Athletico na chegada a Porto Alegre
Athletico na chegada a Porto Alegre (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense tenta chegar à 9ª vitória consecutiva nesta quarta-feira (dia 17) às 19 horas, quando enfrenta o Grêmio na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo terá transmissão de Sportv e PFC (Premiere)

Desde a chegada do técnico Cuca, foram oito jogos e oito vitórias (cinco pelo Campeonato Paranaense, duas pela Copa Sul-Americana e uma pela Série A nacional).

A última vez que registrou uma série de nove vitórias foi em 2023, com o técnico Paulo Turra. A sequência começou na primeira fase do Paranaense, com o placar de 1 a 0 sobre o Cianorte. A 9ª vitória foi no jogo de ida da final, em Cascavel: 2 a 1. A série acabou no Peru, com o empate com o Alianza Lima, pela Libertadores. No jogo seguinte, o Furacão empatou na Arena com o Cascavel e foi campeão invicto.

O recorde histórico do clube ocorreu em 2008, sob o comando do técnico Ney Franco, com 12 vitórias seguidas dentro do Paranaense.

Escalação
Cuca vai decidir nesta quarta-feira a escalação para enfrentar o Grêmio. O técnico espera até o último momento, para ter informações mais precisas sobre o desgaste físico acumulado, fator decisivo na maratona de jogos da equipe em março, abril e maio. Com isso, não será surpresa se alguns dos destaques das últimas partidas, como Pablo e Leo Godoy, comecem no banco. No setor ofensivo, uma possibilidade é o retorno do meia Zapelli. Christian e Alex Santana estão sendo escalados em posições ofensivas pelo treinador e também disputam posição com Cuello e Julimar.

Esquema tático
Desde que chegou ao Athletico, Cuca já usou o 4-1-4-1, o 4-2-3-1, o 3-4-2-1, o 4-4-2 e o 4-2-2-2. Ele vem adaptando o esquema tático ao adversário e às circunstâncias da partida. Nos últimos jogos, Canobbio passou a jogar centralizado, como uma espécie de ponta-de-lança (meia ofensivo bem avançado que reveza com o centroavante).

A tendência é de 4-2-3-1 contra o Grêmio, com Canobbio ou Zapelli centralizado na linha de três. O uruguaio também pode voltar a jogar pelos lados do campo.

Adversário
O Grêmio vive seu pior momento em 2024. Nos últimos quatro jogos, foram três derrotas — para The Strongest, Huachipato e Vasco. A única vitória nesse período foi o 3 a 1 sobre o Juventude, na final do Gaúcho.

No total do ano, o clube soma 11 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Foram duas derrotas em duas rodadas da Libertadores. E estreia com derrota no Brasileirão.

Para o duelo com o Athletico, as baixas são Pepê, Carballo, Mila, Jhonata Robert, Reinaldo, André Henrique e Mayk. O zagueiro Geromel pode voltar ao time. O centroavante Diego Costa, 35 anos, soma seis gols em oito jogos pelo clube em 2024. Ele é dúvida, devido a desgaste físico.

Um dos destaques da equipe em 2024 é o meia argentino Franco Cristaldo, 27 anos, com seis gols em 16 jogos. O ponta argentino Cristian Pavón, 28 anos, é outro em alta, com três gols e quatro assistências em dez jogos em 2024.

GRÊMIO x ATHLETICO
Grêmio: Marchesin; João Pedro, Geromel (Rodrigo Ely), Kannemann e Cuiabano (Gustavo Martins); Du Queiroz e Villasanti; Pavón, Cristaldo e Soteldo; João Pedro Galvão (Diego Costa). Técnico: Renato Gaúcho
Athletico: Bento; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick; Cuello (Zapelli), Canobbio e Julimar (Christian); Pablo (Mastriani). Técnico: Cuca
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Arena do Grêmio, às 19 horas
TV: Sportv e Premiere