Arnaldo Alves / ANPr

O governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou hoje, na posse do novo secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, que a meta de sua administração é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e tornar a rede pública do Estado referência nacional e internacional em ensino e aprendizagem. “Temos um desafio muito grande, pois o Paraná é o sétimo no Ideb. Com o potencial, o quadro técnico e os professores que temos, podemos estar em primeiro lugar”, afirmou Ratinho Jr. “A ideia é repensar de uma maneira inovadora um novo jeito de se fazer educação no Paraná para que possamos chegar ao topo do ranking”, explicou ele. 

O governador disse que haverá uma reformulação na estrutura organizacional da pasta, com foco na qualificação dos professores e das equipes pedagógicas e na gestão das escolas, para melhorar os índices no médio prazo. Edestacou medidas que já estão sendo executadas pela Secretaria, como a seleção dos 32 novos chefes dos Núcleos Regionais de Educação. “Até agora a indicação era política. Estamos rompendo com esse modelo, passando por um teste seletivo muito criterioso”, disse. “O chefe de núcleo precisa ter capacidade técnica, porque ele será o topo da pirâmide para as boas práticas que queremos implantar na sala de aula”, explicou.

O Paraná também deve buscar modelos que deram certo em outros estados e países. Ratinho Jr citou os projetos “Escola Segura”, para combater a evasão escolar e trazer mais segurança ao entorno das escolas, e “Ganhando o Mundo”, que prevê a concessão de bolsas de intercâmbio para o exterior a estudantes dos ensinos fundamental e médio.

“Vamos buscar bons exemplos no Brasil e fora do país. Hoje, Goiás tem o melhor Ideb do Brasil. Estamos trazendo alguns técnicos de lá para nos ajudar. Outros estados, como o Ceará e o Espírito Santo, também têm boas medidas educacionais. Estamos montando uma equipe de elite para aplicar esses bons exemplos no Paraná”, afirmou. 

Professores – O secretário Renato Feder afirmou que a pasta também trabalha com a ampliação e fortalecimento da rede de ensino e com a valorização dos professores e profissionais da educação. “A Secretaria olha e pensa como apoiar o professor para que ele dê uma boa aula, para que ele se sinta valorizado”, afirmou.

De acordo com o secretário, o material didático será revisto e elaborado pelo próprio Estado. “Estamos construindo um material do Paraná, que dê mais facilidade e converse melhor com o professor”, destacou Feder.

O secretário também apresentou uma agenda de ações que serão implantadas com foco na volta às aulas, em 14 de fevereiro. O primeiro passo é o processo de seleção para chefes de núcleo, que começa nesta sexta-feira (18). Também está prevista uma formação com todos os diretores dos colégios estaduais do Paraná na semana que vem.

Outra medida é a melhoria da estrutura das escolas. Feder explicou que as unidades mais necessitadas e com problemas mais graves estão recebendo reparos emergenciais para começar o ano letivo aptas para receber os alunos. Cerca de 100 escolas estão passando por reformas.