Quem nunca viu uma roupa ou um acessório na amiga e se apaixonou, mas depois de provar a empolgação se ofuscou? Não é novidade que uma coisa que fica bem para uma pessoa pode não ficar bem para outra, mas existem algumas explicações técnicas bem plausíveis para isso, que inclusive são as responsáveis por nos fazer refletir e evitar compras impulsivas. Na maior parte dos casos, uma escolha assertiva vai muito além de um simples gostei ou não gostei. Quase sempre, depende!

Depende do seu estilo. Existem sete estilos principais que permeiam o universo feminino: tradicional, elegante, moderno, esportivo, romântico, criativo e sensual. O ideal é nos reconhecermos bem em três deles para que tenhamos uma imagem consistente e que, de fato, represente a nossa personalidade. Transitar por todos os estilos não é impossível, mas certamente é sinal de problemas. Quer saber um sintoma claro de falta de definição do seu estilo pessoal? Ter um guarda-roupa cheio de peças e achar que nunca tem o que vestir. Portanto, esse autoconhecimento é essencial, não apenas para manter um guarda-roupa inteligente, mas também para transmitir uma imagem de credibilidade e que agregue valor para a sua própria pessoa. Exemplo prático: posso me apaixonar na vitrine por uma blusa florida com detalhes em renda, porém, se meu estilo não for romântico, certamente terei dificuldade de usá-la ao chegar em casa e tentar combinar com outras peças. Ou seja, não basta gostar, é preciso que a roupa represente quem você é.

Pinterest

Pinterest

 

Depende da sua paleta de cores. As cores exercem um papel importante em nosso visual. Quando próximas ao rosto, elas têm o poder de valorizar a nossa aparência ou de provocar um efeito negativo, destacando olheiras, sinais de expressão e transmitindo uma aparência cansada. E isso varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem um conjunto de cores que harmonizam melhor com o seu tom de pele. Por isso, nem sempre gostar de uma cor é o suficiente para você escolhê-la na roupa que irá usar.

 

Colour Me Beautiful

Colour Me Beautiful

 

Depende do seu biótipo. Ampulheta, retângulo, oval, triângulo e triângulo invertido são os principais biótipos femininos. Ter consciência sobre o seu tipo de corpo e estar preparada para fazer escolhas que valorizem o que você gosta nele e disfarcem o que não gosta é ponto essencial na hora de comprar. Depois de gostar muito de uma peça, avalie se o modelo ou corte está adequado para você. Com o tempo, a gente já consegue saber só de olhar, mas provar também é muito importante. Se você for daquelas pessoas que acham que nada fica em bom em você, talvez esteja provando as peças erradas. Nesse caso, procure mudar as suas escolhas e dê uma chance para peças que você não gosta numa primeira impressão. Pode ser que, depois de provar, você mude de ideia. As lojas de departamento, com o sistema de autoatendimento, são ótimos locais para fazer isso.

girlsandbangs.com

girlsandbangs.com

 

Depende do seu estilo de vida. Amo muito salto alto, porém, o meu estilo de vida atual pede sapatos mais baixos e confortáveis. Ou seja, por mais que eu goste, não faz sentido encher a sapateira com saltos belíssimos, sendo que não é deles que eu preciso no meu dia a dia. O mesmo acontece com roupas e acessórios. Parece óbvio, mas dá uma olhadinha aí no seu guarda-roupa e veja qual foi a última vez que você caiu nessa armadilha!

Reunindo essas dicas aqui, fica fácil evitar as compras por impulso, daquelas que ficam permanentemente estacionadas no guarda-roupa e a gente se arrepende. Portanto, depois de gostar muito de alguma coisa, pergunte a si mesma: está coerente com o meu estilo pessoal? essa cor fica bem em mim? esse modelo valoriza o meu biótipo? o meu estilo de vida me permite usar essa peça em várias ocasiões?

Em geral, essas dicas também valem para os homens, adaptando-se os estilos pessoais e os biótipos. Assunto para o post da próxima semana 😉