Coritiba campeão paranaense de juniores (Crédito: Divulgação/Coritiba/JP Pacheco)

O Coritiba é o campeão paranaense de juniores em 2023. No último sábado (dia 7), derrotou por 3 a 1 o Londrina, no Couto Pereira, no jogo de volta da final do Campeonato Paranaense. Na partida de ida, na semana passada, em Londrina, houve empate em 1 a 1.

No jogo do título, os gols foram de Hilton Neto, Jean Gabriel e Lucas Ronier. Clique aqui para assistir aos gols: 1, 2 e 3.

Reforços do profissional

O treinador Guilherme Bossle escalou o Coritiba com: Pedro Morisco, Felipe Guimarães, Guilherme Aquino, Jean Pedroso, Jorge Ribeiro, João Vitor (Lohan), Hilton Neto (Brayan), Diogo Batista, Ruan Assis (Kauê Oliveira), Lucas Ronier e Jean Gabriel (Henrique Melo).

Desses jogadores, três já atuaram pelo profissional do Coritiba: o zagueiro Jean Pedroso (19 anos), o lateral/extremo Diogo Batista (20 anos) e o ponta Ruan Assis (19 anos). O trio faz parte do elenco principal, comandado pelo técnico Thiago Kosloski, e vem atuando no Campeonato Brasileiro. Eles reforçaram o time sub-20 especialmente nas partidas finais do Paranaense e, em seguida, voltam ao profissional.

O jogo

O Coritiba começou com tudo. Aos 7 minutos, Lucas Ronier fez uma bela jogada pelo lado direto do campo e cruzou rasteiro para Ruan Assis bater rente à trave. No lance posterior, Diogo cruzou na medida para o camisa 10 cabecear com estilo para milagre do goleiro adversário.

Aos 23 minutos, o Coritiba abriu o placar com Hilton Neto. Após escanteio muito bem cobrado por Diogo, Jean Pedroso cabeceou para a defesa do goleiro. No rebote, o camisa 7 colocou lá dentro.

Logo no ataque seguinte, aos 25 minutos, Jean Gabriel ampliou o marcador. Após jogada pela direita, Lucas Ronier encontrou Ruan Assis, o atacante experimentou de longe e, na sobra do arqueiro, o camisa 11 marcou o segundo gol coxa-branca.

Nos acréscimos do primeiro tempo, veio o terceiro gol. Jorge lançou Ruan Assis pela esquerda, o camisa 9 cruzou com perfeição para Lucas Ronier se antecipar ao goleiro e colocar o terceiro gol no placar. Bela jogada do Coritiba.

Os Piás do Couto voltaram para a segunda etapa com uma boa vantagem e cadenciaram a partida. No minuto 10, o Londrina achou um pênalti e converteu. Pedro Morisco quase defendeu a batida.

Antes dos 20 do segundo tempo, o treinador Guilherme Bossle realizou duas alterações no time alviverde. Ruan Assis e Hilton Neto deram lugar para Kauê Oliveira e Brayan.

Aos 37 do segundo tempo, Bossle efetuou mais duas trocas no Coxa. Jean Gabriel e João Vitor deixaram o gramado, Henrique e Lohan ocuparam as suas respectivas vagas.

O Coritiba seguiu no controle da partida, sem se arriscar muito e se lançando nos contra-ataques. Nos acréscimos, o Coritiba chegou a marcar o quarto gol, mas o auxiliar marcou o impedimento.

Aos 52 minutos, o árbitro encerrou a partida e o Coritiba se sagrou bicampeão do Campeonato Paranaense.