• GRUPO OM e a NRF 2020

    O que esperar para o varejo em 2020? Esta foi a temática das palestras feitas pelos executivos do Grupo OM Marketing & Comunicação nesta terça-feira, no Cinemark do Shopping Mueller, onde apresentaram as principais novidades verificadas no NRF Retail’s Big Show, maior feira do varejo mundial, realizada em janeiro em Nova York.

    A décima edição do tradicional evento promovido pelo Grupo OM teve lotação máxima, e foi conduzida pelo diretor da Brainbox e um dos palestrantes, Zeh Henrique Rodrigues. “Uma das finalidades desse encontro é repensar os nossos próprios negócios, nos permitir um olhar macro, criando possibilidades de reinvenção e otimização para os nossos produtos e serviços”, afirmou em sua fala de boas-vindas ao público de mais de 350 pessoas. 

    A primeira palestra, intitulada “What’s going on in retail”, foi ministrada pelo professor Edward Nieuwland (Avans University - Holanda), que apresentou cases de sucesso de marcas varejistas com foco na experiência do cliente. “Você deve se questionar sobre três coisas: o que a minha empresa faz bem?, o que a concorrência faz bem? e o que o cliente quer?. Isso fortalece a conexão com nossos consumidores”, ensinou. Segundo ele, as empresas inovadoras no varejo possuem cinco pilares principais: boa estrutura de abastecimento, comunicação objetiva desde o layout das lojas, a oferta de experiências aos clientes nos locais de compra, estabelecem contato com os consumidores e possuem uma identidade de marca consistente. “Não há nada de errado em ser o segundo melhor, mas é necessário se antecipar, passando do entendimento para a previsão e execução”, garantiu.

    Diretor da Senso Performance Omnichannel, Renato Vertemati falou sobre “Inovação e Performance”, compartilhando com o mercado local algumas de suas impressões referentes aos expositores da edição deste ano da NRF. “Destaco três aprendizados principais, a presença e a interação do fator humano com a tecnologia, a inteligência artificial como item básico e a busca por soluções focadas em operações de retaguarda”, comentou. Ele utilizou casos de empresas fictícias para ilustrar como as marcas poderiam potencializar seus negócios a partir de algumas soluções verificadas em Nova York. “A inovação muitas vezes vem junto com a simplicidade”, disse, reforçando a importância do conceito clientelling, conjunto de técnicas com foco no relacionamento com clientes a longo prazo.

    Ficou a cargo de Zeh Henrique Rodrigues o encerramento do evento, mostrando a store tour feita pelos executivos e pela caravana de clientes e parceiros do Grupo OM durante a NRF 2020. “A palavra mais importante para as marcas é relevância. E fazer sentido é ainda mais primordial em um contexto de excesso de informação, de cobranças pessoais e profissionais. Existe uma demanda crescente para que as marcas auxiliem o consumidor a resolver ou minimizar esses desconfortos emocionais”, pontuou, citando o conceito chamado de “social acceleration”, ou seja, o alto grau de ansiedade, medo e insegurança gerado pelo bombardeio de conteúdo. “As marcas, o varejo e a indústria têm um papel fundamental de trazer calma, conforto, de oferecer menos e com mais qualidade ao consumidor, de promover a simplificação na jornada de compra e de vida”, ensinou.

    Além disso, Zeh Henrique destacou a importância da confiança entre empresa e consumidor, uma relação que se retroalimenta. “Basicamente, a marca deve resolver problemas, ao mesmo tempo em que mostra seu propósito e posicionamento, sendo transparente e honesta com seu público. Sendo fiel ao seu posicionamento e entregando o que prometeu, está fechado o vínculo com o cliente”, finalizou.

     

  • Smartcom completa 10 anos de assessoria global de comunicação

    Um ano após a abertura de sua filial alemã, a Smartcom – Inteligência em Comunicação, agência com sede em Curitiba e braços globais, completa 10 anos neste mês de fevereiro. Mais do que nunca, conhecer e estar presente no mercado internacional se revela uma estratégia acertada.

    “Hoje a mídia espontânea não tem mais fronteiras e extrapola, e muito, o contexto nacional. O relacionamento com formadores de opinião e a criação de conteúdo de qualidade é o nosso foco – seja o canal impresso ou online, e o jornalista, de redação ou influenciador digital. O objetivo é entregar a melhor notícia e a fonte mais competente”, explica a jornalista e diretora da Smartcom, Silvana Piñeiro Nogueira.

    Dessa forma, é possível oferecer a disseminação otimizada das notícias, cases e demais materiais produzidos para os clientes nos variados segmentos do Business To Business, foco da Smartcom desde 2010. Além da assessoria de imprensa, a empresa oferece gerenciamento e criação de conteúdo para redes sociais, planejamento de endomarketing, assessoria cultural, serviços de Design e auditoria de imagem e posicionamento interno e externo.

    A abertura da filial europeia em março de 2019, na cidade de Osnabrück (Alemanha), trouxe ainda mais proximidade com clientes internacionais. Outras decisões certeiras foram a criação do departamento de Design, pelo qual é possível atender demandas gráficas dos clientes, e de Assessoria Cultural, que permite não apenas divulgar produções artísticas, mas também orientar departamentos de marketing cultural. “A democratização do acesso à arte é uma das contribuições que queremos deixar para a sociedade”, conta Silvana.

    Vida longa à Smartcom!

     

  • V3 e Compagás

    A Companhia Paranaense de Gás (Compagas), concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Paraná, é o novo cliente da agência curitibana de Comunicação e Relações Públicas, V3COM. Com mais de 45 mil clientes e um volume de 1,2 milhão de metros cúbicos de gás natural comercializado, por dia, a empresa começa o ano investindo estrategicamente no fortalecimento da marca institucional em um cenário de resoluções e mudanças importantes no setor de energia e no mercado de gás.

    Com o objetivo de consolidar a reputação e destacar os atributos de governança corporativa e eficiência operacional da Compagas, a V3COM propõe um planejamento de comunicação pautado nos eixos estratégicos e focado na emissão de mensagens chaves em canais relevantes aos públicos de interesse.

