• 13/12/2018

    África do Sul: um destino e mil e uma possibilidades

    África do Sul: um destino e mil e uma possibilidades

    Segundo dados do South African Tourism, órgão de turismo do governo sul-africano, o número de brasileiros que visitaram o destino entre janeiro e setembro de 2017 aumentou em 105% em relação ao ano anterior, totalizando 48 mil brasileiros que viajaram para o local. Em 2018 esses números cresceram ainda mais com o centenário de Nelson Mandela, grande líder sul-africano, que contou com diversas celebrações ao longo do continente que se mostra como um destino que preza pela liberdade, igualdade e justiça.

    A África do Sul é o país ideal para o turismo, com lindas paisagens, praias paradisíacas, esportes radicais e rica cultura, além do custo-benefício extraordinário. A professora de inglês, Gabrieli Endres, confessa que escolheu o destino porque as passagens estavam com preços muito interessantes, mas independente disso, depois de passar 20 dias por lá recomenda para todos. “O custo benefício é fantástico. Alugamos um carro por 17 dias e experimentamos a culinária local que é fantástica, pulamos de Bungee Jump (o maior de ponte do mundo), fizemos canoagem, visitamos a Robben Island, onde Mandela ficou preso, também exploramos muitas praias e fizemos dois safaris, foi uma viagem completa e inesquecível”, relembra.

    Inglês com natureza

    Em busca de inovar os destinos de intercâmbios de férias desde 2016, a Cultura Inglesa Curitiba, em parceria com a VR Intercâmbios & Turismo escolheram a África do Sul para o grupo de Janeiro/2019. O Programa Summer in Capetown tem início no dia 12 de janeiro e conta com três semanas de aprimoramento em inglês, muitos passeios e diversão. “O programa foi desenhado para que pessoas das mais diversas idades, e independente do nível de inglês, possam aproveitar da mesma maneira, e ter uma vivencia inesquecível da língua inglesa em um destino único”, garante a coordenadora de intercâmbios da Cultura Inglesa Curitiba, Cleide Fiorucci.

    Os participantes terão aulas de General English de segunda a sexta-feira, na International House, uma das escolas de idiomas mais tradicionais e conceituadas de todo o mundo, acomodação em casa de família, cuidadosamente selecionada, para um contato ainda mais próximo com a cultura local, com quarto duplo, café da manhã e jantar e três passeios por semana, na parte da tarde, com acompanhamento dos professores e verdadeiras aulas da história local em meio as atrações da cidade, além de uma excursão de dia inteiro no final de semana.

    A diretora da VR Intercâmbio e Turismo Viviane Pazini, garante que não faltarão atrações para o grupo e que o top 3 do destino são: uma visita a Table Mountain, um safari e um passeio em Boulders Beach para ver os pinguins. O pacote que também contempla supervisores na escola, orientação pré-embarque e assistência da VR Intercâmbios, tem valores a partir de USD 1.200 para o aéreo e USD 4.200 para a parte terrestre.

    Cleide alerta que o intercâmbio de férias é uma oportunidade excelente para melhorar o “listening” e “speaking” (entendimento e conversação), mas que é fundamental se esforçar para isso. “Os participantes têm que batalhar pelo seu progresso, e se arriscar na língua”, declara a coordenadora da Cultura Inglesa Curitiba. Para 2019 a instituição já tem um intercâmbio programado para Londres nas férias de julho!

    Sobre a Cultura Inglesa de Curitiba

    Há setenta e cinco anos em nossa cidade, a Cultura Inglesa de Curitiba divide suas atividades em cinco unidades, sendo uma delas localizada em São José dos Pinhais. A Cultura Inglesa de Curitiba é uma associação sem fins lucrativos, revertendo toda sua renda em benefício de suas atividades e alunos. O compromisso em manter o alto nível de ensino do inglês, além de aspectos culturais do país, é um dos pilares da escola, que busca respaldo na qualificação elevada do quadro de professores, constantemente desenvolvida por meio de workshops, seminários e treinamentos. O teor vanguardista da escola é ainda reforçado por parcerias com grandes entidades, como é o caso do British Council - organização britânica que promove oportunidades culturais e educacionais entre Brasil e Reino Unido e da Universidade de Cambridge, famosa por suas certificações atestando conhecimento da língua inglesa em todo o mundo.

