O primeiro e único espaço da marca no Brasil vai atender lojistas e arquitetos de todo o país. Inauguração está marcada para novembro e vem para coroar 21 anos de atuação nacional de sucesso, através da Porcebras

            O Grupo Porcelanosa está prestes a inaugurar um showroom exclusivono Brasil, localizado em Curitiba. Depois de 21 anos de atuação no país, através de uma sociedade com a família Marinelli firmada em 1997, essa é a primeira vez que a empresa ganha um espaço físico especialmente projetado para atender lojistas e arquitetos do Brasil inteiro. Fundado na Espanha em 1973, o Grupo Porcelanosa é um dos mais importantes fabricantes mundiais de cerâmicas, revestimentos de luxo, mobiliário para cozinhas e acessórios para banheiros, com presença em 143 países através de 400 showrooms e mais de 880 pontos de venda. Recentemente, inaugurou uma de suas lojas mais icônicas, com aproximadamente 2000m², na 5th Avenue, no coração de Manhattan, em Nova Iorque. Na festa de inauguração daflagship store estiveram presentes nomes como Richard Gere, Sarah Jessica Parker e Irina Shayk, além de 700 convidados entre clientes, distribuidores e associados.

            Na capital paranaense, o showroom será oficialmente inaugurado no dia 29 de novembro, com a presença de executivos do grupo que virão diretamente da Espanha, bem como de lojistas de todo o país. Depois da apresentação individual do espaço para cada convidado ao longo do dia, todos serão recepcionados com um jantar no Castelo do Batel, cujo anfitrião será o sócio-diretor da Porcebras – empresa que importa e distribui os produtos da Porcelanosa no Brasil –, Fernando Marinelli.

            Localizado na Avenida Sete de Setembro, 5739, no Batel, o showroom terá 520m² e seu layout será dividido em 15 diferentes mini ambientes simulados, contemplando salas de banho, dormitório, escritório, jantar com estar e outros, para demonstrar as diversas aplicações possíveis para os revestimentos cerâmicos e porcelanatos da marca. O espaço é assinado pela designer Fernanda Ercoli. “Esse showroom nasce com o amplo propósito de emprestar à marca internacional uma imagem adequada à relevância de seus produtos e de seus clientes potenciais. E entre tantas atividades previstas para o seu perfeito funcionamento, destacamos duas atuações que mais nos dedicaremos: treinamento e qualificação de revendedores, e treinamento e recepção aos arquitetos de todo o país interessados nas marcas do grupo”, diz Marinelli.

            Atualmente, quatro das oito empresas do grupo têm seus produtos distribuídos no Brasil – Porcelanosa, Venis, L’Antic Colonial e Butech. Com o showroom aberto, a ideia é passar a distribuir mais três – Noken, Systempool e Urbatek, inéditas no país. O espaço, todavia, não é destinado a atender o consumidor final. “Essa tarefa é responsabilidade de nossos mais de 300 revendedores espalhados pelo país. O consumidor poderá, sim, frequentar nossas instalações com a finalidade de especificar os materiais, mas na companhia de seus arquitetos”, explica o diretor.

            Além de poder explorar melhor a marca, o showroom também contará com uma sala de treinamento para receber as equipes de vendas dos clientes lojistas, buscando afinar cada vez mais os argumentos comerciais da Porcelanosa. Na cozinha funcional do espaço serão realizados eventos com profissionais de arquitetura e design de todo o território nacional, em ações especiais para estreitar relacionamentos. Uma área técnica será especialmente destinada a expor, de forma funcional, os exclusivos metais e chuveiros da marca. No mezanino, além da sala de treinamento, estarão o escritório e a sala da diretoria. O showroom será renovado frequentemente, acompanhando os últimos lançamentos da Porcelanosa. “O propósito de abrir um showroom exclusivo da Porcelanosa é o de ampliar a visão do mercado brasileiro com relação às possibilidades que o grupo oferece, trazendo um “pedacinho” do que é exposto no showroom da fábrica para o Brasil”, continua Marinelli.

            Ele ainda afirma que, apesar das inúmeras instabilidades desse complexo mercado brasileiro, o grupo se mantém firme apoiando sistematicamente as ações no país, ratificando sua visão de longo prazo. “Temos em nossa base mais de 300 clientes/lojistas ativos. Quase todos são pequenas boutiques de acabamentos, onde se trabalham com marcas exclusivas e diferenciadas. Nosso grande desafio, como distribuidor, sempre foi ganhar espaço de exposição nas boutiques. Como elas são multimarcas, normalmente se setorizam, expondo um pouco de cada marca. Com a inauguração do showroom, esses nossos clientes poderão trazer seus arquitetos mais próximos para que possam ver os produtos ambientados, valorizando e destacando o produto e marca”, assinala o diretor.

