Eleições

Primeiro debate entre candidatos a prefeito de Curitiba já tem data marcada

(Foto: Divulgação)

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba já tem data marcada. Será realizado na Band no dia 17 de setembro. As eleições neste ano foram adiadas. O debate do segundo turno será no dia 19 de novembro.

Até agora, há três candidatos confirmados: o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), que concorre à reeleição, o advogado e professor da UFPR, Paulo Opuszka (PT) e o médico oftalmologista João Guilherme Moraes (Novo). 

O deputado estadual Francisco Francischini (PSL) também tem reafirmado que será candidato a prefeito, assim como o deputado federal Ney Leprevost (PSD).

No PDT, há dúvidas entre o deputado federal Gustavo Fruet e o deputado estadual Goura Nataraj. O deputado federal Luizão Goulart (Republicanos), que já foi prefeito de Pinhais,l também se colooca como pré-candidato ao comando da capital. Outro que ensaia candidatura é João Arruda, pelo PMDB. 

Novo calendário

Ao aprovar o adiamento das eleições municipais deste ano, ontem, a Câmara Federal também aprovou a adiamento dos demais prazos do calendário eleitoral deste ano. A campanha dos candidatos a prefeito e vereador também vai começar mais tarde.

De acordo com a Emenda Constitucional 107, os dois turnos das eleições serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. As datas anteriores eram 4 e 25 de outubro. O prazo para o registro de candidaturas passou de 15 de agosto para 26 de setembro.

Já a propaganda eleitoral, que começaria em 16 de agosto e terminaria em 3 de outubro, ou seja, 49 dias, agora está liberada a partir de 16 de setembro e vai até 14 de novembro.

Outros prazos, como a data de início e fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão serão ajustados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto, após o recesso judiciário de julho. Veja aqui o novo calendário