  • 14/11/2018

    Startup paranaense lança plataforma para diagnóstico de cidades em Barcelona

    Mais de 18 mil pessoas de 120 países estão em Barcelona, na Espanha, para o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes: o Smart City Expo World Congress. O encontro tem como objetivo capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo. Por meio da promoção da inovação social, estabelecendo parcerias e identificando oportunidades de negócios, o evento é dedicado a criar um futuro melhor para as cidades e seus cidadãos.

    Durante o congresso, a Action Labs, laboratório focado em inovação, design de produtos e serviços digitais, lança o Bright Cities,plataforma que gera um roadmap que orienta as cidades a se tornarem Smart Cities. Segundo a União Europeia, Smart Citiessão sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. As cidades de Songdo, na Coreia do Sul, Copenhague, na Dinamarca, e Santa Ana, nos Estados Unidos, são exemplos de Smart Cities.

    Segundo Paulo Renato, diretor criativo da Action Labs, a plataforma usa uma metodologia exclusiva baseada em centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a ONU, ISO e WCCD para recomendar estratégias, soluções e fornecedores que melhor se adaptam aos pontos fortes e fracos das cidades. "Esses dados coletados, mais as informações que o gestor cadastra na plataforma, são analisados e colocam as cidades em um ranking, onde é possível ver o nível de desenvolvimento, comparado a outras localidades, em 10 aspectos: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo", destaca.

    "Este diagnóstico ajuda o gestor a avaliar os principais problemas e potencialidades de sua cidade. A ferramenta traz ainda sugestões de ações e quais os possíveis resultados que as aplicações podem trazer. É um roteiro tornar as cidades mais inteligentes", observa Paulo.

    Mais informações sobre a ferramenta no site http://www.brightcities.city/

    Mobilidade urbana – Paulo Renato também participará de visitas estratégicas a entidades como a central de monitoramento Barcelona Supercomputing Center, CISCO, MICROSOFT e INDRA, além do Congresso de Mobilidade Urbana, que acontece em paralelo à Smart City. "Estamos fazendo um trabalho de análise de cenários futuros para um cliente no setor de mobilidade urbana e o congresso trará muitos insights interessantes", afirma.

    Sobre a Action Labs

    A Startup paranaense está há 2 anos no mercado e tem no portfólio mais de 40 projetos. A empresa trouxe ao Brasil uma novidade que tem conquistado empresas de portes e segmentos variados: o PoC Design, uma metodologia para a execução de provas de conceito. O objetivo é testar projetos e avaliar não apenas a viabilidade técnica, mas principalmente se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado. A metodologia viabiliza a inovação no dia a dia da empresa, com agilidade e aumento das chances de sucesso.

  • 14/11/2018

    Alexandre Moro participa de Congressos de Ortodontia em Salvador e na Argentina

    Alexandre Moro participa de Congressos de Ortodontia em Salvador e na Argentina

    Alexandre Moro, Doutor em Ortodontia e professor da UFPR e Universidade Positivo, passará o feriado palestrando em dois encontros de Ortodontia. O primeiro deles, de 14 a 16 de novembro, será o 49º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, no Catussaba Hotéis & Resort, em Salvador (BA). Ele participará do Simpósio sobre Documentação Digital. Aspectos atuais e tendências futuras: “Vamos discutir a utilização da Tomografia Computadorizada e Imagens digitais em 3D na Ortodontia”, afirma o especialista, que já foi inclusive o presidente do Grupo nos anos de 2009 e 2010.

    O Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria é uma entidade cujo objetivo principal é congregar os professores de Ortodontia e Odontopediatria, trabalhando pela sistematização, aprimoramento do ensino e da pesquisa e desenvolvimento das especialidades. O encontro deste ano é organizado por docentes de Ortodontia e Odontopediatria das Faculdades de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié (UESB), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

    Em seguida, no dia 16 de novembro, Moro participará da Jornada Internacional de Ortodontia, na Sociedade Odontológica de La Plata, na Argentina. Ele ministrará o curso sobre Correção Simplificada da Classe II com Propulsores de Última Geração. “Vou contar minha experiência clínica de mais de 20 anos sobre a utilização dos propulsores dando ênfase aos aparelhos Herbst e PowerScope”, afirma. Moro é reconhecido mundialmente pelo tratamento da má oclusão de Classe II (retrognatismo mandibular) com o PowerScope, um propulsor mandibular de última geração fabricado pela American Orthodontics.

