00156011
Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A VI Bienal de Arte/Educação, promovida pela Secretaria Municipal da Educação, está aberta com exposições gratuitas em museus e no Palacete dos Leões. O tema desta edição é “Eu, a cidade e outras perspectivas”. Os trabalhos poderão ser vistos até dia 26/5, nos diversos espaços da cidade. 

Na solenidade de abertura, no Portão Cultural, nesta segunda-feira (6/5), a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância da temática.

“Somos signatários de movimentos como as cidades educadoras e as cidades que aprendem, tudo isso revela o quanto Curitiba está comprometida em transformar seus territórios em locais de aprendizagem”, disse a secretária.

Participam 160 inscritos com 84 projetos em Arte/Educação e 250 com objetos artísticos produzidos nas unidades educacionais. Todas as produções têm como objetivo valorizar a relação dos espaços na cidade educadora com as pessoas.

Prestigiaram a abertura crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Fanny (Pinheirinho) e estudantes da Escola Municipal Álvaro Borges (CIC).

As amigas Yasmin, Nathalia e Iara, do 3º ano do Ensino Fundamental, adoraram a Bienal.

“É muito legal, tem tanta coisa feita por estudantes como nós”, disse Yasmin.

Muitas mãos

A produção dos trabalhos mobilizou toda a rede municipal, tanto os departamentos da Secretaria da Educação quanto escolas, CMEIs, Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), além dos hospitais  Pequeno Príncipe, Erastinho, Hospital das Clínicas e Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN).

O Portão Cultural recebe as obras nas salas Célia Lazarotto, Espaço de Arte Digital, Auditório Antônio Carlos Kraide, Cine Guarani e Casa de Leitura Wilson Bueno. São experimentações e produções artísticas que exploram o movimento, os sons, cores, texturas e formas.

O Museu Oscar Niemeyer recebe a instalação artística coletiva Eu, a cidade e outras perspectivas, composta por pequenos objetos artísticos que retratam os diferentes olhares sobre nossa cidade e lançam um convite para observar e perceber Curitiba por meio dos olhos da educação.

O Ventura Shopping recebe as produções artísticas realizadas por estudantes do Programa de Escolarização Hospitalar em Arte e Tecnologia Digital e projetos da V Bienal de Arte/Educação da SME que retratam os diferentes olhares sobre nossa cidade e lançam um convite para observar e perceber Curitiba por meio dos olhos da educação.

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebe as produções artísticas desenvolvidas por artistas servidores da Educação que discutem, a partir da temática questões de gênero, ancestralidade, sustentabilidade, memória e inclusão, refletindo esse processo e lançando um convite para observar e perceber Curitiba por meio dos olhos da educação.

A gerente de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal, Margareth Caldas Fuchs, explicou que o fio condutor para as reflexões e produções artísticas da rede municipal foi justamente o olhar de cada um para a cidade e como se vê inserido nela.

“Essa construção priorizou uma participação colaborativa e coletiva, com o intuito de cada um revelar o seu pertencimento e suas formas subjetivas de ser e estar, como sujeitos que ocupam, atuam e ressignificam seus espaços, a partir das linguagens da arte”, comentou Margareth.

Veja os locais e datas da Bienal

Museu Oscar Niemeyer (MON) – Salão de Eventos
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Horário: terça a domingo das 10h às 18h
Dias: 7 a 13 de maio

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões – Alto da Glória
Avenida João Gualberto, 570 
Horário: terça a sexta das 13h às 17h
Dias: 7 a 24 de maio

XVII Congresso Internacional da Cidades Educadoras
Local: Centro de eventos Positivo – Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio
Dia: de 21 a 24 de maio

Portão Cultural – MUMA
Avenida República Argentina, 3.430 – Portão
Horário: terça a domingo das 10h às 19h
Dias: 7 a 26 de maio

Obs: nos Hospitais Pequeno Príncipe, Erastinho, das Clínicas e Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN) a visitação é virtual (acessível pelos museus) 
Dias: 6 a 26 de maio