Roberto Stuckert

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, disse na tribuna do Senado, na tarde desta quarta-feira (18), que as críticas ao vídeo que ela gravou à principal emissora do mundo árabe, a Al Jazeera, são frutos de preconceito. Gleisi ressalta que já havia gravado entrevistas e vídeos a emissoras de várias localidades do mundo, sem que houvesse a mesma comoção. No vídeo, a senadora diz que Lula é um “preso político” e convida todos a se juntarem à luta em apoio ao petista.

“Nossas grandes reservas de petróleo no oceano estão sendo entregues a multinacionais, petrolíferas da Europa e dos Estados Unidos. E a política externa passou a ser ditada pelo Departamento de Estado norte americano”, disse Gleisi no vídeo. “Em todo o mundo há manifestação de solidariedade ao ex-presidente e pedidos pela sua liberdade. Convido a todas e todos a se juntarem conosco nesta luta: Lula Livre!”, conclui a senadora no discurso enviado à TV árabe.

Segundo o PT, o vídeo de 2 minutos e 47 segundos foi veiculado nesta terça-feira (17) pela emissora árabe, que tem sede no Catar. Na manhã desta quarta-feira, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que as declarações de Gleisi “representa um desserviço ao Brasil e suas instituições”.

“Espero que essa exortação da senadora petista não tenha sido para convocar o Exército Islâmico a vir ao Brasil proteger o partido que perdeu o poder, o apoio popular e, agora, também a compostura!”, disse Ana Amélia.

Gleis rebateu em discurso na tribuna do Senado. “Críticas feitas por uma senadora não passam de ignorância, preconceito e xenofobia ao povo árabe. Associar de forma pejorativa o povo árabe a grupos terroristas (como muitos têm feito com a entrevista que dei à emissora Al Jazeera), é preconceituoso e xenófobo. É mais um sintoma do fascismo e do ódio crescente no nosso país”, disse Gleisi.

Gleisi afirma que concedeu outras entrevistas com o mesmo conteúdo. “A senadora q incentivou a violência contra a caravana do Lula no Sul do país, mandando erguer o relho, agora externa seu preconceito e xenofobia com os árabes, ao me criticar por ter falado com a TV Al Jazeera. Entrevistas q dei c/ mesmo conteúdo a BBC, RTP, EFE não a incomodaram”, disse a petista.