    Sobre o Consultório Alexandre Moro:

    O consultório é especializado em Ortodontia e Ortopedia facial, com técnicas de aparelhos fixos, removíveis e invisíveis, inclusive os alinhadores transparentes Invisalign, Essix e Clear Aligner. Alexandre Moro foi pioneiro no Paraná na utilização de aparelhos propulsores mandibulares fixos (Herbst e Forsus), para correção do retrognatismo mandibular. Atualmente, o Dr. Alexandre é consultor (Speaker) da American Orthodontics (AO) para o aparelho PowerScope.

    O consultório também foi o primeiro no Brasil a utilizar a Técnica Lingual Harmony, desenvolvida na França, que atualmente é o sistema mais moderno de tratamento lingual (invisível), técnica onde o aparelho é colocado na parte de trás dos dentes. E o pioneiro no Paraná na utilização das técnicas de alinhadores removíveis Essix e Clear Aligner.

    Serviço:

    Consultório Alexandre Moro

    Rua Coronel Dulcídio, 1558, Água Verde – Curitiba (PR)

    (41) 3027-3092

    www.moroortodontia.com.br

  • 14/11/2018

    Clube Curitibano sedia 30° Campeonato Brasileiro de Peteca

    Nos dias 16, 17 e 18 de novembro o ginásio de esportes do Clube Curitibano, na sede principal, no Água Verde, recebe a XXX edição do Campeonato Brasileiro de Peteca. Ao todo, 210 atletas do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e um grupo de convidados da França participam da competição, divididos nas categorias que vão desde os 12 anos, até acima de 60.

    A entrada para acompanhar as partidas é franca e acontece pelos portões da rua Petit Carneiro. A abertura será na sexta-feira, dia 16, às 13h. O campeonato é dirigido pela Confederação Brasileira de Peteca, pela Federação Paranaense de Peteca e pelo Clube Curitibano.

    Serviço:

    30° Campeonato Brasileiro de Peteca

    Data: 16 a 18 de novembro

    Local: Clube Curitibano – sede Água Verde

    Entrada: franca, pelo portão do ginásio, na Rua Petit Carneiro.

    Informações – 3014-1919

  • 01/11/2018

    BPW Curitiba elege nova diretoria

    BPW Curitiba elege nova diretoria

    A empresária Birgit Keller Marsili foi eleita presidente da BPW Curitiba – Business Professional Women para o biênio 2019-2020 nesta quarta-feira, 31 de outubro, em evento realizado no Hotel Bourbon. Também foram eleitas as vice-presidentes Alison Mazza Lubascher e Maria Almeida Garcia; as secretárias Léia Cordeiro e Isabela França; e as tesoureiras, Luciana Falavinha e Mariana Sobral Gonçalez. A nova diretoria toma posse no dia 5 de dezembro, quando a BPW realiza um jantar de confraternização entre as associadas.

  • 01/11/2018

    Empreendedorismo: Últimos dias para jovens se inscreverem em concurso

    Quem empreende sabe o quanto as oportunidades devem ser aproveitadas, sejam elas diretamente ligadas ao desenvolvimento dos negócios, aprendizado ou ampliação da rede de relacionamentos. Por isso, o concurso cultural Geração Empreendedora – Desafio Paraná, uma iniciativa desenvolvida pela Volkswagen e a organização social Aliança Empreendedora, com apoio do Governo do Estado do Paraná, oferece todas essas oportunidades no mesmo projeto.

    O concurso, que oferece inscrições e capacitação totalmente gratuitas, já está em sua 3ª edição e tem como objetivo proporcionar conhecimento e mentoria para jovens empreendedores, além de ampliar a rede de contatos dos participantes e reconhecer os vencedores com investimento em certificados de barras de ouro. Podem participar do concurso microempreendedores informais ou já formalizados, com idade entre 18 e 35 anos, que residam no Paraná. É possível se inscrever em uma das quatro categorias do concurso: Ideia de Negócio (empreendimentos com menos de seis meses de existência), Negócio (empresas com mais de seis meses de existência), Negócio com Tecnologia (com mais de seis meses de existência e que envolva tecnologia em alguma de suas atividades) e Impacto Social (com mais de seis meses de existência e cujo serviço ou produto impacte positivamente a comunidade).

