvolvermos esses dois rótulos colaborativos,’ que podem ser encontrados em todas as nossas lojas ao redor do Brasil”, comenta o empresário José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope. 

    A Porks American Lager, que conta com 4,4% de teor alcoólico, foi desenvolvida para apresentar um sabor relativamente neutro no palato com um final seco e fresco, cor amarelo pálido e espuma branca muito límpida. Já a Porks Session IPA é uma cerveja de corpo um pouco mais leve, perfeita para os dias mais quentes no Brasil, porém com teor alcoólico mais elevado, de 5,4%. As duas bebidas foram pensadas para o consumo direto na garrafa. 

    As novas cervejas custam a partir de R$ 13 e já estão disponíveis em todas as unidades Porks – Porco & Chope do país, exceto no Nordeste. Além disso, em breve as bebidas poderão ser encontradas em supermercados e casas de cervejas artesanais. Mais informações no site www.waybeer.com.br ou no perfil oficial do bar no Instagram (@porks_brasil).

  • Bares em Curitiba

    Delivery do Wit oferece de hambúrgueres a sushi

    Combinado de sushis do Wit
    Combinado de sushis do Wit (Foto: Divulgação)

    Os sabores do Wit podem ser degustadas também em casa. O bar e restaurante aceita pedidos pelo aplicativo iFood, oferecendo destaques do cardápio que vão da gastronomia oriental até sanduíches e petiscos. As recomendações de combate à Covid-19 são seguidas tanto para o local quanto na entrega, com cuidado no preparo e com embalagens. 

    Para abrir o apetite, o Wit tem ótimas opções de petiscos. A clássica Carne de Onça é preparada com carne crua bem temperada, sobre broa preta acompanhada de cebolinha e mostarda escura (R$ 29). Os Cubos de Tapioca são outra escolha bem popular entre os clientes da casa, preparados com queijo coalho e pimenta branca aromática, servidos com melado de cana. São 12 unidades, saindo a R$ 24. 

    Os sanduíches também faze sucesso no Wit e boa alternativa para curtir em casa. O Bacon Burger leva hambúrguer de 150 gramas de carne bovina, queijo cheddar e bacon, acompanhado por fritas (R$ 26). Já o Stone Burger Duplo apresenta dois hambúrgueres de carne bovina de 150 gramas, com queijo mussarela, tomate, alface americana e maionese verde. Também saindo com fritas, fica a R$ 37. 

    Comida japonesa 

    Os famosos temakis são outro destaque do cardápio. Estes sushis são enrolados em forma de cone, com alga e arroz japonês aliados a variados recheios. Um dos mais celebrados é o Salmão com alho poró (R$ 21). O Hot Filadélfia, outra escolha popular, é preparado com salmão, cream cheese e gergelim (R$ 20). 

    Ainda na gastronomia oriental, o Wit apresenta os Combinados, com variados peixes ou exclusivos de salmão. O Combinado Salmão 20 peças, por exemplo, tem oito unidades de hossomaki, quatro de urumaki skin, oito de uramaki Filadélfia e quatro de sashimi de salmão (R$ 49). Já o Combinado Horoki de 66 peças conta com 24 sashimis (seis de salmão, seis de salmão com molho de maracujá, seis de atum e seis de peixe branco), quatro uramaki Filadélfia e quatro Califórnia, niguiris de salmão, atum, peixe branco e skin (quatro de cada), quatro kappamaki, quatro shakemaki, dois Joe salmão e oito uramaki Romeu & Julieta. Esta combinação atende até quatro pessoas e sai por R$ 99,90. 

    A entrega funciona de terça a sexta-feira e aos domingos, das 17h às 22h, e nos sábados, das 11h30 às 22h. A casa continua funcionando, seguindo os protocolos de segurança, abrindo nos mesmos dias, a partir das 18h. 

    Wit Bar

    Delivery: www.ifood.com.br/delivery/curitiba-pr/wit-bar-alto-da-quinze

  • Turismo

    Março é o mês do amigo no Daj Resort & Marina

    O Daj Resort fica em Ribeirão Claro, divisa do PR e SP
    O Daj Resort fica em Ribeirão Claro, divisa do PR e SP (Foto: Divulgação)

    No mês de março, além de aproveitar todo requinte, conforto e lazer que o Daj Resort & Marina oferece, os clientes vão ganhar um desconto especial na indicação de amigos. Cada hóspede indicado que efetive a reserva, dará direito a um desconto em diárias que poderão ser usufruídas num prazo de 12 meses.

    “Percebemos que muitos hóspedes vêm para o Daj por indicação de amigos que se hospedam, gostam e os indicam para que também tenham essa experiência conosco. Então resolvemos aproveitar esse movimento natural e criar uma promoção que beneficiasse nossos hóspedes  indicadores”, explica a gerente do Daj, Silmara Camargo.

    Localizado em Ribeirão Claro, nas divisas dos estados do Paraná e São Paulo, há cerca de 380 km de Curitiba e São Paulo e 180 km de Londrina, o Daj Resort & Marina tem uma estrutura e design que se destacam entre as montanhas de Ribeirão Claro e a represa de Chavantes com suas águas translúcidas.

    São 32 suítes a partir de 90 metros quadrados que hospeda um casal e mais dois filhos até 11 anos com muito conforto. As roupas de cama são Trussardi e os produtos de banho L'Occitane. São dois chuveiros por cômodo, tv 55 polegadas, ar-condicionado e wi fi.

    O café da manhã é desfrutado com uma linda vista panorâmica para as montanhas com o tradicional e premiadíssimo café de Ribeirão Claro, pães fresquinhos produzidos pela própria padaria, frutas da época e um destaque para a coalhada servida com frutas vermelhas.

