Geraldo Bubniak – Lucho González: provável titular contra o Rio Branco

O reservas do time principal do Athletico Paranaense entram em campo nesta quarta-feira (dia 4) às 20 horas. Na Arena da Baixada, o Furacão recebe o Rio Branco, em duelo pela penúltima (10ª) rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense.

O Rio Branco é o time que mais empatou no Paranaense. Dos nove jogos que disputou, ficou na igualdade em cinco. A equipe comandada pelo técnico Tcheco, aliás, só sofreu uma derrota até agora: 3 a 2 para o Operário, em Ponta Grossa. Depois daquele tropeço, na 3ª rodada, não perdeu mais, engatando três vitórias seguidas (Cascavel, União Beltrão e Toledo) e mais três empates consecutivos (FC Cascavel, Londrina e PSTC).

Já o Athletico defende a liderança da competição, 19 pontos, um a mais que o Coritiba e cinco a mais que o Rio Branco, sexto colocado.

O time de Paranaguá ainda luta pela classificação — os oito melhores avançam para as quartas de final. O Athletico tem vaga garantida e busca vantagem prevista no regulamento. O mando de campo da segunda partida das quartas, das semifinais e da final fica com a equipe com melhor campanha na soma das fases anteriores. Além disso, as colocações da primeira fase definem os confrontos das quartas (1º contra 8º, 2º contra 7º, 3º contra 6º e 4º contra 5º).

O Athletico vem usando a equipe de aspirantes na maior parte do Paranaense — escalou esse time alternativo em sete das noves rodadas. O elenco principal, do técnico Dorival Júnior, só atuou em duas partidas do Estadual (Paraná e Cascavel CR). Dessa vez, contra o Rio Branco, o clube decidiu usar os reservas do elenco principal que não atuaram na terça-feira, contra o Peñarol, pela Copa Libertadores.

“Vamos enfrentar uma nova partida e com os jogadores que não atuaram hoje. Precisamos dar uma sequência para esses jogadores e teremos uma equipe forte em campo. Fizemos a última preparação logo após a partida”, afirmou o técnico Dorival Júnior, em entrevista coletiva.

O regulamento proíbe que um atleta jogue com um intervalo menor de 66 horas, mas abre exceção quando há autorização da Diretoria de Competições da Federação Paranaense de Futebol e de um médico.

O lateral-direito Jonathan, o meia Fernando Canesin e o ponta Marquinhos Gabriel entraram no segundo tempo contra o Peñarol. Eles só enfrentam o Rio Branco se conseguirem autorização da FPF.

ATHLETICO x RIO BRANCO
Athletico: Léo; Jonathan, Zé Ivaldo, Lucas Halter e Abner Vinicius; Lucho González; Crhistian, Fernando Canesin (Ramon ou Léo Gomes), Vitinho (Pedrinho) e Marquinhos Gabriel; Vinícius Mingotti. Técnico: Dorival Júnior
Rio Branco: Dalton; Luís Roberto, Salazar, Thuram e Higor; Paulo Henrique, Kaio Wilker, Felipe Santos, Filipe Nunes e Romão; Vinícius Balotelli. Técnico: Tcheco
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Local: Arena da Baixada, quarta-feira às 20 horas