Em 18 dias os eleitores curitibanos irão às urnas para escolher o prefeito de Curitiba para a legislatura 2013-2016. Concorrem sete nomes: Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente), Ratinho Junior (Curitiba Criativa), Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais), Rafael Greca (PMDB), Bruno Meirinho (Frente de Esquerda), Avanilson (PSTU) e Alzimara (PPL). Carlos Moraes teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mesmo que recorra vai ficar no meio do caminho devido as irregularidades cometidas na ata da convenção.

A reta final está deixando os candidatos que vão ficando para trás nervosos. Os ataques começaram no horário eleitoral gratuito e nos comerciais de 30 segundos. Gustavo Fruet, que no início da corrida era um dos favoritos, caiu nas intenções de votos. Para tentar recuperar ele está direcionando ataques aos dois primeiros colocados, Ducci e Ratinho.

Mas até o momento os tiros estão saindo pela culatra. Ele estacionou em torno dos 15 pontos percentuais e não saiu mais. Greca, que ensaiou um crescimento, também está parado em torno dos 8% e nem ameaça os três primeiros adversários. A tendência do eleitorado hoje deve ser a dupla Ducci – Ratinho. Um irá representar para o segundo turno com peças que sempre foram oposição ao governo petista. Outro aparecerá como representante do petismo e dos apoiadores do PT, como caciques do velho PMDB de Guerra. Será uma escolha difícil. O eleitor terá que refletir para não escolher errado.

Nova vida
O programa eleitoral de Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) já teve mudanças visíveis na televisão. Ele deixou o chororô de lado, abandonou o ladonegro da força e ganhou um ar mais colorido. O rosto do candidato deixou de ter duas faces. Agora é apenas uma. O pedetista também ganhou um sorriso no rosto, ainda um pouco taciturno, mas melhor do que nos dias anteriores. Fruet tem oito programas para virar o jogo. O que não vai ser fácil.

Acabou a mamata
Ratinho Junior (Curitiba Criativa) surfava sozinho nas ondas do programa eleitoral gratuito. Ontem o quadro virou. O candidato Gustavo Fruet passou a mostrar, na opinião da coligação, quem era o verdadeiro ratinho. O pedetista apontou que o vice-líder da pesquisa Ibope sempre esteve do lado errado: votou pela prorrogação da CPMF, pela implantação da CSS, um novo imposto do cheque com outro nome, e a favor da ampliação do número de vereadores. Então pediu para o eleitor comparar quem teria mais credibilidade.

Fogo cruzado
O candidato Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) está cercado pelo fogo cruzado. Durante o programa eleitoral gratuito, Carlos Moraes (PRTB) usou uma reportagem da revista Veja para ataca-lo. Já Gustavo Fruet afirmou que a administração do atual prefeito não fez obras e que Ratinho não tem uma lei que prestasse tramitando no Congresso Nacional. Rafael Greca (PMDB) voltou a criticar a construção da Ponte Estaiada no Guabirutuba. Avanilson (PSTU) falou que Curitiba é a segunda cidade do país que mais mata gays. Já o atacado Ducci ficou na boa. Falou sobre mobilidade urbana e fugiu das bolas divididas.

Fora de jogo
Carlos Moraes (PRTB) teve a candidatura à prefeitura de Curitiba indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral na tarde de ontem. A decisão retira Moraes da corrida pelo Palácio 29 de Março a partir de sexta-feira. O tempo de 1 minuto e 30 segundos do peerretebista vai ser dividido entre os 7 remanescentes. Cada postulante terá direito a aproximadamente 13 segundos. Moraes foi acusado de forjar a ata da convenção municipal. Mesmo assim, ele diz que vai recorrer para levar a discussão até a véspera da eleição de 7 de outubro.

Cidadania
Seis mil estudantes serão atingidos por ações de cidadania de combate a corrupção durante esta quinta-feira na cidade da Lapa.  Presenças confirmadas de representantes do Movimento de Combate a Corrupção do Ministério Público, OAB – Lapa e do Comitê 9840 de Corrupção Eleitoral. O evento será realizado em escolas do município nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Segunda fase
As jornalistas Roberta Canetti e Jordana Martinez irão sabatinar cinco candidatos à prefeitura de Curitiba, no BandNews Curitiba, edição da manhã, a partir de segunda-feira, às 10h. Bruno Meirinho (segunda-feira), Gustavo Fruet (terça-feira), Rafael Greca (quarta-feira), Luciano Ducci (quinta-feira) e Ratinho Junior (sexta-feira) terão 20 minutos para responderem perguntas sobre a campanha, pesquisas eleitorais e propostas para Curitiba


Lousa interativa

Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) ouviu as reivindicações do Fórum de Cultura do Paraná (FEC) e prometeu transformar o Conselho Municipal de Cultura em Conselho Deliberativo da Cultura, uma antiga reivindicação da classe. **** O governador Beto Richa confirmou nesta quarta-feira (19/09) que novas Unidades Paraná Seguro serão instaladas ainda neste ano nas regiões do Tatuquara e Cajuru, em Curitiba. No interior, o projeto será iniciado por Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito durante a instalação da oitava UPS da capital, na Vila Sandra. O local fica na Cidade Industrial de Curitiba, um dos bairros mais populosos da capital e de alto índice de criminalidade. **** Dilma também bateu o martelo em relação aos jogos. O comitê olímpico público será presidido por ela, com a participação dos ministros Aldo Rebelo (Esporte) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), do governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), e do prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB), além de Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro.

Leia mais notícias no
www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan   
Facebook – @ Fernando tupan