Franklin de Freitas

A Justiça Eleitoral cassou o diploma de dois vereadores de Moreira Sales (Centro Ocidental), Daniel Pacor e Tiago Albano, denunciados pelo Ministério Público do Paraná por compra de votos na campanha de de 2020. Segundo o MP, as investigações tiveram início em novembro de 2020, com o recebimento, pela Promotoria, de denúncia anônima de que os vereadores estariam comprando votos em um bar do município, com a participação do dono do estabelecimento. Após o cumprimento de mandados no local, com busca e apreensão de documentos e aparelhos de telefone celular dos envolvidos, foi comprovado o crime eleitoral.

Foram encontradas no bar diversas anotações com nomes, acompanhados dos respectivos números do título de eleitor, e materiais de campanha dos vereadores investigados. Também houve a apreensão de R$ 3 mil em dinheiro, valor que estaria sendo usado para a compra dos votos. O dono do bar, responsável pela intermediação com os eleitores, chegou a ser preso em flagrante na oportunidade. As negociações envolveriam oferecimento e promessa de pagamento de dinheiro, gasolina e outras vantagens, geralmente a pessoas simples e com baixo nível de escolaridade. Os valores eram pagos em duas parcelas, sendo a primeira antes da eleição e a segunda após a votação, com a conferência do número de votos obtidos em cada seção eleitoral.

Além da perda dos mandatos, a decisão judicial também impôs aos dois vereadores a inelegibilidade e o pagamento de multa no valor de R$ 25 mil. Cabe recurso da decisão.