Com o frio é comum aumentar o incômodo nas articulações. Quem tem problemas articulares sabe disso, e assim como os humanos, cães e gatos sentem o mesmo nessa época do ano. Acredito que nossos bichinhos com problemas nas articulações sofrem mais no inverno tão intenso de Curitiba. Como driblar as baixas temperaturas e garantir que nossos pets não sofram tanto? Conversei com a médica veterinária e especialista em Fisioterapia Mhayara Reusing sobre o frio e suas implicações na musculatura e articulações.

 Papo Pet: Como o frio afeta as articulações?

 

Mhayara: Em épocas do ano com temperaturas baixas, diversos fatores agravam as dores articulares. Animais com artrose (doença articular degenerativa) sofrem com o aumento da pressão articular devido à contração muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo é direcionado às partes centrais do corpo, ficando as extremidades mais frias. Juntamente a esses fatores, a tendência é a diminuição das atividades físicas, pois os animais preferem ficar mais nas caminhas, deitados. Isso impacta na redução da mobilidade articular que, por consequência, afeta o líquido sinovial (responsável por nutrir as cartilagens articulares), ficando mais espesso e comprometendo a lubrificação articular. Associado às mudanças intra-articulares,  as terminações nervosas periarticulares (termorreceptores e barorreceptores) ficam mais sensíveis, aumentando a sensação frente aos estímulos recebidos. Tudo isso gera uma indisposição maior às atividades físicas devido à dor, entrando no espiral vicioso de frio:  dor – diminuição da mobilidade articular – piora da lubrificação articular – aumento da dor.

 

Papo Pet: Como prevenir dores articulares durante o frio?

Mhayara: Para quebrarmos esse ciclo devemos manter em dia os condroprotetores, substâncias utilizadas para colaborar na integridade das articulações. Além disso, não expor nossos animais ao frio, sempre protegendo-os em ambientes internos, com camas, roupas, cobertores… enfim, tudo que possa favorecer que o fluxo sanguíneo não seja priorizado para órgãos centrais, e sim, para as extremidades também. Isso também ajuda a diminuir os espasmos musculares devido ao frio, evitando o aumento da pressão nas superfícies articulares. Passeios externos em temperaturas mais amenas também favorecem a mobilidade articular. Exercícios de movimentação passiva (passive range of motion) também são favoráveis, pois estimulam a produção do líquido sinovial.

A acupuntura também é uma técnica muito efetiva no controle da dor muscular e articular.