    “A Compagas atua com rígidos padrões de segurança e qualidade, além de possuir um corpo executivo e técnico altamente capacitado, que pode contribuir com informações para todo o setor e participar ativamente da discussão sobre o futuro do mercado de gás e políticas públicas”, informa Ricardo Voigt, head de planejamento da V3COM.

    O atendimento da conta fica a cargo de Flora Guedes (flora@v3com.com.br) e equipe multidisciplinar de conteúdo e estratégia, sob gerência de Raphaella Requião (r.requião@v3com.com.br) e direção de Ricardo Voigt (ricardo@v3com.com.br).

  • Send4 em busca de jovens talentos

    Uma das mais importantes startups voltada para o mundo varejo, a Send4, que tem sede em Curitiba, abrirá no mês de fevereiro um programa de jovens talentos que tem como objetivo oferecer oportunidade para recém-formados entrarem para o mundo dos negócios e da tecnologia. O programa contará com diversas vagas, e é uma excelente oportunidade para quem está saindo da universidade e pretende construir carreira na área de tecnologia. Os selecionados farão parte do time de Growth da empresa.

    “Esse é um programa que busca oferecer oportunidade real de colocação no mercado de trabalho. Vamos selecionar jovens talentos, oferecer treinamento e a possibilidade futura de efetivação, ou seja, é uma porta de entrada para trabalhar em uma empresa que está fazendo história no mundo da tecnologia”, afirma o CEO da Send4, Cristian Trentin.

    No programa, os jovens selecionados serão encaminhados inicialmente para as funções de Customer Success (CS) e Sales Development Representative (SDR), e receberão durante o período de um mês um treinamento intensivo sobre o negócio da Send4 e a área de atuação da retailtech. Além disso, o programa concederá benefícios como palestras de outros empreendedores de Curitiba. Após um ano, os selecionados poderão ser efetivados.

    Tecnologia eficiente para o varejo

    A Send4 vem sendo reconhecida como uma das principais ferramentas para o varejo. Com o produto Troque Fácil, a startup foi reconhecida como top 10 para o varejo no ranking 100 open startups, além de ter sido a única selecionada da América Latina a participar do programa 500 startups, um dos maiores programas de aceleração do vale do Silício. O Troque Fácil é uma plataforma que garante ao comércio eletrônico a possibilidade de converter devoluções de produtos em trocas, oferecendo ao usuário um processo facilitado na hora de realizar a troca.

    Criada em 2017, a Send4, que é uma retailTech (startup voltada para o varejo), conseguiu, no último ano um crescimento trimestral de 121%, além do impressionante número de R$ 20 milhões em mercadorias trocadas através da plataforma Troque Fácil, o que significa mais de 100 mil trocas. Além disso, são mais de 150 grandes varejistas atendidos pela solução, e as mais recentes conquistas foram a marca Reserva e Decathlon. “Implantar uma solução como a Troque Fácil para o varejo é essencial. Precisamos impactar positivamente o cliente, para que ele tenha uma boa experiência de compra, afinal, é cinco vezes mais barato manter um cliente antigo que conquistar um novo. Com isso, conseguimos, nesses dois anos, oferecer uma média de 60% de reembolsos retidos em créditos e vale-compras, uma média bem acima do mercado”, explica Trentin.

    SERVIÇO | Como se cadastrar

    Os recém-formados que têm interesse em participar do programa, basta acessar https://www.troquefacil.com.br/jovens-talentos-send4-2020/

  • Top Voices LinkedIN

    O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, acaba de divulgar a edição de 2019 dos Top Voices do Brasil. Esta é a terceira vez que a lista é produzida no país. A lista é dividida em Top Voices e Top Voices: Influencers. Ambas contam com profissionais que compartilham suas ideias únicas, estimulam novas narrativas e trazem perspectivas autênticas e diversas na rede. Para compor a lista, o LinkedIn utilizou uma metodologia que combina, além de dados quantitativos, uma refinada análise qualitativa.

    A lista de Top Voices conta com a presença de usuários que se destacam na plataforma, sendo já conhecidos ou não. O LinkedIn leva em conta um conjunto de fatores como, por exemplo, o engajamento gerado por estes usuários e a diversidade de assuntos sobre os quais publicam.  Já o ranking de Top Influencers usa os algoritmos da plataforma para ranquear os líderes brasileiros que fazem parte do programa.

    “Este ano temos uma lista de vozes de diversos setores. São esportistas, empreendedores, ativistas, CEOs e jornalistas. Acreditamos que a pluralidade de pontos de vista e de assuntos só tem a acrescentar na comunidade profissional”, explica Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina e Espanha. Confira a seguir a lista de Top Voices em ordem alfabética e o ranking de  Top Influencers:

    Top Voices 2019

    Adelane Rodrigues - https://www.linkedin.com/in/adelane-rodrigues-redatora/

    Ale Santos - https://www.linkedin.com/in/gamificacao/

    Alice Salvo Sosnowski - https://www.linkedin.com/in/alicesosnowski/

    Amanda Graciano - https://www.linkedin.com/in/gracianoamanda/

    Ana Fontes - https://www.linkedin.com/in/anafontesbr/

    Andrea Schwarz -  https://www.linkedin.com/in/andrea-schwarz/

    Bruna Cosenza - https://www.linkedin.com/in/brunacosenza/

    Diego Cidade -  https://www.linkedin.com/in/diegocidade/

    Dimitri Vieira - https://www.linkedin.com/in/dimitri-vieira/

    Douglas Gomides - https://www.linkedin.com/in/douglasgomides/

    Elisa Tawil - https://www.linkedin.com/in/elisatawil/

    Felipe Fialho - https://www.linkedin.com/in/felipefialho/

    Fernando Meligeni - https://www.linkedin.com/in/fernando-meligeni-829918147/

    Geraldo Rufino - https://www.linkedin.com/in/geraldorufino/

    Junior Borneli - https://www.linkedin.com/in/juniorborneli/

    Luana Génot - https://www.linkedin.com/in/luana-g%C3%A9not-01369743/

    Maira Reis - https://www.linkedin.com/in/reismaira/

    Maite Schneider - https://www.linkedin.com/in/maiteschneider/

    Monique Evelle - https://www.linkedin.com/in/moniqueevelle/

    Naiara Bertão - https://www.linkedin.com/in/naiarab/

    Raíra Venturieri - https://www.linkedin.com/in/rairaventurieri/

    Rodnei Silva - https://www.linkedin.com/in/rodneis/

    Rodrigo Focaccio - https://www.linkedin.com/in/rodrigofocaccio/

    Samuel Gomes - https://www.linkedin.com/in/samuelpgomes/

    Thiago Romariz - https://www.linkedin.com/in/thiago-romariz-3b11863b/

     

