Lucas Amorim

Apresentando a culinária brasileira para crianças – de todas as idades! –, o livro “Pratos do Brasil” chega a sua segunda edição. Com distribuição gratuita, a publicação teve sua primeira edição esgotada e agora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, será relançada. Passeando pelas influências presentes na culinária e cultura brasileiras, as autoras Liana Leão e Luciana Patrícia de Morais percorrem trechos da história do Brasil de um jeito diferente: apresentam curiosidades, resgatam flora e fauna e ainda ensinam os leitores a reproduzir alguns pratos tradicionais do nosso país.

A segunda edição do livro faz parte do projeto Revelando os Pratos do Brasil, que além da revisão e reimpressão da publicação, também realizou oficinas de culinária para pacientes do Hospital Pequeno Príncipe. Proposto por José Álvaro Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, o projeto teve início em junho de 2019 e também irá alcançar algumas escolas públicas de Curitiba e Região, com rodas de leitura e distribuição de livros. “A primeira edição do livro foi um sucesso e é com alegria que estamos promovendo a segunda. Partilhar – de forma gratuita – com crianças e adolescentes um texto tão sensível sobre nossa cultura é uma emoção que transforma”, declara o proponente.

Para a autora Luciana Patrícia, que assina o texto junto de Liana Leão, a comida revela um pouco de alma: “Falar da nossa culinária é falar da nossa cultura. O que comemos e como comemos é fruto das nossas relações, do ambiente que nos cerca, de como aprendemos a “ser gente”. Falar da nossa comida é falar sobre quem somos”.

O lançamento da segunda edição será no dia 07 de dezembro, sábado, às 10h, na Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133) e contará com a presença das autoras, da ilustradora e do organizador. No evento de lançamento, os exemplares serão distribuídos gratuitamente.

SERVIÇO

Pratos do Brasil: culinária brasileira para crianças
Dia 07/12/2019 (sábado), às 10h
Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba/PR
Evento gratuito com distribuição de exemplares
Classificação livre
Saiba mais: www.facebook.com/revelandoospratosdobrasil
Instagram: @relevandopratosdobrasil

Sobre o projeto – O projeto Revelando Os Pratos do Brasil é viabilizado pelo Ministério da Cidadania, com patrocínio das empresas: Veirano e Advogados, Lojas Milium, Frameport, Deal Digital, Foroni, Vaccinar e Tintas Verginia

Sobre a instituição beneficiada – Há 100 anos, o Hospital Pequeno Príncipe – maior hospital pediátrico do Brasil, localizado em Curitiba – transforma a vida de crianças e adolescentes de todo país. Instituição filantrópica, com até 70% da sua capacidade de atendimento destinada ao SUS, destaca-se pelo cuidado integral, com excelência técnica e atendimento humanizado. É referência em 32 especialidades, entre elas Oncologia, Ortopedia, Cardiologia e Doenças Raras, e procedimentos de alta complexidade, como transplantes. Precursor de políticas públicas, foi pioneiro na inclusão da família em tempo integral e em reconhecer educação e cultura como direitos fundamentais das crianças e adolescentes dentro do ambiente hospitalar. Além disso, é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil, trabalhando em sinergia com assistência (hospital), ensino (Faculdades Pequeno Príncipe) e pesquisa (Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) que juntos, formam o Complexo Pequeno Príncipe.