Eltinho contratado pelo Paraná Clube
Eltinho contratado pelo Paraná Clube (Crédito: Divulgação/Paraná Clube)

O Paraná Clube anunciou nessa quarta-feira (dia 3) o 13º reforço para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, que começa em 4 de maio. É o lateral/ponta Eltinho, 36 anos, revelado no próprio Tricolor da Vila Capanema.

Eltinho surgiu na base do Paraná Clube e estreou como profissional no Campeonato Paranaense de 2006, lançado pelo técnico Barbieri. No primeiro jogo, ele atuou na ala-esquerda, no esquema tático 3-6-1, na vitória por 2 a 0 sobre o Toledo, no Pinheirão.

Campeonato Paranaense 2006, 14ª rodada, 5 de março
Paraná 2×0 Toledo
Paraná Clube: Marcos Leandro; Neguette (Jéffe), Gustavo e Emerson; Goiano, Musamba (Serginho), Beto, Marcelinho (Sandro), Maicosuel e Eltinho; Leonardo. Técnico: Barbieri
Toledo: Colombo, Leonardo (Juninho), Douglas, Otávio e Uéslei (Rui); Edésio, Jean, Fabio Rosa e Daniel; Dinei e Marquinho. Técnico: Alfinete
Gols: Beto (11-2º, de cabeça) e Eltinho (28-2º, de cabeça)
Local: Pinheirão

Foi a única atuação de Eltinho naquela edição do Paranaense. O Paraná conquistou o título, derrotando a ADAP na final. Foi o último grande título do clube – depois, ganhou também a segunda divisão estadual, em 2012.

No mesmo ano, em 2006, Barbieri deixou o clube após o estadual e o Paraná trouxe Caio Júnior. Sob o comando do lendário treinador, o time terminou em 5º lugar no Brasileirão e conquistou uma vaga na Libertadores. Eltinho participou em 13 jogos e marcou dois gols daquela campanha.

No fim do Brasileirão, Eltinho acabou emprestado para o Yokohama Marinos, do Japão. Depois defendeu o Flamengo. Em 2010, após se destacar pelo Avaí, foi vendido pelo equivalente a 500 mil euros pelo clube catarinense para o Internacional. Ainda defendeu o Coritiba de 2010 a 2014. Depois rodou por JMalucelli, ABC, Criciúma, Juventude e Figueirense. Atuou pelo Londrina em 2021 e em 2022. Nesse período, jogou como extremo (meia-ponta ou meia ofensivo pelo lado do campo).

Em 2023, Eltinho fez 23 jogos pelo Paysandu (19 como titular) e participou da campanha do acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2024, defendeu o São Joseense no Paranaense, mas foi pouco utilizado – atuou em apenas duas rodadas.

Antes de Eltinho, o Paraná Clube confirmou mais 12 reforços: os goleiros Sidão (41 anos, ex-São Paulo, Botafogo e Azuriz), Juliano Chade (26 anos, ex-Athletico e seleção brasileira sub-17) e Bruno (22 anos, ex-Iraty e base do próprio Paraná Clube), os zagueiros Kauan (20 anos, ex-Chapecoense e Galo Maringá) e Lucão (28 anos, ex-FC Cascavel e Caxias), o volante Jonathan Schuttz (23 anos, base do Palmeiras), o lateral-direito Igor Bosel (31 anos, ex-São Joseense e Azuriz), o meia Alex Nemetz (30 anos, ex-Galo Maringá e Atlético-GO), o meia-atacante Messias (21 anos, ex-Coritiba, Grêmio e São Joseense) e os atacantes Cristiano (36 anos, ex-Kashiwa Reysol-JAP), Robinho (20 anos, ex-Coritiba, Athletico e Chapecoense) e Ítalo (21 anos, ex-Galo Maringá).