Divulgação

O documentário “A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser” conta a história da paranaense Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira diagnosticada, tardiamente, com fibrose cística aos 23 anos de idade.

“O diagnóstico veio para mim como uma luz no fim do túnel”, relata Verônica, que tinha o sonho de ser mãe e conta neste filme um pouco da sua jornada em busca da realização deste sonho.

Verônica é fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística e ressalta a importância de se ter um diagnóstico precoce para realizar o tratamento adequado para a doença o mais rápido possível.

A fibrose cística é uma doença genética rara que afeta os sistemas digestivo, respiratório e reprodutivo e torna as secreções do organismo mais espessas que o normal e apesar de ser uma doença rara existem numerosos casos no Brasil.

A triagem da doença começa noteste do pezinho que é realizado em recém-nascidos, e a confirmação do diagnóstico é feita por meio do teste do suor. Alguns sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia, dificuldade para ganhar peso e estatura podem ser sinais da fibrose cística e a pessoa deve procurar um médico o mais rápido possível.

O curta está na programação de cinema do Festival Raridades, evento online e gratuito com filmes, shows, exposição e debates que ampliam o conhecimento do público sobre doenças raras. O festival promovido pela ABRAF – Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas teve início em 1º de novembro e segue até o dia 25 deste mês.

Sinopse “A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser”

O filme conta a história de Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Verônica foi diagnosticada com fibrose cística tardiamente, aos 23 anos, e relata um pouco da sua jornada desde a busca pelo diagnóstico até a realização do seu sonho de ser mãe.

 

Ficha Técnica

2019, Brasil. Realização: Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Produção: Arte Lux Produções. Duração: 2´´36´´´. Classificação indicativa: livre
*O vídeo tem audiodescrição
Link direto para o vídeo/com cadastro prévio:  https://www.videocamp.com/pt/campaigns/mostra-festivalraridades-afibrosecistica/player?special_id=129218

Serviço: Festival Raridades

1º a 25 de novembro de 2020
Online e gratuito
Programação: https://festivalraridades.com.br/

Classificação etária: livre (com exceção dos filmes “Deboned” e “Ilegal”, com indicação etária de 12 anos)

 

Redes Sociais ABRAF

www.facebook.com/hipertensaopulmonar

www.instagram.com/hipertensaopulmonar/