    Top Influencers 2019

    Luiza Helena Trajano - https://www.linkedin.com/in/luizatrajano/

    Mario Sergio Cortella - https://www.linkedin.com/in/mario-sergio-cortella-410091169/

    Ricardo Amorim - https://www.linkedin.com/in/ricardoamorimricam/

    Sofia Esteves - https://www.linkedin.com/in/estevessofia/

    Camila Farani - https://www.linkedin.com/in/camilafarani/

    Guilherme Benchimol - https://www.linkedin.com/in/guilherme-benchimol/

    Bia Granja - https://www.linkedin.com/in/biagranja/

    Rony Meisler - https://www.linkedin.com/in/ronymeisler/

    Max Gehringer - https://www.linkedin.com/in/max-gehringer/

    Edu Lyra - https://www.linkedin.com/in/edu-lyra/

     

  • Amo Esportes Fair debate Marketing e gestão esportiva

    A AMO Esportes Fair realiza em fevereiro de 2020, na Arena da Baixada em Curitiba, seu primeiro Meeting de Marketing e Gestão Esportiva. Promovido pela Amo Esportes e o Club Athletico Paranaense em parceria com a Pluri Consultoria, o encontro colocará em debate os temas fundamentais para o desenvolvimento da indústria do esporte no Brasil. Dirigido para profissionais que já atuam no setor e para aqueles que desejam ingressar no ambiente do sport business, o evento tem a coordenação do economista e fundador da Pluri Consultoria Fernando Pinto Ferreira.

    Fernando é um dos profissionais mais requisitados quando o assunto é inteligência de mercado. Em 2020, a Pluri completará 10 anos de atuação principalmente com pesquisas, análises de cenários e tendências do universo profissional esportivo. Para o executivo, a gestão do esporte no Brasil ainda é amadora mas o potencial é enorme. “Nosso principal objetivo é trazer as melhores práticas do mundo para que sejam aplicadas e ajudem a desenvolver uma indústria sustentável. Para isso precisamos aprimorar nosso capital humano e os recursos tecnológicos e financeiros”, lembra Fernando.

    Com uma programação abrangente, o Meeting de Marketing e Gestão Esportiva prevê uma série de painéis para elucidar questões de negócios e gestão. Além de um panorama das mais inovadoras práticas globais de gestão esportiva, também serão debatidos nos três dias de evento a legislação sobre clubes-empresa, o papel das federações e confederações no fomento ao esporte, a profissionalização da gestão no esporte, o uso de novas plataformas tecnológicas, a expansão dos planos de sócio-torcedor, licenciamento de produtos e o impacto das apostas esportivas, entre outros.


    Igualdade e Inclusão - Assuntos essenciais para a democratização do esporte como a homossexualidade nos esportes, a inclusão dos torcedores nos estádios brasileiros, o racismo no esporte, a valorização dos ídolos, desafios da vida pós-carreira dos atletas e o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro também estarão na pauta. 

    Inscrições  -  O Meeting de Marketing e Gestão Esportiva acontecerá simultaneamente aos encontros de Medicina Esportiva, Fisioterapia Esportiva, Nutrição Esportiva, Direito Desportivo, Jornalismo Esportivo e Educação Física. Serão mais de 3,5 mil profissionais presentes, se aperfeiçoando, interagindo e fazendo negócios. Cada congresso técnico terá capacidade para 500 inscritos. Para fazer inscrição e conhecer a programação completa visite https://amoesportesfair.com.br/

  • Campanha Tirol é Top de Marketing SC

    Quarta-feira passada (20/11), a Lacticínios Tirol conquistou o Prêmio Top de Marketing e Vendas, entregue em cerimônia na FIESC, em Florianópolis, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas de Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC).

    A indústria foi agraciada na categoria Comunicação pela campanha requeijão Tirol, a maior e mais abrangente campanha de comunicação e vendas 360° da marca.

    Iniciada em junho e veiculada em mídia exterior, rádio, tevê aberta e fechada com abrangência nacional, as peças divulgaram a linha de requeijões Tirol (nas versões tradicional, light e zero lactose) com a meta de ampliar a presença do produto em regiões além da região Sul, onde é líder de vendas. Como resultados, o índice de um incremento de 46% nas vendas da linha em cinco meses.

    “De nada adianta termos uma campanha bonita, com efeitos e artistas se não tivermos resultados. Este é um case que surpreende pelo aumento em vendas, fruto da união de todos setores da empresa, desde a indústria, até a equipe comercial, trade, marketing, comunicação e direção. É mais um presente para a Tirol neste momento de festa, em que a marca comemora 45 anos”, comemora Giocéli Escorsin, gerente de Marketing da Lacticínios Tirol.

    “É uma satisfação para nossa entidade promover o reconhecimento das melhores práticas de vendas e marketing feitas por empresas catarinenses, isso alavanca e estimula o mercado empresarial de Santa Catarina”, enfatiza Roberta Kuzolitz, Diretora do Prêmio Top de Marketing e Vendas.

  • LinkedIn com novos recursos

    O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, anuncia a chegada do recurso Disponível para Negócios no Brasil. Lançada em julho nos Estados Unidos, a ferramenta agora está disponível em 28 idiomas - incluindo o português - e permite que autônomos e pequenos negócios indiquem em seus perfis que tipo de serviços prestam e como gostariam de ser abordados na plataforma, aumentando as chances de conquistar novos clientes. 

    Já do lado do cliente, a busca por pessoas também foi aprimorada e agora é possível pesquisar e filtrar os resultados no LinkedIn para determinar quais prestadores de serviços estão disponíveis e são mais adequados para atender às suas necessidades profissionais.