    O sol que é tão frequente na região permanece o dia todo iluminando as piscinas externas, propiciando um lindo pôr-do-sol atrás das montanhas, digno de um momento para a selfie. O bar molhado da piscina oferece uma carta variada de drinks, cervejas, vinhos e espumantes.

    Para curtir a noite ou em dias mais frios, o Daj possui uma das maiores piscinas cobertas aquecidas do Brasil. Além de espaçosa, ela tem cromoterapia que ajuda a relaxar e recuperar as energias. O relaxamento também é ofertado no Jaune Spa by L'Occitane e com diversas opções de massagens e terapias com serviços à parte.

    Salas de jogos, campo de futebol, quadra de tênis e pista de caminhada são algumas das outras opções de lazer oferecidas no DAJ. Para as crianças, há ainda espaço kids, a fazendinha com diversos animais do campo, pescaria, passeios de bike e recreadores que entretém os pequenos durante todo o dia.

    Na hospedagem está inclusa a pensão completa com café da manhã, almoço e jantar com uma grande variedade de carnes, peixes e produtos frescos produzidos na própria região.

    Serviço:

    Daj Resort & Marina – Ribeirão Claro-PR - Rodovia Bernardino Teodoro Ribeiro, km 0,3, Ribeirão Claro

    Informações e Reservas (43) 3371-3901 ou (43) 9 9149-9370

     

  • Vinhos e gastronomia

    Família Fardo oferece nova experiência enogastronômica com seu deck gourmet

    Espaço vai oferecer refeições harmonizadas com vinhos
    Espaço vai oferecer refeições harmonizadas com vinhos (Foto: Divulgação/Lucas Eduardo Quadros)

    Amantes do vinho, turistas e visitantes da Família Fardo Vinícola na Região Metropolitana de Curitiba terão a possibilidade de vivenciar uma nova experiência enogastronômica a partir deste sábado (27). A vinícola inaugura um espaço gastronômico dedicado a oferecer refeições quentes harmonizadas com vinhos da casa. O local construído fica anexo ao casarão onde são elaborados os rótulos da Fardo, no município de Quatro Barras (RMC). 

    “Há algum tempo as pessoas nos perguntam e pedem por pratos quentes, fomos amadurecendo a ideia e hoje vamos atender a tantos pedidos, proporcionando uma experiência muito mais completa para os apreciadores de vinho e da boa gastronomia”, comenta a sócia-proprietária da Vinícola Família Fardo, Justina Fardo.

    Para se chegar ao formato de oferecer um novo serviço, composto por pratos quentes pensados e harmonizados com vinhos elaborados pela vinícola, os administradores investiram na construção do espaço gourmet denominado como ‘Deck’. Para desenvolver o cardápio também contaram com a parceria do Chef Newton Oliveira do Casa Club Gourmet, que com a equipe vai preparar as delícias gastronômicas.

    A capacidade total é para atender até 60 pessoas simultaneamente. “No período de pandemia vamos trabalhar com 50% desta capacidade seguindo os protocolos das autoridades de saúde”, explica Justina.

    Experiência

    Que tal um merlot harmonizado com uma polenta cremosa, um chardonnay servido com um bacalhau confitado com pimentões assados ou um pinnot acompanhado por um ravioli recheado com queijo de buffola? Essas são algumas das opções que poderão ser apreciadas no Deck Família Fardo.

    Justina explica que a nova experiência enogastronômica é uma ampliação da tradicional degustação Trinna, onde são servidas três taças de vinho (100 ml) harmonizadas com três tipos de frios. “Neste formato, as três taças agora serão servidas junto a três pratos (porções) quentes, escolhidos pelo cliente. Nos últimos meses fizemos muitas provas e chegamos a um resultado satisfatório e delicioso. Esperamos que os visitantes de nossa vinícola também tenham essa mesma percepção e experiência”, destaca. 

    Neste primeiro momento a experiência enogastronômica acontece nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Grupos de oito pessoas ou mais devem fazer reserva antecipada. 

    Acesse o cardápio online 

    https://www.familiafardo.com.br/cardapio_online                         

    Serviço:

    A Família Fardo Vinícola fica na Rodovia Regis Bitencourt (BR-116, km 69), 550, sentido São Paulo. O atendimento de segunda a domingo ocorre das 9h às 17h. Informações: (41) 3672-1693 ou 3672-4488. Acesse a Loja Virtual: http://familiafardo.com.br/lojavirtual/. No Facebook e Instagram: Família Fardo Vinícola. 

  • Gastronomia em Curitiba

    Curitiba ganha atacado de sorvetes, o Sorvetones!

    Creme de Pitaya
    Creme de Pitaya (Foto: Divulgação)

    Acaba de ser inaugurada em Curitiba a Sorvetones, um "atacadão" de sorvetes. Essa empresa, que é uma revendedora e distribuidora de cremes de frutas, sorvetes e picolés, trouxe um novo conceito na comercialização desses produtos, que é a venda no atacado e varejo de multimarcas. Sem vínculo de exclusividade com nenhuma marca, a Sorvetones, além de disponibilizar produtos para o público em geral, os consumidores finais, também visa auxiliar pequenos empreendedores locais a iniciar seu próprio comércio de gelados, com preços muito atrativos e outros benefícios da parceria, movimentando, assim, a economia local.

