Imagem de Ilo por Pixabay

O Carnaval está chegando… Você já parou pra pensar em seu significado e sua relação com a religião? Separei 7 detalhes que envolvem essa data, considerada uma das maiores festas populares do mundo, com base no livro de Evaristo Eduardo de Miranda, o Guia de curiosidades católicas – Causos, costumes, festanças e símbolos escondidos no seu calendário!

1. De onde surgiu o carnaval?

O Carnaval tem suas origens na Antiguidade pré-cristã e foi incorporado, delimitado e datado pelo calendário do cristianismo. Antes de sua validação pela Igreja, era um período de festas profanas, invernais, regidas pelo ano lunar. Os povos pagãos realizavam rituais, utilizavam fantasias e máscaras, dançavam para seus deuses. Essa manifestação destacava a sobrevivência humana em face aos rigores do frio, aos riscos da morte por enfermidades ou por violência.

2. Quando é comemorado o carnaval?

Em algumas localidades, como na Europa, o “tempo” do Carnaval começa no Dia de Reis (Festa da Epifania) e acaba na Quarta-feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. Ainda é assim na Itália, no famoso Carnaval de Veneza, onde após a Festa de Epifania começam as apresentações de bandas de flautas e tamborins com desfiles de máscaras. No Brasil, é celebrado na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas (sofrendo variações a depender da região onde é celebrado).

3. O que o carnaval representa hoje em dia?

Com o Carnaval, as pessoas expressam a esperança, a chegada de tempos melhores (primavera no hemisfério norte) e a oportunidade de extravasar antes de iniciar um período mais introspectivo e reflexivo para os cristãos, por ocasião da Quaresma (um período de 40 dias de orações e jejum em preparação para a Páscoa).

4. Qual o significado da palavra Carnaval?

Para alguns, o nome da expressão latina carne vale! (adeus, car-ne!), anunciaria entrada na abstinência quaresmal. Em Roma, com os povos pagãos, havia uma festa, a Saturnália, na qual um carro no formato de navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras em honra ao imperador. A origem da palavra carnaval seria carrum navalis (carro naval). Essa interpretação é contestada pela Igreja (que passou a realizar procissão semelhante, mas para seus Santos). Atualmente, a etimologia mais aceita liga a palavra carnaval à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, do latim levare, “tirar, sustar, afastar”. No início do cristianismo, no hemisfério norte, a manifestação de sobrevivência ao inverno através de comilanças pantagruélicas era um último momento de consumo de carne e de festejos antes do período de abstinência e de conversão à qual a Quaresma convidava. Portanto, sair às ruas para dançar, festejar os Santos, beber e comer carne era uma oportunidade de alegria, que só voltaria com a Páscoa (40 dias depois).

5. Essa procissão católica inspirou o desfile de Carnaval?

Sim, e muito. As procissões são marchas solenes de caráter religioso, organizadas pela Igreja Católica, geralmente pelas ruas de uma cidade. Os padres e outros clérigos saem paramentados, carregando imagens, crucifixos, à frente de andores, estandartes, pálios ricamente decorados, velas, lanternas, archotes, cruzes alçadas, lampadários, bastões etc. Eles são levados por fiéis, também paramentados, das diversas irmandades e confrarias, religiosos e religiosas, e pelos leigos, em geral, formados em duas ou mais alas. As procissões rezam e entoam cantos, hinos e motetos, acompanhadas por fanfarras, bandas, música de instrumentistas, corais e cantores. Além do som de sinos ou matracas, e até de rojões, dependendo do caráter da procissão. Nas procissões há cumprimento de promessas e alguns andam de pé descalço, carregam pedras, andam um trecho de joelhos etc. As passeatas e manifestações de rua, de operários, estudantes, grevistas etc. adotaram a liturgia católica das procissões e saem com seus símbolos, estandartes, cantos e palavras de ordem ao mesmo estilo (às vezes desordem).

6. As escolas de samba e bloquinhos imitam as procissões católicas?

Em tese, sim. Os blocos, maracatus, cordões e vários grupos carnavalescos construíram suas coreografias, apresentações e forma de desfiles sobre o modelo das procissões. Há até estudos antropológicos sobre essa contribuição da sagrada procissão ao desfile do Carnaval. Na teologia, brincamos: vai do católico ao caótico.

7. O Carnaval fora de época é uma festa católica?

Sim, é mesmo – em tese. O nome que se dá ao carnaval fora de época é micareta, que significa literalmente “meio da Quaresma“. E não tem nada a ver com careta, cara feia ou máscaras. O nome micareta deriva da festa católica francesa, chamada de micarême. Ela acontecia na França, desde o século XV, bem no meio do período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica. No meio da Quaresma havia uma suspensão do jejum, da abstinência e uma pequena celebração. A introdução da micareta, da micarême, como festa urbana ocorreu primeiramente em capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Desde os anos 1990 a micareta vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras, como Curitiba, com bloquinhos que se reúnem em praças centrais e mesmo no Largo da Ordem. As micaretas também ocorrem em países como Itália, Canadá e Portugal. Hoje, no Brasil, uma micareta é essencialmente um carnaval fora de época, pois perdeu seu sentido religioso. É muito comum na Bahia, onde diversas cidades definem datas para as suas micaretas ao longo de todo ano!



Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do carnaval, além de adquirir o livro de Evaristo Eduardo de Miranda, o Guia de curiosidades católicas, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?! Divulgue nosso blog a seus amigos, familiares e conhecidos!

.