A advogada e fundadora do COCAJU – Congresso de Orientação de Carreiras Jurídicas, Rolse de Paula, comenta quais são áreas mais promissoras e como se destacar no mercado atual

 

A pandemia causada pelo Covid – 19 afetou diversos setores, os que mais sentiram a transformação foram os econômicos, a saúde e o mercado de trabalho. Para 2021, com o início da vacinação o mercado segue esperançoso, porém algumas mudanças se tornaram mais evidentes durante o processo de contratação, além disso o setor jurídico deu destaques para áreas consideradas promissoras neste novo cenário.

Graças ao home office as empresas lançaram mão de ferramentas tecnológicas para atender melhor os clientes e as necessidades diárias. “Além de habilidades para lidar com este novo formato de trabalho, a empatia e a humanização durante os processos de contratação vêm fazendo a diferença na hora da seleção”, comenta Rolse de Paula, advogada e fundadora do COCAJU – Congresso de Orientação de Carreiras Jurídicas.

Entre as áreas de destaque neste novo cenário estão o varejo, saúde, tecnologia, agronegócios, logística entre outros. Para os escritórios de advocacia as demandas devem ser maiores para áreas societário, fusão e aquisição, direito trabalhista, IPO, direito digital e tecnologia, legal design, área cível, direito da saúde para telemedicina entre outros.

Para se destacar no novo mercado judiciário os profissionais devem ficar atentos a alguns fatores, que podem colocá-lo no topo da lista de seleção:

  •          Atualização constante é essencial em qualquer carreira;
  •          Pensar fora da caixa e se aprofundar em diversas áreas do direito;
  •          Habilidade de negociação fará a diferença no currículo;
  •          O profissional precisa lidar com clientes e negociações de diversos tipos, para isso o domínio das habilidades comportamentais faz toda a diferença;
  •          Ser flexível e adaptável