    Na primeira etapa do concurso, os empreendedores participam de um treinamento on-line por meio de webséries dirigidas de acordo com o perfil do empreendedor. Quem completar a capacitação e questionários sobre o conteúdo recebe certificado de conclusão e concorre às vagas na próxima etapa, que contempla encontros presenciais regionais com treinamentos realizados pela equipe da Aliança Empreendedora e rodada de pitchs (apresentações curtas e diretas dos negócios). Além da capacitação e feedback presenciais, os participantes concorrem a 10 vagas (por categoria) para receber mentoria e participar da grande final, que acontece em dezembro, em Curitiba (PR).

    “Todo o processo do concurso disponibiliza conhecimento aos empreendedores, por meio de conteúdo desenvolvido por grandes profissionais da área de gestão. Um benefício importante que poderá ser aplicado nos negócios dos participantes”, comenta Barbara Rouze, coordenadora da 3ª edição do Desafio Paraná. O resultado dessa capacitação reflete-se no sucesso dos empreendimentos e, até mesmo, na ampliação da rede de beneficiados. “Eu recebi um curso gratuito, mentoria com empresários mais experientes, enfim todo o passo a passo para fazer meu negócio crescer”, revela Adriano Stella, vencedor da categoria Negócio com Impacto Social em 2016, que atualmente mantém quatro empreendimentos e ministra aulas sobre empreendedorismo para a comunidade.

    Além das etapas que envolvem capacitação, no evento de encerramento serão revelados os ganhadores (1º e 2º lugares) de cada uma das quatro categorias e que serão premiados com certificados de barras de ouro nos valores R$ 7 mil e R$ 3,5 mil, respectivamente. O prêmio também pode ajudar a alavancar o negócio, como revela Taísa Montibeller Caraça, sócia-proprietária da Annora Alimentos e vencedora do 1º lugar na categoria Negócios em 2017: “Investimos o valor do prêmio na compra de uma câmara fria que permitiu aumentar nosso estoque e capacidade de produção e, consequentemente, ampliar nossas vendas para outros estados”. Quem quiser participar tem até o próximo domingo (04/11) para se inscrever através do site www.desafioparana.com.br.

    Acessibilidade

    O concurso também adotou recentemente ferramentas para tornar o site e webséries acessíveis a pessoas com deficiência visual ou auditiva. O curso Empreender MODO ON - 2ª temporada e o site para inscrições receberam a ferramenta Hand Talks com um avatar que utiliza Libras para expor o conteúdo. Já pessoas com deficiência visual podem contar com um áudio para descrição do site e conteúdo do curso Empreender MODO ON - 2ª Temporada. “A missão da Aliança Empreendedora é promover a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. Com essas ferramentas será possível disponibilizar a oportunidade de participação no Desafio Paraná a todos”, comenta Caroline Meira, analista de comunicação da Aliança Empreendedora.

    Serviço

    Geração Empreendedora – Desafio Paraná

    Público-alvo: empreendedores formalizados ou não, com idade entre 18 e 35 anos, que residam no Paraná

    Inscrições: gratuitas

    Período de inscrições: até 04 de novembro

    Regulamento e inscrições: www.desafioparana.com.br

  • 24/10/2018

    Piangers cativa sócios do Clube Curitibano com histórias divertidas sobre paternidade e tecnologia

    Piangers cativa sócios do Clube Curitibano com  histórias divertidas sobre paternidade e tecnologia

    O jornalista, apresentador e palestrante Marcos Piangers foi a atração desta terça-feira (23) no Clube de Negócios do Clube Curitibano, com a palestra "Uma Espiada no Futuro". Ele se apresentou no salão Rubens Arles Bettega para uma plateia que se divertiu muito ouvindo histórias sobre paternidade, oportunidades digitais e como a tecnologia impacta na vida das crianças e dos pais. Piangers é pai de Aurora e Anita e autor dos sucessos “Eu te Amo” e “Papai é Pop”. Com 250 mil livros vendidos ao longo da carreira, ele se compromete a doar um exemplar para instituições de ensino e bibliotecas públicas a cada cópia vendida.