    Na Sorvetones, você encontra os mais variados modos de se refrescar: Picolés, cremes, açaís, e o novíssimo Creme de Pitaya, que pela sua aparência e sabor é o que mais enche os olhos de todos. Saboroso, o creme de pitaya é altamente nutritivo e é menos calórico que o açaí, favorecendo assim o consumo por pessoas que buscam controlar o peso.
    A loja que encanta o público pela qualidade e preço baixo é de fácil acesso e tem estacionamento para os seus clientes. Fica localizada na Avenida Pres Affonso Camargo, 995, Cristo Rei em Curitiba/Pr, e é aberta diariamente das 12h às 19h.

    Serviço:

    Sorvetones
    Revendedora e Distribuidora no atacado e varejo de multimarcas de sorvetes
    Avenida Pres Affonso Camargo, 995, Cristo Rei em Curitiba.
    Aberta diariamente das 12h às 19h.

  • Gastronomia em Curitiba

    Veja as novas sobremesas da Familia Madalosso para a Páscoa

    Novos  milkshakes
    Novos milkshakes (Foto: Divulgação)

    O Restaurante Familia Madalosso passa a oferecer duas sobremesas deliciosas com um visual lúdico inspirado em um evento nacional, que já ganhou os corações de muita gente em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro: a Jurassic Safari Experience. 

    Com uma estética colorida e super divertida, que vai transportar a criançada diretamente para a pré-história com uma inspiração no mundo dos dinossauros, a primeira opção é o OvoShake nos sabores de chocolate ou creme ideal para quem quer ter uma experiência refrescante nos dias de verão. Já a segunda novidade é o OvoDino, recheado com morango, brigadeiro e a crocância do chocoball. 

    Novidades são inspiradas em experiência nacional: 

    O evento Jurassic Safari Experience chega no estacionamento do Madalosso a partir do dia 06 de março, vai proporcionar um passeio incrível com réplicas de dinossauros em tamanho real. 

    Quem desejar fazer a combinação perfeita e já entrar no clima do evento pode provar a novidade no almoço ou jantar no restaurante ou no container. O Ovoshake custa R$ 25,00, e o valor OvoDino R$ 20,00. 

    Serviço:

    Restaurante Família Madalosso

    Av. Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade, Curitiba - PR, 82400-000

    Telefone(41) 3372-2121 e WhatsApp: 41 99274-3585

    Instagram: @familiamadalosso

     

  • Vinhos e gastronomia

    Zahil recebe 2 mil garrafas do vinho Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011

    Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011
    Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011 (Foto: Divulgação)

    Em 70 anos, a Casa Ferreirinha colocou no mercado apenas 20 safras de um dos vinhos mais icônicos, celebrados e aguardados por apreciadores e colecionadores ao redor do mundo, o Barca-Velha. A safra 2011 começa a ser disponibilizada em maio após uma expectativa de alguns anos. Serão pouco mais de 33 mil garrafas e, destas, 2 mil desembarcam no Brasil com exclusividade pela importadora Zahil, por R$ 6.600,00.

    A liberação para venda do Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011 pela equipe de enologia acontece após dez anos de uma colheita excepcional nas quintas do Vale do Douro, em Portugal. “Trata-se de um vinho produzido apenas em safras com condições perfeitas para se produzir um dos melhores vinhos do mundo. Exatamente por isso, quando a Casa Ferreirinha anuncia que uma colheita atendeu todas as exigências após uma busca apaixonada pela perfeição e o rótulo será lançado, o mercado mundial passa a acompanhar de perto esse lançamento”, conta Bianca Veratti DipWSET e Diretora de Comunicação da Zahil.

    O Barca-Velha 2011 apresenta-se, como os seus antecessores, mostrando que “o vinho é que manda!”. A frase é do enólogo Luís Sottomayor, responsável máximo pela decisão de trazer o Barca-Velha à luz do dia. “O vinho desta safra tem demonstrado uma excelente evolução, estando já a revelar plenamente o seu bouquet”.

    O comentário do enólogo surge no final da prova efetuada há algumas semanas, quando libertou o Barca-Velha 2011 para o mercado, trazendo aos seus fãs boas notícias. Sendo assim, a safra 2011 está pronta para dar continuidade ao sonho de Fernando Nicolau de Almeida, que em 1952 decidiu criar um vinho tinto do Douro com a mesma filosofia de qualidade e de guarda dos Portos Vintage. Na opinião do enólogo Luís Sottomayor, vinte colheitas depois, chegaram a mais uma edição que faz jus à sua história, numa homenagem à arte de saber esperar para descobrir “um vinho cheio de garra, com enorme maturidade, que reflete na perfeição o terroir do Douro Superior”.

    Notas de Prova Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011

    Com uma cor rubi profunda, Casa Ferreirinha Barca-Velha 2011 apresenta um aroma muito complexo, com destaque para as especiarias como a pimenta, as notas balsâmicas, a cedro e caixa de tabaco, frutas vermelhas, como a ameixa madura, ardósia e uma madeira de grande qualidade, bem integrada. Na boca tem uma acidez vibrante, muito viva, taninos muito firmes, notas de especiarias, frutos pretos e sabores balsâmicos. O final é extremamente longo, de grande elegância e complexidade.

  • Gastronomia em Curitiba

    Festival de Pastel de Nata oferece oito sabores do doce português

    Pastel de frutas vermelhas
    Pastel de frutas vermelhas (Foto: Divulgação)

    O mês de março começa mais saboroso. O Al Paso terá a primeira edição do seu Festival de Pastel de Nata, a partir da próxima terça-feira, dia 2 de março. 

    De terça à sábado, os curitibanos poderão saborear o doce português em oito sabores: tradicional, doce de leite, Romeu e Julieta, Nutella, frutas vermelhas, coco fresco, maçã com canela e chocolate. 

