
O julgamento da pancadaria no jogo Coritiba x Cruzeiro estava marcado para a tarde dessa segunda-feira (dia 27), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas foi adiado para a próxima segunda-feira (dia 4). A briga generalizada ocorreu no gramado da Vila Capanema em 11 de novembro, durante o duelo entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro. O Couto Pereira não foi utilizado para a partida porque era preparado para show do Red Hot Chili Peppers.
- Torcidas de Coritiba e Cruzeiro invadem o gramado e promovem batalha campal. Veja fotos
- Coritiba é punido e não terá torcida nos quatro jogos finais do Brasileirão 2023
- Polícia identifica 25 torcedores de Coritiba e Cruzeiro envolvidos em briga na Vila Capanema
Em 16 de novembro, o presidente do STJD, José Perdiz, decidiu punir preventivamente Coritiba e Cruzeiro. A decisão é provisória e vale até o julgamento do mérito do caso. Pela punição, os dois terão que jogar sem torcida até o término do Campeonato Brasileiro 2023. A decisão do presidente do Tribunal proíbe torcida nos jogos do Coritiba como mandante — contra Botafogo e Corinthians. Essas duas partidas serão com portões fechados. E o clube paranaense não terá setor visitante nos jogos fora de casa — contra Fluminense, no Maracanã, e Bragantino, em Bragança Paulista. A mesma decisão foi aplicada ao Cruzeiro.
No julgamento em primeira instância (Comissão Disciplinar), na próxima segunda-feira, os clubes correm risco de perda de até 20 mandos de campo cada um.
Se forem punidos com mais de dois jogos como mandante, o restante da pena será cumprida no Campeonato Brasileiro de 2024 (Séries A ou B). Esse tipo de decisão do STJD não se aplica aos campeonatos estaduais.