Divulgação

Cineminha de clássicos para crianças no MIS-PR
Ao longo de todo o mês de julho, o Museu da Imagem e do Som Paraná (MIS-PR) dedica a sua programação para clássicos do cinema e animações: o MIS de Férias, com sessões às terças e quintas-feiras, às 16 horas, traz filmes para agradar pais e filhos nas férias escolares. Já o Cineclubinho do MIS realiza exibições matinais, às 10 horas, de filmes de animação e curtas-metragens regionais, sempre seguidas de bate-papo. A entrada é franca e a classificação livre. São títulos imperdíveis como “Matilda” (1996), a história de uma menina brilhante ignorada pelos pais, “Esqueceram de Mim” (1990), do menino que é esquecido em casa e precisa se defender de ladrões, entre outros clássicos, como “Conta Comigo” (1986) e “Caça Fantasmas” (1984). O mês encerra com “O Garoto” (1921), filme dirigido e estrelado por Charles Chaplin. A escolha pelos clássicos, diz a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn, foi pensada para envolver toda a família e aproximar crianças e adolescentes do universo do cinema. “São obras que têm um lugar cativo na história do cinema e no imaginário das crianças de ontem e de hoje.”
Cineclubinho – O premiado “Meu Amigo Totoro” (1988) abre a programação do Cineclubinho na quarta-feira, 10 de julho: as sessões de curtas-metragens ocorrem nas quartas-feiras, às 10 horas, e são mediadas pelo setor educativo do MIS-PR que, ao final da sessão, realiza uma conversa com os participantes. Os outros filmes programados são o irlandês “A canção do Oceano” (2014), o franco-belga “Kirikou e a Feiticeira” (1998) e ainda a sessão “Curta Criança”, com curtas-metragens locais; estas sessões contarão com a presença dos cineastas para uma conversa com o público.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba), (41) 3232-9113. Ingresso: gratuito.

Biblioteca tem contaçao de histórias, oficinas, filmes e piquenique
A Biblioteca Pública do Paraná preparou uma programação especial para as crianças durante as férias de julho. As atividades incluem contação de histórias, oficinas e novas edições dos projetos Uma Noite na Biblioteca, Piquenique Literário, Cine Pipoca e Sábado Lúdico, além de uma festa julina. Todos os eventos são gratuitos. Diariamente, a equipe da Seção Infantil da BPP apresenta duas sessões do projeto Hora do Conto, às 11h e às 15h, seguidas de oficinas de trabalhos manuais. Nos dias 10 e 24, a contação de histórias fica por conta das atrizes Kaliupe Sachet e Karina Souza, do projeto Lendas Brasileiras — que busca aproximar os participantes do folclore nacional por meio de técnicas do teatro de sombras e de fantoches. As apresentações acontecem às 11h e às 15h e são acompanhadas de atividades paralelas, que estimulam a participação do público e reforçam o conteúdo trabalhado. No dia 11, a partir das 10h, a Praça 29 de Março recebe mais um Piquenique Literário da Biblioteca, com contação de histórias, oficinas, trocas de livros e rodas de leituras. Em caso de chuva, a atividade é transferida para a Seção Infantil da BPP.O projeto Cine Pipoca de julho apresenta três longas de animação do estúdio japonês Ghibli: Ponyo — Uma Amizade que Veio do Mar (dia 12), Meu Amigo Totoro (dia 19) e O Castelo Animado (dia 26). As sessões acontecem sempre às 14h30, no auditório, com distribuição de pipoca para o público. No dia 20, crianças de 7 a 10 anos participam da 15ª edição do evento Uma Noite na Biblioteca. A programação começa no fim da tarde de sábado e termina na manhã de domingo, com um café de confraternização para as famílias dos participantes e funcionários da BPP. Durante o encontro, são realizadas atividades de dança, música, teatro e contação de histórias, além de oficinas e gincanas. As inscriçõdx evem ser feitas diretamente na Seção Infantil. As vagas são limitadasA agenda de julho voltada para as crianças ainda conta uma Roda de Histórias mediada pela escritora Cristiane Souza (dia 25, às 14h30) e a Festa Julina da Seção Infantil (dia 27, às 10h), com comidas típicas, histórias temáticas e diversas brincadeiras.