    O Pastel de Nata, também conhecido como Pastel de Belém, é uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. O sabor tradicional é feito com massa folhada, recheio de gemas, leite, açúcar e um toque de limão e canela. O ideal é saboreá-lo quentinho. 

    Inspirada nas tendências da confeitaria europeia, a chef Karyne Iancoski decidiu apostar na novidade dos sabores que vão além do tradicional e tem conquistado os clientes. “Percebi que a possibilidade de provar um doce tão tradicional em novos sabores encanta os clientes. Por isso, decidi criar o festival e acrescentei mais três sabores inéditos: Nutella, doce de leite e Romeu e Julieta, com goiabada cascão e queijo curado”, explica a chef. 

    O festival será realizado de dia 02 a 06 de março, das 9h às 18h. O doce será vendido na versão unitária por R$ 6 ou em um combo especial, com três unidades, por R$ 15.

    Além disso, há a opção de entregas, realizadas nas quartas e quintas das 14h às 18h pela taxa única de R$10 para qualquer bairro de Curitiba. 

    Serviço:

    Festival do Pastel de Nata Al Paso

    Quando: de 02 a 06 de março

    Preços: R$ 6 (unidade) |  Combo Festival: R$ 15 (3 unidades)

    Onde: Rua General Carneiro, 1480 – Centro

    Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h  |   Sábados, das 9h às 17h.

    Instagram: @alpasocuritiba

  • Gastronomia em Curitiba

    Consumo de café sobe durante pandemia

    Cookie da Duckbill
    Cookie da Duckbill (Foto: Divulgação)

    O consumo de café teve um aumento de 35% nas casas brasileiras apenas no mês de março, no mês seguinte o aumento foi de 20%, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé). Já o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), divulgou exportação recorde no mês de julho, 3 milhões de sacas, totalizando um montante com cerca de R$1,9 bilhão.

    Ou seja, diferente de muitos segmentos, o mercado do café cresceu durante a pandemia. Na verdade, o gosto por um bom café só aumentou, pois, uma das características do isolamento social, além das pessoas valorizarem mais os pequenos prazeres da vida, é que em situações pandêmicas, por conta das restrições de circulação, elas tendem a ir mais vezes nos supermercados e a estocar produtos essenciais – o café, como sabemos, consta nessa lista para os brasileiros.

    Contudo, muitas pessoas sentem falta dos cafés especiais que as cafeterias oferecem e aquelas que cumprem as ordens de segurança da OMS, assim como as que investem em um serviço de delivery de qualidade e no famoso “take away”, que significa retirar no local, garantiram seu espaço. Por estas razões, o faturamento neste segmento foi mais elevado comparado a outros.

    Este é o caso da DUCKBILL COOKIES & COFFEES, fundada em 2016, pelo empresário Rafael Naves e iniciada no franchising em 2018. A empresa, que já fazia sucesso anteriormente, apresentou crescimento entre março e dezembro de 2020 – quando inaugurou 44 lojas em todo Brasil – somando 55 no ano e rendendo faturamento de R$ 20 milhões. O crescimento médio foi de 15% ao mês de julho a dezembro.

    Alguns dos seus principais diferenciais é que na opção delivery e na retirada há o cuidado da produção do pedido ser feita na hora, seguindo o conceito “fresh baked” (assado na hora) e de forma ágil. Já as bebidas quentes ganham uma atenção dobrada. Além de embalagens com tampa, é inserido um acessório chamado “stopper”, que veda a tampa e, por consequência, mantém a temperatura da bebida por mais tempo.

    O leque de possibilidades de desfrutar dos produtos da marca é extenso e sem dúvidas a opção de preparar o café DUCKBILL em casa é uma bastante atrativa.  Nesse formato (drip coffee), o cliente adiciona água quente no sachê e pode passar seu café na hora que desejar, o retraindo diretamente do copo. Mas também há a versão em cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino.

    Outro ponto forte da rede são seus maravilhosos cookies, com 100g de recheio por dentro e macio por fora. De acordo com Rafael Naves, foram testados 42 tipos de receitas até chegarem na ideal, tornando a Duckbill um “point” nas cidades com lojas abertas, pois como a produção é própria os cookies são achados somente nas lojas da rede. O melhor é que não possuem conservantes ou aromatizantes artificiais.

    Quanto as lojas, se destacam pelo design e projeto único, junto com sua mascote, representado por um ornitorrinco, que encanta adultos e crianças.  O ambiente é bastante amigável, harmônico e acolhedor, por isso, é ideal desde a reuniões de negócios até encontros com entes queridos.

    A perspectiva de expansão da rede é de 500 unidades inauguradas pelo Brasil e América Latina nos próximos 5 anos, e pelos resultados positivos ano após ano, podemos considerar a DUCKBILL sucesso solidificado num mercado que não perde o posto nem mesmo em tempos de COVID.

  • Gastronomia em Curitiba

    Vem aí a segunda edição do festival gastronômico do ParkShoppingBarigüi

    Hambúrguer do Johnny Rockets
    Hambúrguer do Johnny Rockets (Foto: Divulgação)

    Boas notícias e um prato cheio para os fãs da boa gastronomia: o ParkShoppingBarigüi inicia a segunda edição do Sabores do PkB, festival com menus a preços promocionais em restaurantes do Park Gourmet, operações gastronômicas da Praça de Alimentação e cafés. O festival começou nesta segunda-feira (22) e reúne as mais diversas especialidades culinárias: de restaurantes italianos, australianos e contemporâneos até cozinha oriental, casual dining e healthy food. O PkB promove mais uma experiência única para os seus clientes que poderão aproveitar saborosas criações com valores especiais no almoço, jantar e happy hour exclusivamente de segunda a sexta-feira.    

