Franklin de Freitas – Centro de Treinamento do Athletico: fiscalização

Fiscais da prefeitura de Curitiba notificaram, ontem, o Clube Athletico Paranaense após encontrarem novas irregularidades no CAT do Caju (Centro Administrativo e de Treinamentos Alfredo Gottardi). Na notificação de número 111.575, emitida após vistoria realizada na manhã de ontem, os técnicos afirmaram que foram encontradas irregularidades no Laudo de Prevenção Contra Incêndio.
“Fica notificado sob pena de multa e cominações legais, para no prazo de 10 dias, para apresentar o certificado de vistoria e prevensão contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, para o imóvel localizado na Estradaa do Ganchinho, 1451”, diz o documento.
Mesmo antes da vistoriua, que deu início a uma séria de visitas agendadas pela Secretaria de Urbanismo em centros de treinamento (CTs) de jovens jogadores futebol em clubes da capital, já se sabia que o CTA do Caju estava irregular. Primeiro vistoriado entre 43 centros de treinamento de Curitiba, o equipamento também está com alvará de funcionamento vencido desde 2014.
Além disso, a inspeção de ontem também identificou “problemas quanto ao Alvará de Construção”. Em nota, a Secretaria de Urbanismo informou que nesse caso a notificação ocorrerá posteriormente. “Foi feito um levantamento das edificações existentes. A notificação será emitida posteriormente”, diz a assessoria.
Motivada pela tragédia que matou dez jovens jogadores do Flamengo, em um incêndio no dia 8 de fevereiro, no CT do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, a prefeitura de Curitiba realizou um levantamento e constatou que cerca de 40 praças esportivas possuem irregularidades na documentação, principalmente relacionadas a alvará de funcionamento. Entre esses, o Athletico é o único grande clube relacionado. Os alojamentos de jovens jogadores de Coritiba e Paraná Clube ficam na Região Metropolitana de Curitiba, em Colombo e Quatro Barras, respectivamente.

Athletico se manifestou
Antes mesmo de a Prefeitura constatar as duas novas irregularidades, o Athletico já havia admitido em nota publicada no fim de semana em seu site oficial que havia ao menos duas pendências junto à administração municipal. Segundo o clube, uma delas está relacionada a uma subdivisão da área do imóvel onde foram construídas instalações, que separa uma faixa frontal do terreno para o alargamento da Estrada do Ganchinho. A prefeitura, de acordo com a nota do Athletico, quer que o clube doe esta faixa a ser desmembrada “sem nenhum ônus para o Município”. O segundo entrave estaria ligado à “averbação das novas áreas existentes, visando regularizar documentalmente o que foi construído no CAT, para constar na matrícula todas as imobilizações do imóvel e demonstrar que estão em conformidade com a planta apresentada”.