
A torcida organizada Império Alviverde comunicou nessa quinta-feira (dia 22) que conseguiu uma decisão judicial favorável para retornar aos estádios de futebol.
“Por decisão liminar proferida pelo Des. Carlos Mansur Arida, foi parcialmente suspensa a decisão da 19ª Vara Cível de Curitiba que proibia a Império Alviverde e todos os seus membros de ingressarem nos estádios brasileiros. A medida segue em vigor apenas com relação aos identificados pela Polícia Civil e aos que se envolveram na invasão. A JUSTIÇA foi restabelecida! Agradecemos o empenho da nossa equipe jurídica, capitaneada pelo @jeffreychiquini, @ddanielazevedo, @pedroburda. Maiores detalhes serão informados na sequência”, publicou a Império, em redes sociais.
As torcidas organizadas Império Alviverde e Dragões Alviverde, do Coritiba, foram proibidas de frequentar estádios por um ano. A decisão judicial começou a contar no início do Campeonato Paranaense de 2024, em janeiro, e previa pena de multa de R$ 100 mil.
A punição foi divulgada pelo Bem Paraná em 20 de dezembro de 2023.
Em 14 de janeiro, a Império Alviverde se manifestou nas suas redes sociais. E pediu conscientização dos torcedores: “Informamos a todos que a Império Alviverde está proibida de comparecer identificada a eventos esportivos pelo prazo de 1 ano. Portanto, não será permitido o uso de qualquer material que identifique a torcida (faixas, bandeiras e bateria), inclusive vestimentas. Eventual descumprimento ensejará aplicação de multa. Tal proibição foi aplicada em decorrência da confusão ocorrida dentro da Vila Capanema no jogo entre Coritiba x Cruzeiro. Reiteramos, uma vez mais, a necessidade de conscientização de todos os torcedores, associados ou não, para que evitem qualquer tipo de ato que possa gerar tumulto ou violência”, afirmou.
A liminar da 19ª Vara Cível de Curitiba atendeu ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa ao Consumidor de Curitiba.
Na ação, o MPPR relata que ingressou com a medida após os últimos episódios de violência ocorridos em jogo do Coritiba com o Cruzeiro, em 11 de novembro, no Estádio Durival Britto (Vila Capanema), em Curitiba, quando diversos integrantes das organizadas invadiram o campo e entraram em confronto.
Clube foi punido na Justiça Desportiva
Na Justiça Desportiva, o Coritiba foi julgado pela briga na partida com o Cruzeiro e pegou quatro jogos de punição com portões fechados. Clique aqui para saber mais.