divulgação – Greca (DEM): “Chegamos em 2020 ao repasse de R$ 12 milhões para as associações”

O prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), visitou hoje, no Parolin, cooperativas de catadores de materiais recicláveis. No encontro, ele reafirmou o apoio e o reconhecimento da importância do trabalho dos catadores.

O prefeito lembrou que abriu processo de credenciamento e 40 associações e cooperativas passaram a ser parceiras do município, recebendo 100% dos materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva. Em média, 1.700 toneladas ao mês são recepcionadas pelos cerca de 1.000 trabalhadores beneficiados pelo projeto que ajuda Curitiba a se manter mais limpa e sustentável, disse ele. 

“Chegamos em 2020 ao repasse de R$ 12 milhões para as associações, 350% a mais do que era repassado em 2016. Também fizemos campanhas para sensibilizar a população e ampliar a separação dos recicláveis e, neste processo, os catadores foram os protagonistas”, explicou Greca.

Cada associação parceira recebe remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para suprir as despesas, afirma o prefeito. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões. 

Greca ainda citou a criação do conceito do CDR, o combustível derivado de resíduos que é formato pelos materiais não passíveis de comercialização e são encaminhados para que as indústrias cimenteiras utilizem para queima em seus fornos. “Queremos avançar ainda mais na próxima gestão, implantando mais duas centrais para materiais recicláveis. Uma de beneficiamento e outra de comercialização, tudo feito em parceria com as associações e cooperativas para agregar valor ao produto e aumentar a renda dos catadores”, apontou Greca.