Interpretação coerente das escrituras pode contribuir para sermos mais solidários. (Imagem: Pixabay)

Em que sentido a Bíblica Hebraica e o Evangelho ajudam o homem contemporâneo a viver uma moral libertadora que o conduza à felicidade e à humanização no amor, na solidariedade e no respeito à vida?

A contribuição da Sagrada Escritura na renovação do ethos moral pós-moderno é o fato de que ela oferece ao homem um conjunto de instruções transmitidas a nós por meio de inúmeras experiências de vida e de fé (relacionamento com Deus), tendo sido passadas de geração em geração ao longo de diversos séculos. Elas que demonstram de uma maneira orgânica, dentro de uma experiência de vida, de fé e de respeito à essa vida recebida como dádiva de Deus, que existe um modo coerente de se viver em sociedade. Esse ethos é a raíz que sustenta o ser humano em toda a sua essência, ajudando-o a compreender, à luz dessa mesma fé, o valor do cuidado consigo mesmo, do respeito aos outros e à importância de se preservar e cuidar da natureza (o ambiente em que vivemos).

A Bíblica Hebraica e o Evangelho ajudam o homem contemporâneo, sim, a viver uma moral libertadora que o conduz à felicidade e à humanização, à solidariedade e ao respeito à vida, uma vez que demonstram o verdadeiro sentido de se saber quais são costumes e regras em sociedade (ordem moral) e também a maneira como o homem pode vive-las (conduta efetiva), possibilitando bases de sustentação para sua vida.

Dessa forma, proporcionam condições de aprendizado sobre a importância das relações de comunhão e serviço entre os homens e também diante de Deus. É possível observar que a Sagrada Escritura possui uma linha diretiva e pedagógica muito clara: no Antigo Testamento nos comprova que somos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança e que nos convida à uma aliança consigo; já no Novo Testamento, o fio de ouro é a vinda de Jesus Cristo para estabelecer seu Reino e uma nova aliança baseada no amor recíproco que, após comunicados, passam a fazer parte de seu plano de salvação e que nos envia seu Espírito Santo para confirmar, santificar e ajudar a viver nessa dimensão de abertura à transcendência. 

Vale frisar: em nenhum momento isso se restringe a quaisquer grupos, pois todos somos chamados a essa dimensão. Algo que a Teologia contemporânea pontua muito bem, uma vez que tem buscado cada vez mais incluir todas as realidades relacionadas à pessoa humana.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer a face humana da Teologia!

           

Ana Beatriz Dias Pinto, é comentarista convidada do blog e nos traz reflexões sobre temas atuais e contextualizados sob a ótica do universo religioso, de maneira gratuíta e sem vínculo empregatício, oportunizando seu saber e experiência no tema de Teologia e Sociedade para alargar nossa compreensão do Sagrado e suas interseções.