Divulgação – Aqui a ricota da Mozzarellart

Criada dentro da culinária italiana, a ricota é uma das receitas mais antigas de queijos que existe. Consumida, principalmente, no Sul da Itália, é a base de diversos pratos típicos do país. No entanto, sua migração para o Brasil foi feita com alterações, que a tornam diferente do produto “legítimo”, por assim dizer.

“Assim como a burrata, a ricota tem uma grande importância histórica e, até hoje, faz parte dos pratos mais tradicionais da Puglia”, explica a sócia-proprietária do Mozzarellart, Renata Bueno. A produção na Itália é uma das mais antigas, começou por volta de 3300 a.C. Nessa época, era feita de forma bem natural, através do cozimento do leite, para depois separar o soro do coalho para obter a ricota.

A ricota se diferencia por ser feita através do soro, que não é utilizado no queijo. “Por isso, é um produto tão leve com baixa caloria e pouco gorduroso”, detalha. “É um queijo que se encaixa em várias receitas doces e salgadas”. No lançamento do produto, por exemplo, além de tortas e quiches, foram servidos também tomatinhos recheados de ricota temperada. Simples e saboroso.

Tomatinhos recheados de ricota (foto SM)

Feita pelos casaro – técnicos na produção de queijos que fazem sua especialização em ambientes de leiterias, algo passado de geração em geração – a ricota tem um preparo completamente artesanal na Mozzarellart, uma loja fábrica em Curitiba focada na produção italiana de queijos artesanais. “O preparo da ricota é mais simples e fresco. Porém, em ambiente de conservação como geladeira, tem validade de até uma semana. Todo esse cuidado é para seguir a receita original, diferente da que é produzida no Brasil e que contém muito mais conservantes”, conta a sócia-proprietária.

Posso dizer que o sabor é mesmo bem diferente da que encontramos normalmente nos mercados. Na minha opinião, a da Mozzarellart é muito mais saborosa. 

Aliás, a loja vende uma ótima burrata, vinhos e produtos italianos. Vale a visita!

Sobre a Mozzarellart

A primeira Mozzarellart foi criada em 2014, em Praga, na República Checa. Em 2018, Angelo Martiriggiano e Renata Bueno trouxeram a marca para Curitiba, com o objetivo de oferecer a verdadeira Burrata italiana na cidade, contando inclusive com um casaro de Gioia del Colle, cidade da região da Puglia conhecida por ser o local onde nasceu o famoso queijo italiano. Especializada na confecção dos produtos com 100% de leite de vaca fresco, a Mozzarellart produz de forma artesanal os 11 tipos de queijo que hoje compõe o portfólio da marca. 

A Mozzarellart fica na R. Rocha Pombo, 384 – Juvevê, em Curitiba. Tem estacionamento conveniado em frente.