    Para o festival, os chefs dos restaurantes do Park Gourmet – OutbackBaraquiasLa Pasta Gialla, Acqua & Farina, além do Johnny Rockets prepararam menus completos com entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo de R$ 54,90. Já os restaurantes da Praça de Alimentação oferecem um cardápio com prato principal e bebida por apenas R$ 24,90. Ainda, para quem deseja uma doce pausa dos passeios e compromissos do dia, os cafés e docerias do shopping apresentam um combo com cafezinho pelo preço fixo de R$ 16,90. O cliente PkB tem à disposição opções de cafeterias e confeitarias incluindo as recentes novidades do  shopping: Cookie Stories, The Coffee e Café Cultura.  

    Foto: Este é o prato do Outback

    Os cardápios do festival “Sabores do PkB” são exclusivamente para consumo nos restaurantes e não valem para pedidos de delivery e drive-thru. Os menus estão disponíveis no almoço, jantar e até happy hour, durante todo o horário de funcionamento do shopping sempre de segunda a sexta. O festival será realizado até o dia 04 de março. Confira todos os todos os participantes e menus do “Sabores do PkB” no Instagram @parkshoppingbarigui e no site www.parkshoppingbarigui.com.br  

    SERVIÇO:  

    Festival Sabores do PkB – até 04 de março  

    De segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento do PkB  

    Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê  

    Outback, Baraquias, La Pasta Gialla, Acqua & Farina e Johnny Rockets (R$ 54,90)  

    Restaurantes da Praça de Alimentação (R$ 24,90)  

    Cafés e confeitarias (R$ 16,90)  

  • Gastronomia em Curitiba

    Serra Restaurante inaugura a primeira unidade do Paraná

    Unidade fica no shopping Curitiba
    Unidade fica no shopping Curitiba (Foto: Divulgação)

    Já está em funcionamento no Shopping Curitiba o Serra Restaurante, tradicional rede de restaurantes do estado de Mato Grosso. Trata-se da primeira unidade no Paraná do grupo, que tem quatro lojas em Cuiabá e uma Várzea Grande, sendo todas em shoppings.

    O Serra Restaurante oferece ao público um buffet com cardápio variado e marcado pelo alto padrão de qualidade. Além das opções tradicionais, tem também o cantinho mineiro, massas artesanais, churrasco e grelhados, comida oriental, frios e saladas. Os valores do self service são: R$ 6,99 a cada 100 gramas, de segunda a sexta, e R$ 7,49 a cada 100 gramas no fim de semana e feriados.

    No mês de março será inaugurada a ilha de massas preparadas pelo chef, "monte sua massa", onde os pratos serão preparados na hora e de forma artesanal. Outra novidade será a produção de pizzas napolitanas assadas no forno, que serão servidas no período noturno.

    Segundo a proprietária do resturante, Joana Serra, inaugurar a loja no Shopping Curitiba é uma grande satisfação. "Somos naturais do Paraná, fomos para o Mato Grosso para começar a empreender, agora nos sentimos bastante honrados em retornar a nossa origem e poder inaugurar esta nova loja", explica Joana.

    Neste mês de fevereiro, o horário de atendimento é de segunda a sábado, das 11h às 16h. A partir de março, o funcionamento será das 11h às 22h. Aos domingos o atendimento é a partir do meio dia.

    Shopping Curitiba

    Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

    Curitiba (PR)

    (41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

    @ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

     

  • Gastronomia em Curitiba

    Rede de pastelaria aposta em massas coloridas como diferencial da marca

    Massas do Bangalô dos Pastéis
    Massas do Bangalô dos Pastéis (Foto: Divulgação)

    Com uma receita carregada por gerações, a família Kuntermann saiu de uma pequena pastelaria em Guaratuba, no litoral do Paraná, em 2005, para a construção do Bangalô dos Pastéis, rede de franquias que está se disseminando pelo Paraná e Santa Catarina. Com o slogan “recheado de verdade”, engana-se quem pensa que o incrível sabor dos recheios é o único diferencial da marca: a rede oferece, também, massas coloridas. 

    “Antes de decidir empreender, buscamos por algo que as pessoas se sentissem atraídas mesmo antes de conhecer o sabor. Sabemos que o recheio é a principal forma de fidelizar os clientes, mas as massas coloridas são nosso chamariz. Afinal, antes de comer com a boca, comemos com os olhos, e as cores vêm fazendo grande sucesso nesse sentido”, conta Thiago Kuntermann, fundador da rede Bangalô dos Pastéis. “Fugir do comum e buscar a criatividade sempre foi nosso foco”, complementa. 

    Atualmente, a rede produz três tipos diferentes de massa salgada e uma doce: tradicional, azul, rosa e chocolate. “Por ser um produto de alto padrão, diferente e extrovertido, conseguimos agradar crianças e adultos”, destaca Thiago. Para os clientes, a melhor parte é não precisar pagar nada a mais para receber um pastel colorido, pois todas as massas possuem o mesmo preço, basta escolher na hora do pedido. 

    Franquias 

    O sucesso dos produtos foi o que motivou a família Kuntermann a investir em um projeto de franquias. “Apenas uma de nossas oito unidades é própria, as demais já são franquias. Agora, para o pós-pandemia, já estamos recebendo dezenas de solicitações de franqueados, principalmente vindos do Sul e Sudeste. É um estilo de negócio que o brasileiro gosta”, afirma. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 170 mil, com faturamento médio mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno de 24 a 36 meses. Franquia isenta de taxa de royalts. 

