Foto: José Tramontin / site oficial do Athletico

O Athletico duela contra o São Paulo neste domingo (30), às 16 horas. A partida é válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense terá pela frente um adversário peculiar, que é campeão em posse de bola na casa dos adversários, mas que ainda não venceu fora de casa.

A partida será transmitida pela Rede Furacão e pela Cazé TV.

POSSE DE BOLA

O São Paulo é o segundo time com mais posse de bola no Brasileirão (atrás apenas do Fluminense) e o time com mais posse em partidas fora de casa. Longe do Morumbi, a equipe do técnico Dorival Júnior fica com a bola por 60,9% do tempo. Em contrapartida, o time é o que menos fez gols fora de casa no Brasileirão: apenas 8 em 14 jogos. Além disso, aparece como um dos únicos que ainda não venceu fora de casa – o outro é o América-MG.

O Athletico, por sua vez, não é um time com grande porcentual de posse de bola. Mesmo em casa, fica com a bola apenas 49% do tempo. Mas é o 4º com mais gols dentro de casa: 28 em 15 partidas.

TABELA

O Athletico inicia a rodada em 5º lugar, com 49 pontos. Se vencer, passa a figurar entre os quatro melhores do Brasileirão, uma vez que o Flamengo (3º, com 50 pontos) teve seu jogo adiado. O São Paulo, por sua vez, aparece em 11º, com 38 pontos. Contudo, o time já está classificado para a Copa Libertadores de 2024, por ter sido campeão da Copa do Brasil. Não fosse a questão da premiação, não faria diferença terminar em 2º ou em 16º no Brasileirão.

FERNANDINHO

O Athletico ganhou um desfalque de última hora: o volante Fernandinho. No dia 2 de setembro, ele havia sido expulso diante do Atlético-MG. Nesta quinta-feira (26), o STJD julgou o caso dele e aplicou uma punição de dois jogos de suspensão – um já cumprido. Assim, ele não enfrenta o São Paulo, por estar suspenso.

Dentro do Athletico, existe um plano para preservar Fernandinho, de 38 anos. Tanto que ele foi substituído nas últimas três partidas. Havia a perspectiva de poupá-lo diante do São Paulo ou contra o Corinthians, na capital paulista, na próxima rodada.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Sem Fernandinho, o técnico Welsey Carvalho tem duas opções para o meio-de-campo: Hugo Moura (mais marcador) ou Alex Santana (que sai mais para o jogo). Nos três últimos jogos, Carvalho sempre substituiu Fernandinho por Hugo Moura. Nas outras posições, o time deve ser o mesmo, com Cacá, Thiago Heleno e Esquivel na zaga, Erick de volante, Cuello e Canobbio de alas, Vitor Bueno e Zapelli de meias-atacantes e Pablo de centroavante.

ESCALAÇÃO DO SÃO PAULO

Goleado pelo Palmeiras (5 a 0) na última rodada, o São Paulo ganhou dois desfalques para este domingo: o lateral Rafinha (expulso) e o meia-atacante Lucas Moura (com lesão muscular). A boa notícia é o retorno de Pablo Maia, que estava suspenso. A tendência é que Nathan entre na lateral. No ataque, Luciano e Rodrigo Nestor disputam a vaga.

ATHLETICO x SÃO PAULO

Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello, Hugo Moura, Erick e Canobbio; Vitor Bueno, Pablo e Zapelli. Técnico: Wesley Carvalho
São Paulo: Rafael; Nathan, Diego Costa (Arboleta), Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel e James Rodriguez; Deivid e Luciano (Rodrigo Nestor). Técnico: Dorival Júnior
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, domingo, às 16 horas