O técnico Cuca
O técnico Cuca (Crédito: Geraldo Bubniak)

Torcedores usaram redes sociais para protestar contra a contratação do técnico Cuca pelo Athletico, confirmada nessa segunda-feira (dia 4). No anúncio da chegada do treinador no X (ex-Twitter), centenas de mensagens com críticas à decisão foram postadas. Já no Facebook, a maioria dos comentários foi favorável à chegada do profissional.

A deputada paranaense Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, usou o Twitter (X) para protestar. “É estarrecedor, na semana da mulher, saber que o Athletico Paranaense irá contratar Cuca, o homem que estuprou uma criança de 13 anos e que nunca pagou por isso. A condenação não difere em nada dos casos de Robinho e Daniel Alves, o crime é igualmente grave e chocante: a justiça da Suíça confirmou que havia sêmen do agressor no corpo da vítima! Uma pessoa como Cuca deve pagar por seu crime e jamais ocupar cargos de liderança, como o de treinador de futebol, que serve de inspiração e referência para tantas crianças. Teremos um longo caminho pela frente até que os homens também estejam comprometidos com o enfrentamento à violência contra a mulher. Vamos à luta! No dia 8 de março ocuparemos as ruas!”, escreveu.

No anúncio do Athletico sobre a contratação de Cuca no Twitter, vários torcedores responderam lembrando uma postagem do próprio clube em 3 de novembro de 2020, com vídeo sobre a questão do estupro. “Estupro culposo não existe! Estupro é estupro. O Athletico e as Gurias Furacão repudiam todas as formas de violência contra a mulher. Disque 180! Denuncie! #justicapormariferrer”, escreveu o Furacão, naquela ocasião.

“Uma vergonha. Simplesmente uma vergonha. Apresentem ele no dia Internacional da mulher para a torcida que acha que ‘tá tudo bem’”, escreveu um torcedor.

O grupe de torcedoras do Athletico chamado Atleticaníssimas mudou a foto de perfil para o escudo do Athletico todo em preto, como se estivesse de luto.

O grupo FuracãoLGBTQ também se manifestou:

A jornalista Tabata Viapiana, de uma tradicional família de atleticanos, também reagiu. “Nunca senti tanta vergonha de ser atleticana, vou me cancelar meu sócio e não contem comigo para mais nada”, escreveu. Ela é sobrinha da jornalista Sonia Nassar, que foi homenageada pelo clube batizando o nome da sala da imprensa do CT do Caju.

No Facebook, a grande maioria declarou apoio a Cuca. “Agora sim dá para dizer que o Centenário começou a ser montado e as ambições já começaram. Seja bem vindo professor e boa sorte!”, escreveu um torcedor.

O GE lançou uma enquete perguntando quem concorda com a contratação de Cuca. Até às 14h37 dessa segunda-feira, a aprovação era de 85,58%. E apenas 14,42% eram contrários.