    “Pequenas empresas e autônomos desempenham um papel fundamental no crescimento e no futuro da nossa economia, especialmente no cenário econômico atual. Com mais 40 milhões de usuários na plataforma no Brasil, o LinkedIn está cada vez mais aberto a trazer recursos para ajudá-los a serem mais produtivos e bem-sucedidos”, comenta Ricardo Wright, gerente sênior de desenvolvimento de negócio para América Latina.

    Se você é um autônomo e deseja utilizar a ferramenta, é preciso acessar seu perfil e clicar na caixa abaixo da foto e título. Clique em "começar" e preencha o formulário para fornecer detalhes sobre os serviços que você fornece e sua preferência de contato, isto é, se qualquer usuário pode te contatar ou não. Seja o mais detalhado(a) possível, para que os usuários que visualizam esta seção saibam o que você está oferecendo. Clique em "continuar" e isso será adicionado automaticamente ao seu perfil. Caso queira, ainda é possível compartilhar com sua rede que está disponível para negócios. 

    Para quem deseja buscar por profissionais ou fornecedores, basta acessar a barra de busca na parte superior do LinkedIn. Selecione o filtro de pessoas e em seguida, clique em “todos os filtros”. Navegue até o filtro “serviços” e digite ou selecione a área desejada. Uma lista de profissionais será exibida. Boa utilização!

  • Universo Casuo no Palladium Curitiba

    Repleto de cores e movimentos, efeitos luminosos, sonoros e técnicas especiais, o Palladium Shopping Center Curitiba traz com exclusividade uma apresentação do Universo Casuo, que marca a chegada do Papai Noel ao shopping. O grupo é idealizado pelo artista Marcos Casuo, brasileiro que protagonizou o show “Alegria” do Cirque du Soleil.

    O show gratuito, que acontece nesta quarta-feira, 6 de novembro, às 20h, apresenta a magia do Natal e seu mundo de cores, sonhos e fantasias, com apresentações acrobáticas e efeitos especiais. No enredo, esse lugar mágico foi invadido por guerreiros sombrios que se alimentam de sentimentos bons. Todas as pessoas, antes felizes e amorosas, caem numa apatia profunda - o que pode comprometer o Natal de todos os outros povos do planeta. O Sonho e a Imaginação ajudam a salvar o Natal com muito riso e emoção.

    De acordo com a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira, a apresentação é um presente para toda a família. “O Palladium já é conhecido tradicionalmente pela inovação do Natal e grandes apresentações. O Universo Casuo é encantador e renova a magia dessa época do ano, com energia, emoção e risadas - sensações que mantêm a chama de espírito natalino acesa. Queremos proporcionar um momento inesquecível para todos”, afirma.

    Serviço

    Espetáculo Universo Casuo no Palladium Shopping Center Curitiba

    Data: 6 de novembro (quarta-feira)

    Local: piso L1, em frente às Lojas Americanas 

    Horário: 20h

    Evento gratuito

  • Idelo Experience

    Dia 05 de novembro, acontecerá o Idelo Experience. O evento vai falar sobre empreendedorismo em doze horas de duração: das 9h às 21h. Seis espaços serão montados no Pequeno Auditório da Universidade Positivo (Teatro Pós-Graduação) e Espaço de Eventos com programação que inclui palestras, mentorias, batalhas de startups, cases de sucesso e muito networking. 

    Segundo Maxiuel Cerizza, CEO da Idelo, que realiza o evento, o objetivo é proporcionar múltiplos ambientes para que as pessoas compartilhem suas ideias e experiências, com o objetivo final de gerar negócios. “Curitiba é uma cidade que respira empreendedorismo. Inclusive a Idelo, plataforma voltada para fazer a conexão entre investidores e empreendedores, surgiu aqui. Acreditamos que o Idelo Experience vai de encontro com a grande comunidade empreendedora da cidade”, explica ele.

    12 horas, 6 espaços e mais de 10 atividades;

    Nas doze horas de evento seis espaços serão distribuídos com atividades diferenciadas: Inspire-se, Conecte-se, Inovação, Talks, Manifeste-se e Idelo.  No local chamado Inspire-se, acontecerão: apresentação de cases de sucesso, mesa mediada sobre inovação com especialistas, pitches de startups para banca, além de palestras com nomes de destaque na área de empreendedorismo e inovação.

    Dentre os palestrantes estão Allan Costa, Co-fundador da AAA Inovação e autor do livro “60 dias em Harvard – Diário de um AMP”, Arthur Igreja, empreendedor, investidor-anjo e professor pela FGV, Cris Alessi, Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Wendell Oliveira Diretor Presidente da Copel Telecom.

    O network entre participantes é um dos principais objetivos do Idelo Experience. Sendo assim, o Espaço Idelo será dedicado para conexão de empreendedores e investidores cadastrados na plataforma Idelo durante todo o período do evento. “Já promovemos o encontro virtual entre eles. Agora eles terão a oportunidade de realizar suas reuniões em um espaço exclusivo promovido pela Idelo. Além disso, participantes terão a chance de receber uma mentoria única com grandes especialistas”, conta Cerizza.

    Já o Espaço Talks trará outras palestras para o público que circula no evento e o Manifeste-se terá estandes com empresas que irão expor seus produtos e serviços. E como não poderia faltar, o espaço Inovação será voltado para a tecnologia com ambiente instagramável e oportunidade de conhecer novas tecnologias do mercado.

    Para finalizar o Idelo Experience o comediante Diogo Portugal apresenta um show exclusivo para o público presente.

    Pitches para investidores são destaque no Idelo Experience

    Apresentar seu projeto para uma banca de especialistas é o sonho de todo empreendedor. São em oportunidades como estas que podem surgir conselhos importantes, parcerias e até propostas de investimento. O Idelo Experience terá dois momentos dedicados a pitches. No primeiro, que acontecerá das 09h00 às 12h40 no espaço Idelo, a apresentação será de 10 minutos para uma banca avaliadora. Na parte da tarde, das 14h45 às 15h40, os cinco projetos considerados os mais completos apresentam um novo pitch de 3 minutos, no palco principal do evento, para renomados investidores e empreendedores, além da plateia presente.