    Piangers entre o casal Renato Ramalho e Laura Fagundes Ramalho, presidente e primeira-dama do Clube Curitibano, que assistiu a palestra.  Crédito: Cintya Hein  

  • 24/10/2018

    Jorge Luis Leverone, da Renault do Brasil, recebe o Prêmio Equilibrista 2018

    Jorge Luis Leverone, da Renault do Brasil, recebe o Prêmio Equilibrista 2018

    O Instituto Brasileiro de Finanças – IBEF PR entrega, nesta quinta-feira (25), o Prêmio Equilibrista 2018 ao vencedor deste ano, o diretor financeiro (CFO) da Renault do Brasil, Jorge Luis Leverone. A cerimônia ocorre no Castelo do Batel, a partir das 19h, e deve reunir mais de 400 convidados, entre executivos e associados à instituição. A premiação é considerada o “Oscar” do mundo das finanças e o vencedor é agraciado com o Troféu “O Equilibrista”, escultura do artista plástico Osni Branco, que simboliza o perfil de um verdadeiro executivo.

     

    Na edição deste ano, oito executivos defenderam seus cases durante o concurso auditado e patrocinado pela PwC. “Eles mostraram que mesmo num cenário adverso, de incertezas, é possível fazer a diferença. Todos esses executivos deixam esse legado para a sociedade”, ressalta o presidente do IBEF PR, Claudio Enrique Lubascher.

     

    Além de Leverone, o gerente financeiro do Grupo Marista, Evaristo José Garcia Bicalho, será reconhecido na categoria “Prêmio Revelação de Finanças” – instituído pelo IBEF PR em 2018 para reconhecer jovens e promissoras personalidades do setor financeiro no estado. O título de “Destaque de Finanças” será entregue aos CFOs da Rentcars.com, Ronaldo Amorim, e da Guararapes Paineis S.A., Valerí Sberse.

     

    Histórico

    O Prêmio Equilibrista é entregue às personalidades que se destacaram em meio a suas realizações, ao longo de suas carreiras e atividades exercidas no ano. O reconhecimento é concedido pelo IBEF PR desde 1985, quando o executivo da MVA Participações, Luiz Francisco Novelli Viana, foi congratulado com o troféu. No ano passado, o vencedor foi o CFO da MadeiraMadeira, Marcelo Scandian.

     

    Serviço

    PRÊMIO EQUILIBRISTA 2018

    Data: quinta-feira, 25 de outubro de 2018

    Horário: 19h

    Local: Castelo do Batel – Av. do Batel, 1323, Batel, Curitiba (PR)

    Informações: (41) 9 9872-0203 ou [email protected]

     

    Sobre o IBEF PR

    O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

  • 01/10/2018

    Amazon contratará estagiários no Brasil

    Amazon contratará estagiários no Brasil

    O Programa

    Em seu Programa de Estágio a Amazon vai contratar 60 interns para sua unidade em São Paulo. Os estudantes passam por um processo de formação e desenvolvimento enquanto trabalham na Companhia, sendo expostos a desafios reais e projetos nas diferentes áreas.

    Os cursos

    São aceitos estudantes dos cursos de: tecnologia como ciência da computação, análise de sistemas, sistemas de informação, administração, marketing, contabilidade, economia, engenharia, matemática, estatística, comunicação, jornalismo, publicidade e psicologia.

    Os benefícios

    Os estudantes terão possibilidade de atuar em na empresa que busca ser a mais focada no cliente do mundo e está entre as companhias mais inovadoras. Neste ambiente, serão expostos a desafios e aprendizados e ainda receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.900,00 + benefícios como vale transporte, vale refeição, assistência médica.

    Diversidade

    A Amazon é uma empresa de oportunidades iguais e contrata indivíduos qualificados independente de gênero, raça, orientação sexual, religião, nacionalidade, idade ou deficiência. Como um empregador de oportunidades iguais,  a Amazon é aberta a estudantes de qualquer faculdade ou universidade cursando graduação no Brasil e com disponibilidade para estagiar em nossos escritórios. Não é necessário que o/a candidato/a tenha experiência profissional para se aplicar para o programa de estágio na Amazon Brasil.

    Inscrições

    A consultoria responsável pelo processo de seleção é a Companhia de Estágios.

