C3 Aircross: identidade visual compartilhada com o hatch (Foto-DesignStudio/Citroën)

A Citroën divulgou na Índia e no Brasil os detalhes de seu mais novo SUV, o C3 Aircross. A ideia da marca é oferecer um modelo alternativo que custa menos e traz mais espaço interno que os rivais, já que terá a difícil missão de brigar em um nicho bastante competitivo de utilitários.
O veículo terá suspensão mais elevada e amplo vão-livre de 200 mm (distância até o chão) para evitar obstáculos rodando na estrada e na terra. Inspirado no irmão menor, o hatch C3, o SUV usa a mesma plataforma modular CMP e será vendido com cinco ou sete lugares e a diferença é a nova grade frontal integrada com os faróis de LED. A traseira, apesar de trazer lanternas parecidas com as do C3, também mudou.

No porta-malas, a capacidade da variante de sete lugares será de 489 litros, e quem precisar de mais espaço interno poderá remover ainda os dois últimos assentos traseiros da terceira fileira. As dimensões do veículo são: 1,80 metro de largura, 2,67 m de distância entre-eixos (13 cm a mais que o C3) e 4,32 metros de comprimento (a altura total do Aircross não foi divulgada).

Para cortar custos na produção, o interior compartilha alguns componentes com o hatch. Um deles é a central multimídia de 10” Citroën Connect Touchscreen, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Por dentro, o C3 Aircross traz um sistema de ventilação no teto e até cinco portas USB na cabine para manter o celular de todos a bordo sempre carregado. Quanto ao motor, especula-se que o SUV deve oferecer duas opções no Brasil: o 1.0 turbo de 130 cv (mesmo do Fiat Pulse e Fatsback) ou 1.6 aspirado de 120 cv. O modelo será fabricado em Porto Real (RJ) e está previsto para ser lançado na América do Sul no fim de 2023.