    Mais informações no site www.bangalodospateis.com.br.

    (fonte: Assessoria)

  • Gastronomia em Curitiba

    Chef Eva dos Santos assina noite especial de acarajé no Quintana

    O tão falado acarajé da chef Eva dos Santos será o protagonista na noite especial do bar Amado, do Quintana Gastronomia, que retorna na quinta-feira, 25 de fevereiro, das 17 às 22 horas. A noite dá início a uma série de eventos especiais nos quais a chef Gabriela Vilar de Carvalho traz convidados e amigos da gastronomia local para preparar suas especialidades. O happy hour contará ainda com acompanhamentos da equipe Quintana, cervejas artesanais do sommelier Fabricio Thomaz e drinks especiais do Rogerinho Baiano.

    A noite marca uma nova fase da chef Eva dos Santos, que após anos no comando dos Restaurantes Victor levará em breve suas iguarias para seu novo projeto, La Chica – Praia Grande (@lachicasfs), em São Francisco do Sul. No menu da noite, ela apresentará o acarajé em seu preparo tradicional, com camarão, vatapá e vinagrete especial; opção vegana com vatapá de castanhas e vinagrete especial; e ainda uma versão especial feita com porco Moura e vinagrete de abacaxi. Para acompanhar, milhos místicos da Eva, arroz caldoso de galinha caipira com quiabo do Quintana, e manjar de coco clássico Quintana com compota de caqui orgânico, fresquinho da estação.

    Os clientes poderão provar as iguarias à vontade, a R$ 89 por pessoa. A seleção de chopes e drinks da noite será feita a dedo para harmonizar com as opções de acarajé, a fim de proporcionar sabores únicos e muito especiais. As vagas são limitadas, e é preciso fazer sua reserva antecipada para o primeiro serviço (chegada entre 17 e 18 horas, término 20 horas); ou segundo serviço (chegada entre 19 e 20 horas, término 22 horas), pelo WhatsApp (41) 99235-6044. 

    Serviço:

    Eva dos Santos no Amado, do Quintana Gastronomia. Quinta-feira, 25 de fevereiro. Av. do Batel, 1440. Valor: R$ 89 por pessoa; bebidas à parte. Reservas antecipadas para o primeiro serviço (chegada entre 17 e 18 horas, término 20 horas); ou segundo serviço (chegada entre 19 e 20 horas, término 22 horas) – agende pelo WhatsApp (41) 99235-6044. www.quintanagastronomia.com.br

  • Gastronomia em Curitiba

    Perdigão lança prato pronto que não precisa de geladeira

    A Perdigão inova ao realizar o lançamento de pratos prontos que não precisam de refrigeração. A novidade vai ao encontro do plano Visão 2030, da BRF, companhia detentora da marca, que tem entre seus objetivos liderar o mercado de pratos prontos, que deve chegar a R$ 16 bilhões nos próximos anos. O lançamento está disponível em quatro sabores: estrogonofe de frango, feijoada, coxa e sobrecoxa com mostarda e peito de frango com mandioquinha.   

    Perdigão realizou pesquisas com consumidores e, durante oito meses, desenvolveu as novidades considerando, principalmente, o crescimento de refeições realizadas no lar, assim como o espaço de armazenamento na geladeira ou freezer. Os novos produtos têm como diferencial o fato de não ser necessária a refrigeração - tendo a possibilidade de serem armazenados em temperatura ambiente - além de ter alta durabilidade e segurança. 

    Os quatro lançamentos de pratos prontos da Perdigão são feitos com ingredientes de qualidade selecionados para os consumidores que buscam por praticidade - pois o tempo de preparo é de aproximadamente um minuto. Além disso, as novidades têm um prazo de validade de até 270 dias.  Antes de chegar à mesa do consumidor, os produtos são cozidos e temperados, passam por um processo de envase a vácuo e, após embalados, recebem um cozimento em altas temperaturas por meio da esterilização, sem uso de conservantes.

    As novidades já estão disponíveis, exclusivamente, para os clientes Pão de Açúcar e Extra em todo o Brasil. Em março, os lançamentos estarão à venda no e-commerce Mercato em Casa.

  • Vinhos e gastronomia

    Startup lança adega compartilhada e planeja faturar R$20 milhões em 2021

    Adega compartilhada Wine4u
    Adega compartilhada Wine4u (Foto: Divulgação)

    Segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers, o consumo de vinho teve aumento de 72% durante a pandemia da Covid-19. Aliado a esse dado e ao isolamento social deste ano, a startup curitibana market4u, maior rede de mercados autônomos do Brasil, acaba de lançar a wine4u – uma adega, autônoma e inteligente, dentro de condomínios. Atualmente, já são 120 unidades somente na capital paranaense, e mais 100 em todo Brasil, tornando-se a maior loja, em número de unidades, do segmento no país.

    “Imagine ter à disposição uma adega com mais de 200 rótulos diferentes, com seleções que mudam a cada estação, e ainda sommeliers disponíveis para dar dicas de harmonização. Foi esse nicho de mercado que enxergamos, e o melhor: ninguém precisa fazer um aporte grande para colocar o estoque em casa - ele fica à disposição para quando quiser e precisar a poucos passos de distância”, explica o CEO do market4u, Eduardo Córdova. 

    A seleção é sazonal, de acordo com a estação do ano. Por exemplo, no verão, a prioridade são vinhos brancos, rosés e espumantes. Além disso, as escolhas levam em consideração o perfil dos moradores, assim como histórico de compras. Os valores das garrafas variam de R$30 a R$200 e também são ótimas sugestões de presentes de última hora – as embalagens de presente estarão disponíveis em cada ponto de venda. 

