WhatsApp Image 2024-04-10 at 09.05.18

Crédito da foto: Cassiano Rosário/Sistema Ocepar

A ExpoApras, que acontece de 16 a 18 de abril no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, destaca a união estratégica entre as cooperativas agropecuárias do Paraná e o setor supermercadista com o Espaço Paraná Cooperativo, que em uma área de 2.300m² reúne cerca de 15 importantes cooperativas.

Em 2023, as cooperativas agropecuárias no Paraná movimentaram R$ 170 bilhões, refletindo o impacto econômico significativo desse setor. Com seus produtos presentes em mercados nacionais e internacionais, a profissionalização e aprimoramento dos processos de comercialização e distribuição têm sido essenciais para esse sucesso.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enfatiza a importância estratégica de eventos como a ExpoApras para posicionar os produtos cooperativados de forma competitiva no varejo. “Ganhar espaço nas gôndolas de supermercados e posicionar produtos de forma competitiva não é uma tarefa simples. Exige qualidade, frequência e uma estratégia contínua de marketing e comunicação, além de um relacionamento próximo e qualificado com toda a cadeia do comércio, em especial com os supermercadistas e varejistas. Uma ação importante para fortalecer e ampliar parcerias comerciais, é a participação em feiras e exposições voltadas ao varejo”, explica Ricken.

O Espaço Paraná Cooperativo, fruto da colaboração entre o Sistema Ocepar e a Apras, representa a sólida parceria entre a cadeia produtiva e os supermercados. O presidente da Apras, Carlos Beal, destaca a relevância da união entre o cooperativismo agroindustrial e o setor supermercadista, enfatizando que essa colaboração é essencial para levar produtos de qualidade aos consumidores finais e fortalecer a economia local.

Com 62 cooperativas agropecuárias integrando o Sistema Ocepar, o ramo reúne 215 mil cooperados e emprega 116 mil pessoas. Mais de 150 países compram produtos de cooperativas paranaenses, industrializados ou in natura.

O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em mais de 5.100 lojas, gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 69 bilhões em 2022 – 9,9% do faturamento do setor no Brasil.

Sobre o Sistema Ocepar – O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que, em estreita parceria, se dedicam à representação, defesa, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Ocepar, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/PR e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar.

Serviço
Data: 16, 17 e 18 de abril
Local: Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454
Cerimônia de abertura: dia 16, às 11h
Mais informações: www.apras.org.br/expoapras