    Para participar, basta inscrever seu projeto na plataforma Idelo, na modalidade IDELO EXPERIENCE. Junto com a oportunidade de fazer sua apresentação e ainda concorrer a ser um dos cinco melhores, os inscritos ganham o benefício de expor seus projetos por 6 meses na plataforma, além de ganharem um ingresso para o evento.

    Ingressos e valores

    Os ingressos para participar do Idelo Experience estão à venda na plataforma Sympla em valores à partir de R$ 180 (meia entrada – 1kg de alimento) para o 1º lote do evento. Eles são limitados e podem sofrer alteração sem aviso prévio.

  • Museum of Me - Mueller

    Já pensou em virar uma peça de museu? Pela primeira vez em Curitiba, o “Museum of Me – um mergulho em sua alma digital” apresenta uma experiência imersiva nas redes sociais, criada com Inteligência Artificial e customizada para cada visitante. Após percorrer museus em São Paulo e no Rio de Janeiro, a exposição será realizada gratuitamente pelo Shopping Mueller, e apresenta uma viagem nas postagens do Instagram e Facebook, em um cubo, com efeito caleidoscópio, formado por vários displays, que desperta a emoção dos visitantes.

    Até 7 de novembro,  a história de cada usuário será exibida, em forma dinâmica, ao longo de um minuto e meio, onde cada pessoa ficará imersa em seu mundo virtual. A experiência será única e o processo é simples, basta inserir o username do Instagram e, em segundos, percorrer toda a vida social em diversas telas dos mais variados tamanhos. As fotos aparecem e somem nos displays, acompanhadas de sons e leituras das hashtags, localizações e comentários.

    Com uma beleza estética incrível, o Museum of me vem a Curitiba para criar novas experiências para os clientes do Mueller. “A instalação é uma imersão única na vida de cada pessoa e uma oportunidade do cliente ver sua vida em uma perspectiva diferente. A maioria das pessoas que visitam o museu saem emocionadas com a experiência”, menciona a gerente de marketing do shopping, Mariana Manita.

    Seguindo tendência de transformações comportamentais, alavancadas pela rápida evolução tecnológica, a inteligência artificial possibilita a criação de experiências inovadoras.  “Além de despertar o emocional de cada usuário, a instalação traz uma das mais recentes novidades tecnológicas e tendências no mercado, a inteligência artificial, que possibilita colocar o cliente no centro da ação”, analisa Mariana.

    Toda a experiência de imersão do Museum of me é gratuita e estará disponível para os visitantes no piso L4, durante o horário de atendimento do Shopping Mueller, de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 11h às 20h.

     

    SERVIÇO:

    Shopping Mueller | Museum of me

    Local: Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, Curitiba (PR)

    Data: Até 7 de novembro de 2019.

    Horários: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h

    Ingresso: Gratuito

    Informações: www.shoppingmueller.com.br

    Facebook: www.facebook.com/MuellerCtba 

    Instagram: @muellercwb

     

  • Abra sua janela

    Libras No Seu Vídeo - dedicou a semana em que acontece o Dia Nacional do Surdo (26/09), para lançar a campanha de conscientização #AbraSuaJanela, em que convidou influenciadores digitais para produzirem vídeos com opções de janela em libras em seus canais na plataforma YouTube.

    Desta forma, os vídeos destes influencers passam a ser compreendidos pela comunidade com deficiência auditiva (que corresponde a mais de 5% da população brasileira) e iniciam-se novas discussões sobre o tema, como um incentivo para que mais pessoas e empresas que produzem conteúdo audiovisual disponibilizem a janela de libras em seus vídeos.

    Mais de 10 milhões de brasileiros são surdos, sendo que 80% deles são analfabetos na língua portuguesa – seu idioma materno é a língua de sinais, que é diferente em cada país, e no Brasil se chama Libras, Língua Brasileira de Sinais.

    A campanha, criada em conjunto com a Escola de Criatividade Redhook School, teve início em 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, e se estende até a semana seguinte. Os primeiros canais de YouTube a apoiar a causa e iniciarem a campanha são DR relacionamentos (que vai utilizar janelas de libras em 6 vídeos), Dora Figueiredo, Lully de Verdade e Acidez Feminina.

    "Nascemos com a missão de tratar a acessibilidade não como apenas uma lei a ser cumprida, mas um direito fundamental da pessoa com deficiência", comenta Anésio Júnior, diretor da Libras No Seu Vídeo, que presta serviços de acessibilidade para conteúdo audiovisual, como libras, legendas e audiodescrição. A produção dos vídeos é sempre acompanhada por um Surdo, garantindo e certificando de que a interpretação está de acordo com o contexto do assunto.

    Youtubers da campanha #AbraSuaJanela:

    DR relacionamentos - www.youtube.com/DRelacionamentos

    Dora Figueiredo - www.youtube.com/DoraFigueiredo

    Lully de Verdade - www.youtube.com/lullydeverdade

    Acidez Feminina - www.youtube.com/AcidGirlTestosterona

  • House Cricket novamente em Buenos Aires!

    A Diretora Geral de Planejamento da HouseCricket (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação), Patricia Tavares, foi convidada a fazer parte do corpo de jurados do Prêmio Echo Latam, que será realizado no início de outubro, em Buenos Aires. No julgamento, são avaliados os cases de comunicação dirigida e digital inscritos por agências e anunciantes de toda a América Latina, no maior prêmio da categoria.

    Organizado pela ALMADI - Federação das Associações de Marketing Direto e Interativo da América Latina, o evento já premiou a HouseCricket com cases de marcas como Renault, Frimesa e O Boticário. Também, com o Grand Prix, em 2016, pelo projeto Eletropaulo nas Escolas, considerado o melhor case de comunicação dirigida daquele ano.

    A ALMADI engloba Associações da Argentina, Chile, México, Peru, Venezuela e Colômbia, e no Brasil é representada pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) e pela ABT (Associação Brasileira de Telemarketing). Mais sobre o Prêmio em www.echolatam.org

  • 100 anos do Pequeno Príncipe

    Para marcar os 100 anos do maior hospital pediátrico do Brasil, a OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação) criou uma campanha focada não na trajetória da instituição, mas nas histórias das pessoas que tiveram suas vidas transformadas ao passar pelo Hospital Pequeno Príncipe.

