Muitas vezes, as famílias “grávidas” investem um bom tempo no quartinho do bebê, enxoval, ensaio de fotos, mas esquecem do principal: munir-se de informações confiáveis sobre educação e primeira infância. Alimentação saudável, a comunicação com os filhos, como lidar com as birras e a escolha da escola são alguns dos temas fundamentais para toda mãe ou pai.

E é para abordar de forma consciente esses assuntos que o Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil traz de forma gratuita a websérie “Maternidade Possível”. O documentário, dividido em 3 capítulos de 10 minutos cada, surgiu para trazer reflexão e leveza aos primeiros anos da maternidade.

As idealizadoras, Márcia e Marianna Canova, são mãe e filha, estudiosas da infância e diretoras do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, em Curitiba (PR). Psicóloga e pedagoga, respectivamente, elas trabalham há décadas com famílias de crianças pequenas e atuam em prol do respeito à infância e à maternidade.

“Queremos contribuir com nossa experiência com a primeira infância, trazendo assuntos complexos mas que podem ser abordados de forma mais tranquila quando são baseados em estudo e prática da educação”, explica Márcia Canova.
A partir do tempo como professora e diretora de escola, e, mais recentemente, como mãe, Marianna Canova lançou em 2019 o livro “Maternidade Possível”, e a repercussão a surpreendeu. “Percebi que as famílias estão ávidas por diálogo, por receber dicas mas também expressar suas experiências, e tudo isso nos estimulou a partir para o documentário”, conta.

No primeiro capítulo – “Nasceu – e agora?” – , duas famílias contam os desafios da maternidade consciente e a importância de dividir esforços com uma escola que seja uma verdadeira rede de apoio.
No segundo e no terceiro, outras três famílias participam com suas vivências em entrevistas, e somam-se a expertise da pedagoga e psicomotricista relacional Luciane Bastos e da nutricionista Elisa Leite. Ao longo das falas, Márcia e Marianna pontuam um pouco do que a teoria da educação traz a respeito das dificuldades do dia a dia com crianças pequenas.“Fica aqui o convite para você curtir esse conteúdo, assistir às entrevistas e seguir com a Maternidade Possível (e não perfeita), lidando com o cotidiano materno de forma mais leve e tranquila.”

SERVIÇO
Websérie Maternidade Possível – 3 vídeos
Produção: Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil
Assista pelo canal da escola no Youtube – https://bit.ly/3owtl7M