Fonte: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/50533-ferrovia-norte-sul 

A logística de transporte no Brasil ainda está muito distante do ideal se compararmos com a capacidade da logística de transporte de países como os Estados Unidos. No entanto, o Brasil já apresenta sinais de avanços em transporte logístico por meio dos trens com sistema de tração distribuída. 

A privatização, concessão e delegação de serviços públicos de transporte a Estados, Municípios e iniciativa privada apresenta uma perspectiva positiva para a logística de transporte brasileira. Essa iniciativa tem o objetivo de desonerar o Estado, melhorar a alocação de recursos, aumentar a eficiência operacional, fomentar o desenvolvimento do mercado de transportes; e melhorar a qualidade dos serviços.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, o Programa Nacional apresenta as seguintes Concessões Ferroviárias: Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A., Ferrovia Centro-Atlântica S.A., Ferrovia Norte Sul (FNSTN e FNSTC)- VALEC S.A., Ferrovia Tereza Cristina S.A., Ferrovia Transnordestina Logística S.A., MRS Logística S.A., Rumo Malha Norte S.A., Rumo Malha Oeste S.A., Rumo Malha Paulista S.A., Rumo Malha Sul S.A., Transnordestina Logistica S.A., VALE – Estrada de Ferro Carajás, VALE – Estrada de Ferro Vitória a Minas, VALEC S.A. – Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

Desde 2012 a Ferrovia Norte-Sul está em funcionamento e de acordo com Célio Cesar Ramos muitas empresas que atuam no segmento de minério de ferro, manganês, grãos e combustível foram instaladas na região industrial de Porto Nacional, Tocantins vislumbrando melhores condições de negócios por meio dessa linha ferrea. Para atender a toda essa demanda, no Brasil empresas como MRS, VALE, RUMO e VLI e outras adotaram o sistema LOCOTROL.

Fonte: https://model-railroad-hobbyist.com/node/12637

O LOCOTROL apresenta sistema de comunicação via rádio comandado por software. Essa tecnologia apresenta como diferencial um sistema em que o  trem possui múltiplas locomotivas distribuídas ao longo de si. Na locomotiva líder existe o controle da comunicação realizada com as locomotivas distribuídas ao longo do trem que retornam os sinais para a locomotiva líder a cada 20 segundos.

Esse sistema possibilita reunir até 300 vagões. Podendo ter 160 vagões, com extensão de até 3 km para cada locomotiva distribuída. Essa tecnologia amplia a capacidade de transporte de produtos ao longo das ferrovias com alto nível de segurança. 

A nova geração de tecnologia no segmento ferroviário apresenta muitas vantagens para a expansão do modal ferroviário, e na ordem de sustentabilidade a preservação da natureza é garantida pois seus trilhos são suspensos. Otimizando custos conisderáveis e garantindo a qualidade de vida de quem trabalha na construção dessa linha ferrea e do nosso planeta.

Fonte: http://www.uniskyusa.com/2017/10/01/skyway-technology-intellectual-property-protection/

Atualmente a versão de trem mais moderna é a SKYWAY. Neste ano Dubai contratou a extensão de 15 km de transporte urbano com uso da tecnologia SKYWAY. Aguardamos novidades para o Brasil, especialmente no Paraná.

 

Mais informações:

https://www.youtube.com/watch?v=Ak0F164TDMg&feature=youtu.be

file:///C:/Users/Nicole/Downloads/mapa__subsistema_ferroviario_federal_a0.pdf

https://conexaoto.com.br/2013/12/10/distribuidora-de-combustivel-instalada-em-luzimangues-vai-abastecer-toda-regiao-amazonica

https://conexaoto.com.br/2011/06/20/br-distribuidora-inicia-obra-de-r-200-milhoes-no-patio-ferroviario-de-palmas

https://steemit.com/skyway/@opportunity4u/investments-in-your-future-introduction-to-the-skyway-technology

http://www.uniskyusa.com/2017/10/01/skyway-technology-intellectual-property-protection/

https://rsw-systems.com/news/skyway-dubai-uae