    Um curta-metragem foi produzido contando uma história que, apesar de fictícia, simboliza muito bem a importância da instituição na vida de muita gente. Já os anúncios apresentam personagens reais, que passaram pelo hospital quando crianças, e tiveram sua vida transformada na ocasião. A campanha conta ainda com peças de mídia exterior e digital.

    “Fazer a campanha dos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe é, ao mesmo tempo, uma responsabilidade enorme e um grande privilégio. Ficamos felizes em poder fazer parte da história de uma instituição que já fez tanto por nossas crianças, e com certeza ainda vai fazer muito mais”, resume Alexandre Catarino, diretor de criação da OpusMúltipla.

    Link com o curta-metragem:

    https://youtu.be/DBph0znVuio

     

    Ficha Técnica

    Agência: OpusMúltipla

    Cliente: Hospital Pequeno Príncipe

    VP de Criação: Renato Cavalher

    Diretor de Criação: Alexandre Catarino

    Redator: Alexandre Catarino

    Diretor de Arte: Luis Bacellar

    RTV: Edson Perin

    Atendimento: Maria Victória Almeida e Juliana Arnulf

    Produtora do filme: Deiró

    Direção de cena: Henrique Faria

    Áudio e trilha sonora: Rodrigo Stradiotto

  • OUTBACKSTAGE - Outback revela seus segredos!

    A partir de hoje, 19 de agosto, a marca Outback Steakhouse veicula uma minissérie que mostra os bastidores, segredos de  receitas e tudo que acontece  no dia a dia dos restaurantes.  Batizada de OutBackstage  - Por trás de um dia mais Outback -  a ação, com previsão de seis episódios, tem a participação do ator e apresentador Bruno De Luca como o grande explorador que vivencia de perto o backstage do Outback. Por meio de uma narrativa surpreendente e divertida, Bruno mostra diferenciais, a relação com os outbackers – como são chamados os colaboradores -, e revela segredos e curiosidades sobre a marca.

    O primeiro episódio, intitulado de "Um Dia de Outbacker", revela a rotina dos outbackers no dia a dia da cozinha e do salão. De uma forma dinâmica, o protagonista literalmente "veste a camisa" e se transforma num membro da equipe, atuando em todas as áreas do restaurante: mostrando desde a chegada dos funcionários, passando pela abertura da loja, o preparo dos produtos que são usados naquele dia, a correria da cozinha e salão, o atendimento aos clientes, incluindo os parabéns cantados diariamente até o fechamento. O mais interessante é que além de vivenciar essa rotina, Bruno interage com os outbackers e mostra histórias de orgulho e conexão com o Outback.

    "Nossa minissérie vai, pela primeira vez na nossa história, revelar segredos que todo mundo tem curiosidade de saber, seja sobre nossas receitas icônicas ou como trabalhamos em nossos restaurantes. Logo no primeiro capítulo, o público poderá conhecer mais sobre nossos valores, a diversão e a proximidade genuína que estão nas relações entre os outbackers e a marca. Além disso, vão perceber que existe uma história intensa e verdadeira, com pessoas que cresceram dentro da companhia e 
    que formaram conosco uma verdadeira família", explica Renata Lamarco, diretora de Marketing do Outback Brasil.

    Seja por conta do atendimento descontraído e próximo dos clientes, pelos sabores únicos de cada um de seus pratos e drinks, pela inovação ou pelo ambiente aconchegante, o já conhecido #MomentoOutback de celebração com amigos e familiares está na cultura dos brasileiros. E a campanha OutBackstage chega para mostrar todos esses atributos da marca por meio de um ângulo diferente e revelador.

    Com criação das agências Santa Clara e Ionz, os vídeos são veiculados em todo Brasil por meio de mídias sociais, cinema e elemídia. A estratégia de relações públicas é liderada pela JeffreyGroup. 


    Ficha Técnica
    Agência: Santa Clara
    Anunciante: Outback Steakhouse
    Produto: Outbackstage
    Campanha: Outbackstage – Por trás de um dia mais Outback
    CCO: Fernando Campos
    VP de Criação: Leo Avila
    Project Leader: Bernardo Machado
    Direção de Arte: Bernardo Machado, Felipe Giglio, Nayla Alana
    Redação: Gabriel Silva
    Atendimento: Italo Vetorazzo, Marcela Joares
    Produção de RTV: Camila Ximenes, Flávia Afonso
    Planejamento: Lorenzo Mendoza, David Alencar
    Mídia: Flávio De Pauw, Juliana Alsberg, Luis Santana, Ana Julia 
    Crivellaro, Gabriel Benatti, Barbara Oliveira
    Agência Digital: Íonz
    Diretor de Criação: Marcio Villar
    Redação: Daniel Braz
    Atendimento: Daniela Aiko, Carin Chamas
    Planejamento: Lucas Miolla
    Mídia: Marcelo Mugnani
    Produtora de imagem: Ça Va Art
    Diretor: Hymalayas
    Assistente de direção: Manuela Berlanga
    Direção de Fotografia: Vitor D'angelo
    Assistentes de câmeras: Daniel Santi, Adilson Maques
    Produção executiva: Silvana Princival
    Roteirista: Manuela Berlanga
    Atendimento: Claudia Stancev
    Produtor: Victor Ferrari Lombardi
    Pós-produção e Color: Lucas Bergamini
    Coordenador de Pós-Produção: Larissa Lima
    Finalizador: Larissa Lima
    Produção Áudio: Wonder Bettin, Silvinho Erné, Lucas Mayer
    Composição: Markus Thomas
    Mix: Niper Boaventura
    Sound Design: Niper Boaventura
    Atendimento: Silvinho Erné, Cassiano Derenji e Giu Tavares
    Aprovação Cliente:  Renata Lamarco, Leonardo Dibe, Laura Godoi, Antonio Moraes

  • De um gole só

    “De um gole só - A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo” é o livro de estreia da jornalista Ariane Abdallah, sócia-fundadora da Atelier de Conteúdo. Nele, a autora detalha de modo independente a saga da Anheuser-Busch InBev, tema ao qual se dedicou nos últimos três anos. Editado pelo Portfolio-Penguin, selo de negócios da Companhia das Letras.

