Osorio em treino na Arena
Osorio em treino na Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

O novo técnico do Athletico Paranaense, o colombiano Juan Carlos Osorio, explicou quais reforços ainda precisa para a temporada 2024. Na mesma entrevista coletiva, nessa terça-feira (dia 16), rasgou elogios ao clube e também prometeu um time protagonista.

Sobre o elenco, Osorio afirmou que precisa ainda de um zagueiro canhoto. “Precisamos de mais um zagueiro canhoto para competir com o Gamarra”, declarou. Ele também citou a necessidade de contar com “extremos com pé trocado”, ou seja, um ponta destro que jogue na esquerda (como Nikão) e um ponta canhoto que atue na direita (como Cuello).

“O clube fez um esforço grande”, disse Osorio. “Tenho uma relação muita boa com meus chefes. Com o que temos agora, podemos resolver o presente”, explicou.

O treinador não citou a contratação de um centroavante. O clube vem procurando um substituto para Vitor Roque, vendido ao Barcelona, mas ainda não encontrou.

Time ofensivo
Sobre o estilo de jogo, Osorio afirmou que montará um time ofensivo. “Vamos tratar sempre de manter o controle do jogo através de manter a bola. Teremos partidas muito difíceis, contra rivais que algum momento podem ser melhores que nós e mudaremos a forma de defender. Mas sempre vamos respeitar o jogo e que nossa torcida desfrute de um futebol ofensivo, que sempre vamos propor o jogo. Vamos sair para ganhar, sair para competir. Nossa torcida será muita orgulhosa da equipe que vamos apresentar em campo. Vamos tratar de ser protagonistas, de atacar e de ter a bola”, afirmou.

Estrutura do Athletico
“O que mais tem nos surpreendidos é a modernização. Estou muito comprometido com esse projeto, com oito, nove campos para treinar, com hotel e com alimentação extraordinária. O atleta pode cumprir toda jornada laboral. Estamos no melhor clube possível”, declarou o treinador.

Rodízio de atletas
Osorio confirmou que vai manter seu estilo de trocar as escalações a cada partida, adaptando o time ao momento, ao estilo de jogo e ao adversário. E que será necessário um rodízio de jogadores no início de 2024, devido ao calendário do Campeonato Paranaense, com jogos quarta e domingo. “Teremos um rodízio. E vamos usar a todos os atletas para saber em cada jogo qual 11 vamos precisar”, explicou.