Enólogo e proprietário da premiada vinícola espanhola Chozas Carrascal vêm ao Brasil para eventos no PR e SC

Com rótulos de reconhecimento internacional, além da tradição e tecnologia, associada a um trabalho ecológico, a vinícola espanhola Chozas Carrascal, juntamente com a Jigger Wines, distribuidora dos vinhos no Sul do Brasil, apresentarão uma série de experiências enogastronômicas nos dias 25, 26 e 27 de maio em Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Balneário Camboriú (SC).

No primeiro evento, em Curitiba (PR), no dia 25, os rótulos serão apresentados em um menu degustação harmonizado nos restaurantes Nayme Culinária Árabe, no almoço, e no Ile de France, para o jantar. Já em Itajaí (SC), no dia 26, a experiência será uma recepção no Uvva Wine Bar, para convidados e jantar com menu harmonizado por pratos no Biombbo. No dia 27, em Balneário Camboriú (SC), os produtores estarão no Restaurante Dudu, para o jantar.

Os convidados que adquirirem o convite poderão conhecer e degustar os melhores rótulos da Chozas Carrascal e da Domaine de Montahuc. A experiência contará com um menu harmonizado, com pratos criados pelos chefs exclusivamente para as experiências. Os rótulos da Domaine de Montahuc, recém chegados no Brasil, terão lançamento inédito em Curitiba, no Ile de France e em Balneário Camboriú, no Restaurante Dudu.

Todos os eventos contarão com a presença dos proprietários e enólogo da Chozas, Julian López e seu filho, o enólogo e agrônomo Julian López Peidro, que - além da Chozas Carrascal -, também é responsável pela segunda adega da família, a Domaine de Montahuc; além da sommelière da Jigger Wines, Patrícia Skvira.

Com duas gerações de expertise, uma que traz a tradição dos vinhos espanhóis e a outra que associa a tecnologia aos processos de fabricação, a família Chozas Carrascal apresentará ao Brasil os seus mais renomados rótulos. A vinícola, localizada na região de Utiel-Requena, próxima à Valência, na Espanha, é reconhecida por sua produção de Vinhos de Pagos, de alto nível internacional, dentro de um cultivo sustentável sem o uso de agrotóxicos, que garantiu à empresa a certificação de produção ecológica desde 2010, emitido pela CAEV – Comitê de Agricultura Ecológica da Comunidade Valenciana.

“Os vinhos da Chozas Carrascal, além de apresentarem uma qualidade superior, trazem também a preocupação com o meio ambiente, através do cultivo sustentável. Trata-se de uma importante vinícola de renome internacional que trazemos para o Sul do País”, conta Rafael Ghignone, proprietário da Jigger Wines. “Temos grandes apreciadores e consumidores de vinhos, por isso, nosso objetivo é trazer renomados rótulos e experiências enogastronômicas e de conteúdo, para o nosso público. Nessa rodada de apresentação dos rótulos da Chozas, os enólogos trarão a história e as características de cada vinho, conquistadas por um terroir exclusivo e único na Espanha”, finaliza Rafael Ghignone.

Os rótulos da Chozas Carrascal
A vinícola é pioneira no cultivo de variedades estrangeiras, como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, sendo a mais antiga e com maior quantidade destas uvas na região. Ao todo, serão apresentados 15 rótulos ao longo dos cinco eventos, com as uvas cultivadas em um terroir com singularidades de solo, micro-clima, uvas e o fator humano.

Dentre os rótulos que serão apresentados, o destaque vai para os “Vinos de Pago”, que recebem essa classificação de acordo com critérios da Comissão Europeia que regulamenta as Denominações de Origem, caracterizados com qualidade excepcional. Um deles, é o Las Tres Vino de Pago, vinho branco poderoso e sedoso elaborado a partir das uvas Macabeo, Chardonnay e Sauvignon Blanc, que entrega aromas de frutas cítricas e tropicais, com notas intensas de baunilha e mel.

O outro Vinho de Pago é o elegante e complexo Las Ocho, elaborado com oito variedade de uvas tintas que envelhecem em barricas de carvalho francês por 14 meses e em garrafa por mais 12 meses, entregando um vinho muito saboroso, encorpado e elegante em boca com taninos macios, e em taça, os aromas abrem em diversas camadas que evidenciam a fruta negra, notas de café, chocolate e couro.

Também estará em degustação o rótulo topo de linha da Chozas Carrascal, o El Cabernet Franc, também classificado como um Vino de Pago. “Este é um rótulo que traz uma exclusividade da vinícola: as suas garrafas são numeradas à mão. Um cabernet Franc intenso e expressivo em corpo e caráter, em boca é envolvente e macio, rico em aromas e sabores de frutas negras com notas tostadas e balsâmicas” descreve a sommelière da Jigger Wines, Patrícia Skvira.
Outro destaque do evento é o vinho de sobremesa, um “vin doux naturel”, Domaine Perna Batut Muscat de Saint Jean de Minervois, um vinho fortificado doce, natural, elaborado 100% de Muscat a Petit Grains. “Pouco conhecido, este vinho é uma jóia entre os vinhos de sobremesa. Os aromas e sabores são apaixonantes com destaque para mel, frutas secas amarelas e cítricas como bergamota. Em boca, os sabores ficam mais evidentes e o dulçor entra em harmonia perfeita com a acidez ", conta Patrícia Skvira.

Os eventos
Para cada evento os chefs prepararam um menu especial para a degustação. No Ile de France, por exemplo, o restaurante fará o lançamento de três novos pratos do cardápio. Para participar, os interessados devem fazer a reserva, pois as vagas são limitadas.