Silvia Kreuz traz relatos de experiências vividas pela autora, desde a revelação da homossexualidade de uma de suas filhas até a militância LGBTQIA+ e o envolvimento com o trabalho pastoral. (Divulgação)

A missão de mães cristãs no acolhimento de filhos LGBTQIA+ é tema do livro que Silvia Mara Camargo Kreuz lança nesta sexta-feira, 19/08, às 18h30, no Cine Guarani – Portão Cultural – localizado na Avenida República Argentina, 3430, Água Verde, em Curitiba. A obra escrita por uma mulher cisgênera, heterossexual, nascida em Curitiba, casada, mãe de duas mulheres e um homem, apresenta experiências vividas pela autora em família e os desafios que deram origem ao grupo Mães de Amor Incondicional (MAMI).  

Lançado no dia do Orgulho Lésbico o livro “Um Café na Fronteira: a missão de mães cristãs no acolhimento de filhos LGBTQIA+”, é um convite para o acolhimento de pessoas LGBTQIA+ em suas famílias, na sociedade e nas comunidades de fé. Através de relatos de experiências vividas pela autora, desde a revelação da homossexualidade de uma de suas filhas até a militância LGBTQIA+ e o envolvimento com o trabalho pastoral, a obra revela os desafios e o carinho parental que deram origem ao grupo MAMI (Mães de Amor Incondicional), trazendo mensagens de esperança na superação da LGBTIfobia estrutural.

Livro Um café na Fronteira, da escritora Silvia Mara Camargo Kreuz – Divulgação

Trajetória pessoal

Neste livro, a autora, que é católica, relata experiências boas e não tão boas provenientes do reconhecimento de que sua filha poderia estar ocupando espaço nas periferias existenciais. A intenção é de sensibilizar a leitora e o leitor para a causa LGBTQIA+, e que pessoas mais humanizadas possam influenciar a construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.

A metáfora da fronteira é utilizada para simbolizar o lugar do encontro e do abraço na/o irmã/o que estava longe e atravessou o limite imaginário para sentir o acolhimento e o afeto. Através da experiência do encontro e do abraço, as MAMIs são capazes de trazer suas filhas/os/es para a posição que nunca poderiam ter imaginado em perder: a posição de pessoas dignas, amadas de Deus. A obra não tem a pretensão de expor fórmulas milagrosas, mas afirma simplesmente que a vida e os afetos se alimentam do amor.

A entrada é franca, mas para garantir os autógrafos e fotos é preciso ter o livro, que pode ser adquirido na bilheteria do local, na hora do evento. Serão distribuídas 140 senhas para autógrafo, por ordem de chegada com prioridade para pessoas idosas e pessoas com deficiência, no local do evento.

O livro também pode ser adquirido diretamente com a editora pelo https://loja.metanoiaeditora.com/um-cafe-na-fronteira-a-missao-de-maes-cristas-no-acolhimento-de-filhos-lgbtqia

Sobre a autora: Silvia Mara Camargo Kreuz é mulher cisgênera, heterossexual, nascida em Curitiba-PR, casada, mãe de duas mulheres e um homem. É fundadora do grupo MAMI (Mães de Amor Incondicional). É especialista em Sexualidade Humana, especialista em Formação Política para Leigos e Leigas; Assessora de coordenação do Grupo Católico de Acompanhamento Pastoral com Pessoas LGBTQIAP+, Assessora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Curitiba; Articuladora do Grito dos Excluídos e das Excluídas em Curitiba; Coordenadora da Escola Arquidiocesana de Formação Fé-Política Dom Ladislau Biernaski, na arquidiocese de Curitiba. Nas horas vagas, Silvia também é dentista. Contatos com a autora: [email protected]

SERVIÇO:

O que: Lançamento do livro “um Café na Fronteira” (Editora Metanoia, 226 p., R$ 45,00) e sessão de autógrafos com a autora Silvia Kreuz.

Data: Sexta-feira, 19 de agosto, das 18h30 às 21h.

Endereço: Cinema do Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Água Verde, Curitiba- PR).

Relacionamento voluntário com a imprensa | Silvia Kreuz @silviakreuz