Esta semana promete. Finalmente a cidade está vivendo o clima eleitoral. Já era tempo. Faltam apenas 14 dias para 7 de outubro. Finalmente os eleitores estão perguntando em quem votar e em que não votar. Como bom mineiro eu sempre digo que não escolhi. Penso em votar em ciclano. Penso em votar em beltrano. Não é fácil votar. Tenho tantos amigos que pedem para uma forcinha. Sempre prometo que vou avaliar.
Este ano é especial. Estou acompanhado o horário eleitoral com tanta vontade, mas com tanta vontade que recurso convites para sair entre 13h e 13h30 ou 20h30 e 21h. Confesso que me divirto. Observo cada um deles. Penso em cada frase e o significado. E juro para mim mesmo que vai ser a última vez que farei isso. É preciso ter força. Afinal faltam 14 dias. No final de outubro serei feliz.
A esta altura do campeonato eu já fiz uma projeção de quem vai ou não vai para o segundo turno eleitoral. Eu não tenho bola de cristal. Mas vocês terão que esperar pela apuração do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no dia 7. Até lá vamos passar vamos comentar as propostas dos candidatos. O que ele fez de certo. O que ele fez de errado. Assim vamos conseguir eleger mais um prefeito, mais um vereador. E agora vamos ter que começar a pensar que logo teremos campanha para deputado, senador e governador. Assim caminha a humanidade.
Pesquisas eleitorais.
Esta semana vai dar muito que falar. Três institutos de pesquisas irão às ruas para saber o que pensa o eleitoral curitibano. O Vox Populi irá aferir a preferência entre os dias 23 e 25 de setembro. No dia 26 divulgará o levantamento. A empresa foi contratada pela Band TV. O Datafolha foi contratado pela RPC. As entrevistas serão no dias 25 e 26 de setembro e a divulgação será na quarta-feira 26. A IRG foi contratada pela campanha de Gustavo Fruet. O levantamento será entre os dias 22 e 26 e ser á publicada na quarta.
Os homens que calculavam
Na reta final da corrida eleitoral os partidos querem saber quantas cadeiras cada um deles fará. Um diz que vai fazer 20, outro diz que vai fazer 12, outro vai fazer 7.Outro quatro. Se Você somar todas previsões vai descobrir que faltará cadeira para a Câmara Municipal de Curitiba.
Número mágico
Para um partido fazer uma cadeira na Câmara de Vereador é necessário que aproximadamente 27 mil eleitores vote no partido. O Cálculo é assim. O partido que pensa em fazer 10 cadeiras, vai ter que receber 270 mil votos.
Projeção
O partido que deverá mais fazer cadeiras na Câmara é da coligação Curitiba Sempre na Frente. A aliança tem 22 vereadores tentando a reeleição. Mesmo assim os cálculos apontam para uma perda de sete cargos. Ou seja, a coligação acredita que fará 405 mil votos. Não é moleza.
Maquiada
O programa do candidato Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) mudou de roupagem na semana passada. Agora o candidato aparece encarando o eleitor. Os problemas de iluminação foram corrigidos e ele não fica com o cara de duas faces. Resta saber se ele conseguirá reverter a tendência de queda.
Recontagem
Aos vereadores da coligação Curitiba Quer Mais refizeram os cálculos para o dia da eleição. Antes do período eleitoral a projeção era fazer até 10 vereadores. Agora eles estão ralando mais e projetando fazer até sete candidatos. Mas existe o perigo da previsão não acontecer. Tem candidato que fura que o PDT, PV e PT não elegeram mais que cinco parlamentares.
Semana decisiva
As próximas duas semanas serão de esforço concentrado na Câmara Municipal. Os vereadores vão ao plenário, votam rapidamente e se mandam para as bases políticas. Todos sabem que os adversários não cansam de clamar por renovação na casa legislativa. Na hora de campanha eleitoral não é possível vacilar.
Lousa interativa
A coligação de Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) está correndo atrás das planilhas de entrevista da Datacenso. Mas não consegue achar ninguém no local de trabalho. A casa está sempre fechada. Alguns cabos eleitorais brincaram com a situação. É que a empresa está localizada no bairro do Parolin, tradicional reduto da coligação. **** Rafael Greca perdeu o brilho durante a campanha eleitoral. Apesar do esforço que ele vem fazendo, o candidato estacionou como quarto colocado. Mesmo assim ele continua falando que sairá vitorioso em 7 de outubro. **** Gustavo Fruet continua acreditando que vencerá a eleição. Os releases enviados pela assessoria sempre o colocam como o futuro prefeito. ****.Na sexta-feira o programa de Carlos Moraes no horário eleitoral não foi apresentado. Na quarta-feira o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu o registro de candidatura dele. Os demais sete candidatos ganharão em torno de 12 segundos se não houver mais recursos. **** Luciano Ducci aproveitou o domingão para fazer campanha no Parque Barigui. **** Ratinho Junior fez carreata por diversos bairros da capital curitibana. O pai, o apresentador do SBT Carlos Massa, foi bastante festejado. **** O filho do governador Beto Richa, Marcello, está firme na campanha do candidato Luciano Ducci. O foco de Marcello tem sido a juventude curitibana, entre eles grupos de skatista da cidade. Ele vem se reunindo com skatistas do Bairro Alto, Cajuru, Sítio Cercado e Tatuquara.
Leia mais notícias no
www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan
Facebook – @ Fernando tupan