Tânia Rêgo/Agência Brasil – Paulo Alvim: ministro visita colégio e universidade

O ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim desembarca hoje no Norte do Paraná, onde visita Londrina e Assaí. Pela manhã, ele e o deputado federal Filipe Barros (PL) visitarão o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescatto Bomtempo, em Assaí, onde serão recebidos pelo prefeito Michel Ângelo Bomtempo, professores, alunos e autoridades do município. O colégio tem hoje 800 alunos no ensino médio e cursos técnicos nas áreas de agronegócio, edificações, eletroeletrônica e mecânica.

Em Londrina, a programação terá início às 15 horas no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com entrevista coletiva à imprensa seguida de visita à instituição que completou 15 anos.

Ainda no campus, o ministro participará de reunião com a governança dos setores que integram o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL de TIC), representantes de instituições de ensino e profissionais da área.

Atualmente a Governança (APL de TIC) conta com 48 membros; são empresários do setor, entidades, instituições de ensino e organizações sociais. Sua abrangência é de Apucarana a Cornélio Procópio, tendo como polo Londrina. São 2,2 mil empresas e gerando mais de 35 mil postos de trabalho, afirma Barros. 

“A região tornou-se um grande arranjo produtivo não só em tecnologia, informação e comunicação, mas também em todas as 10 verticais predominantes, uma vez que TIC é transversal a todos esses segmentos que englobam saúde, destinos turísticos inteligentes, eletromecânico, construção civil, agronegócios, químico e materiais, áudio visual comércio, Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e Fórum Desenvolve Londrina”, explicou o presidente da APL de TIC, Thiago Zampieri.

Segundo Zampieri, cerca de 10% do PIB de Londrina vem do setor de TIC. “A cidade criou um ambiente favorável, possui boa integração entre os poderes públicos e as iniciativas privadas; somos referência em inteligência artificial com o único Hub IA , ambiente central que estimula a criação de soluções criativas e geração de negócios, que já atende todo o Brasil, e estamos iniciando a criação da Cidade Tecnológica. Esta é a Londrina grandiosa, inovadora e empreendedora que apresentaremos amanhã ao ministro Paulo Alvim”, disse Thiago Zampieri.