Com decisão, prefeituras e empresas não correm risco de responder por crime eleitoral. Franklin de Freitas

Quem é pai ou mãe de uma criança ou um adolescente já teve, tem ou terá dúvida sobre a idade ideal e segura para que seu filho ande nas ruas, vá ao shopping ou pegue o ônibus sozinho. Especialistas divergem sobre a idade ideal. Alguns dizem ser a partir dos 10 anos, outros garantem que 12 anos é mais prudente. Mas todos concordam em pelo menos dois pontos. Para eles, a autonomia de andar sozinho por aí começa a ser construída quando a criança ainda é pequenina, por volta dos três, quatro anos.  Na opinião dos especialistas, os pais precisam participar ativamente deste processo e para isso precisam acompanhar os filhos dezenas de vezes antes que eles façam `voo solo`. 

Gabriela Freitas, gerente executiva da ONG Criança Segura, diz que organização recomenda o que chamam de ´idade mágica` 10 anos para que a criança comece a exercer sua autonomia na prática, mas isso depende da rotina da criança com os pais. “Se os pais nunca andaram de ônibus com a criança, ela não terá condição de segurança para fazer isso. Antes de sair sozinho, a criança precisa, por exemplo, saber tudo sobre o trânsito, faixa de segurança, sinal e ter feito várias excursões com os pais”, explica, ela. “A idade ideal é muito particular do desenvolvimento da criança. Há crianças mais novas que são mais atentas, têm mais experiências, enquanto há outras mais velhas que precisam de mais indicações dos pais”. Ela diz que antes de liberar os filhos para qualquer passeio, é preciso prever tudo que pode acontecer e todas as situações que a criança vai enfrentar para orientá-la. “Se vai no shopping, indicar como se comportar se algum estranho vai falar com ela, se vai na casa de um amigo, ver se há piscina, se vai ter algum adulto, alguma possibilidade de acidente”, afirma.  Ela lembra que as crianças entre 10 e 13 anos são muito irresponsáveis, porque estão encantadas com a liberdade que recebem. “Elas tem tamanho, mas não maturidade, por isso os pais precisam analisar essa maturidade antes deixar que elas andem sozinha”

Na opinião de Maisa Pannuti,  psicóloga, doutora em Educação e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo (UP), não existe uma idade ideal para que as crianças saiam sozinha, porque tudo depende da autonomia criada na família ao logo do tempo. “A construção da autonomia começa desde muito cedo, com três, quatro anos, quando os pais pedem que a criança se vista sozinha, guarde seus brinquedos. Depois quando vira responsável pelas suas tarefas escolares, cuide de seu material escolar. Sempre dando atividades compatíveis com a idade. Há crianças que ficam ´maduras´ mais cedo. Outras demoram mais, mas geralmente é resultado da rotina da família”, explica Maisa. A sugestão dela é que antes de qualquer tarefa, a autonomia seja construída junto com  os pais. “No caso de usar o transporte coletivo, por exemplo, os pais devem fazer várias viagens com os filhos, depois levá-lo até o ponto de ônibus, depois pedir que mande notícias. Na primeira ida ao shopping, os pais devem ficar no local e pedir que as crianças venham até eles de 30 e 30 minutos. Tudo sempre acompanhado de muitas explicações e sugestões”, recomenda.

CUIDADO COM O TRÂNSITO, MAIOR CAUSA DE MORTES ENTRE 10 E 14 ANOS

A gerente executiva da ONG Criança Segura, Gabriela Freitas, lembra que apesar de os pais se preocuparem com a violência antes de liberarem os filhos para `excursões` solitárias pela cidade, o maior risco é o trânsito e, por isso, a educação para o trânsito é essencial. “A maior causa de morte entre crianças de 10 a 14 anos é acidente de trânsito, entre eles atropelamentos, acidentes de carro, de moto”, explica ela. 
Gabriela recomenda que os pais andem muito a pé com seus filhos, indicando a faixa de pedestre, mostrando os sinais de trânsito: “É importante ressaltar o contato visual com os motoristas para que eles saibam como agir”. 

ESCOLA TRANSFORMA AUTONOMIA EM DISCIPLINA

Diante da insegurança dos pais e da necessidade de as crianças e adolescentes terem mais contato com a `vida real`, a autonomia virou matéria na Escola Atuação, em Curitiba. Alunos de 12 e 13 anos saem pelo menos uma vez por semana e aprendem a andar nas ruas sozinhas,  a usar o transporte coletivo, a pagar contas, comprar produtos. “Os pais hoje querem que seus filhos se virem, mas até essa idade eles só andam de carro, são levados de cima para baixo. E o único jeito de aprender a se virar é praticar. Então, ensinamos a andar em segurança, a agir em situações de risco, ou seja a alcançar a autonomia necessária para o desenvolvimento. Assim todos ficam seguros para andar de ônibus, ir ao shopping”, conta Esther Cristina Pereira, diretora da Escola Atuação. 
Segundo ela, es estudantes aprendem desde regras de segurança, mobilidade, até´etiqueta´: “Eles aprendem a dar lugar aos mais idosos nos ônibus, a esperar a vez, a não fazer algazarra, enfim a se tornarem cidadãos do mundo. Economia doméstica também faz parte desta matéria”.  Ela conta que uma das aulas mais esperadas pelos estudantes é aprender a pegar ônibus com segurança. “Nós estabelecemos um objetivo, por exemplo, ir até o Centro da Cidade e nós estudamos juntos os aplicativos e mapas para descobrir o melhor caminho”. Sobre a idade ideal para andar sozinhos, Esther acredita que seja justamente entre 12 e 13 anos.

 

Dicas para orientar seu filho a sair sozinho

-Trabalhe a autonomia da criança desde os 3 ou 4 anos, dando responsabilidades, como guardar brinquedos, se vestir sozinho. Com o passar do tempo, aumente as responsabilidades e assim, a criança ganhará cada vez mais autonomia

-No caso de atividades novas, como ir sozinha para a escola, a pé, de ônibus ou ir ao shopping, os pais devem fazer o percurso junto com a criança dezenas de vezes, sempre explicando os cuidados a serem tomados e as regras sociais.

– Desde cedo, passe regras de segurança e ensine como agir em casos de emergência, como ser abordado por estranhos ou se perder. 

– Deixe lista de telefones sempre acessível para a criança. Saber os números dos bombeiros, polícia, emergência também é muito útil

– Em caso de insegurança na caminhada, diga para seu filho entrar em um estabelecimento comercial e pedir ajuda.

– Não se esqueça de ensinar as regras de trânsito, afinal acidentes são a maior causa de morte entre 10 e 14 anos.  

– Mapeie todos os riscos do trajeto ou do local onde a criança vai e antecipe as orientação. Se ele vai na casa de um amigo com piscina, explique que ele vai poder entrar ou não e o que pode ou não fazer, por exemplo.

– Peça que no ônibus ele escolha um assento, se possível, ao lado do cobrador ou do motorista, para que possa pedir ajuda em caso de necessidade.  Os pais podem fazer uma “parceria” com os motoristas, caso o horário seja sempre o mesmo.

– É fundamental também que a criança saiba de cor seu endereço e os telefones dos pais ou responsáveis. Andar com um cartão de identificação na mochila, com nome, endereço e telefones é outra medida recomendada.

– Lembre-se que o assédio na rua pode vir não apenas de adultos, mas também de outras crianças.