A reportagem publicada pela revista Veja no final de semana abriu caminho para o brasileiro descobrir a faceta do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Faceta esta despojada de valores éticos e morais. As revelações mostram que Lula seria o cérebro do mensalão. Nos últimos anos ele vinha negando a existência do delito, mesmo depois de aparecer em rede nacional se desculpando pelo ocorrido.
Mas a posição tomada por alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), personificada na pessoa do relator Joaquim Barbosa, ainda deixa o cidadão crer que existem brasileiros com caráter. Hoje existe a esperança para a construção de uma sociedade baseada na obediência a costumes e hábitos corretos, sem a possibilidade de interferências externas.
Lula precisa responder a denúncia apresentada pela revista. Mas parece que ele não está disposto a comentar o assunto. Os petistas receberam ordens da Executiva Nacional para saírem em defesa do ex-presidente. Mas o arranhão está feito. Agora o ex-presidente precisa vir a público para comentar as declarações. O confronto nas informações faz parte da democracia. O caminho para a reconstituição da ética e da moral precisa ser reaberta.
Visão
O apoio que o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia, deu a Ratinho Junior (Curitiba Criativa) nesta semana é uma estratégia que a congregação vem adotando em todo país para elevar a influência da religião pentecostal na política curitibana e paranaense.
Propaganda irregular
Candidatos estão reclamando que propagandas políticas ficam expostas à frente dos templos de algumas igrejas evangélicas de Curitiba. Em algumas delas, postulantes a uma cadeira na Câmara de Curitiba estão tendo acesso direto ao culto para pedirem voto. A legislação eleitoral proíbe esse procedimento. Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná serão enviados para constatar a irregularidade nas próximas duas semanas.
Nova roupa
O deputado WaldyrPugliesi, presidente da Comissão Executiva paranaense do PMDB, convocou para o dia 27 de outubro, um dia antes do segundo turno das eleições municipais, as eleições dos novos diretórios municipais do partido em todo o Paraná. O PMDB está em todos os 399 municípios do Estado, e os presidentes dos diretórios municipais deverão providenciar os editais convocando os militantes para a votação. Vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais já estão preparados para tirar da influência do senador Roberto Requião os principais diretórios do Estado.
Recesso Branco
Os deputados estaduais só voltarão ao trabalho na Assembleia Legislativa a partir do dia 8 de outubro. É a quarta folga neste ano. Até lá, os deputados estarão envolvidos nas eleições municipais. Os deputados estaduais paranaenses estão apoiando vereadores e prefeitos em diversas regiões do Paraná.
Pingos nos is
Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) continua irritado e explicando os motivos que o levaram a mudar de grupo político. Mas cometeu um grande erro. As imagens apresentadas no horário eleitoral gratuito o colocam com duas faces. Uma clara e outra escura. O que faz o eleitor a imaginar coisas. Qual seria a real face do pedetista.
Lousa interativa
A executiva do Partido Verde diz que os 23 candidatos do partido irão um esforço concentrado nas próximas semanas para alavancar a candidatura de Gustavo Fruet. Mas alguns desses postulantes não querem vínculo com o pedetista. Querem distância. O medo de perder voto declarando-se Fruet é maior. **** Ricardo Ducci, presidente da Juventude do PSB, está percorrendo locais de concentração de jovens para fazer campanha para o pai, Luciano Ducci. Até outubro, Ricardo vai concentrar a campanha eleitoral no Boqueirão. **** Rafael Greca (PMDB) perdeu toda a exuberância que tinha no início da campanha eleitoral. Provavelmente devido aos resultados apresentados pelos institutos de pesquisas. **** Enquanto o ambiente soturno ronda a campanha de Greca e Fruet, Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) e Ratinho Junior (Curitiba Criativa) apresentam programas leves, coloridos e alegres. **** Gustavo Fruet vem atacando nos comerciais de televisão os adversários Luciano Ducci e Ratinho Junior. O pedetista afirma que nenhum dos dois fez algo de bom exercendo o mandato. Apenas ele. **** A sessão da Câmara Municipal de Curitiba durou apenas 66 minutos na terça-feira. Tempo menor que uma partida de futebol. Os vereadores puxaram o time cedo para terem mais tempo para fazer campanha. **** O ex-secretário de Finanças do governo Roberto Requião e que preparou um estudo técnico prévio para a isenção de ISS para Ratinho Junior (Curitiba Criativa), Heron Arzua, é assessor nomeado no gabinete do senador peemedebista. A situação indica que Requião deve abraçar a candidatura de Ratinho, onde já está o desafeto Orlando Pessuti e companheiros do PMDB velho de guerra. **** O departamento jurídico da coligação Curitiba Criativa ajuizou uma ação na quarta zona eleitoral de Curitiba contra os jornais apócrifos distribuídos em Curitiba nesta terça-feira. A situação é estranha. Os jornais encontrados ligam a aliança Curitiba Sempre na Frente como editora do material. Mas tudo tem cheiro de armação. Ninguém faria um material apócrifo e ainda colocaria o próprio CNPJ. A Polícia Federal vai investigar. **** O vereador petista Argemiro Pimentel não é candidato à reeleição no Rio de Janeiro. Mesmo assim ele pôs a campanha na rua na cidade de Machados, Pernambuco. Ele é candidato a prefeito da cidade em uma coligação que envolve o PRB, PT, PMDB, PSL, PR, PSB, PV, PRP e PSDB.
Leia mais notícias no
www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan
Facebook – @ Fernando tupan