PM

As operações Visconde do Rio Branco e Spectrus, coordenadas pelo 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), cumpriu 96 mandados judiciais (entre Mandados de Busca e Apreensão e de Prisão) nesta terça-feira (12) relacionados ao tráfico de drogas. Um grupo que dominava o tráfico na região do bairro Guarani, em Colombo, foi desarticulado. 29 pessoas foram presas, sendo 10 policiais militares e 18 civis (populares). Houve ainda a lavratura de três Termos Circunstanciados (TCs).

As equipes policiais desencadearam ações e apreenderam 12 armas de fogo (sendo duas longas) e mais de R$ 56 mil em dinheiro. Os policiais também apreenderam 3,5 quilos de maconha, 103 celulares, 25 invólucros de cocaína, nove armas de fogo, 13 veículos, 23 computadores, 215 munições, 4.300 maços de cigarros e15 frascos de anabolizantes.

“Com a prisão dos envolvidos espera-se a redução dos índices de homicídios em Colombo, pois o tráfico de drogas é responsável pelo grande número de mortes proveniente do envolvimento com essa atividade ilícita. Devido à proximidade com Curitiba, muitos usuários da Capital se deslocam para Colombo para compra de drogas. O tráfico também é responsável pelas ocorrências de outros crimes na região como roubos e furtos, cometidos por viciados que buscam a aquisição de drogas”, disse o Comandante do 22º Batalhão da PM, tenente-coronel Sergio Augusto Ramos.

As operações denominadas Visconde do Rio Branco e Spectrus foram desencadeadas pelo 22º Batalhão de Polícia Militar – PMPR com apoio da Corregedoria-Geral da PMPR (COGER), Ministério Público de Colombo, do Gaeco e a colaboração da Delegacia de Combate a Corrupção do Governo do Estado (DCCO), (coordenada pelo delegado Gustavo Mendes Marques de Brito), e apoio do Poder Judiciário de Colombo, além da Vara da Auditoria Militar.

As abordagens contaram ainda com atuação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e com acompanhamento do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) com um helicóptero e uma aeronave remotamente pilotada (RPA), popularmente conhecida como drone. Também participaram efetivo e viaturas unidades de batalhões do interior do estado.

Foram empregados 380 policiais militares e 120 viaturas policiais das Unidades envolvidas. O foco da ação foi a desarticulação das atividades de comércio de drogas que imperavam no bairro Guarani, em Colombo. Além de Colombo mandados de busca foram cumpridos em São José dos Pinhais e Curitiba. “O grupo tirava o sono e a tranquilidade dos moradores”, conta o coronel.

Foram cumpridos 20 Mandados de Prisão e 76 Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Colombo, Curitiba e São José dos Pinhais, pelos crimes de Tráfico de Drogas e outras práticas delituosas.

Os pontos foram identificados por meio de um trabalho de inteligência feito pelos policiais militares, cruzando informações e dados que levaram as equipes a confirmar a atividade ilícita. A investigação durou um ano.

De acordo com o levantamento feito pelo 22º Batalhão, no Bairro Guarani, em Colombo, estava instalado um dos maiores pontos de tráfico de drogas da RMC, onde, sob o domínio do mesmo grupo, os criminosos movimentavam cerca de R$ 7,5 milhões por ano.

Segundo o integrante da Corregedoria-Geral da PMPR, tenente-coronel Luiz Marcelo Maziero Jakiemiv, os trabalhos foram evoluindo e confirmou-se a possibilidade de envolvimento de servidores públicos policiais militares no tráfico de drogas e outras práticas delituosas. Por isso, também foi feita a operação Visconde do Rio Branco, através da COGER/PMPR, que prendeu os 11 policiais militares por possível envolvimento com o tráfico de drogas, venda de armas e extorsão. Alguns dos militares estaduais presos já estavam afastados de suas funções por responderem a procedimentos administrativos.