Thiago Heleno em Athletico x Grêmio
Thiago Heleno em Athletico x Grêmio (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense perdeu por 2 a 0 para o Grêmio, nessa quarta-feira (dia 17) à noite, em Porto Alegre, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 3 pontos. A equipe gaúcha está na 7ª colocação, também com 3 pontos.

Na próxima rodada, no domingo (dia 21), o Furacão recebe o Internacional na Ligga Arena.

Desempenho
Lento e apático na marcação, o Athletico cedeu espaços desde o início e deixou o Grêmio à vontade em campo. Com a bola, o time paranaense teve raros momentos de lucidez. Foi a segunda pior atuação do Furacão em 2024 – a pior foi a derrota para o Londrina, ainda sob o comando de Juan Carlos Osorio.

“Fomos muito mal no jogo. Demos muito espaço para eles”, disse Erick, para a rádio Transamérica, na saída do gramado. “Depois do gol, o time se desestruturou”, afirmou. “Foi muito abaixo do que a gente vinha jogando”, completou.

Fim da invencibilidade
Desde a chegada do técnico Cuca ao Athletico, eram 8 jogos e 8 vitórias (5 pelo Paranaense, 2 pela Sul-Americana e 1 pela Série A nacional). Essa foi a 1ª derrota do treinador.

Escalação
O técnico Cuca fez duas mudanças, com a entrada do lateral Madson e do centroavante Mastriani. Com desgaste físico acumulado, Pablo ficou em recuperação. E Leo Godoy começou no banco. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Cuello (esquerda), Julimar (direita) e Canobbio (centro) na linha de três.

Adversário
O Grêmio, que vinha de 3 derrotas nos últimos 4 jogos, tinha uma grande lista de desfalques: Diego Costa, Pepê, Carballo, Mila, Jhonata Robert, Reinaldo, André Henrique e Mayk. O centroavante Diego Costa, 35 anos, tem 6 gols em 8 jogos pelo clube em 2024. Ele ficou fora por lesão.

Primeiro tempo
O Grêmio foi melhor no primeiro tempo e conseguiu levar a melhor pelo seu lado direito, com o ponta Pavón. O mandante abriu o placar aos 18 minutos, em jogada de dois argentinos: cruzamento rasteiro de Pavón e finalização de Cristaldo, na pequena área. O Athletico até levou algum perigo em dois lances, mas teve pouco poder ofensivo. A equipe gaúcha ainda construiu mais cinco boas jogadas na primeira etapa.

Mudança tática
Aos 30 do 1º, Cuca tirou Cuello e colocou Alex Santana como meia ofensivo centralizado. Canobbio passou a jogar como extremo (meia-ponta) e o 4-2-3-1 foi mantido. No intervalo, mais duas substituições, com as entradas do lateral Leo Godoy e do meia Zé Vitor. Fernandinho passou a jogar como meia ofensivo. Zé Vitor e Canobbio ficaram como extremos. Alex Santana recuou para volante e o 4-2-3-1 foi mantido.

Segundo tempo
Apático em campo, o Athletico levou o 2º gol aos 5 minutos, em cobrança de lateral. Villasanti recebeu na área e tocou para Soteldo chutar. O visitante se perdeu em campo e passou a levar contra-ataques. Aos 17, Cuca tirou Fernandinho e colocou o meia Zapelli. Pouco adiantou. O Grêmio seguiu controlando o jogo.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 52% de posse de bola, 4 finalizações (0 certas), 80% de precisão nos passes e 13 faltas cometidas. O Grêmio terminou com 14 arremates (7 certos), 80% de precisão nos passes e 7 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.

GRÊMIO 2×0 ATHLETICO
Grêmio: Marchesin; Fabio, Gustavo Martins, Geromel e Cuiabano; Dodi (Natã) e Villasanti; Pavón (Gustavo Nunes), Cristaldo (Nathan Fernandes) e Soteldo (Du Queiroz); JP Galvão (Galdino). Técnico: Renato Gaúcho
Athletico: Bento; Madson (Leo Godoy), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho (Zapelli) e Erick; Cuello (Alex Santana), Canobbio e Julimar (Zé Vitor); Mastriani. Técnico: Cuca
Gols: Cristaldo (18-1º) e Soteldo (5-2º)
Cartões amarelos: Alex Santana, Zé Vitor, Esquivel (A). Gustavo Martins (G).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Público: 13.236 pagantes
Local: Arena do Grêmio

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 11 – Cuello chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
  • 18 – Gol do Grêmio. Pavón recebe na área e cruza rasteiro. Cristaldo faz diagonal entre os dois zagueiros, aparece livre na pequena área e cutuca para o gol.
  • 22 – Pavón chuta de fora da área. Bento espalma no alto.
  • 23 – Pavón invade a área e chuta no canto. Bento espalma.
  • 28 – Madson cruza rasteiro. Julimar domina na área e chuta perto, ao lado.
  • 37 – Canobbio invade a área e chuta cruzado, sobre o gol.
  • 43 – Contra-ataque. Soteldo inverte para Pavón, que chuta de fora da área. Bento segura.
  • Segundo tempo
  • 2 – Pavón passa fácil por Thiago Heleno, invade a área e chuta cruzado, para fora.
  • 5 – Gol do Grêmio. Lateral direto pra área. Pane geral na defesa e Villasanti toca para Soteldo chutar.
  • 11 – Contra-ataque. JP Galvão chuta de fora da área. Bento rebate.