Crianças podem ser biólogas por um dia em atividade de férias
Começam nesta semana as atividades de férias do Museu de História Natural Capão da Imbuia. A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo telefone 3313-5481. Este ano, a equipe preparou duas atividades especiais ligadas à Educação Ambiental. Nos dias 9 e 16 de julho, a partir das 14h, acontece a atividade Biólogo por um Dia. Os participantes poderão acompanhar a rotina dos pesquisadores do museu. Serão duas turmas formadas por cerca de dez crianças, de 9 a 12 anos. “Faremos simulações de pesquisas de campo e atividades com as coleções científicas biológicas de animais taxidermizados”, conta a chefe do Museu, Patrícia Werckelin. Para os pequenos, de 5 a 9 anos, a programação é de contação de histórias infantis que trazem animais entre os personagens. “A ideia é mostrar a importância dos bichos nessas histórias que ensinam tantas coisas às crianças”, resumiu Patrícia. A contação acontece nas quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 14h, com limite de 20 crianças.
O Museu de História Natural Capão da Imbuia fica na Rua Professor Nivaldo Braga, 1.369 – Capão da Imbuia)
Atividades gratuitas

Museu da Vida tem muitas atividades e bosque
Ligado a Pastoral da Criança, o Museu da Vida merece ser visitado. Ele tem como objetivo levar informações sobre a importância do cuidado com as crianças e a preservação do meio ambiente. O espaço está ligado ao desenvolvimento infantil, da gestação até os seis anos de idade. No local, no bairro Merces, há também o Memorial da Dr. Zilda Arns (1934-2010), que conta a trajetória da vida pessoal e profissional da médica fundadora da Pastoral da Criança. A Galeria da Vida tem exposições temporárias. No último domingo do mês, o museu desenvolve atividades especiais, como o Dia de Brincar, incentivando as crianças a brincarem como antigamente.Visitas para grupos com mais de dez pessoas precisam de agendamento. O museu fecha, exclusivamente nos feriados religiosos de Páscoa, Natal, Ano Novo e Sexta-feira da Paixão. A entrada é gratuita. Além das exposições, o local tem um bosque imenso e lindo, perfeito para um piquenique gostoso.

Criaturas Fantásticas no Muma
Uma exposição de arte inédita em seu formato está em cartaz no Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural). ‘Criaturas Fantásticas’ é um projeto voltado à infância: um espaço livre, que permite que a criança seja protagonista de sua experiência cultural, por meio de dispositivos interativos (recursos lúdicos, sensoriais e participativos) e de um ateliê que abre os espaços do museu para que ela faça parte da exibição.m Os ambientes da exposição foram projetados de forma que as crianças explorem os sentidos e as sensações, brincando e compartilhando dessa experiência com outras crianças. Não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal. O que existe são dispositivos que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à reflexão. As peças que fazem parte dessa exposição têm como principal premissa a necessidade da ação do indivíduo e da participação do outro para gerar sentido: isto é, a obra só existe no encontro com as pessoas. De 1º de junho a 1º de setembro de 201 no Muma – Museu Municipal de Arte (Portão Cultural) – Av. Rep. Argentina, 3.432 – Portão – (em frente ao Terminal de Ônibus do Portão)
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 19h

Bosque Alemão tem trilha e a Casa da Bruxa
O bosque tem mirante, café, oratório, pórtico. Outro destaque é o Caminho dos Contos — que apresenta a história de João e Maria, clássico dos irmãos Grimm. A trilha conta com a Casa da Bruxa, uma biblioteca onde há contação de histórias nos fins de semana (às 11h, 14h e 16h). Rua Nicolo Paganini (esquina com Rua Franz Schubert), Vista Alegre. 41) 3568-1087 (Casa da Bruxa). De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (Casa da Bruxa).

Bosque Reinhard Maack para crianças se soltarem
O bosque fica em uma área de preservação ambiental e tem a Trilha da Aventura, com brinquedos construídos em troncos de eucalipto. Rua Waldemar Kost (esquina com Rua Conde de São João das Duas Barras), Hauer. Sábados, domingos e feriados, das