
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nessa terça-feira (dia 30) o título de Cidadão Honorário do Paraná para Macaris do Livramento, 65 anos. Nascido em Lauro Muller (SC), ele mora na Grande Curitiba desde 1971 e foi campeão mundial de boxe em 1997. Além das conquistas dentro do ringue, contribuiu para o esporte paranaense com o Centro de Excelência do Boxe, em São José dos Pinhais, e gerenciando a carreira da paranaense Rosilete dos Santos, primeira brasileira campeã mundial de boxe.
O título de Cidadão Honorário foi uma proposta do deputado Tiago Bührer. “Esse título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao Macaris do Livramento é de extrema importância para o esporte. Macares marcou história no esporte brasileiro ao conquistar o título mundial de boxe em 1997 e sempre representou muito bem o Estado do Paraná, tanto nesse título mundial, como também fora do Brasil. E também na formação de grandes atletas no boxe. Trata-se, portanto, de uma justa e merecida homenagem a quem tanto contribuiu para o Paraná, unindo esporte, inclusão social e cidadania”, argumentou o deputado.
Votação
Na votação na Assembleia Legislativa, Macaris recebeu 35 votos a favor dos deputados presentes na sessão e nenhum contrário.

“Ele tinha um sonho, de se tornar cidadão honorário do Paraná. E hoje, meu amigo, você é um novo cidadão honorário aqui. Acabou de aprovar nessa Casa de Leis. Logo, logo a gente vai estar aqui nessa assembleia te entregando e também recebendo seus amigos para formar essa justa homenagem”, disse Tiago Bührer.
História de Macaris
Nascido em Lauro Muller (SC), Macaris se mudou com a família para Lages (SC) em 1966 e, em 1971, para Curitiba. Desde então, construiu uma história no boxe, virou torcedor ilustre do Athletico Paranaense, participou de um filme e teve parte da sua vida narrada em um livro.
Athletico
“Cheguei a Curitiba com dez anos de idade e já conheci uma grande paixão ao ligar o radinho de pilha. Escutei a transmissão de Athletico x Rio Branco, pelo Campeonato Paranaense. Ali nasceu um grande amor pelo Furacão, que tinha sido campeão no ano anterior”, conta Macaris.
Início no boxe
“Eu sonhava em ser jogador de futebol e me imaginava um jogador do Furacão, ídolo da torcida athleticana”, revela. “Mas o destino reservou outro caminho para mim. Surgiu a oportunidade de frequentar a Academia de Boxe da Praça Oswaldo Cruz. Fiz minha estreia no boxe amador em 1986”, lembra. Foram 24 lutas como amador, com 22 vitórias e dois empates. Em 1992, estreou como lutador profissional em Londrina e perdeu por nocaute técnico. “Quando desci do ringue, fui aconselhado pelo ex-técnico a abandonar o boxe, porque, segundo ele, ‘eu não iria chegar a lugar algum’. Minha resposta foi: ‘um dia vocês vão ouvir falar muito de mim”, conta.
Campeão
Após sete vitórias seguidas, Macaris se tornou o primeiro do ranking brasileiro da categoria meio-médio. Em janeiro de 1995, foi o primeiro boxeador paranaense a disputar o título brasileiro. A luta foi contra o gaúcho Luiz Von Grafem, no Ginásio do Athletico Paranaense. “A torcida do Furacão lotou o ginásio, mas a vitória foi do gaúcho, por pontos. Ali comecei a me tornar um ídolo da torcida rubro-negra”, comenta. Em 1996, Macaris conquistou o título de Campeão das Américas. Em 1997, foi Campeão Mundial da WPC.
NA CNN
Em 1996, Macaris ficou mundialmente conhecido por uma luta no Círculo Militar. Ele enfrentava o paraguaio Ralf Riveros, quando, após um golpe e uma falha nas cordas, os dois caíram para fora do ringue. “Aquela cena passava a cada meia-hora na CNN”, lembra Macaris, que venceu por pontos o combate. No acidente, o brasileiro sofreu uma fissura na coluna e fraturou duas costelas. Riveros quebrou o braço.
Cinema
Em 2005, Macaris ampliou sua ‘galeria da fama’ ao participar do filme nacional Heróis da Liberdade. “Fiz o papel de Macaris mesmo e lutei com o Marcelo Zulu (ex-Big Brother Brasil)”, conta o boxeador. Em 2010, participou das gravações do longa-metragem Circular, filmado em Curitiba e que tinha Letícia Sabatella no elenco.
Organização
Macaris também ousou na organização das lutas. Promoveu uma dentro do Estádio Pinheirão, como preliminar do clássico Paraná e Athletico. “Na hora que lutamos, o público era de umas 10 mil pessoas lá”, calcula. “Em 2005 e 2006, montei os ringues dentro dos teatros e, todas as vezes, consegui lotação máxima”, afirma.
Livro
Em 2013, a história do casal campeão mundial de boxe, Macaris do Livramento e Rosilete Santos, virou livro. O jornalista paranaense Osny Tavares lançou em 2013 A Quatro Punhos – A História Real de Macaris e Rosilete,Um Casal de Boxeadores Com Um Sonho Em Comum.
Associação Mundial de Boxe
Em 2025, o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a receber uma competição oficial da Associação Mundial de Boxe. O responsável pelo evento foi Macaris do Livramento, presidente da Federação Paranaense de Boxe.
- O BOXEADOR
- Nome: Macaris Antunes do Livramento
- Idade: 65 anos
- Naturalidade: Lauro Muller (SC)
- Residência: São José dos Pinhais
- Altura: 1,70 m
- Categoria: médio-ligeiro (até 66,7 kg)
- Lutas: 110
- Vitórias: 105 (75 por nocaute)
- Derrotas: 5
O deputado
Nascido em São José dos Pinhais, em 26 de novembro de 1983, Thiago Bührer é fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Foi vice-prefeito de São José dos Pinhais, além de secretário municipal, e eleito para o 1º mandato de deputado com 50.948 votos.