    A adega é destravada por meio do aplicativo, somente para maiores de 18 anos, e o pagamento feito por lá também. “O sistema é inteligente e consegue avaliar o perfil de consumo dos usuários, abastecendo a geladeira com os rótulos mais vendidos, uvas e safras preferidas”, completa Córdova. 

     A wine4u projeta abrir 1000 unidades em 2021, com faturamento médio anual de R$20 milhões.

    (fonte: Assessoria)

  • Bares em Curitiba

    YouRock Bar remodela cardápio com pratos mexicanos

    Inaugurado em plena pandemia, o YouRock ousa novamente. Desta vez, para atrair clientes que buscam sair de casa em segurança (o ambiente segue rigorosamente os protocolos de prevenção da Covid-19) e degustar bons pratos, o bar curitibano inova no cardápio. A casa, inspirada na cultura americana, lança uma carta mais ampla, diferente do modelo de agosto, quando estreou.

    Trata-se de uma renovação bem temperada com pitadas mexicanas. Conforme o administrador do YouRock, Ivan Cruzeiro, a remodelação do menu também busca atrair pessoas que gostem do ambiente e de comida boa. “A ideia foi trazer novas opções para quem já tinha experimentado o cardápio anterior e ter opções para refeições de almoço e janta, além das porções de bar”, diz.

    Treze novos pratos foram incluídos no menu, ampliando para 26 o número de opções no YouRock. É o caso do T ROCK STEAK, com 600g de T-Bone feito na brasa, salada de batata e farofa. A refeição é completa e serve duas pessoas.

    Para quem gosta de tudo um pouco, o THE BEST 3 traz o famoso nachostexmex, frenchfries e frango frito americano: um petisco, bem servido, para duas pessoas. E o que dizer do AMERICAN CHICKEN? O mais famoso frango do mundo é o frango frito americano. São pedaços de peito, coxa e meio da asa de frango empanados, bem temperados, fritos e crocantes, que servem três pessoas. Os pratos variam de R$ 18 a R$ 110.

    A carta de drinks do YouRock também recebeu atenção especial. O novo MARACUJACK combina os sabores do Jack Daniels, maracujá e água com gás. Já no SUNFLOWER, tequila, triple sec, maracujá e suco de limão são harmonizados. O drink GIN GIN MULE leva Whisky Bourbon, suco de limão, xarope de gengibre e espuma de gengibre. Whisky Bourbon, suco de limão e água com gás dão a tonalidade do HIGHBALL.

    Cruzeiro destaca ainda que o bar tem opção de sobremesa. Uma das mais queridinhas é a CHEESECAKE DE AMORA: um clássico norte-americano, desenvolvido com geleia de amora artesanal e massa de biscoito de chocolate. A porção é individual e é de dar água na boca!

    Os pratos são feitos para consumo no local. O ambiente combina com as opções do menu e respeita as orientações relacionadas à pandemia. As mesas são grandes e têm distanciamento uma das outras.

    SERVIÇO

    O YouRock funciona de segunda a sexta-feira das 17 às 22 horas, aos sábados das 12 às 22 horas e aos domingos das 15 às 22 horas. O horário pode variar conforme os decretos emitidos pelo Governo do Paraná para a pandemia. Para mais informações e cardápio completo, acesse:https://yourockbar.com.br.

     

  • Gastronomia em Curitiba

    Porks foca em expansão nacional com previsão de abertura de 20 novas unidades em 2021

    José Araújo Netto
    José Araújo Netto (Foto: Divulgação)

    O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de produção de suínos do globo, totalizando mais de 649 mil toneladas ao ano, o equivalente a 3,88% da produção mundial. A região Sul do país é destaque neste quesito, sendo responsável por 66% da produção nacional. O alto índice é resultado dos custos estáveis ​​de alimentação e de um grande rebanho de suínos que mantêm a produção em dia.

    Com a alta demanda, preparos que têm a carne suína como protagonista ganharam força na cidade de Curitiba e, atualmente, estão se espalhando por todo o país. A rede Porks – Porco & Chope, grande fenômeno e referência do segmento, nasceu na capital paranaense em 2018 e já conta com dezoito unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelas cidades de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Santos (SP), Brasília (DF), Águas Claras (DF), Samambaia (DF) e Recife (PE). A rede comercializa, atualmente, 10 toneladas de carne suína por mês e, até o final de 2020, pretende aumentar este número com a abertura de, no mínimo, 20 novas unidades nas cinco regiões do país. 

    De acordo com fundador do Porks – Porco & Chope, José Araújo Neto, o modelo de negócio da empresa segue bases internacionais, que apostam em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos e de fácil consumo, que exploram toda versatilidade da carne de porco. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede sem deixar de lado os preços acessíveis (entre R$ 8 e R$ 18). 

    A expansão audaciosa planejada e iniciada já em 2020, mesmo durante a pandemia, se baseia em um perfil de empreendedor que ganhe menos de R$ 10 mil ao mês e tenha recursos disponíveis para investir em uma franquia pode começar uma nova vida na gastronomia. Nesse contexto, Araújo Neto cita 10 características que um futuro empreendedor precisa considerar antes de ingressar nesta vida: (1) senso de negócio; (2) capacidade de tolerância; (3) flexibilidade e capacidade de adaptação; (4) visão empreendedora; (5) habilidade para resolver problemas; (6) relacionamento interpessoal; (7) liderança; (8) questionador; (9) corajoso; e, por fim, (10) alta capacidade de aprendizagem.

