Erick em treino do Athletico
Erick em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense estreia no Campeonato Brasileiro 2024 neste domingo (dia 14) às 16 horas, quando recebe na Arena da Baixada – Ligga Arena o Cuiabá, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo terá transmissão pela Rede Furacão e pela Cazé TV.

Duelo de invictos
O jogo será um duelo de invictos. O Cuiabá ainda não perdeu em 2024. Foram 14 vitórias e seis empates. O time está na terceira fase Copa do Brasil, disputa a fase de grupos da Copa Sul-Americana (venceu o Metropolitanos na Venezuela e empatou em casa com Lanús-ARG), está na semifinal da Copa Verde e foi campeão estadual.

Técnico
O Cuiabá começou o ano comandado pelo português António Oliveira, ex-Athletico e Coritiba. Depois de cinco jogos, ele aceitou proposta do Corinthians e deixou o clube do Mato Grosso. Auxiliar da comissão técnica permanente desde 2021, o curitibano Luiz Fernando Iubel, 35 anos, assumiu interinamente e dirigiu a equipe nos 15 jogos seguintes, com 11 vitórias.

Destaques individuais
O Cuiabá conta com o goleiro goleiro Walter (36 anos, ex-Corinthians), o lateral-direito Matheus Alexandre (25 anos, ex-Coritiba e Corinthians) e o zagueiro Bruno Alves (32 anos, ex-São Paulo). O grande nome da equipe é o centroavante Deyverson, 32 anos, ex-Palmeiras, que soma 8 gols e 7 assistências em 15 jogos em 2024.

Invencibilidades do Athletico
O Athletico só sofreu uma derrota em 2024 – foi em Londrina, pelo Paranaense. No entanto, também tem suas séries invictas para defender. Uma é do técnico Cuca. Desde que assumiu o comando da equipe ele acumulou sete vitórias em sete jogos.

Outra é na Arena da Baixada. Contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde no seu estádio desde julho de 2023 — 0x2 Flamengo (quartas da Copa do Brasil). Desde então, foram 14 vitórias e 9 empates no local.

Dúvidas
O meia Zapelli ficou de fora da última partida por um problema estomacal. A tendência é que o argentino possa atuar contra o Cuiabá. A principal dúvida é o zagueiro Thiago Heleno, com dores no joelho. Cuca aguarda a recuperação do jogador.

Provável escalação
Cuca vem escolhendo o esquema tático conforme o adversário e as circunstâncias do jogo. Na lateral-direita, pode usar o ofensivo Leo Godoy. Ou Madson, que se destaca no jogo aéreo. A tendência é do esquema 4-2-3-1, com Zapelli centralizado no meio-campo, com Christian e Canobbio pelos lados do campo. Outra opção é usar Pablo como meia ofensivo centralizado, posição que já foi utilizado por vários treinadores.

Possível estreia
O meio-campista Zé Vitor, 23 anos, é o único reforço do Athletico para o Brasileirão. Ele foi registrado nessa sexta-feira e pode estrear no domingo. Fica a dúvida se será usado como volante ou em posição mais ofensiva.

  • ATHLETICO x CUIABÁ
  • Athletico: Bento; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha (Pedro Henrique), Thiago Heleno (Gamarra) e Esquivel; Fernandinho e Erick; Canobbio, Zapelli (Pablo) e Christian; Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca
  • Cuiabá: Walter; Raylan, Marllon, Bruno Alves, Alan Empereur e Rikelme; Fernando Sobral (Guilherme Madruga), Lucas Mineiro (Filipe Augusto), Clayson e Derik Lacerda (Isidro Pitta); Deyverson. Técnico: Luiz Fernando Iubel
  • Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
  • Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo às 16h
  • TV: Cazé TV e Rede Furacão