            Segundo Alberto Brock, gerente de exportação da Porcelanosa, a marca lança novos produtos a cada seis meses. A ideia para Curitiba é renovar o showroom uma vez ao ano, seguindo a dinâmica dos showrooms internacionais. “E ele não existe apenas para mostrar nossos produtos através de um atendimento especial. É uma verdadeira oficina técnica que, somada a uma área de especificação, se torna uma ferramenta completa de apoio para os mais de 6 mil vendedores pelo país, algo que ainda não tínhamos no Brasil”, comenta.

Produtos e linhas assinadas

            O showroom disponibilizará produtos de todas as marcas do grupo Porcelanosa, como Porcelanosa, L’Antic Colonial, Urbatek, Butech, Systempool e Noken.

            Os revestimentos cerâmicos expostos nos ambientes foram selecionados com a intenção de valorizar os produtos metalizados da Porcelanosa e Venis – os mais procurados atualmente no Brasil. Entre os destaques está o modelo inédito Artis Silver 33,3 x 100 da Venis. Sua cobertura metalizada é realizada por meio de um processo delicado em cada uma das peças. O resultado encanta pela beleza e o brilho dos metais bronze e prata, que imprimem uma atmosfera de vanguarda aos espaços, se torna o centro das atenções.

            Outro cuidado foi o de apresentar produtos inéditos no Brasil, principalmente no novo formato em revestimento cerâmico para paredes de 45 x 120, em tons sóbrios e elegantes. A proposta é promover o uso da cerâmica em espaços alternativos aos banheiros e cozinhas, e outros antes não muito explorados por esse tipo de material, como salas, quartos, escritórios e halls de entrada. Uma das novidades é o Capri Lineal Stone 45 x 120. Com leve textura, ele é delicado e sofisticado.

            Um dos espaços apresenta a linha Starwood, da Venis. São porcelanatos cuja variedade de cores e fidelidade à madeira natural impressionam. A Urbatek será apresentada ao mercado brasileiro através de porcelanatos Slim em grande formato (120 x 250), que reproduzem com máxima fidelidade os mais nobres mármores naturais com acabamentos polidos e acetinados. Os mosaicos da L’Antic Colonial estarão em detalhes nas composições com os revestimentos cerâmicos, e em destaque em mosaicos de metal nos padrões prata e bronze.

            Os perfis de metal para cerâmicas da Butech estão presentes em vários ambientes, demonstrando sua finalidade de ser uma solução ideal para acabamento de esquinas, nichos, transição entre materiais diferentes ou simplesmente como linha decorativa. A novidade fica por conta dos perfis e rodapés de LED.

            O showroom traz ainda um ambiente de banho completo com os produtos da Systempool, que comercializa cubas, banheiras e acessórios em KRION®, um material composto por 2/3 de minerais naturais e uma baixa porcentagem de resinas de grande resistência. Esse material possibilita a produção em vários formatos, o que resulta em peças de beleza e durabilidade incomparáveis.

            Outro ambiente que terá destaque especial é a linha Vitae, da Noken. A linha é assinada pela arquiteta iraquiana-britânica mundialmente reconhecida, vencedora de diversas competições internacionais, Zaha Hadid. O ambiente foi a última obra de Zaha, que faleceu de forma repentina em março de 2016, deixando grande legado com seu trabalho na corrente desconstrutivista na arquitetura. A Noken está presente também nas linhas de duchas e metais que serão apresentados em padrões inovadores, e outras linhas assinadas por importantes designers como Norman Foster, Simone Micheli e Luis Vidal.

            Fernanda Ercoli, designer dos projetos Porcelanosa e responsável pelo projeto arquitetônico do showroom de Curitiba, comenta que a ideia do espaço é fazer com que cada visitante, ao entrar, sinta toda a atmosfera da marca e se inspire em seu conceito. “A Porcelanosa tem uma sofisticação marcante e é muito hábil em lançar tendências. Tudo no showroom foi cuidadosamente pensado para mostrar as possibilidades de aplicação dos produtos da marca, com funcionalidade, beleza e encantamento”, diz.