  • Vinhos e gastronomia

    Vinícola Guatambu lança o vinho em lata Mysterius

    Sim, os jovens brasileiros estão bebendo mais vinho desde o início da pandemia. Estudo realizado pela Dotz, afirma que o jovem de até 30 anos passou a consumir mais vinho, o aumento nessa faixa etária foi de 38%, o que indica uma mudança no comportamento de compra e hábitos de consumo.

    Para aproveitar o momento e ajudar na democratização do vinho, a Vinícola Guatambu, juntamente com um grupo de empresários, desenvolveu o vinho Mysterius. 

    Como tudo começou

    Ariel Kogan é de Mendoza, Argentina, e trabalha no universo do vinho desde 2009. Tem grande histórico no ativismo socioambiental em prol do desenvolvimento sustentável, e, em uma conversa sobre esse cenário e sobre a mudança de consumo de vinhos com o produtor da Vinícola Guatambu – uma das mais modernas do Brasil – Valter Potter, começaram a amadurecer a ideia sobre a produção de um vinho em lata, visto que a vinícola, tecnologicamente através de seus parceiros, estava pronta para encarar essa produção, porém em uma versão diferente: um vinho produzido especificamente para esse projeto. Para completar o projeto, Ariel convidou o argentino Pablo, publicitário especializado em construção de marca e o empresário brasileiro Rafael Donatiello, com ampla expertise em vendas on-line e marketing digital. Assim se formou um time que deu origem à criação do Vinho Mysterius.

    A vinícola desenvolveu os vinhos especialmente para a versão em lata. “O lançamento da Mysterius é um marco para nós, da Guatambu. Além da praticidade, tem como diferencial o cuidado com o meio ambiente e a grande qualidade dos produtos”, declara Valter Potter, proprietário da vinícola.

    Essência

    Os vinhos Mysterius não se revelam de uma vez. Não são óbvios. Suas uvas amadurecem lentamente no silêncio e imensidão do pampa gaúcho. São cuidadosamente selecionadas e escondem uma sutileza que precisa ser investigada, descoberta. Para entender o enigma dos vinhos Mysterius, é preciso chegar de mansinho, de coração aberto, que o sabor oculto irá, aos poucos, se mostrar em todas suas nuances e delicadeza. 

    Além disso, o Mysterius é um vinho em lata, que traz inúmeros benefícios: é reciclável e diminui o desperdício daquele restinho chato que sobra na garrafa. Além disso, devido ao isolamento com o ambiente externo, a vedação à entrada de luz, a lata esfria mais rápido, protege o vinho dos raios UV e preserva todo o seu sabor. São democráticas e descomplicadas. As belas ilustrações são do artista plástico Fabio Issao.

    São duas opções: O Mysterius Veraz é um vinho tinto seco (com 14% de graduação alcoólica) e surpreendente, um corte de Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Tannat; o Mysterius Intuição é um sedutor espumante (com 11,5% de graduação alcoólica), como deve ser: com aromas, borbulhas e todo o frescor.

  • Gastronomia em Curitiba

    Tábua de frios: saiba a diferença entre cada tipo de salame e suas melhores combinações

    Faça uma boa composição de salames e queijos
    Faça uma boa composição de salames e queijos (Foto: Envato Imagens)

    De origem italiana, os salames estão presentes nas mais variadas receitas ao redor do mundo. Com diversas versões, temperos e formas de consumo, a iguaria se popularizou, principalmente no Brasil. Quase sempre compostos pelo mesmo tipo de carne, que consiste em uma mistura de carne de paleta suína e a gordura de toucinho lomba, são os calibres, temperos e formatos que diferenciam cada variedade. 

    O salame tipo italiano, mais popular de todos, precisa de aproximadamente 50 dias de processo para ficar pronto. A coordenadora de produção da Alegra,  Marina Manfroi Maschio Kiefer, explica que a granulometria de moagem é um dos fatores que diferencia os tipos de salame. “No salame tipo italiano, o disco de moagem usado tem 6mm. Diferente do tipo hamburguês, que usa 4mm, o que difere na aparência do produto no momento do corte. Além disso, ambos recebem quantidades próximas de gordura, o que muda é somente a forma como ela aparece em cada um”, conta. 

    Por ter um calibre maior, característica que auxilia na diferenciação dos tipos de salame, o Hamburguês leva cerca de 60 dias para ficar pronto. Além disso, essa versão ainda conta com pimenta preta em grãos para dar mais sabor ao produto. “O salame tipo hamburguês é um produto com sabor diferenciado. Além da pimenta em grãos, característica que o consumidor nota já no corte, o produto possui diversas especiarias em sua formulação, como noz moscada, coentro e cravo.”, ressalta a coordenadora. 

    Já o salaminho, que é uma versão menor do salame Italiano, ganha a vantagem de ter o tempo de preparo mais ágil. “O tempero é o mesmo no salame Italiano e no salaminho, porém, como ele tem um calibre de embutimento de 45mm, diferente dos 70mm usados no italiano, seu processo de preparo dura somente 30 dias”, explica Marina.

    Na elaboração de uma tábua de frios, para acompanhar os salames, os queijos são uma saída sem erro. Tipos como Mussarela, Parmesão, Gorgonzola, Brie e Provolone são excelentes opções. E, para complementar, torradas, pequenas fatias de pães e algumas variedades de patês também podem combinar.

    Para quem pensa em um prato ainda mais elaborado, acrescentar palmitos, azeitonas, frutas frescas, como morangos e uvas, e ainda alguns legumes, como cenouras, pepinos, tomates e aspargos, pode trazer mais sofisticação e variedade ao cardápio.