Filmes-Truman
Truman Burmank (Jim Carrey) em ‘O Show de Truman (foto: divulgação / Paramount)

Antes dos reality shows se popularizarem na televisão (inclusive no Brasil), ‘O Show de Truman’ mostrou como poderia ser a vida de uma pessoa que estivesse 100% do tempo na TV, ciente disso ou não. Antecipou uma tendência. Com um dos roteiros mais geniais da história, o filme funciona como sátira à sociedade moderna e alerta para os riscos de como as pessoas podem ser controladas ou manipuladas, sem se preocupar com os impactos disso. A cena final tornou-se um símbolo daquilo que as pessoas poderiam fazer se tivessem a coragem necessária.

  • Ano: 1998. Direção: Peter Weir. Com Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris

Sinopse

Truman Burbank (Jim Carrey) é um vendedor de seguros em uma cidade pequena e leva uma vida simples com sua esposa Meryl (Laura Linney). O que Truman não sabe é que sua vida inteira está sendo transmitida ao vivo 24 horas por dia em um reality show com seu nome, comandado por Christof (Ed Harris). O programa é campeão de audiência. Um dia, Truman passa a desconfiar das coisas ao seu redor, e essa desconfiança aumenta depois que ele conhece Lauren (Natasha McElhone).

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.