Marcos Oliveira/Agência Senado – Oriovisto: em caso de veto integral de Bolsonaro a projeto

Os três senadores do Paraná: Alvaro Dias (Pode), Flávio Arns (Rede) e Oriovisto Guimarães (Pode), assinaram manifesto contra o projeto que define os crimes de abuso de autoridade, aprovado pelo Congresso. Ao todo, 30 senadores assinaram o documento. 

“A ideia é mostrar ao Presidente da República que ele pode vetar integralmente este Projeto que impõe sérios riscos às investigações contra corrupção no país”, defendeu Oriovisto. O senador lembrou que se o presidente vetar integralmente a proposta, esse veto será avaliado, inicialmente, pelos senadores, uma vez que o projeto nasceu no Senado.

“Este veto integral depende, agora, somente do presidente Jair Bolsonaro, pois o apoio no Senado ele já tem. O veto não será derrubado aqui no Congresso, afinal a votação tem de ser nominal”, destacou Oriovisto.

E se o veto for mantido no Senado ele não precisará ser analisado pelos deputados, conforme o regimento interno do Congresso. “Esta é a hora da verdade”, concluiu o senador Oriovisto.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (14) em uma votação simbólica, após a aprovação do regime de urgência para a matéria.