    Para explorar ainda mais o tema, falar de mercado, bastidores do livro entre outros assuntos, a autora convidou para um bate-papo descontraído, Murilo Foltran, da microcervejaria DUM, de Curitiba e, em seguida, fará sessão de autógrafos. O evento será no dia 15 de agosto, quinta-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, que fica na avenida do Batel, nº 1868, Loja 314 - Piso L3 – Batel, Curitiba.

    “De um gole só” penetra nos bastidores da formação da Anheuser-Busch InBev. O título, no entanto, é metafórico, já que a história da gigante mundial de bebidas e cervejas foi construída, nas palavras da autora, em “várias etapas”. A saga tem início em 1989, com a compra da Brahma pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; passa pela fusão com a Antarctica, em 2000, que formou a Ambev; pela união com a belga Interbrew, em 2004, que resultou na criação da InBev; e chega até as compras da norte-americana Anheuser-Busch, em 2008, e da sul-africana SABMiller, em 2016, que transformaram a empresa na maior cervejaria do mundo. “O livro é um olhar detalhado e independente sobre a construção do maior case de sucesso do capitalismo brasileiro”, destaca Ariane Abdallah.
     
    A obra narra como os brasileiros convenceram os líderes do setor mundial a se unirem a eles — ou a venderem seus negócios, os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição, e o peso de se tornar uma referência em gestão. As vitórias, os aprendizados e as crises também são contados com riqueza de detalhes no livro, assim como os desafios na tentativa de reverter a imagem polêmica que se criou entre os consumidores brasileiros. Os dilemas de ter se tornado um gigante num setor em transformação, sem um caminho claro para continuar crescendo, além da crise atual, que coloca em xeque o modelo de gestão que trouxe sucesso à multinacional, também são ingredientes de “De um gole só”.

     “Esta é uma história improvável: sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do mundo em seu setor. Meu objetivo foi fazer um livro sóbrio, sem juízo de valor. Quem conhece e quem não conhece a história terá a oportunidade de conhecer ainda mais e, quem sabe, reconhecer seu valor”, pontua Ariane Abdallah, que, a propósito, não bebe cerveja. Durante o processo de criação da obra, que chegou a três anos de pesquisa, a jornalista entrevistou cerca de 170 pessoas, entre ex-funcionários, investidores, fornecedores, concorrentes e especialistas de mercado. Abdallah conquistou acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a ela, visitando operações da empresa em São Paulo, Nova York, St. Louis, Leuven e Joanesburgo. O resultado é um livro completo e independente de 400 páginas sobre a empresa brasileira que virou referência mundial em gestão e em formação de pessoas.


    Lançamento do livro “De um gole só - A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo”:

    Local: Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel
    Data: 15 de agosto
    Horário: das 18h30 às 21h30
    Endereço: Avenida do Batel, nº 1868, Loja 314 - Piso L3 – Batel, Curitiba, PR
    EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

    Preços do livro: R$ 69,90 e R$ 39,90 (e-book).

  • Fretefy e a eficiência logística

    Apesar de o maior problema logístico brasileiro estar relacionado à falta de investimento em infraestrutura, alguns dos gargalos do transporte de cargas podem ser solucionados, ou simplificados, com o uso da tecnologia. Por mais estranho que pareça, atualmente 43% das transportadoras não utilizam softwares para gestão de suas frotas. A falta do uso de recursos de tecnologia tem sido percebida também em embarcadores do setor industrial. Isso traz ineficiência na produtividade e, consequentemente, na lucratividade do setor.

    “Para se ter ideia, a maioria dos embarcadores industriais que temos contatado na nossa pesquisa de mercado, ainda depende de planilhas do excel para controlar a gestão de cargas. Não há uma integração entre transportadoras e armazéns, muito menos entre tipo de produto e transporte adequado para escoamento. Isso é, de certa forma, alarmante. Atualmente uma plataforma de gestão de cargas como o Fretefy, pode solucionar problemas corriqueiros no transporte de cargas, de forma fácil na palma da mão”, conta Gilmar Pertile, CEO do Fretefy. “Minha experiência no ramo logístico vem de muitos anos. Entendendo quais sãos as principais deficiências do setor resolvi investir em tecnologias para solucionar parte desses gargalos”, explica Pertile que também é investidor de empresas que desenvolvem soluções para logística.

    Entender as dificuldades do processo e a necessidade dos clientes são fundamentais fatores para que se garanta um transporte de qualidade. Seja no atendimento ao cliente, na segurança do rastreamento, até na garantia de entrega com qualidade e dentro do prazo. Para isso, a relação entre embarcadores e transportadoras e/ou terceiros deve estar em sintonia e sem entraves.

    “Dentro das transportadoras e na indústria você vê muito trabalho manual. Ainda vemos o excel como solução para tudo. Se você quer posicionar seu cliente de onde está seu caminhão, você exporta no seu excel o relatório da ferramenta de rastreamento. Tira uma lista de todos os veículos que estão viajando e manda por email para o cliente. Alguns embarcadores vêm com ferramenta de boletins e informes diários. O que tem de inovação nisso? Nada. Dá muito trabalho juntar essas informações, e manter o cliente atualizado sem a total confiabilidade e rastreabilidade nos dados”, conta Adriano Cruz, técnico e analista logístico do Fretefy.

    Porém hoje as plataformas digitais de gestão, ou as SAAS – Softwares as a Service, chegam ao mercado com força total em diferentes áreas dentro das indústrias. Na logística, um exemplo disso é o Fretefy, que há menos de um ano no mercado se tornou uma das principais ferramentas de eficiência logística.

    “Hoje o Fretefy foi além de ser o ‘Uber do transporte de cargas’. Prestamos um serviço prático de gestão desde a distribuição de cargas do embarcador para transportadoras e a completa rastreabilidade delas até o cliente final. Tudo isso com aplicativo que permite atualização em tempo real que pode ser acessado a partir de aplicativo no celular. Auxilia na tomada de decisões mais rápidas, mapeamento de processos e ainda reduz o trabalho operacional em 30%. Além de termos clientes que declaram aumento de mais de 10% no faturamento”, explica Gilmar Pertile.

