Você sabia que a procrastinação pode dificultar as relações em sua vida? (Imagem: Pixabay) 

O TED “Inside the Mind of a Master Procrastinator”, apresenta como a procrastinação impacta a vida das pessoas. No vídeo em questão, Urban descreve o processo de escrever sua tese de final de curso de 90 páginas na faculdade, uma experiência que normalmente exigiria meses de planejamento. Mas então, “a coisa mais engraçada aconteceu”, explica. Embora tivesse um ano para terminar o artigo, ele se viu trabalhando até o último instante no projeto. Depois de meses sem escrever uma única palavra, ele acordou faltando três dias para o prazo e, então, fez a única coisa que podia: escreveu 90 páginas em 72 horas, passando duas noites inteiras sem dormir. Entregou o trabalho no prazo final, mas ela ficou muito, muito ruim. E, hoje, Urban é um escritor profissional … que ainda procrastina.

O fato é que o autoconhecimento levou Urban a falar sobre o tema. E para isso, se utiliza de técnicas de apresentação por meio de analogias e da técnica de storytelling ao longo do TED. No vídeo, Tim Urban descreve a diferença nos cérebros de procrastinadores e não procrastinadores usando as metáforas de um “macaco da gratificação” e um “tomador de decisões racional”. O macaco da gratificação, que deseja gratificação instantânea, pode assumir o controle do tomador de decisão racional até que o prazo se aproxime e um “monstro do pânico” faça o macaco fugir.

Por definição, a procrastinação é o adiamento de uma tarefa. Assim, Urban utiliza esses personagens para uma exposição didática: o decisor racional, o macaco e o monstro da procrastinação seriam os “personagens” responsáveis pelas funções superiores, pela atração por aquilo que é mais fácil e divertido, e pelo nosso “desespero” com a proximidade de encerramento de prazos.

De acordo com Urban, ao que parece, muitos de nós estamos à mercê desse macaco procrastinador, que só se preocupa em fazer atividades fáceis e divertidas, em detrimento do sucesso. O macaco é o Eu da procrastinação, que na perspectiva evolutiva referese à busca por prazer e facilidade segundo o princípio da economia de energia e instintos. Quando cedemos ao fácil, os estímulos que nos atraem para novidades com o mínimo de esforço, entre outros fatores, contribuem para a vitória do macaco. Além disso, é possível estruturar essa analogia de Urban com a anatomia cerebral, característica do Sistema Integrativo (também chamado Sistema Límbico, responsável pelas emoções, memórias e desejos) como sendo o macaco, uma vez que essa região se desenvolveu priorizando recompensas de curto prazo, bem como o monstro, no que tange a situações envolvendo apreensão, medo e também ansiedade.

Além disso, podemos relacionar o Lobo Frontal como o decisor racional responsável pela característica de manejo e, desse modo, pelo sistema de adiamento de recompensas. O Eu integrado (composto pelas três instâncias) precisa submeterse ao desconforto das tarefas para perpassar a procrastinação.

No caso do monstro, vislumbrar possíveis desfechos trágicos pode ser um fator estressor, acionando respostas emocionais através da amígdala, gerando ansiedade. Outra possibilidade ocorre quando a procrastinação referese a uma tarefa sem prazo, em que o monstro não acorda, não tendo motivação emocional para realizála. Nesse caso, a tarefa pode ser procrastinada por longos períodos, frustrando o indivíduo. Essa frustração, se prolongada, pode causar o sentimento de ser espectador na própria vida, intensificando emoções como a tristeza.

Sentimentos de incapacidade também precisam ser considerados, dependendo do substrato esquemático do paciente. É importante enfocar tais situações, especialmente se prolongadas, pois podem ativar respostas disfuncionais e prejudicar o cotidiano de uma pessoa.

Relatos de procrastinação podem revelar um quadro depressivo, cujos sintomas podem variar conforme a realidade de um paciente, mas de forma geral se caracteriza pelo humor deprimido, desinteresse, fadiga, etc. A depressão é uma psicopatologia (ou ainda neuropatologia), que afeta o funcionamento cerebral e debilita as conexões neurais de uma pessoa. Para sair dessa situação, precisará de apoio psicológico e talvez psiquiátrico, visando a neuromodulação cerebral.

Tim Urban defende que todos procrastinamos (em certo nível), mas essa afirmação não negligencia a necessidade de buscar ajuda quando tal atitude se torna disfuncional. Seja no âmbito de procrastinar por não tolerar frustração ou sentirse inábil para realizar tarefas, buscar auxílio para alterações cognitivas e comportamentais é extremamente relevante.

Por fim, cabe apontar que Urban expressa fatores sociais podem gerar a crença de que devemos ser produtivos o tempo todo e causar um uso inadequado do termo procrastinação. O escritor ainda argumenta que é por causa desse tipo de procrastinação que as pessoas acabam sofrendo silenciosamente, sendo que o tema precisa ser melhor debatido na sociedade e, acredito eu, também no ambiente acadêmico. Enfim, esta palestra TED é bastante motivadora e inclusive me fez questionar o quanto dou vazões à procrastinação em minha vida.

Quer saber mais? Assista ao TED! O link está disponibilizado abaixo!

REFERÊNCIAS 

URBAN, Tim. Inside the mind of a master procrastinator. Youtube, 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=arj7oStGLkU>. Acesso em: 01 mai. 2021.