image-23
Reprodução – TV Diário

Se tem uma coisa que une o Brasil, essa coisa é o ódio – ou o amor. As telenovelas são uma marca da cultura da brasileira, sempre cheia de enredos emocionantes, com mistérios e, claro, uma boa vilã, que, convenhamos, são muito mais lembrados do que os vilões. Já dizia Carminha, “o mundo é dividido entre vencedores e perdedores”. As vilãs aqui são vencedoras – de ibope, atuação, confusão e tudo.

Leia também: Como uma Helena de Manoel Carlos: relembre três maiores sucessos do roteirista de novelas

1 – Carminha

image-22
Foto: reprodução/Globo

Adriana Esteves brilhou como Carminha em “Avenida Brasil”, uma das vilãs mais icônicas da televisão brasileira. Conhecida por sua maldade extrema, manipulação e armações, Carminha é lembrada não apenas pelas suas vilanias, mas também por seus bordões que se tornaram históricos.

Em “Avenida Brasil”, Carminha era uma antagonista extremamente malvada, sendo um dos principais motivos para o sucesso estrondoso da novela. Apesar de suas atitudes horríveis, algumas cenas protagonizadas por ela conseguiam ser hilárias, graças às falas inacreditáveis de tão absurdas.

Deus seja louvado? Eu seja louvada! Eu, aqui, meu amor, Carminha.

Carminha, a maioral

2 – Flora

image-24
Foto: reprodução/Globo

Patrícia Pillar brilhou como Flora em “A Favorita”, uma das vilãs mais memoráveis da televisão. Com sua manipulação e charme, ela deixou sua marca na trama. Flora não empurrava ninguém escada abaixo, mas suas tramas ardilosas eram inesquecíveis. No fim, sua queda foi épica, entrando para a história da dramaturgia. Até hoje, é lembrada como uma das melhores vilãs, com várias páginas de fãs nas redes sociais dedicadas a ela.

No desfecho da novela, Flora também entra para a história da dramaturgia ao ser desmascarada e pagar por seus crimes. Seu embate com Donatela, sua rival interpretada por Cláudia Raia, foi um dos pontos altos da trama, repleto de reviravoltas e emoções.

3 – Nazaré

image-23
Foto: Reprodução – TV Diário

Renata Sorrah interpretou Nazaré Tedesco, uma das vilãs mais marcantes da televisão. Com suas tiradas ácidas, humor negro e maldade extrema, Nazaré ficou famosa por matar suas vítimas ao empurrá-las pela escada de sua casa.

Tchau Globo: dez famosos que deixaram a emissora

Sua icônica cena final, em que se joga da ponte, entrou para a história da dramaturgia e ainda é lembrada pelos fãs. Nazaré Tedesco permanece como um dos nomes mais comentados, com diversas páginas de fãs nas redes sociais. Sua capacidade de ser engraçada e cruel ao mesmo tempo a tornou uma personagem inesquecível e um exemplo de vilã bem construída na televisão brasileira.