    E não apenas isso. As informações e relatórios analíticos auxiliam na gestão do próprio negócio. “Eu como embarcador quando tenho nas mãos uma plataforma que me dê informações como hora e local de coleta da carga, tempo para embarcar, o tempo que demorou para fazer a rota, se foi satisfatória a entrega, se teve avaria ou não. Isso vai te dar mais estatística, índices, que significa poder para que você possa analisar o que melhorar no seu negócio e crescer”, Sidney Thiago, supervisor logístico na Propex, indústria têxtil.

    SERVIÇO FRETEFY
    www.fretefy.com.br
    (41) 3542-1333
    contato@fretefy.com.br

  • VRGlass no K-Startup Grand Challenge

    Acaba de sair o resultado da seleção do K-Startup Grand Challenge, programa de aceleração organizado pelo Ministério de Pequenas Empresas e Startups do Governo da Córeia do Sul que vai impulsionar negócios de tecnologia de todo o planeta. A VRGlass - venture builder nascida em Curitiba/PR, com foco em realidade virtual, aumentada e mista foi uma das escolhidas. Serão quatro meses de aceleração em Seul.

    A aceleração é dirigida para empreendimentos promissores com base digital e que tenham como alvo sua expansão na Ásia, tomando como primeira referência a Coreia do Sul. Durante o programa, as startups participarão de workshops, seminários, conferências, sessões de networking e contato próximo com grandes multinacionais.

    100 Open Startups - E também, nesta semana, a VRGlass foi nomeada startup #1 VR/AR no Brasil e top 10 no ranking geral do programa 100 Open Startups, baseado em dados coletados sobre 8600 startups e avaliadas por executivos de 2200 grandes corporações. O 100 Open Startups é a plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups. Publicado desde 2016, o ranking destaca, anualmente, as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação.

    A atratividade é medida por meio de critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócio estabelecidas entre startups e enterprises, possuindo registro de mais de 6.000 acordos de negócios. A premiação foi realizada no evento Whow, realizado em São Paulo de 23 a 25 de Julho.

  • Pitch Day | Neoconnection

    No dia 14 de agosto, Curitiba recebe grandes nomes da inovação e empreendedorismo como Martha Gabriel, Allan Costa e Arthur Igreja. Eles serão os palestrantes do Neoconnection Tech, que acontece no Teatro Positivo e tem a ideia de proporcionar um momento de imersão e reflexão sobre a importância da inovação no mundo dos negócios. Dentro desse grande evento acontecem ainda outras iniciativas e uma delas é o Pitch Day Experience Tech 2019, que vai reunir startups e CEOs de empresas inovadoras de sucesso para fazer networking.

    O Pitch Day acontece horas antes das palestras de Martha Gabriel, Allan Costa e Arthur Igreja. O evento consiste em um momento de trocas de experiências e Pitch – como o próprio nome já diz – de cinco projetos escolhidos dentre os inscritos. Essa apresentação será assistida por diversos CEOs e investidores de renome convidados para o evento. Dentre eles Cris Alessi, Allan Costa e Heloisa Garrett.

    O ingresso, comprado diretamente no site da Idelo (até o dia 6 de agosto), dá direito a participar dos dois eventos (Pitch + palestras Neoconnection), cadastrar um projeto no portal Idelo por seis meses e participar da seleção para ser um dos cinco empreendedores a exporem sua ideia no Pitch Day.

    Idelo é a maior e mais funcional plataforma para conexão de Investidores e Empreendedores. Através de website e aplicativo, a estrutura operacional funciona como uma grande vitrine de ideias. O objetivo é abrir o canal de contato entre as pessoas que têm ideias com quem acredita e quer investir nelas.

    “Fazer essa conexão entre investidor e empreendedor é o que motivou a criação da nossa plataforma Idelo. Portanto nos sentimos muito preparados e felizes em proporcionar uma verdadeira rodada de negócios com possibilidades reais de fazer um projeto decolar”, comenta Cerizza.

    Os cinco projetos a serem apresentados serão definidos por uma banca avaliadora, que assistirá uma apresentação oral e presencial dos participantes, com tempo máximo de três minutos. Os classificados serão informados no dia 10 de agosto, por meio de e-mail e/ou telefonema. No dia do evento, o pitch será de até três minutos, com outros dois para perguntas e respostas, e tem o objetivo de despertar o interesse do investidor ou cliente para o seu negócio ou ideia.

    A inscrição para o Pitch Day + Neoconnection Tech custa R$ 130 e pode ser feita diretamente na plataforma Idelo. O participante deve escolher a modalidade Empreendedor Neoconnection Tech na aba “Empreendedor” dos planos disponíveis no site.

  • Zen APP e a voz confortante de Cid Moreira

    Cid Moreira deu o “boa noite” mais famoso do Brasil, no Jornal Nacional, por 27 anos e foi o brasileiro escolhido para narrar a bíblia. Aos 92 anos, o jornalista, apresentador e locutor agora se reinventa no mundo digital e participa de um novo trabalho inusitado: contar uma história para dormir no Zen App, um aplicativo brasileiro voltado à meditação e ao bem-estar.

    “Eu fico muito feliz quando tenho um novo desafio pela frente. Eu tive a oportunidade de fazer um pouco de tudo em minha profissão: narrador, dublador, locutor e noticiarista. Agora, mais um desafio muito legal: narrar histórias para dormir. O aplicativo é uma das coisas mais modernas que existem nessa área. Assim, estou sempre me atualizando”, afirma Cid Moreira.

    Ao longo de 32 minutos, Cid narra uma história entre as irmãs Celina e Valentina. Cada uma delas tem uma maneira diferente de enxergar o mundo, encarar o cotidiano e superar os obstáculos que aparecem em suas rotinas. “É muito bom utilizar essas ferramentas como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz o apresentador.

    De acordo com o jornalista, mesmo com mais de nove décadas de vida, o aplicativo abriu uma oportunidade de se renovar na carreira. “Eu gosto muito de novidades e de aprender com o novo jeito de perceber a vida. E o Zen App é mais um passo para estar conectado com todas as inovações que vêm com o mundo digital”, diz.

DESTAQUES DOS EDITORES