Na rotina de trabalho globalizado, os profissionais encontram diferentes dados que são transformados em informações, e na sequência, em conhecimento significativo para a tomada de decisão. Nesse contexto, algumas áreas de conhecimento são necessárias para que esse processo de transformação de dados em informação ocorra. E, por sua vez, a informação torne-se conhecimento.

Desta forma, muitas empresas estão investindo na formação de equipes com conheicmento especializado em Ciência da Computação, Programação, Matemática, Estatística e áreas de gestão e produção. Nesses casos,   estão exigindo nos processos seletivos o conhecimento mínimo em softwares como por exemplo o Excel e similares.

Essa realidade complexa que se desenvolve nas empresas, se deve ao grande volume, diversidade e velocidade do fluxo de dados que existe na internet. Chamado de BIG DATA, esse ambiente tem a capacidade de proteger volumosos conjuntos de dados.

Apesar de não produzir informação, o BIG DATA é um ambiente em que todos os dados existentes estão dispostos de alguma forma. Para tornar todos esses dados úteis para uma empresa, profissionais da área de Ciência de Dados trabalham para desenvolver métodos que os transformem em Informação.

Saber como essa estrutura funciona, bem como os dados podem ser identificados e aproveitados para uma tomada de decisão é o grande diferencial que uma empresa pode ter para sair na frente e melhor atender as demandas dos seus clientes. Pois os dados dos clientes estão nesse ambiente, só esperando para serem utilizados de alguma forma. Qual forma é essa? Apenas um profissional que domina a linguagem de programação, ou a Ciência de Dados somado ao conhecimento de gestão e de processos produtivos poderá saber que caminho seguir para organizar os dados, transformando-os em informação e gerando conhecimento importante para a empresa poder tomar decisões.

O melhor uso dessas informações pode levar ao conhecimento necessário para a empresa melhorar a su condição de atendimento e/ou produtiva. Identificar isso requer conhecimento interdisciplinar. Ou seja, conhecimento em diferentes áreas de conhecimento de maneira que ao memso tempo que as informações serão identificadas, a solução dos problemas também será apresentada.

Diante dessa realidade, podemos afirmar que o mundo do trabalho já precisa de profissionais com formação em diferentes áreas. Sem esquecer que todas as pesquisas e inovações tecnológicas são criadas para atender os interesses da sociedade. Garantindo que esses interesses sempre estejam relacionados a sustentabilidade da vida no planeta.

Considerando que “o mundo mudou!” Os hábitos de preparação profissional precisam mudar também. Agora e no futuro, a preparação profissional precisa se desenvolver no mínimo em 3 áreas:  Ciência da computação / Gestão da Informação / Área específica do negócio em que a empresa atua.

Fonte:

RAUNTENBERG, S.; CARMO, P.R.V. Big data e Ciência de Dados: Complementaridade conceitual no processo de tomada de decisão. Brazilian Journal of Information Studies.  Researche Trends. 2019.

http://www.telesintese.com.br/telefonica-vivo-espera-dobrar-receitas-de-big-data-ate-2020/

https://gaio.io/5-recursos-que-dao-poder-ao-profissional-de-big-data/

http://cidadejunior.org.br/