    Inscrições devem ser feitas através do site: www.ciadeestagios.com.br/amazon  

    Temos duas empresas diferentes da Amazon operando no Brasil, entenda melhor o business de cada uma delas em nosso país:

    AWS (Amazon Web Services):

    Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 100 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 53 zonas de disponibilidade (AZ) em 18 regiões geográficas e uma Região Local, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido.  Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

    Amazon.com.br (Amazon Serviços de Varejo):

    A Amazon.com.br oferece mais de 5 milhões de eBooks, incluindo mais de 110 mil títulos em português, e mais de 13 milhões de livros impressos, incluindo mais de 300 mil títulos em português de vendedores da Amazon e do Marketplace. A seleção do Marketplace também inclui centenas de milhares de produtos nas categorias de Eletrônicos, Papelaria, Ferramentas e Casa e Cozinha. Para comprar rapidamente pelo smartphone e ter acesso a promoções exclusivas, baixe o aplicativo Amazon Shopping gratuitamente.

    Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources

  • 01/10/2018

    Capital brasileira das smart cities, Curitiba recebe prêmios por inovação

    Capital brasileira das smart cities, Curitiba recebe prêmios por inovação

    No ano de sua estreia como sede brasileira do maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, Curitiba recebe reconhecimento e prêmios por iniciativas inovadoras destinadas a melhorar a vida dos cidadãos. Apenas em setembro, duas distinções foram conferidas à cidade. Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo, segundo o ranking elaborado pela empresa Urban Systems. O aplicativo Saúde Já, desenvolvido pela Prefeitura, recebeu o Latam Smart City Awards 2018, na categoria Transformação Digital, na cidade mexicana de Puebla, durante o Smart City Expo Latam Congress.

    Selecionado entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos, o aplicativo Saúde Já reduziu a fila na marcação de consultas em postos de saúde. Ao todo, já foram mais de 298 mil consultas marcadas.

    "Com soluções locais que melhoram a vida do cidadão, Curitiba apresentou suas credenciais de cidade inteligente aos cinco mil participantes do Brasil e de outros países durante o Smart City Expo Curitiba 2018, que realizamos em fevereiro e que já tem a segunda edição marcada para março de 2019", lembra André Telles, diretor de marketing do iCities. Empresa pioneira no Brasil em projetos inteligentes para cidades, o iCities tem a chancela da FIRA Barcelona, consórcio catalão que promove eventos em várias cidades do mundo para fomentar iniciativas transformadoras e sustentáveis.

    O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, irá a Barcelona em novembro. Ele integrará a missão Barcelona Smart City Week, promovida pelo iCities, para uma imersão em debates e visitas técnicas que serão realizadas durante o Smart City Expo World Congress, o maior fórum mundial sobre cidades smarts.

    Entre os dias 10 e 18 de novembro, o grupo de convidados, que inclui representantes de outros municípios brasileiros, também participará de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft.

    A missão é preparatória para o Smart City Expo Curitiba 2019. A segunda edição ocorrerá entre os dias 20 e 22 de março do ano que vem, reunindo palestrantes internacionais e em congresso e uma exposição com cases de soluções inteligentes. O evento será novamente no Expo Renault Barigui.

    América Latina e Ásia

    O Smart City Expo, criado pela Fira Barcelona em 2011 e realizado em nove países, está se consolidando na América Latina e crescendo nos países asiáticos. Em 2018, Curitiba tornou-se a sede do evento no Brasil, reunindo 87 convidados e 5,5 mil pessoas em torno do debate sobre "A inovação como motor de desenvolvimento econômico". Agora em setembro, a terceira edição do Smart City Expo Latam atraiu 12 mil visitantes e profissionais na cidade mexicana de Puebla, tornando-se o maior evento sobre o tema na América Latina.

    Também em setembro, mais de seis mil delegados de 20 países são esperados em Jaipur para o Smart City Expo India. A conferência discutirá soluções para os desafios que as cidades enfrentam em termos de eficiência, planejamento urbano e desenvolvimento social e econômico na era global.

    O evento de três dias será realizado no centro de convenções do JECC em Sitapura. Vários prêmios serão dados às novas startups, empresários, inovadores digitais, centros de pesquisa, universidades, representantes da sociedade civil, ONGs, consórcios dos setores público e privado e ativistas sociais com ideias, visões e soluções inovadoras para a gestão e desenvolvimento de áreas urbanas e semi-urbanas.

    Sobre o iCities

    O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades têm um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância estão a responsabilidade da vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba - o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.

DESTAQUES DOS EDITORES